Auslogics disk defrag screen saver – Aproveite as horas mortas

29 Comentários

Quando foi a ultima vez que fez um defrag ao seu disco? Já não se lembra, verdade? E ainda por cima dificilmente se vai lembrar para a próxima… E que tal colocar isso num processo automático e que aproveite os tempos mortos do seu PC? É simples, integra-se isso com a protecção de ecrã e temos uma ferramenta perfeita!

Pois, mas isso já foi pensado e implementado, chama-se Auslogics disk defrag screen saver. E vamos conhecê-la melhor!

Este screensaver faz o que muita gente se esquece de fazer, desfragmentações periódicas dos discos do PC onde estiver instalado. Aproveitando os tempos mortos de utilização do PC ele trata do trabalho que muitas vezes os utilizadores se esquecem de fazer.

Assim que o PC entra em modo de protecção de ecrã o defrag é iniciado. E não necessita de qualquer intervenção do utilizador. Se por acaso durante este processo o PC tiver de ser chamado a prestar serviço novamente o processo de defrag é parado e fica em espera até à próxima vez que o modo de  protecção de ecrã seja chamado. Ai reinicia o processo do ponto onde tinha ficado.

Para que os utilizadores sejam informados do estado do processo o próprio protector de ecrã mostra informação sobre a desfragmentação dos discos. É esta a sua vertente de protector de ecrã.

As opções de configuração são mínimas e apenas é disponibilizada a opção para escolhermos os discos que pretendemos que sejam desfragmentados. Podemos ainda desabilitar a protecção de ecrã quando o PC se coloca no estado inactivo.

Se é dos muitos que se esquecem de periodicamente realizar as desejadas desfragmentações de disco tem aqui uma ferramenta que lhe irá permitir optimizar o desempenho do seu disco e de uma forma que aproveita os tempos mortos do seu computador.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/2003/Vista/Server 2008/7 (32 e 64 bits)
Download: Disk Defrag Screen Saver 1.1.1.50 [1.94MB]
Homepage: Auslogics

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jpng81

    lololololololololololololololololol, ainda existe desfragmentação em windows???? lololololol parece ser útil e bem pensado fazer isto em screensaver, mas nos dias de hoje é um bocado ridiculo que desde o velhinho windows 95 ainda tenha o problema de desfragmentação. lololl Aqui é que se vê a evolução nos tipos de partições em windows.

    1. Avatar de Shadow
      Shadow

      Ainda existe, mas é muito reduzido em relação ao passado dou o exemplo do meu disco que acabei de testar e está 1% fragmentado.(nunca desfragmentei este PC desde que instalei o Seven à mais de 5 meses.)

      1. Avatar de jpng81

        Shadow é normal que apenas esteja fragmentado 1%, depende muito do uso que lhe dês, quanto mais usares para instalar e desinstalar programas mais o disco fica desfragmentado. 😉 Por isso é que continuo a dizer ainda sofre do mesmo problema de há muitos anos atrás e os tipos da microsoft nem preocuparam em corrigir isso 😉

        1. Avatar de jpng81

          *desfragmentado …. engano quis dizer “fragmentado”.

        2. Avatar de Shadow
          Shadow

          Sim isso eu sei, falei mesmo porque instalo muito software para testar.

          Mas realmente o problema já devia estar resolvido

          1. Avatar de bigkax
            bigkax

            Não está resolvido mas está emendado.

      2. Avatar de bigkax
        bigkax

        Repara que no 7 tem agendamento de desfragmentação por defeito, julgo ser semanalmente mas pode ser configurado para ser diário ou mensal no dia e hora que for desejado, por isso a fragmentação seria muito maior senão tivesse este agendamento activo, 1% dever ser de menos de uma semana.

  2. Avatar de ncatarino

    Excelente! Muito obrigado pela dica.

  3. Avatar de Élvio Sousa

    Interessante esta aplicação. Pode dar jeito…

    http://software-livre.com

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Quando foi a ultima vez que fez um defrag ao seu disco?

    já lá vão 2 anitos talvez…

  5. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    mas isto faz sempre desfragmentaçao?
    é q se desfragmentar discos semanalmente pode dar asneira.. diariamente entao nem digo nada..

    1. Avatar de hugo
      hugo

      O windows seven desfragmenta semanalmente.
      Tenho o SO vai pra um ano kuase…a desfragmentar todas as semanas (nem sei bem kd pois nunca notei lol), e posso dizer k o pc ta como se tivesse acabado de formatar kuase :p

  6. Avatar de kwimerA
    kwimerA

    Eu como uso XP e Ubuntu esta ferramenta vai-me ser útil…no XP!
    Como o jpng81 já referiu indirectamente, sistemas operativos superiores contornam este problema da fragmentação.

