Any Weblock – Bloquear o acesso a conteúdos na Internet

26 Comentários

Como pais e educadores temos o dever de proteger as nossas crianças de muita informação que anda à solta na Internet. Como patrões e empregadores temos, por vezes, de limitar os acessos dos nossos funcionários a essa mesma informação. A forma de o fazer envolve, na maioria dos casos a utilização de mecanismos para desabilitarmos o acesso a esses sítios web.

Naturalmente que utilizadores mais experientes conseguem contornar muitos dos mecanismos, mas o Any Weblock procura combater esses acessos de forma diferente e eficaz.


Este software limita o acesso dos utilizadores dos PC’s onde está instalado a uma lista de domínios e/ou subdomínios, sendo independente do browser utilizado. Desta forma conseguem controlar o acesso desses utilizadores aos sites que entenderem não ser apropriados. É garantida uma protecção adicional, dada por uma password, para evitar que o Any Weblock seja desactivado ou que removam domínios da sua lista.

Sempre que um utilizador tenta aceder a uma página alojada num domínio que está incluído na lista do Any Weblock é mostrada uma mensagem no browser que indica que o sitio em causa está com problemas e o utilizador nem se apercebe que o seu acesso foi inibido.

O processo inicial de configuração do Any Weblock pode ser moroso pois é necessário colocar todos os domínios que pretendem barrar. Devem para isso clicar no botão + que se encontra na interface e na caixa que for apresentada devem colocar os dados referentes a esse domínio. Para facilitar a configuração é possível definir um domínio e indicar que todos os sub-domínios a ele pertencentes estão também inacessíveis.

Se pretenderem podem limitar apenas alguns sub-domínios, mas esses devem ser colocados manualmente. É também possível limitar apenas sub-domínios e permitir o acesso ao domínio principal.

Como indicado antes, podem em qualquer altura definir uma palavra chave. Tenham atenção que sem essa palavra-chave não conseguem gerir ou remover o Any Weblock.

Como forma de apoio é possível recuperar a palavra-chave através de um conjunto pergunta/resposta.

Para ajudar todos os utilizadores do Any Weblock é possível exportar ou importar as listas de domínios. O processo é simples e rápido, sendo apenas necessário que indiquem a localização pretendida para gravação ou leitura da lista.

Os criadores do Any Weblock disponibilizam no seu site algumas lista já prontas a serem importadas para esta ferramenta. A gestão e manutenção não é da sua autoria, mas estas estão sempre actualizadas. Podem consultar essas listas aqui.

O Any Weblock vai permitir-vos limitar de forma simples e rápida o acesso a determinados sítios da Web. USem-no como forma de auto-censura ou como forma de controlarem quem necessita deste tipo de impedimentos.

Muito provavelmente não será 100% fiável, mas é mais uma ajuda na hora de controlar os acessos indevidos a sites da Internet. Usem-no apenas em quem tem mesmo de ver os seus acessos limitados e não como forma de controlar. É uma ferramenta poderosa e dever ser usada com cuidado e atenção.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Any Weblock 1.1.0 [362.23KB]
Homepage: Lista sites a bloquear – Any Weblock
Homepage: Any Weblock

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Viperz0r
    Viperz0r

    “Muito provavelmente não será 100% falível”

    É capaz de ser antes:

    “Muito provavelmente não será 100% fiável”

  2. Avatar de Paulo Ribeiro

    ainda não testei mas provavelmente isto substitui o site no ficheiro hosts do windows por uma pagina local ou servidor local / dns, tipo sex.com 127.0.0.1

  3. Avatar de Carlos B.
    Carlos B.

    Parece interessante.

    De momemnto n posso testar isso.
    Seria possível indicarem se há a possibilidade de criar um lista de acessos permitidos, ao invés de escolher os bloqueados?

    E já agora, se é possível ao utilizador terminar o processo da aplicação, inutilizando o efeito da mesma.

    Obrigado, e boas festas ^^

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Experimenta o Painel de Controlo\Contas de Utilizador e Segurança Familiar\Restrições de Acesso

  4. Avatar de cris
    cris

    Sempre achei esse tipo de programa inutil em detrimento a uma ACL implementada. De hoje em dia até os mais basicos routers já comportam essas funções de modo muito simples e graficos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      ACLs??? Tchiii, achas que criar uma ACL está ao alcance de todos? Há situações em que não vale a pena aumentar a complexidade…

    2. Avatar de RCS
      RCS

      E o que é este programa senão uma ACL local. As vezes podes não ter acesso as definições do router.

  5. Avatar de Diman
    Diman

    Nada que o Kaspersky nao seja capaz de fazer!

  6. Avatar de Manuel Silva
    Manuel Silva

    Parece que o programa coloca entradas no ficheiro hosts (c:\windows\system32\drivers\etc).

