Assistência Remota: Precisa de uma ferramenta?

65 Comentários

Os utilizadores que dão uns toques neste mundo da informática, certamente recebem muitas chamadas de amigos e familiares a pedir o tal “apoio informático” remoto. Como resolver problemas informáticos via chamada telefónica é algo muito complicado e que demora o seu tempo, nada melhor que entrar remotamente no PC (se possível) e sermos nós próprios a resolver o problema.

Para este tipo de situações, são várias as aplicações/serviços que nos permitem, à distancia, controlar outros computadores. Hoje apresentamos 5 ferramentas/serviços que consideramos serem as melhores para assistência remota.

remote

 


1) TeamViewer

O TeamViewer é uma das ferramentas mais fantásticas e úteis que conheço. Com ela podemos aceder remotamente a outra máquina e “comandar” a mesma.

Para colocar em funcionamento o TeamViewer, devem abrir o mesmo ao lado do PC, e fornecer os códigos para que possam aceder remotamente à sua máquina. Nunca é demais lembrar, que este tipo de códigos só devem ser fornecidos a pessoas da vossa confiança, uma vez que com essas credenciais dão acesso total à vossa máquina. O TeamViewer é provavelmente a melhor ferramenta para assistência remota e é usada por cerca de 100 milhões de utilizadores em mais de 200 países.

teamviewer_2

TeamViewer

 

2) Supremo

O Supremo é um software gratuito de acesso remoto que nos permite dar e oferecer assistência remota seja a clientes seja a amigos.

O Supremo é composto por apenas um ficheiro executável muito pequeno e dispensa qualquer instalação. Com apenas alguns cliques podemos oferecer – ou receber – suporte via Supremo.

Supremo

 

3) LogMeIn

o LogMeIn permite que acedam remotamente a computadores que tenham o software da LogMeIn instalado e que possam ter controlo sobre todos os recursos presentes nessa máquina.

Ao permitir esse acesso podem prestar todo o suporte necessário e, muito importante, sem que tenham de pagar o que quer que seja para poderem usar o LogMeIn.

LogMeIn_00

LogMeIn

 

4) Remote Desktop Connection

O Remote Desktop Connection (Ambiente de Trabalho Remoto) é uma ferramenta nativa do Windows que nos permite aceder remotamente a outras máquinas Windows (e não só), usando o protocolo RDP.

Depois de estabelecida a ligação, o utilizador tem acesso ao ambiente de trabalho do computador remoto, a todo o sistema de ficheiros e outras funcionalidades.

rdp

Remote Desktop Connection

 

5) Chrome Remote Desktop

O Chrome Remote Desktop está disponível em todas as plataformas onde o Chrome pode ser executado, o que abrange o Windows, o Linux, o Mac OS X e os ChromeBooks.

Esta extensão, a primeira a fazer uso da funcionalidade de remote desktop do Chrome, permite que acedam a computadores remotos, sem terem a necessita de instalar outros softwares no sistema.

Chrome Remote Desktop

 

6) UltraVNC

O Ultr@VNC é uma combinação de uma do protocolo TCP/IP com o protocolo VNC. Usando um sistema de cliente/servidor o utilizador pode controlar uma máquina remotamente,tanto numa rede local como via Internet, em tempo real.

Esta ferramenta é muito simples de utilizar e oferece um conjunto de funcionalidades, das quais se destacam a transferência de ficheiros entre máquina local e máquina remota, Chat, etc.

ultravnc

UltraVNC

 

Estas são as 6 ferramentas que consideramos as mais populares para assistência remota. Sem duvida que o Supremo e o TeamViewer são, provavelmente, as melhores de todas pois têm óptimas funcionalidades, suporte para vários sistemas operativos e funcionam bem mesmo não havendo grande disponibilidade de largura de banda.

Como sabemos que nestas assistências remotas há sempre histórias engraçadas (como por exemplo, alguém ligar para lhe formatar a Internet…), hoje deixamos o seguinte desafio:

Contem-nos as vossa história  ou situações engraçadas enquanto davam suporte remoto. Qual a vossa ferramenta favorita?

Nunca é tarde recordar: Os utilizadores que dão uns toques na informática também têm vida…também têm horas para comer, para dormir, para se divertir, também têm família, etc, etc….

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Freire
    João Freire

    Uma boa ferramenta é também o Ammyy. Simples e eficaz 🙂

      1. Avatar de Luís Fernandes
        Luís Fernandes

        +1

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Muito Bom João.Essa não conhecia, mas tem muito bom aspecto.