  7. Avatar de jpng81

    Fazer isto em discos SSD é massacre na durabilidade dos discos 😉

  8. Avatar de ALL
    ALL

    MyDefrag é a minha sugestão.

  9. Avatar de José F
    José F

    E não é o único programa do género, dou outro exemplo de software de defrag GNU, o JkDefrag http://kessels.biz/JkDefrag/

    1. Avatar de ALL
      ALL

      José, já faz algum tempo q agora é MyDefrag

    2. Avatar de João Durães
      João Durães

      O JkDefrag foi substituído pelo MyDefrag que o ALL sugeriu. É também a minha sugestão para desfragmentar o disco, também uso Windows 7 e noto bem a diferença depois de fazer um “Monthly Defrag” no MyDefrag. 😉 Experimentem!

      Cumps

      1. Avatar de José F
        José F

        Correcto, só não dei esse nome porque ainda utilizo o velho 😉

        Aqui por casa é o que se utiliza, simples, leve, e faz o que é pedido 😉

  10. Avatar de el_cubano
    el_cubano

    Existe para linux? 😉

    1. Avatar de Bit&Byte
      Bit&Byte

      Hehe…..

    2. Avatar de irlm

      linux nao precisa porque nao fragmenta

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Podes fundamentar a tua observação?

    3. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      Podes usar o e2defrag. Se tiveres ext3, tens que converter para ext2. Desmontas a particao e executas o e2defrag. Nao e’ possivel (ou pelo menos nao e’ acontelhavel), desfragmentar uma particao activa/online. Alem disso, faz um backup, para caso o e2defrag destrua informacao do ext3 ou mesmo do ext2. Simples!

      Para saberes se um ficheiro esta’ fragmentado podes usar o ‘filefrag’ (ficheiros). Existe o ‘defrag’ que podes usar para desfragmentar, mas nunca usei e ha’ riscos associados, equivalentes ao anterior metodo.

      Para a ext4, os autores queriam adicionar um desfragmentador directamente no sistema de ficheiros, para eliminar os problemas que as outras extensoes tem. Mas nao sei o estado do projecto actualmente. Do ultimo que sei, e’ que estavam a ter problemas.
      https://ext4.wiki.kernel.org/index.php/Ext4_Howto#Online_defragmentation

      Uma explicacao por um dos Developers do Ubuntu:
      “But Linux filesystems don’t need defragmenting!

      Whoever told you that is deeply mistaken, this is one of the most common myths of Linux.”…
      http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1434502

      Todos os sistemas de ficheiros fragmentam de uma forma ou doutra. O problema com o Windows e’ que muitos ainda acham que estao a usar o FAT. E este sim, nao tinha nenhuma preocupacao em evitar fragmentacao. Mas nao e’ o caso com o NTFS (2000, XP, Vista e 7).

      So’ os anti e’ que acham que uma companhia em tantos anos nao seria capaz de implementar metodos semelhantes usados nos outros sistema de ficheiros. O que o Linux usa nao e’ uma invensao exclusiva deste Sistema Operativo. Se nao se preocupam com fragmentacao, nao e’ porque nao existe, apenas porque nao querem saber.

      PS: este post foi escrito usando o Ubuntu 9.10

      Fiquem bem!

  11. Avatar de el_cubano
    el_cubano

    a fragmentação depende do sistema de ficheiros, não só do SO, a verdade é que sistemas como reiserfs, ou ext3, essa fragmentação é tão imperceptível que é ridículo desfragmentar o disco, agora em fat e ntfs ui, cuidado com ele, são sistemas de ficheiro que sofrem uma fragmentação brutal, há uns anos a MS esteve (aquando do projecto longhorn) para lançar um sistema de ficheiros que prometia fragmentar a uma velocidade muito baixa mesmo, infelizmente abandonaram o projecto para apressar o Bugvista, e Ricardo Elias, já que estás a escrever o post em ubunto, diz-me lá quantas vezes já desfragmentas-te o teu disco? ou não me digas que o instalaste em NTFS 😀

    1. Avatar de el_cubano
      el_cubano

      1. FAT based file systems save each file directly following each other. So if you later edit / add to this file, the added portion needs to be saved somewhere else. This will create a fragment (or more than one). A new file is saved starting from the 1st blank spot, even if that blank spot is too small to contain the entire file.

      2. NTFS is a bit better in theory, it allows some free space around each file. Then if it notices that the file will become fragmented, it “attempts” to save the entire file in a new location. The caveat to this is “efficiency”: if it would not take too much time to save the entire file over again it will be done, otherwise just create a new fragment. Just how it determines “too much time” is up for grabs … and like most MS ideas also a secret!

