Apple Safari 3.1 for Windows Beta

27 Comentários

Safari é intitulado como o browser mais elegante, mais rápido e polido da Web, duas vezes mais rápido que o Internet Explorer, mais sofisticado e aprumado que o Firefox e bem mais audaz que o Opera. Segundo o criador é um browser perfeito, aquilo que procuramos num browser encontramos no Safari.


Será este browser a nossa porta para a Internet no iPhone, no novo Mac OS X Leopard, tal como tem sido nos Mac OS’s anteriores.

Aí está ele para massificar o seu potencial, e como podemos fazer isso? Desenvolvendo o Safari para Windows. Com o progresso no desenvolvimento do Leopard a Apple anuncia o salto para a barreira inimiga e eleva o seu browser a híbrido. Este browser anuncia ter tudo o que os demais têm, mas melhor, muito melhor. As suas principais características são:

  • Separadores (tabs),
  • Uma interface muito apelativa,
  • RSS,
  • Pesquisa de texto nas páginas,
  • Preenchimento automático de formulários,
  • Bloqueio de Pop-up’s,
  • Segurança
  • Campos de texto redimensionáveis,
  • etc e etc e etc.

Podem, e devem, dizer que não estão a ler nada que outros browsers bem menos capazes que o Firefox ou o IE não façam. É verdade, têm razão. Mas, e como é apanágio da Apple, eles criam o que todos têm mas tornam-no em algo que dá vontade de ter, nem que seja pela beleza apresenta. Na verdade, na Apple não pretendem reinventar a roda, mas sim torná-la mais redonda, mais perfeita e com menos atrito.

Habituados como vamos estando à qualidade das criações da casa da maçã acho que merece pelo menos que o testemos. Nem que seja para que fique bem quando recebermos o nosso iPhone!!

A Apple está também a desenvolver vários plugins necessários para uma integração total do seu browser na navegação moderna. Veja aqui os plugins disponíveis.

Alterações na versão:
Implementadas algumas alterações de segurança
Aumentada a estabilidade do browser

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista
Download: Apple Safari for Windows 3.1 Beta [16.71MB]
Homepage: Apple

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    “aquilo que procuramos num browser encontramos no Safari.”
    NoScript, opções de personalização que nunca mais acabam e nada de publicidade? É verdade?!

  2. Avatar de Fabio
    Fabio

    Eu não gostei!

    Prefiro o Firefox…

  3. Avatar de Sonny
    Sonny

    OFFTOPIC:

    Já se encontra disponível o Windows Vista SP1 RTM versão pt-pt em alguns trackers.

    Cumprimentos

  4. Avatar de carlos
    carlos

    antes quando usava o safari tinha muitos problemas. agora que estou usando esta versão já não tives nenhuns problemas. até me admira agora o safari estar em português. mas eu ca prefiro continuar a usar o firefox

  5. Avatar de ZecaPistolas
    ZecaPistolas

    Instalei agora e pareceu-me bastante estável, bem mais que a última versão….

    Agora tenho algumas dúvidas:
    1. Como passo os meus Favoritos do Firefox para o Safari?!
    2. Plugins para o Safari, onde encontrar?!

    cumps 😉

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Na minha opinião é agradável , vou conciliar este com o Firefox.

  7. Avatar de luis
    luis

    Nunca usei, mas toda a gente que eu conheço que usa MacOSX usa firefox… por isso, não deve ser grande coisa :P. Corrijam-me se estiver errado 😉

  8. Avatar de Pheu
    Pheu

    é impressao minha, ou ele tem dificuldade pra logar em site q utiliza redirecionamento do google ?

    eu naum consigo mais acessar meu orkut !

  9. Avatar de Joe
    Joe

    Quando não for Beta faço a descarga, a outra versão supostamente revolucionária estava demasiado má, por isso deixei de sacar betas da Apple. :p

  10. Avatar de Mauro Gentile
    Mauro Gentile

    @luis
    Tenho mac e conheço mtos utilizadores de mac. Todos utilizam safari.

