Audacity é agora um Spyware? A polémica rebentou…

57 Comentários

O Audacity é uma aplicação gratuita que permite a edição de áudio. Além disso, esta aplicação serve para gravar sons, reproduzir músicas, importar e exportar ficheiros WAV, AIFF e MP3, entre outros formatos, aplicar efeitos, e muitas outras opções no tratamento de áudio.

No entanto, este software está agora a ser acusado de ser um Spyware! As críticas já correm na internet.


Audacity mudou a política de privacidade…

O Audacity é provavelmente a melhor app gratuita entre os editores de áudio. É licenciado como código aberto e tem disponíveis versões para Windows, macOS e Linux. A sua base de utilizadores é na ordem das dezenas de milhões.

O Audacity foi adquirido pela empresa Muse Group, há alguns meses, e foi aí que os problemas começaram a surgir. Tanto que, esta ferramenta, foi acusada pelo fosspost de “possível” spyware e recomendam “removê-lo o mais rápido possível”. No GitHubReddit o tema também já é alvo de polémica.

O Muse Group é uma empresa multinacional que possui no seu portfólio software como o Ultimate Guitar (famoso site para entusiastas de guitarra) e MuseScore (software de notação musical).

A página da política de privacidade do Audacity (atualizada alguns dias atrás) revela mecanismos de recolha de dados. Estabelece, por exemplo, que a empresa pode repassar quaisquer dados do utilizar para reguladores do Estado, como, por exemplo, Rússia, Estados Unidos e Europa.

Os endereços IP, por exemplo, são armazenados de forma identificável, por um dia, antes de serem armazenados em servidores por um ano.

All your personal data is stored on our servers in the European Economic Area (EEA). However, we are occasionally required to share your personal data with our main office in Russia and our external counsel in the USA.

Audacity é agora um Spyware? A polémica rebentou...

A mesma página refere ainda que as crianças menores de 13 anos não devem usar a ferramenta, o que constitui uma violação da licença GPL (sob a qual o Audacity é disponibilizado) porque a GPL evita quaisquer restrições ao uso do software.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manel
    Manel

    E então ….
    O Pplware aconselha a sua remoção ou não?

    1. Avatar de Vítor M.

      Com a informação que foi disponibilizada, o utilizador saberá seguramente o que tem de fazer. Que te parece, deves remover ou não?

      1. Avatar de Pe@ce
        Pe@ce

        Comentário maravilhoso, nunca te comprometes com nada.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nunca dês o peixe, ensina a pescar. O importante é passar informação suficiente e clara ao utilizador/leitor. O resto, porque são pessoas inteligentes, nada mais é necessário.

          1. Avatar de sapo
            sapo

            agora bateu o espirito de filosofo…

          2. Avatar de Pe@ce
            Pe@ce

            Exato, assim nunca te podem vir acusar se algo correr mal. Deixas à consideração de cada um.

          3. Avatar de jorge santos
            jorge santos

            Concordo totalmente.
            O papel de um jornalista é transmitir a informação de forma verídica. Não é fazer juízos de valor.
            Quem terminou o Ensino Secundário sabe isso.

          4. Avatar de LR
            LR

            “O papel de um jornalista é transmitir a informação de forma verídica. Não é fazer juízos de valor.”. Tens razão, só que, neste caso, não se aplica, uma vez que não estamos a falar de um jornalista.
            Mas o Vitor apenas podia dar a sua opinião pessoal, tendo optado por não o fazer. Não vejo qualquer problema nisso.

          5. Avatar de Vítor M.

            LR, mas está tudo no artigo, depois cada um escolhe. Se me perguntassem “tu usas este?” Eu responderia o que eu uso, agora face ao explicado, está na mão de cada um escolher. E como alguém disse, se gostam e concordam, usem, se não gostam ou não concordam, há outras opções.

          6. Avatar de LR
            LR

            Vitor, não interpretes mal, não estou a criticar. Aliás, estou totalmente de acordo contigo : “Mas o Vitor apenas podia dar a sua opinião pessoal, tendo optado por não o fazer. Não vejo qualquer problema nisso”.
            Eu também uso o Audacity há muitos anos (uso para gravar os esboços e maquetes iniciais de músicas da banda). Por acaso, o PC onde o tenho não está ligado à net, é apenas usado para isto.
            Mas também o tenho num Surface, esse sim ligado continuamente. E, perante isto, vou optar por desinstalar o Audacity.
            Acho que cada um deve avaliar as suas opções e agir de acordo com aquilo que considera mais certo para si, sem ser necessário aval ou indicação de terceiros.