      3. Ext3/4 also generates blank spaces “around” each file. Where it differs significantly from NTFS is that it’ll only fragment when it’s impossible to keep the file as one single fragment … that (usually) only happens when the disk becomes too full.

      fonte: http://ubuntuliving.blogspot.com/2009/10/defragging-in-linux.html

    2. Avatar de Ricardo Elias
      Ricardo Elias

      “a verdade é que sistemas como reiserfs, ou ext3, essa fragmentação é tão imperceptível que é ridículo desfragmentar o disco”

      E’ imperceptivel e demasiado complexo para quando e’ necessario?

      http://www.generation-nt.com/us/reiserfs-fragmentation-dismal-disk-io-no-way-defrag-without-format-help-173022271.html

      “agora em fat e ntfs ui, cuidado com ele, são sistemas de ficheiro que sofrem uma fragmentação brutal,”

      So’ essa frase explica tudo. E’ preciso ter paciencia para pessoal que nem sequer sabe a diferenca entre FAT e NTFS, mas sao uns experts em ext3, reiserfs… Acho que sao todos advinhos.

      Acho que alguem respondeu aqui que tinha o Windows 7 durante algum tempo e a percentagem de fragmentacao era de 1%. Nao devia ser brutal? E qual e’ o numero brutal? 3%, 10%, 100%?

      “MS esteve (aquando do projecto longhorn) para lançar um sistema de ficheiros que prometia fragmentar a uma velocidade muito baixa mesmo,”

      Podes indicar o nome do projecto? Ou o que iriam fazer para diminuir fragmentacao?

      “já que estás a escrever o post em ubunto, diz-me lá quantas vezes já desfragmentas-te o teu disco? ou não me digas que o instalaste em NTFS”

      Ainda nao mudaram o nome do Ubuntu para ‘Ubunto’. rofl!

      Desfragmentei o mesmo numero de vezes uma particao ext3, UFS, e NTFS: ZERO. Mas com o NTFS e UFS sei a percentagem de fragmentacao rapidamente.

      Como sabes que as particoes ext3 e reiserfs nao tem fragmentacoes ou se tem e’ minimalistas? Baseado em que? Poderes psiquicos?

      Fiquem Bem!

      1. Avatar de el_cubano
        el_cubano

        acho que não leste a minha explicação acima acerca dos sistemas de ficheiros…

        bem quanto ao longhorn, iam fazer fazer de raíz um novo sistema de ficheiros muito mais “inteligente” na maneira como escreve no disco do que o actual ntfs, chamava-se winFS podes ver mais sobre ele aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/WinFS

        ah e poderes psíquicos? não também a podes saber em linux, ou achas que não existiam ferramentas dessas para linux?

        ah e já agora:
        Ainda nao mudaram o nome do Ubuntu para ‘Ubunto’. rofl!

        isto vindo de um gajo que nem os acentos sabe pôr em cima das letras…

        1. Avatar de Ricardo Elias
          Ricardo Elias

          “acho que não leste a minha explicação acima acerca dos sistemas de ficheiros…”

          Espero que não te refiras ao 1. Fat, 2. NTFS e 3. ext3/4.

          A explicacao para o NTFS e ext3 não é a mesma?

          Quando é impossivel adicionar conteudo a um ficheiro e o ficheiro é fragmentado? Quando o espaço a seguir encontra-se ocupado por outro ficheiro. No entanto, o ext3 só fragmenta quando o disco está quase cheio?!?

          “iam fazer fazer de raíz um novo sistema de ficheiros muito mais “inteligente” na maneira como escreve no disco do que o actual ntfs, chamava-se winFS”

          O WinFS nao subsitui o NTFS. Apenas adiciona uma nova camada ao NTFS:

          “WinFS (short for Windows Future Storage) is the code name for a data storage and management system based on relational databases,”

          http://en.wikipedia.org/wiki/File:WinFSArch.svg

          “ah e poderes psíquicos? não também a podes saber em linux, ou achas que não existiam ferramentas dessas para linux?”

          Devias ter tido quais em vez de perguntares se sei ou não…

          FreeBSD:
          # fsck /
          ** /dev/ad0s1a (NO WRITE)

          6558 files, 193314 used, 54069 free (7461 frags, 5826 blocks, 3.0% fragmentation)

          Limpinho!

          Ubuntu:
          sudo fsck -nv /home

          varios erros…

          49050 inodes used (3.77%)
          2337 non-contiguous files (4.8%)

          Com outras opções no fsck que encontrei em foruns, dava o alerta que poderia causar danos ao sistema de ficheiros. E quando aceitei continuar, fiz isso mesmo: alguns aplicações começaram a ter problemas e tive que reiniciar.

          “isto vindo de um gajo que nem os acentos sabe pôr em cima das letras…”

          Por acaso sei colocá-los. Não o faço, com a excepção deste post, porque o teclado que uso é US English. Ultimamente só para comentários no PPLware é que escrevo em Português.

          Fiquem Bem!