Ardour 5.0: Um fantástico editor de áudio open source

25 Comentários

Na área do áudio, vídeo e fotografia existe software com muita qualidade só que é normalmente pago. A comunidade open source vai partilhando gratuitamente algumas ferramentas bastante interessantes que nos permitem realizar muitas operações sobre este tipo de conteúdos.

A nossa sugestão de hoje vai para o Ardour , um fantástico editor de áudio open source disponível para Windows,  OS X e Linux.

ardour_01


Para quem gosta de trabalhar conteúdos áudio hoje apresentamos o Ardour. Este editor de áudio gratuito e open source pode ser usado para gravar som, criar podcast e claro fazer montagens. Recentemente os responsáveis pelo projecto lançaram o Ardour 5.0 que se destaca por ter suporte para o sistema operativo Windows… mas há mais novidades!

tabbed-small

Outra das novidades que veio com o Ardour 5.0 é o facto de agora ter apenas uma interface (numa única janela), sendo que a mudança entre editor, mixer e acesso às preferências e realizada através de simples botões que estão colocados na parte superior direita.

Para os mais entendidos na matéria de edição de áudio, vejam as outras novidades que chegaram com esta nova versão.

ardour_03

Apesar de não ser um software do segmento profissional, o Ardour é bastante completo em termos de funcionalidades. Experimentem e digam-nos o que acharam desta ferramenta e das novas funcionalidades. Além do Ardour existe também o Audacity que é bastante interessante.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PilotEyes737
    PilotEyes737

    Meeh… O Pro Tools e o Logic Pro X são melhores.

    1. Avatar de xoxota
      xoxota

      Já experimentaste este, ou gostas mesmo é de vomitar palavras?

    2. Avatar de Serato
      Serato

      E até são “grátis” certo?

    3. Avatar de Somaisum
      Somaisum

      Protools ainda é mais um pouco já que só funciona com hardware deles…

      1. Avatar de sa
        sa

        Só funciona com o hardware deles? Errado…

    4. Avatar de rui
      rui

      Claro. Se quiseres andar pela pirataria, e teres isso na tua profissão e quando os inspectores forem lá e que investiguem as tuas licenças fores tu a pagar as multas, podem-se usar à vontade.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        será que ele tb acha piada piratearem o trabalho dele?

      2. Avatar de Pilot Eyes 737
        Pilot Eyes 737

        Alguém falou em pirataria?

        1. Avatar de Pilot Eyes 737
          Pilot Eyes 737

          Tudo legal e ainda tenho os comprovativos até ao momento, amigo. Certo que não foi barato, principalmente se juntar-mos plugins que recentemente comprei para o Kontakt, mas felizmente, com esforço e dedicação, consegui juntar para isso. E mais uma vez, como já referi aqui, sou contra qualquer tipo de pirataria: seja ela de Software, música ou um simples livro ou fotografia.

          1. Avatar de LR
            LR

            Então, porque carga de água comparas dois produtos incomparáveis: um que é (bem) pago, e outro que é grátis? É como comparar alhos com bogalhos, não é verdade? A mania de dizer mal só porque sim é mesmo lixada…

  2. Avatar de Joaquim Lérias
    Joaquim Lérias

    Pro tools 550 €
    Logic Pro X 200 €
    Ardour 0 €

  3. Avatar de Techguy
    Techguy

    É impressão minha ou os desenvolvedores criaram um esquema para quem quiser a versão compilada para instalar tem que pagar uma subscrição? Gratuito é somente o codigo-fonte.

    1. Avatar de ZarkBit
      ZarkBit

      Open Source = Free as in freedom

      Ou seja podes agarrar na source code e compilar sem teres de pagar nada, lá por ser Open Source não significa que seja à borla.

      1. Avatar de Techguy
        Techguy

        Certo. Percebo que é o opensouce. Mas a minha crítica foi a forma que o desenvolvedor tem impingir o software. Tiveste a oportunidade de ver o site deles e a forma como apresentam o download da aplicação? Explicam que o codigo-fonte está disponível para download, mas desencorajam os utilizadores a fazê-lo “You’ll need to build this yourself. That can be a challenging and complex process, especially on Windows and OS X”. Então propõe a versão Ready-to-Run (compilada) e na altura do download dizem para comprar uma subscrição (“Ardour is free as in free speech, not free as in free beer”). Para mim isso é ridículo e falacioso.
        A postura deles é como aquele velho pregão dos carroséis: “Crianças não pagam, mas também não andam…”

        1. Avatar de ZarkBit
          ZarkBit

          Sim, vi o site, e sim vi a forma de “impingir” deles, e não é mentira, em MacOS não sei, mas sei que em Windows fazer compilações é uma dor de cabeça, enquanto que em linux aprender/configurar/compilar nem é muito complicado, pelo menos quando comparado com Windows.

          Há quem não tenha pachorra e que não esteja para perder tempo a aprender a fazer compilações, acaba por ser um serviço pago como tantos outros que apanhas por ai fora.

          Sinceramente não vejo mal nenhum no que eles estão a fazer, só compra quem quer.

          1. Avatar de Techguy
            Techguy

            Penso que não estás a compreender o meu ponto de vista. Não está em causa o valor do software, se é pago ou não. Não gostei foi da abordagem enganadora onde vamos clicando sucessivamente nos links para chegar ao download: “Get Ardour now”; “Just download and run Ardour on your Linux, OS X or Windows computer.”, “Yes, I want Ardour 5 for Windows 64 bit” e quando finalmente chegamos ao fim eis que surge a o quadro “Payment Choice” para escolhermos um plano de subscrição ou pagamento único para obter a versão compilada por eles.
            Porque não apresentam logo esta opção e andam com rodeios para tentar vender o programa? Ainda por mais amedrontam as pessoas ao dizer que tentar utilizar o código-fonte é muito complicado e mesmo assim ainda se quisermos utilizar a nossa versão compilada, eles não dão qualquer suporte.
            Se querem vender, muito bem que vendam! Não gosto é desta postura tipo “não há almoços grátis”

  4. Avatar de Kronos
    Kronos

    Para quem quiser iniciar neste tipo de aventuras e quiser algo básico – intermediário têm o AudaCity grátis e simples, usado por milhares de Youtubers e pequenas empresas.

    Deixo aqui o site: http://www.audacityteam.org/ obviamente não é tão profissional quanto outros, mas para quem quer algo básico e intermediário é um dos melhores na minha opinião.
    O que é excelente em sí.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Sempre usei o Audacity, será que este é melhor?

  5. Avatar de Serato
    Serato

    Meeh…. Move along, nothing to see here….
    Agora a sério, para quem tem ilusões de fazer musica, ou simplesmente para fazer um Podcast, considero uma boa forma de começar, visto que é “grátis”.
    Mas uma boa alternativa (E de longe bem melhor), será o Reaper, também ele “grátis”.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      “REAPER IS NOT FREE
      It is a paid software product just like one you buy in a box from a store.
      If you use it more than 60 days you are required to purchase a license.

      …”

    2. Avatar de Marco
      Marco

      PS: Já percebi porque mencionas “grátis” 😉

  6. Avatar de Miguel Chaves
    Miguel Chaves

    Obrigado Pplware por este artigo! era interessante haverem mais artigos de som (para pessoal músico, artistas em geral). Presentemente uso o Audacity com VST’s de efeito p/ criação de música experimental. Vou já fazer download deste! 😀

  7. Avatar de Leonardo Macedo
    Leonardo Macedo

    Experimentem o Reaper. É muito bom!