      Obrigado pela partilha

      1. Avatar de Daniel Gomes
        Daniel Gomes

        Ammyy definitivamente.

        Muito simples de instruir o utilizador sobre como aceder ao aplicativo.

        “www.ammyy.com e clique no botão verde que indica “Start Working with Ammyy(…)” e indique-me o seu ID pfv.”

        Para acesso remoto a servidores, RDP via Remote Desktop Connection Manager com todos os perfis previamente gravados e pelo menos um acesso LogMeIn para redundância.

      2. Avatar de Daniel Gomes
        Daniel Gomes

        Ammyy definitivamente.

        Muito simples de instruir o utilizador sobre como aceder ao aplicativo:

        “www.ammyy.com e clique no botão verde que indica “Start Working with Ammyy(…)” e indique-me o seu ID pfv.”

        Permite ainda correr como serviço e definir permissões de acesso. Tem uma velocidade bastante superior a outras ferramentas similares.

        Para acesso remoto a servidores, RDP via Remote Desktop Connection Manager com todos os perfis previamente gravados e pelo menos um acesso LogMeIn para redundância.

        1. Avatar de João Francisco

          ammyy não tem aplicação para linux. Teamviewer tem. simples 🙂

          Btw, não deixa de ser bom para os utilizadores do Ruindow$

    2. Avatar de Filipe N.
      Filipe N.

      +1
      Além do TeamViewer é claro.

      1. Avatar de arkan
        arkan

        tb gosto do teamviewer ele é bem util pois no meu país a maioria dos modem sao travados e o cliente nem sabe mexer, aí o teamviewer me permite isso, e reboot remoto e esperar conectando automaticamente.

        se ele fosse mais barato compraria ele. pois tenho cobrado acesso remoto e isso me rende bem.

    3. Avatar de Alan
      Alan

      por que não Aeroadmin?

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    E ainda existem outras mais..

    ShowMyPC
    join.me

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estou a ver que tenho de fazer a PARTE 2 🙂

  3. Avatar de Rui Couto
    Rui Couto

    As que uso:
    TeamViewer
    ShowMyPc
    Supremo
    Estas 3 para dar assistência e para as minhas máquinas utilizo o LogMeIn.

  4. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Na empresa onde trabalho uso o BeAnywhere

    1. Avatar de Custódio Ventura
      Custódio Ventura

      Curiosamente conheço de nome o BeAnywhere há bastante tempo, mas nunca testei, talvez por existirem outras soluções gratuitas, tal como o Logmein, embora agora apenas permita 10 pcs por conta.
      Na empresa onde trabalho usamos o Logmein Central (pago), e é bastante bom, pois assim torna-se mais facil dar assistencia aos clientes.

      O que é bem bom no BeAnywhere (embora nunca testado por mim), é ser português.. 🙂

  5. Avatar de Miguel Ribeiro

    Eu gosto do TeamViewer,
    Tenho lá guardados os PCs dos meus pais, e eles nem precisam de fazer nada cada vez que precisam de alguma coisa, eu só me ligo… e pronto! Sem códigos, sem complicações!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, tenho o mesmo cenário. O nome do atalho até se chama “Ajuda Pedro”

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        ahahahah, cá em casa é igual, mas esse atalho ainda não existe, vou ter que roubar a ideia :p

    2. Avatar de Manuel
      Manuel

      +1

      Para desenrascar os velhotes é do melhor!

  6. Avatar de david ferreira
    david ferreira

    o melhor de todos que testei ate agora foi o beanywhere. alem de seguro agu2nta conneccoes muito fracas para angola por exemplo. onde o teamviwer e o logmein estao constantemente a falhat

  7. Avatar de Marina
    Marina

    Num Mac também se pode usar o iChat/Messages para partilhar e controlar remotamente o ecrã dum computador! Em alternativa existe a partilha de ecrã directamente no sistema desde que se esteja na mesma rede ou se saiba o IP do computador – ou então usando uma conta iCloud/ Back to my Mac

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vou pedir aos nossos Mac Users para testar essa ferramenta 🙂 Já a apresentaram aqui
      https://pplware.sitedev.pt/apple/apple-aplicacao-messages-para-os-x-ja-disponivel/

  8. Avatar de Márcio Soares
    Márcio Soares

    Uma óptima ferramenta para assistencia remota é o beanywhere.