          7. Avatar de Vítor M.

            Repara, percebendo isso tudo, eu conheço pessoas que usam este software para a sua atividade profissional (várias pessoas e de atividades diferentes). Ainda há dias uma terapeuta da fala disse-me que usava este software para fazer algo com os seus pacientes, que era uma ferramenta importante para fazer algo que não me lembro. Deve ou não desinstalar a ferramenta que é uma peça importante no seu trabalho? E que provavelmente não sei se terá como alterar toda a sua dinâmica de trabalho?

            Não sou eu que lhe vou dizer que sim, ou que não, porque isso implica, possivelmente, algo no seu desempenho no dia a dia (e eventualmente até custos). E porque o que ali está não diz que as pessoas correm algum perigo ou estão expostas a algo que as possa afetar no que toca à sua privacidade. Mas também não diz que “vai tudo ficar bem”.

            Se eu uso? Não, mas já usei durante muitos anos, para coisas simples. Atualmente uso o Adobe Audicion. Mas perante o que foi dito, e porque cada pessoa sabe de si e para quem usa este software, não devo dizer, deixa estar, ou remove. Percebes o meu ponto de vista?

          8. Avatar de LR
            LR

            Claro que sim, era o que eu queria dizer, concordo contigo a 100%

          9. Avatar de Leafsapphire
            Leafsapphire

            Acredito que o Audacity será outro software que muitos irão se utilizar de versões “desatualizadas” porém “confiáveis”.
            Assim como eu, que utilizo o µTorrent 2.2.1 (build 25302), por ser a última versão sem adwares, inclusive muitos trackers banem a utilização de versões posteriores a esta.

          10. Avatar de Vítor M.

            Exato, há muitas que passaram de confiáveis para desconfiáveis, muitas vezes por trocarem de proprietários ou por passarem a incluir publicidade. Há muitos casos em que as pessoas preferem usar versões maus antigas sem estas “novidades”.

        2. Avatar de RUI COELHO
      2. Avatar de sapo
        sapo

        Vitor que resposta brilhante, escreves um monte de palavras sem dizer uma unica palavra util. Sim ou Nao seria mais util

        1. Avatar de David Cordeiro
          David Cordeiro

          A resposta do Vitor é a mais inteligente e a única correta.
          Se todos pensarem da mesma forma, se todos fizerem as mesmas escolhas, então o mundo ficaria sem diversidade, todo igual…

          Como dizia Pablo Neruda, “Nós somos livres para fazer as nossas escolhas, mas somos prisioneiros das consequências.”

          Cada um deve ter que fazer as suas escolhas, conforme achar o que é mais correto para a sua situação.

          Depois, claro, o resultado das escolhas será bom ou mau, se essas foram feitas de forma inteligente, ou não.

          1. Avatar de Pe@ce
            Pe@ce

            No entanto nada invalida que possa dar uma recomendação.

          2. Avatar de LimpTuga
            LimpTuga

            O Pablo Neruda tb ganhava com publicidade a software com licenças dúbias e assobiava para o lado.

        2. Avatar de Vítor M.

          Para bom entendedor, meia palavra basta.

          1. Avatar de Trumpetas
            Trumpetas

            Então pelo teu comentário é seguro manter o software. Ok então 🙂 Eu confio no Vitor

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu disse bom entendedor… 🙂

      3. Avatar de Jonny
        Jonny

        Deve ser dos comentários mais ocos que li ultimamente…

      4. Avatar de nico
        nico

        Há ainda a possibilidade de utilizar uma versão mais antiga, antes dessa compra. Além disso, não foi criado nenhum fork pela comunidade ainda?

    2. Avatar de André R.
      André R.

      Vá eu digo-te para desinstalares já que estás indeciso. Não te vai doer nada…

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      ao ver print da política de privacidade decidi remover

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Também já comecei nos meus sistemas.

    4. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      mas o que não falta são apps e sites a fazer o mesmo

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Por isso mesmo é que sem preocupa com Privacidade deixa de os usar quando se descobre.

  2. Avatar de Blox
    Blox

    Só agora é que descobriram? Para mim nem sequer é notícia, porque há muito que já sabia.