    Da versão para windows n posso falar mas pra mac, é mt bom!
    De qq forma, tb uso o firefox em algumas ocasiões em que o site n lê correctamente no safari.

  11. Avatar de Hugo
    Hugo

    Enfim se o Safari nem no universo “Mac” é utilizado quanto mais em Windows.

    – Pouco prático
    – Instável
    – Pouco ou nada personalizável
    – Produto da apple.. (basta olhar para o leopard e os bsods dele que se ve a qualidade dos produtos desta empresa)

    Dentro de uns tempos a apple desiste do safari para windows e pronto…

  12. Avatar de RUI JORGE
    RUI JORGE

    Desiste? O Safari ainda está em beta… Nunca vi a apple a desistir de um produto para windows, o exemplo é o itunes, que tem a maior loja do mundo, e é o media player mais completo e estável…

    O safari é um browser especial. Ainda pouca gente o usa, pelo que algumas páginas não estão ainda preparadas (uma percentagem muito baixa), e ao trazer o safari p o windows, vamos começar a ter cada vez mais páginas preparadas para iphone, ipod, mac, windows, todas baseadas no webkit do safari… é esse o objectivo.

    O safari em Mac é brutal, muito rápido, inteligente, configurável, e sobretudo muito prático de se usar, e com efeitos “à apple”. O Firefox é mais compativel, e tem muitos add ons, o que o torna também um bom browser. Eu tenho mac, gosto do firefox, e uso, mas o meu browser de eleição é o Safari. No entanto, para Windows, posso dizer que está muito aquém da versao para Mac (Visto ainda ser beta, no Mac já está finalizada à vários meses).

  13. Avatar de Pito
    Pito

    A proposito estava usando firefox a um bom tempo ,testei o Safari 3.1 e não gostei,chequei a sequinte conclução O Internet explorer 7 ainda é o melhor .

    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  14. Avatar de Renato Paupério
    Renato Paupério

    Sr Hugo, penso que deve deixar de falar de MAC OS, devia seriamente tentar algum dia trabalhar numa maquina Apple. Ou entao tentar recolher mais informaçoes sobre o produto, pois parece-me que o Sr. está a falar daquilo que nao sabe. Pois nos grandes projectos, como contrução de Edificios, na area da musica, e muitas mais o Sr. vê somente maquinas Apple, e claro com o Sistema Operativo MAC OS. Se me disser que o Leopard tem alguns problemas. Diga-me entao os problemas. Para eu fazer a verdadeira lista de problemas de Windows XP ou até mesmo do nosso amigo, Windows Vista.

    Sem mais.
    Renato Paupério

  15. Avatar de Pito
    Pito

    A proposito estava usando firefox a um bom tempo ,testei o Safari 3.1 e não gostei,chequei a sequinte conclução O Internet explorer 7 ainda é o melhor esta mais rapido e mais seguro.e não tem tantas atualização como os demais.

    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  16. Avatar de Pito
    Pito

    A propósito estava usando Firefox a um bom tempo ,testei o Safári 3.1 e não gostei,chequei a seguinte conclusão A Internet Explorer 7 ainda é o melhor, esta mais rápido e mais seguro. e não tem tantas atualização como os demais.

    Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  17. Avatar de RUI JORGE

    As pessoas tem tambem que perceber que as aplicações da Apple para windows não tem de longe a mesma qualidade que as nativas do Mac OS X. Por exemplo, o MAC OS X tem nativo o webkit, ou seja, tanto o safari, como widgets, como a itunes store, usam o motor webkit para “renderizar” as páginas. É muito rápido e torna as páginas mais bonitas (fontes mais agradáveis, etc). O safari é apenas o interface que nos liga ao webkit.

