AutoRuns 8.72

10 Comentários

Já lhe aconteceu instalar uma aplicação e esta arrancar junto com o Windows e mesmo depois de dar voltas e mais voltas não a consegue retirar do arranque?

Com o AutoRuns em poucos segundos poderá resolver essa situação. A aplicação mostra todos os programas, Dll’s e drivers encontrados no arranque do Windows e permite apagar ou deixar inactiva essa acção directamente na chave do registo do Windows. Este comportamento previne em muitos casos a duplicação de chaves o que leva a um ‘congestionamento’ do Windows.


Recomendo também esta ferramenta no combate ao spyware e adware, pois muitas vezes no arranque este ‘malware’ é instalado e executa à nossa revelia acções programadas de âmbito danoso, tanto para a nossa máquina, como para a nossa privacidade. Leve, não precisa de instalação, uma ferramenta sempre pronta para ajudar.

Esta versão é totalmente compatível com o Windows Vista.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: AutoRuns 8.72 [484KB]
Homepage: Microsoft

Partilhar:
Tags:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Jeri

    Rápido, simples e não precisa de instalação.

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Se encontrar 2 chaves iguais posso eliminar uma delas sem problemas, é isso?
    Continuação do óptimo trabalho

  3. Avatar de aver
    aver

    @ Mario

    Não, não é isso. Aqui vai uma explicação abreviada.
    Se fizeres Ctrl+Alt+Del e fores ao separador Processos, vês todos os programas/processos que estão activos, a % de CPU e os k de memória que estão a utilizar (fala-se em processo, porque o mesmo programa pode ter vários processos).

    Naturalmente que só devem estar activos os processos necessários. Os outros estão utilizar recursos (CPU e/ou memória) do computador para nada.

    Parte desses processos arranca junto com o início do windows. Uma forma de desactivar o arranque automático de processos desnecessários é ir a Iniciar (canto inferior esquerdo), Executar, escrever msconfig, OK, e ver no separador Arranque. Desmarca-se (tira-se o visto) ao que não se quer que arranque automaticamente. Pode desmarcar-se praticamente tudo, com excepção dos processos do windows e programas de segurança como o antivírus.
    Se, mais tarde, ao querer abrir um programa, de que se tinha desmarcado o arranque automático, ele não abrir bem, volta-se ao Arranque e marca-se (põe-se o visto).

    O que está no msconfig/Arranque, corresponde praticamente, ao que está no separador Logon do programa Autoruns, ou seja faz o mesmo.

    A partir daqui, para se mexer no Autoruns é preciso saber. A regra é, não sabendo não se mexe, nomeadamente quando não se sabe o que é um dado programa/processo. Há sites especializados como o Paul Collins’ Startup Applications List http://www.sysinfo.org/startuplist.php, com códigos, por exemplo, “Y” (deixar ficar) até “X” (apliável a vírus e spyware e que são mesmo para não deixar arrancar.

    Cumps

  4. Avatar de CrisOli

    Já fiz o download mas não experimentei!!!
    depois comento.
    visite-me em:
    http://fameineua.blogspot.com/

  5. Avatar de Pedro Santa

    Cool! Andava mesmo à procura disto…

  6. Avatar de preto
    preto

    A grande qualidade para mim é nao ser preciso instalar.

    Viva o Porto amigos(e o Leixões ja agora). LOL

  7. Avatar de Laguna
    Laguna

    @Aver
    Obrigado pela excelente explicação. Eu por acaso já uso este programa há algum tempo. Provavelmene não saberia explicar tão bem, todavia, o bom senso faz-me ter a maior das precauções e, usar esse mesmo critério, não mexer onde não sei.
    Vou consultar esse site que indicas para aprender um pouco mais sobre isto, é que, fico sempre com a ideia de que tenho demasiados processos a correr.
    Bem hajam!

  8. Avatar de Laguna
    Laguna

    @Ó Preto
    Penso que não vem aqui muito a propósito esses comentários sobre Futebol.
    Mas já que falas no Porto, deixem-me dizer-vos uma coisa. O Porto é uma das cidades mais bonitas do País. Já visitei quase todas e, falo nisto, porque recentemente visitei o Porto. Fiquei deslumbrado e recomendo. A Ribeira então é 5 estrelas. Aquela avenida dos Aliados é um assombro.Desculpem lá estas palavras mas o Porto merece. Eu até estou à vontade para falar, pois, sou Lisboeta. Viva Portugal!
    Bem hajam!

  9. Avatar de aver
    aver

    Só mais umas palavrinhas para completar.

    Para saber tudo (ou quase) sobre o arranque e ainda os processos e serviços existem mais sites, como:

    – Answers that Work.com
    http://www.answersthatwork.com/Tasklist_pages/tasklist.htm

    – What’s Running
    http://www.whatsrunning.net/whatsrunning/main.aspx

    Fazendo uso do Autoruns, há listas de “personalização”, para “tornar o windows mais leve”, desactivando processos e serviços que, em princípio, para um dado tipo de utilizador, nunca são usados. Ou seja, já não se trata agora de desactivar processos que arrancam automaticamente com o windows.

    Normalmente as próprias listas distinguem entre personalização “prudente” e “radical”. Nessas personalizações, por vezes alguma coisa deixa de funcionar (não se conseguir imprimir, por exemplo). É preciso ter atenção, porque esses casos não se resolvem com a reinstalação de programas, sendo necessário voltar a pôr o visto no que foi desactivado.

    P.S. Convém não esquecer que os programas que instalamos e não usamos devem ser desinstalados. Além de tornar o computador “mais leve” (os respectivos processos desaparecem e mais as entradas ne registo, depois de uma limpeza), uma das razões tem a ver com a segurança: se não usamos o programa também não o actualizamos, o que por vezes também significa que não formam corrigidas vulnerabilidades entretanto detectadas.

    Cumps

  10. Avatar de Mário
    Mário

    aver
    Obrigado pela explicação. Fiquei esclarecido e convencido…. a não mexer.rss
    Isto sim é serviço público!
    Abraço