    1. Avatar de Pe@ce
      Pe@ce

      Parabéns! E não avisaste?

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      O que sabias não deve ser bem o que sabes agora com esta recente notícia. Isto tem vindo a piorar.

  3. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Uma das razões porque usava, até hoje, o Audacity, era a licença GPL.
    Tal como aconteceu ao OpenOffice que deu origem ao LibreOffice, o mesmo vai acontecer ao Audacity, para bem de todos os utilizadores que se preocupam com Privacidade e Segurança.

  4. Avatar de muugner
    muugner

    Olá pessoal. O que recomendam para substituir o Audacity?

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Boas muugner.
      A titulo pessoal utilizo o Adobe Audition.
      É bastante completo para um utilizador iniciante a intermédio.

      1. Avatar de Ru
        Ru

        Penso que a ideia seriam alternativas open source. Esse que disseste não resolve o problema.
        Também estou na mesma situação, arranjar substituto. Até lá, nenhum é melhor que isto, na minha opinião.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eis um link com todo o software alternativo ao audacity:
      https://alternativeto.net/software/audacity/

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    Boas Pessoal.
    Bloquear o acesso da aplicação a rede através da Firewall pode ser uma solução viável?
    Cumprimentos

  6. Avatar de Lucas
    Lucas

    Jonas, Com a informação que foi disponibilizada, o utilizador saberá seguramente o que tem de fazer. Que te parece, deves bloquear ou não?

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Boas Lucas.
      Bloqueado já está.
      O meu receio é se será suficiente, hoje em dia não se pode confiar mesmo em nada 🙂

  7. Avatar de AlexX
    AlexX

    É só usar uma versão antiga, anterior a ter sido adquirido por esse Muse Group. Ou bloquear o acesso à rede. Se bem que pouco adianta, actualmente a dificuldade deve ser encontrar algo que não seja spyware, começando logo por qualquer SO.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Começando no Windows que é o SO com mais spyware do mundo 🙂

  8. Avatar de jorge
    jorge

    Como nao uso tal produto nao preciso de o remover.

  9. Avatar de andre l
    andre l

    Se fosse só o Audacity…. Esse Audacity instalei uma vez e já nem me lembro o que ao certo. Mas tive uns alertas estranhos no meu Windows, tudo muito suspeito, acabei por desinstalar e nunca mais o usei.

    A malta preocupada com Audacity e privacidade quando o facebook e o linkedin, “entregou de mão beijada” os dados de quantidade gigantesca de utilizadores. Anda tudo na darkweb a merce os scammers. Isso do Audacity é para nos distrair LOL só pode ;D

  10. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Se viola a licença GPL esta pode-lhe ser removida e assim será removido de todas as application stores do Linux 🙂

  11. Avatar de Ze das Couves
    Ze das Couves

    Audacity não me faz nenhuma falta. Existem vários outros softwares que fazem o mesmo e até melhor.

    1. Avatar de DataSmurf
      DataSmurf

      E gratuitos? Dá aí uns exemplos

  12. Avatar de Júlio Bastos
    Júlio Bastos

    OceanAudio tem funcionado bem para mim e recebe atualizações frequentes

  13. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Desinstalei pelo sim pelo não, vou experimentar o editor de áudio que vem com o nero

  14. Avatar de TraumatologiaeOrtopedia
    TraumatologiaeOrtopedia

    Eu não vou apagar. Parece que só quem pode recolher nossos dados são os usa quem quer

  15. Avatar de qwertyuiopus
    qwertyuiopus

    Uso-o há uns anos para cortar, extender e modificar tempos de faixas para teatro amador.

    Boa dica a do user que falou no Ocenaudio. Obrigado.

  16. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Esta App necessita de acesso á NET ?
    Se não , porque não bloquear o acesso da App através de firewall ?

    1. Avatar de Ilidio
      Ilidio

      Foi o q pensei. Instalar offline e depois aplicar regras de firewall

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        Ilidio.
        Aliás quem está preocupado com seguranças por defeito, bloqueia todas as aplicações de aceder à net.
        E só dá acesso às que queremos dar.
        Eu gosto desta app Windows Firewall Control :
        https://www.binisoft.org/wfc.php

        Não sei se é ignorância minha, mas prefiro esta app às ferramentas do windows para gerir o firewall.