    Também vale a pena ver: http://www.abelhadigital.com/hostsman

    É pena que estes programas usem o 127.0.0.1 em vez de 0.0.0.0 – já que este último é mais rápido e não causa conflitos com servidores web locais.

    1. Avatar de Hugo Costa
      Hugo Costa

      o Hostsman, gestor do ficheiro hosts, é óptimo!

  7. Avatar de Miguel Oliveira
    Miguel Oliveira

    Precisava de uma forma de posto a posto bloquear toda a internet, ficando esta apenas disponivel para o Outlook, é possível?

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Para isso o ideal é bloquear a partir de uma firewall tudo, excepto a aplicação do Outlook.

      Mas não experimentei… não sei se terás problemas ao nível da visualização de emails com conteúdo HTML… Em teoria, não!

  8. Avatar de xtrender
    xtrender

    ping site.com
    depois http://xxx.xxx.xxx.xxx
    sendo xxx.xxx.xxx.xxx o ip devolvido pelo comando ping.

    Consegue dar a volta a isto.

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Não… pois o comando:

      ping site.com

      Devolve o IP que está no ficheiro dos hosts… 127.0.0.1 ou 0.0.0.0

      Pode-se sim ir para um ip específico:

      http://66.113.131.78

      Porém, quando se trata de um alojamento web partilhado, provavelmente não se vai ver a página pretendida. (que é o que acontece com o domínio “site.com” cujo ip 66.113.131.78 é partilhado para vários domínios)

      Isso sim! Mas para isso o melhor é mesmo uma firewall decente ou um gateway linux com o squid.

      1. Avatar de xtrender
        xtrender

        eu estou em Win7.
        Fiz tal e qual como disse e resultou..

        fiz

        no etc/hosts
        127.0.0.1 http://www.facebook.com

        fui ao browser
        http://www.facebook.com -> not found.

        ping http://www.facebook.com
        -> devolveu o ip do facebook.

        Talvez fosse por não ter reiniciado o computador.

        1. Avatar de Manuel Silva
          Manuel Silva

          Por acaso é estranho… Também não é necessário reiniciar o pc! 😉 basta correr (na linha de comandos): ping /flushdns

        2. Avatar de Rui
          Rui

          podes dar-me uma dica (a linha de comando) de como conseguiste bloquear o facebook no hosts? Já tentei de várias formas e o facebook nunca desliga!

  9. Avatar de Cave
    Cave

    Boa tarde,

    Precisava de um software assim, mas como o “Carlos B.” referiu, seria mais interessante definir apenas os domínios autorizados, pois bloquear tudo o que não interessa aos putos é impossível.
    Alguém tem alguma dica para isto?

    Abraços

      1. Avatar de kamy
        kamy

        Penso que o SteadyState não é compatível com o Windows 7…e segundo a MS, vai ser descontinuado…

        “ANNOUNCEMENT: Windows SteadyState will continue to be available for download through December 31, 2010. Support for Windows SteadyState will continue to be available through the Microsoft Knowledge Base portal through June 30, 2011.”

        Falta saber se a MS vai disponibilizar alguma app equivalente para o Windows 7.

        “I hope so…”

  10. Avatar de António Lopes
    António Lopes

    Se eu aplicar isto num servidor ele aplica a todos os users ?

    1. Avatar de Manuel Silva
      Manuel Silva

      Depende… Não! Não dá!… estava a brincar!

      O ficheiro dos hosts no servidor só serve para ele próprio resolver nomes… Os clientes numa rede terão de resolver os nomes pelos seus próprios meios… começando primeiro pela cache, depois pelo ficheiro dos hosts, e pelos DNS atribuídos quando nenhuma das formas anteriores resultou.

      Assim, se o servidor for um servidor de nomes… aí já se pode conseguir qq coisa. Mesmo assim o ideal é o ISA Server da Microsoft ou o Squid-Cache para Linux.

      Se for para criar uma gateway mesmo o Linux (Ubuntu Server + Squid + Webmin). O Squid, além de proxy, também faz cache – melhorando um pouco a ligação por parte dos clientes. O Webmin ajuda muito nas configurações e na administração do proxy e do servidor em geral (até é possível instalar o Squid a partir do próprio Webmin! – Recomendo!!!)

  11. Avatar de kamy
    kamy

    Pena não aceitar expressões regulares…

  12. Avatar de kamy
    kamy

    Até agora só encontrei um que faz o pretendido mas só é gratuito para uso pessoal(http://quartzo.com/interapp/)…se alguém conhecer uma app gratuita que permita bloquear sites do tipo:

    qqcoisa.hi5.com

    agradecia que partilhasse….obg

  13. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    boas tardes,

    preciso de uma solução de content filtering mas para implementar numa lan com cerca de 180 pc’s.
    Estive a ver uma solução da DansGuardian. Alguém conhece ou utiliza?
    Para quando uma review de um software do género (mais a nível empresarial)?
    Obrigado.