    Ora, no windows não existe webkit. Aliás, no windows não existe nada a não ser o próprio explorer, que é pobrezinho por natureza (e lento a renderizar seja o que for!). Cada aplicação no windows tem que se fazer valer dos seus próprios meios. Assim, o safari para windows é uma tentativa de criar as páginas o mais parecido possível ao webkit, o mais semelhante, e mais compatível com o sistema da apple e consequentemente o iphone. Por muito que a apple tenta, vai ter sempre uma grande dificuldade: Passar por cima de todo o sistema windows, que é já por si lento e muito buggy para quem desenvolve as aplicações. Aliás, há mesmo certas funcionalidades que nunca poderão funcionar em windows, porque o sistema não permite (tal como o itunes, no caso do drag and drop de musicas directamente de playlists, ou no safari o drag and drop de imagens ou links, ou de tabs com o efeito que a apple proporciona). Portanto temos que perceber que isto é uma tentativa da apple chegar a um público maior, fazer-se valer do exito dos seus produtos, mas que na verdade no windows ficam ofuscados. Nada no windows brilha, nada tem cor, nada tem a funcionalidade que há no mac, porque o próprio windows não o permite…

  18. Avatar de António Pedro
    António Pedro

    @RUI JORGE:
    A única vantagem que vejo em utilizar o Safari no Windows é mesmo o facto de este utilizar Webkit. De resto, que tem o Safari a mais que o Firefox? Oh sim, integra-se melhor com o MacOS X, não duvido. É mais bonito? Nem vou discutir isso. Mas será que é mais funcional que o Firefox, ou até mesmo o Opera? Obviamente que não.

    O Safari foi feito para ser simples, objectivo, e tem apenas as funcionalidades essenciais. Não é que isso faça dele um browser mau, muito pelo contrário; no entanto, não o podemos julgar pelos mesmos critérios que julgamos outros browsers, pois são browsers feitos para públicos completamente diferentes.

    Já agora… o MacOS X tem Webkit “nativo”. E dizias que o Safari no Windows tenta renderizar as páginas o mais parecidas possível com o Webkit. Mas então o Safari no Windows não tem Webkit por si mesmo? Um de nós deve estar a confundir alguma coisa… Aquilo que é emulado no Windows não é o Webkit (este até é open-source, e até existe já noutros browsers para linux), mas sim a API denominada Quartz 2D (creio eu que se chama assim).
    E até é por esta razão que o Safari não é nada mais que uma cobaia para a Apple. Uma cobaia para tentar monopolizar outros ramos de software, levando os users de windows consigo. Acho que isto é bastante óbvio.

    @Renato Paupério:
    Nenhum Sistema Operativo é santo. O Leopard não é excepção. Um exemplo de um bug: mal saiu, vários users descobriram que o seu querido Finder trazia consigo um bug que causou perda de vários GB de dados, um erro que, para qualquer pessoa que o analise, é ridículo, e inaceitável. Esperemos que o tenham corrigido. Mas lá se vai o certificado de qualidade facilmente. Apple *não é* infalível. Tem bom software, claro, mas também tem os seus defeitos.
    Não estou aqui a defender o Windows (nem o uso), nem o Linux (que obviamente também tem falhas), mas estou apenas a mostrar que também há erros *graves* na Apple.

    E já agora… quem tem o Safari no Windows a ver com a “qualidade” dos produtos da Apple? NADA! Para já, o Safari é apenas o princípio do monopólio; não tem nada a ver com “mostrar que têm qualidade”.

  19. Avatar de StAnger
    StAnger

    Caro Renato Paupério

    Está um pouco enganado quanto aos “grandes projectos, como construção de Edifícios” pois esses são normalmente efectuados em AutoCAD e este actualmente só em Windows, pois foi uma grande dor de cabeça no Mac com o AutoCAD R11 e R12.

    Quanto ao melhor browser esse não existe, todos têm falhas, desde o IE ao Firefox e até o Safari. Sendo que o mais universal, leia-se o que lê todas as paginas é o IE, e sei do que falo, pois uso o FireFox como principal, mas de vez em quando lá tenho de ir ao IE. Quanto ao Safari já exprimentei e pus logo de lado. Até pode ser bom para Mac mas para Windows é mesmo o pior.

