Ariolic Disk Scanner 1.1

19 Comentários

Um dos componentes principais dos nossos computadores é do disco rígido, componente que é também vitima de grande desgaste com o passar do tempo. A degradação das capacidades do disco é notória em diversos “sintomas” durante a acção do computador.

Podemos detectar esses sintomas quando nos são apresentados erros constantes de leitura, quando o acesso a determinada pasta demora mais que o normal, quando gravamos um ficheiros e este desaparece quando o voltamos a chamar, etc, etc, etc.

Claro, podemos e devemos considerar que essas pequenas situações podem resultar de inúmeros outros cenários, de muitas outras origens, mas o melhor é não fiar!

Para tranquilizar o espírito, e pensar que aquele barulho que vem da máquina não tem a ver com o disco, usamos o Ariolic Disk Scanner, este pequeníssimo programa tem a habilidade de procurar no disco por erros. Esta ferramenta vasculha os “clusters” do disco, sempre em modo leitura e aponta as anomalias que eventualmente surjam.

O modo gráfico, desta aplicação, permite ao utilizador seguir o desempenho da aplicação quer quando usada num disco rígido, quer numa pendrive USB ou mesmo num CD/DVD.

Não necessita de instalação e pode ser executada a partir de um dispositivo de armazenamento externo.

Eu, pelo sim ou pelo não, de vez em quando passo o “visto” ao disco, pois é incalculável o valor dos dados que este me guarda. Ando a testar esta aplicação nas minhas pensUSB, os resultados ainda não são animadores, mas…

Licença: Freeware
Sistemas operativos: Windows NT/9x/2k/Vista
Download: Ariolic Disk Scanner 1.1 [417KB]
Homepage: Ariolic

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redan
    Redan

    Engraçado, fiz o download, carreguei no botao scan, mas nao fez nenhum scan, e como se o botao nao funcionasse… 😐

  2. Avatar de Redan
    Redan

    Peço desculpa, afinal tem que se mandar arrancar o programa em modo de administrador…
    My mistake

  3. Avatar de António
    António

    Eu nem sequer consigo executá-lo, quando tento fazê-lo recebo a mensagem “Não foi possível iniciar esta aplicação porque a configuração está incorrecta. A reinstalação da aplicação poderá corrigir o problema”. É a 1ª. vez que recebo uma mensagem destas! Qualquer ajuda é bem-vinda.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Não brinquem comigo !!!!!!!!!! :)))

    Reparem no resultado que deu no minha pen:
    http://img72.imageshack.us/img72/6421/penom2.jpg

  5. Avatar de Ana Elisa
    Ana Elisa

    Eu também estou recebendo a mesma mensagem que o António. Vou aguardar
    alguma orientação.

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    O problema é que 99,99% destes programas limitam-se a ler a superficie do disco é procura de anomalias, mas há milhentos problemas que afectam os discos que não são possiveis de detectar. Logo eu atribuo uma importancia muito baixa a estes programas.
    Tenho um disco que anda a fazer um barulho estranho há semanas e eu sei que VAI FALHAR mas todos os programas lhe dão 100% de saude

    Façam é backups das coisas mais importantes para vós eu tenho as coisas mais importentes sempre em imagem em 2 discos
    não confio muito em cds e dvds … ao fim de alguns anos degradam-se…

  7. Avatar de Luparhan
    Luparhan

    Como não poço ajudar àqueles que estão tendo problemas, gostaria de dizer que no meu caso está funcionando, apesar de ser bastante demorado. Para um HD de 160 GB leva mais de uma hora. A única coisa que estranhei é que tive que seguir o conselho do Redan. Abrir em ‘modo de administrador’ o que normalmente não precisa pois uso a conta de administrador. Mas, mesmo assim o programa só aceitou o ‘START’ usando este modo.

  8. Avatar de tiago
    tiago

    não funciona. Windows Xp Home Edt. SP2.
    “Não foi possível iniciar esta aplicação porque a configuração está incorrecta. A reinstalação da aplicação poderá corrigir o problema”
    blah!

  9. Avatar de Vítor M.

    Sim, não referi mas devem executar como administrador.

  10. Avatar de Loonatico
    Loonatico

    Aqui, como Windows Xp Home Edition com SP2 também dá a seguinte mensagem: “Não foi possível iniciar esta aplicação porque a configuração está incorrecta. A reinstalação da aplicação poderá corrigir o problema”

  11. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    XP profissional SP2 também não dá

  12. Avatar de Jaca
    Jaca

    Sou um frequentador diário aqui do pplware. Muito tenho aprendido por aqui, quer pelos “post”, quer pelos comentários, mas, volta e meia, é cada calafrio …. (eu sei, sou meio “cota”) … mas poço? Valha-me “Deuzzzzzzzz” tenham lá mais cuidado com o português (mesmo os pró-acordo) é POSSO.
    #off topic#: será que vai mesmo haver uma “almoçarada” de aniversário?

  13. Avatar de Vítor M.

    Jaca, nunca se sabe, acho que está mais que na hora. 😉

  14. Avatar de Luparhan
    Luparhan

    Jeca:
    Aqui no Brasil, ‘posso’ se escreve assim. Eu até que normalmente escrevo razoavelmente bem. Foi um erro crasso, é verdade. Felizmente foi um descuido, pois há bastante tempo, aprendi a conjugar este verbo. ‘Poço’ continua sendo um buraco profundo. Acredito que aí tenha o mesmo sentido. Apesar de não teres sido muito afável, e você deve ter os seus motivos, fico muito agradecido com o reparo e me desculpem todos que, assim como o Jeca, tiveram calafrios. Em tempo: dê uma verificada na sua pontuação e na concordância, pois a ‘Língua Portuguesa’ não se resume apenas a ortografia. Espero desta vez não ter cometido nenhum ‘descuido’ demasiado.

  15. Avatar de Luparhan
    Luparhan

    Me desculpe o ‘equívoco’, mas é Jaca e não Jeca. Gostaria de acrescentar apenas um detalhe. Atualmente, caso não esteja enganado, ‘freqüentador’ recebe o ‘trema’. Com a ‘mudança ortográfica’ perderemos mais este charme. Porém, não sei se cometeste um ‘descuido’ ou se em Portugal o ‘trema’ não é utilizado. Não custa perguntar para continuarmos aprendendo por aqui. É claro que, eventualmente, levando alguns sustos.

  16. Avatar de Claudio Celeso
    Claudio Celeso

    aki funfou legal… uso o WinXP SP2… valeu… grande post ( esqueçamos as concordâncias e redundâncias…) grande abraço…

  17. Avatar de Bruno
    Bruno

    Oi Lupartan, viva Jaca.
    Aprendi à custa de algumas conversas animadas
    com a minha namorada, que realmente o pt e o br se escreve de modo
    bem diferente.
    Há palavras que nem significam o mesmo.
    Aprendi também que nos pequenos erros dos outros vejo
    a enormidade dos meus.

  18. Avatar de Jaca
    Jaca

    @ Luparhan,

    Eh, eh, Jeca? Não sou ingénuo, nem do interior, mas até teve graça. Quanto ao “trema”, é mesmo “coisa” vossa, por aqui não o usamos.

  19. Avatar de Nuno

    Bem…
    Eu fiz uma análise às duas partições que tenho no disco.. e nem um erro. 🙂