  9. Avatar de César Silva
    César Silva

    Há pouco tempo descobri o Supremo. Gosto bastante.
    http://www.supremofree.com

  10. Avatar de João
    João

    Outra também porreirinha supremo desktop

  11. Avatar de João Ferreira

    Outra ferramenta que usava muito nos meus tempos de support, era o Radmin, simplesmente fantástica pois não era necessário o PC cliente ter o serviço “host” a correr, a ferramenta caso não detectasse o serviço a correr, simplesmente instalava-o quando precisava dele, e ao desligar voltava a desistala-lo/desactivar o serviço!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Mais uma para juntar à parte 2 deste TOP 🙂 Thanks

  12. Avatar de Custódio Ventura
    Custódio Ventura

    Se quiserem, outra que funciona estilo Ammyy, o Supremo:
    http://www.supremofree.com/

    Tanto o Ammyy como o Supremo, permite criar password, e ficar em memória, arrancar automaticamente com o pc de modo a estar sempre acessivel, e tudo sem ser necessário criar conta em lado nenhum.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado Custódio. Interessante, sem duvida.

  13. Avatar de João Ferreira

    Um pequena correcção, o “Remote Desktop Connection” não pode ser considerado uma ferramenta de assistencia remota, mas sim uma ferramenta de acesso remoto!
    Quando nos ligamos a um computador remoto usando o remote desktop, a sessão do lado remoto é terminada, não sendo possivel a quem está do outro lado visualizar o que estamos a fazer no computador!
    Como ferramenta de acesso remoto, é simplesmente fantástica e bastante segura, todas as comunicações são encriptadas através da RDP security layer ou caso estejamos a trabalhar em cima de um servidor, podemos usar encriptação SSL (TLS1.0), para além que podemos alterar caso pretendamos a respectiva porta de entrada na chave de registry de forma a não usar a porta padrão (port 3389)!

    1. Avatar de João Ferreira

      Um pequeno extra, se tiver-mos dentro da mesma rede vários computadores que queiramos aceder via Remote Desktop Connection, podemos alterar o valor do Port para valores distintos e dessa forma bastará acrescentar o numero de port correspondente a cada máquina no janela de acesso:
      Exemplo:
      PC1 – Port 3389
      PC2 – Port 45576
      PC4 – Port 3399

      Se usar-mos por exemplo o serviço Dyndsn para aceder-mos aos computadores de forma remota, bastará acrescentar em frente host name :”Pornumber”
      Ex: Omeudyndnsname.dyndns.org:45576 – para ligar ao remote desktop do meu PC2

      1. Avatar de Custódio Ventura
        Custódio Ventura

        Sim, completamente verdade, e é o que faço com os pcs/servidores da empresa onde trabalho, torna-se muito mais rápido aceder pois basta criar um icone do Remote Desktop no Ambiente de Trabalho para cada um dos servidores, e em 3 segundos estamos ligados.

        Claro que usar o Remote Desktop do Windows para aceder a clientes, ou dar ajuda a alguém torna-se muito mais complicado, pois tem que se abrir portas no router, abrir excepção no firewall se necessário, etc.

  14. Avatar de Anderson
    Anderson

    Recomendo o TightVNC: http://www.tightvnc.com/

    Menos bugado, mais simples e leve que o UltraVNC.

    1. Avatar de António Costa
      António Costa

      +1
      o melhor!

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já agora, podiam deixar um tutorial de como aceder a um PC remotamente, a partir de um local a outro completamente distinto, usando um software open source.
    O meu caso concreto: trabalho numa instituição que faz helpdesk a alguns PC’s num sitio completamente diferente, ligados à internet.
    Faço usando o TemViewer, o problema é a licença…

    1. Avatar de Paulo Simões
      Paulo Simões

      Igualzinho a mim.
      +1 a apoiar a tua sugestão.

  16. Avatar de Preto
    Preto

    Viva,
    o teamviewer é o da moda e cumpre, mas ammy e num plano empresarial logmein sao top.
    Pelo menos para as minhas necessidades, claro está.

  17. Avatar de Luis Caldas
    Luis Caldas

    Uma breve nota…atenção que alguns sistema antivírus detetam o ammy como vírus…mesmo depois de estar na maquina e tudo 🙂
    O teamviewer para quem usa muito chega a um ponto que deteta uso comercial…solução basta trocar o Mac address da placa de rede e voltar a instalar 😉

  18. Avatar de Felipe
    Felipe

    Na minha opinião o melhor é o Ammyy Addmin. Leve e fácil =D

  19. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    “Nunca é tarde recordar: Os utilizadores que dão uns toques na informática também têm vida…também têm horas para comer, para dormir, para se divertir, também têm família, etc, etc….”

    E aqueles mais avançados? Esse não têm vida é isso? Não têm horas para comer, para dormir, para se divertir e não têm familia!!! É a mais pura das verdades 😉

    1. Avatar de Bruno Simões
      Bruno Simões

      Plenamente de acordo….

  20. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    uso o TeamView
    no entanto gostava de saber qual o melhor para fazer a partilha numa rede local.
    por exemplo a visualização de um video é sem qualidade e aos soluços, deve ser porque a partilha é feita remotamente em vez de ser localmente

  21. Avatar de Pedro João
    Pedro João

    Ammy é bom, mas perigoso. Não esquecer de colocar uma password forte após execução . Se não o fizermos o nosso computador fica muito vulneravel

  22. Avatar de Emanuel Torre
    Emanuel Torre

    Nunca esquecer o tão poderoso beanywhere, é um software NACIONAL e com características que colocam todos esses a um canto, mas não é gratuito. 🙂

    1. Avatar de Emanuel Torre
      Emanuel Torre

      E atenção que o beanywhere está a acabar o desenvolvimento para acesso remoto a Android…
      o TeamViewer tem um 5 estrelas…mas só funciona em Samsung

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        xda? há bastante tempo que eles lá têm isso “crackado” para funcionar em todos os androids.
        E actualmente eles (TeamViewer) já têm uma versão genérica, que permite fazer algumas pequenas coisas apenas com androids, mas não tem nada a ver com o acesso ao “desktop” do android como a versão que já existe há algum tempo.

  23. Avatar de Dinis Marques
    Dinis Marques

    O ammyy já tive oportunidade de utilizar e é excelente!

  24. Avatar de Sergio
    Sergio

    Olá. Uso e conheço alguns destes
    TeamViewer
    Ammy
    VNC
    RDC
    Logme In

    No entanto deixo aqui uma pequena dúvida: quer com o Ammy quer com o Temaviewer não me é possivel mexer com o teclado. Rato sem problemas mas o teclado não!!
    Ora como os users não podem saber a paswds não consigo contornar isto a não ser indo ao local
    Alguém sabe pk??

  25. Avatar de irlm
    irlm

    ninguem conhece o PC Remote Server? funciona também com Windows Phone 8, Windows 7, Windows 8.

  26. Avatar de Peidof
    Peidof

    Crosslop tambem é fixe

  27. Avatar de Outsider
    Outsider

    Infelizmente o ultraVNC tem bastantes problemas com drivers de video, UACS e bugs para sistemas (Vista, W7 e W8). Se aceitarem uma opinião de alguém que presta suporte técnico diário a centena e meia de colaboradores, então sugiro o TightVNC…quanto ás vossas outras sugestões nada acrescentar e bom trabalho 😉

  28. Avatar de André Viana

    “Nunca é tarde recordar: Os utilizadores que dão uns toques na informática também têm vida…também têm horas para comer, para dormir, para se divertir, também têm família, etc, etc….”

    true story…

  29. Avatar de pmf
    pmf

    As DameWare NT Utilities (não são gratuitas) têm uma ferramenta muito potente para Assistência Remota, o DameWare Mini Remote Control… e não se deixem enganar pelo “Mini” no nome 🙂
    Por regra, não confio em programas que utilizam servidores pelo meio, onde tenho de aceder para me ligar a outra máquina.
    Já utilizo o DameWare à muitos anos, tanto em redes privadas como públicas através da internet e não troco!
    Bem, como não conheço o Supremo que foi sugerido aqui, vou dar uma vista de olhos.
    Ahhh, Helpdesk via ligação remota é o meu nome do meio 😀

  30. Avatar de antonio
    antonio

    mais facil sem instalar nada antivirus avaste permite assistencia remota

  31. Avatar de antonio

    sem necessidade de instalar nada avaste antivirus FREE

  32. Avatar de Paulo Vale
    Paulo Vale

    AnyDesk (http://anydesk.pt/desktop-remoto) é uma boa alternativa e sem limite de horas.

    1. Avatar de André Paulo
      André Paulo

      +1
      Tenho estado a utilizar desde das falhas do TeamViewer

  33. Avatar de Emanuel
    Emanuel

    Na empresa onde trabalho (pcmedic-apoio informático para todos os ISP’S em Portugal) utilizamos o beanywhere, muito bom mesmo…

  34. Avatar de Marcos
    Marcos

    quais são as principais características do LogMeIn, com relação ao software?