    Cumps

    StAnger

  20. Avatar de RUI JORGE

    Sim, o safari não pode levar com 30 add ons em cima, e não tem milhares de temas (nem se pretende). Mas também é por isso que é imediato a abrir, enquanto que o firefox temos que ir beber um café, e voltar, para começar a usar… Então com add ons… Eu gosto do firefox, mas peca mesmo por ser extremamente pesado. E pra mim, o simples é sempre o mais eficaz, e tem tudo o que qualquer outro tem: Tabs, os botões e funcionalidades essenciais, favoritos e histórico ainda mais bem organizados, e um modo de funcionar bastante intuitivo. E o firefox 3 está com uma compatibilidade brutal, quase 100% das páginas abrem correctamente, só as “mal feitas” é que dão problemas…

    Opção para Mac: Camino. É o Firefox versão light, e provavelmente o mais leve e rápido que existe, mas peca por utilizar o motor antigo do firefox (aliás, é reconhecido como sendo o firefox 1, pelos sites. Basta ir ver as stats e está lá).

    Por isso acho que é uma questão de gosto e adaptar ás necessidades. Parece-me que o safari é bem equilibrado. Pena a versão para windows ser tão buggy ainda e tão “windows”. A experiência e touch apple perde-se completamente…

  21. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quem é q faz grandes projectos de edificios em Autocad???? quem parou no tempo, de certo!

    O autocad é um programa de desenho técnico, nada como o Archicad! Esse sim programa de edificios, de projecto de arquitectura e construção civil, 2D e 3D!

    E sim, o Archicad trabalha lindamente em MAC! O autocad já era… daaaaaa

    Infelizmente não trabalho com MAC, mas nunca vi nada q não trabalhasse bem em MAC.

    Uso o safari em windows, mas tenho de admitir que AINDA não é perfeito… mas chega lá! O itunes chegou!… quer em win quer em mac… e para quem tem um ipod, é indespensável!

  22. Avatar de StAnger
    StAnger

    Ricardo

    Dê uma olhadela no site da AutoDesk e descubra o Revit.

  23. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Revit, sim! Trabalho com revit e com archicad. Mas revit e archicad nao tem nada a ver com autocad, ok? Revit foi a resposta da autodesk à graphisoft para concorrer o archicad, nenhum deles tem nada a ver com autocad

    E onde é q REVIT trabalha em ambient MAC!!!!! Eu trabalho com archicad à cerca de 3 anos e em windows vai muitas vezes a baixo e em mac nunca foi abaixo… infelizmente nao trabalho só em archicad, se não optava sempre por um mac…

    e está em causa é o safari…

  24. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Mas o Revit tb é muito bom programa… e cá pra mim é bem capaz de vir a deitar o archicad abaixo… pena não correr em MAC…

  25. Avatar de rikas

    Sem querer entrar em discussões estúpidas, eu sou utilizador de Mac (e Mac OS X claro!) e não uso o safari.

    Consegue ver-se claramente que é mais rapido e tem algumas funcionalidades que fazem falta a quem corre Mac OS, mas de facto não tem a infinidade de plugins e personalização do firefox, que é o que me faz falta.

    Em Windows jamais o utilizaria, porque nem sequer tem as vantagens que referi.

  26. Avatar de Edward
    Edward

    Se na instalação do Safari 3.1 Beta PT_PT o idioma continuar em Ingles en-US
    Ai vai uma boa dica. Va em excutar
    C:\Arquivos de programas\Safari\CFNetwork.resources.
    Renomear a pasta pt_PT.lproj para pt_BR.lproj o mesmo procedimento nas pastas : CoreFoundation.resources ,PubSub.resources , Safari.resources , WebKit.resources . Abra o Safari e ele estara em pt-Pt bastante claro quase em PT-BR.

    FUiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  27. Avatar de Edward
    Edward

    Safari 3.1 pt-BR.
    Se na instalação do Safari 3.1 Beta PT_PT o idioma continuar em Ingles en-US
    Ai vai uma boa dica. Va em excutar
    C:\Arquivos de programas\Safari\CFNetwork.resources.
    Renomear a pasta pt_PT.lproj para pt_BR.lproj o mesmo procedimento nas pastas : CoreFoundation.resources ,PubSub.resources , Safari.resources , WebKit.resources . Abra o Safari e ele estara em pt-Pt bastante claro quase em PT-BR.

    FUiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii