Android Studio 3.0 – A melhor ferramenta para criar apps Android

21 Comentários

Foi há cerca de um ano que a Google disponibilizou o novo Android Studio 2.0 que se destacava por trazer um novo emulador que era 3x mais rápido que o seu antecessor. Depois de várias betas, a Google lançou agora o novo Android Studio 3.0 que traz várias e interessantes novidades.



O Android Studio é um plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é baseada no IDE IntelliJ IDEA da Jetbrains e é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores. Segundo a própria Google, com o Android Studio a programação para Android é mais simples e rápida. Com a nova versão 3.0, a Google focou-se essencialmente em oferecer uma ferramenta que permitisse o desenvolvimento rápido de aplicações.

Este IDE tem tudo o que um programador precisa para programar uma app, incluindo um editor de código bastante completo, ferramentas de análise de código, emuladores, etc. Apesar das várias novidades que chegam com a versão 3.0, destaque para:

  • Novo conjunto de ferramentas para avaliar problemas de desempenho de uma app;
  • Suporte para a linguagem de programação Kotlin;
  • Conjunto de ferramentas (e assistentes) para acelerar o desenvolvimento de apps nas mais recentes APIs do Android Oreo;

Conheçam todas as novidades

O Android Studio 3.0 é provavelmente a melhor ferramenta para desenvolvimento de aplicações Android e o melhor de tudo é que é gratuita e está disponível para diversos sistemas operativos. Todas as novidades desta versão podem ser encontradas aqui.

Android Studio 3.0

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jAr
    jAr

    “A plataforma é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans”. É melhor que isso, é baseada no IntelliJ.

  2. Avatar de Miguel Silva
    Miguel Silva

    Isto é que deviam ensinar nas escolas, e não PowerPoint e companhias…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tudo é preciso. Se fores fazer uma apresentação do teu projeto, vais precisar do PowerPoint ou uma plataforma parecida 😀

      1. Avatar de Eduardo
        Eduardo

        Gente preciso de um app de entregas nao manjo nada sou apenas um motoboy por favor me ajudem so tenho como pagar apenas ajuda de custo desde e ja agradeco chama no zap 11999570000 preciso de um pessoa experiente por motivo da magnitude do app desde ja agradeco

  3. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    Uso Android Studio desde a sua versão 0.1.
    Antes usava Eclipse mas sem duvida que Android Studio veio facilitar muito as coisas.
    Tenho actualmente 6 aplicações publicadas na Play Store. Não tenho mais porque estive envolvido no desenvolvimento de 2 portais. Mas pretendo continuar a desenvolver para Android. Estou aberto a novos projectos Android. Podem ver as minhas aplicações Aqui:

    https://goo.gl/FYlOIR

    https://goo.gl/CvQS03

    https://goo.gl/vQO1ra

    https://goo.gl/VR1n9b

    https://goo.gl/sQqqju

    https://goo.gl/qCwgwa

    Quanto ao Kotlin ainda não tive oportunidade de estudar essa nova linguagem.
    O Java atende-me muito bem para o que preciso fazer.
    Mas pretendo assim que possível iniciar os estudos de Kotlin.

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      César, não leves a mal a minha critica, mas o meu intuito é ajudar e dar uma opinião sincera.
      As Apps que incluis nos links acima não fazem sentido, são simples Apps que não oferecem qualquer funcionalidade esperada de uma App, são apenas um simples website básico em forma de App. se queres entrar no mercado de trabalho Internacional aconselho-te a fazer algum projetos mais úteis e não incluas estas Apps no teu Portfolio. Mas não quero com isto deitar-te abaixo, apenas ajudar-te a seguir a direcção correcta.

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Olá Goncalo, boa tarde,

        Obrigado pela tua opinião relativo as minhas apps. Criticas construtivas são sempre muito bem vindas.

        Todas as minha apps são nativas. Isto é, nada de webview. São todas programadas em Java. Na minha opinião são apps como outras quaisquer.
        São apps de conteúdos.
        A App TV Atlântica tem uma função: Ver Videos de uma web tv brasileira.
        A App Codificação Espírita tem a função de estudo, tomar notas sobre o que se estuda.
        mmobile.pt é o nosso website. A App mmobile.pt tem a função de blog e apresentação do portfolio.
        A app Britaminho, spat-tfx e Arq. Ronaldo J. Costa são apps de mobilização de sites. São apps de conteúdo.
        Nessas apps podem consultar-se os produtos/serviços da empresa ou os projectos do arquitecto.

        Actualmente uma grande percentagem de visitas a websites são via dispositivos móveis. Então porque não criar-se apps desses mesmos sites(mobilização de websites). Penso até que isso é o futuro.

        Se tiveres uma ideia para um aplicativo entra em contacto comigo.
        Poderei desenvolve-la. Seja o que for.

        Um abraço
        Liga-me

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Eu tenho uma ideia para uma app apesar de haver uma com o mesmo propósito está muito incompleta. Deve dar algum trabalho em termos de base de dados mas de certo será rentável se for bem desenvolvida e intuitiva

          1. Avatar de César Oliveira
            César Oliveira

            Olá Pedro, boa tarde,

            Liga-me

            Um abraço
            César Oliveira
            http://mmobile.pt

        2. Avatar de Milton Sá
          Milton Sá

          Apps de mobilização de sites…lá se vai a UX pela janela fora…
          É verdade que cada vez mais o acesso é feito via dispositivos móveis, mas a resposta não deve ser converter um site em app, mas sim construir no próprio site uma UX adequada para dispositivos móveis com responsive web design.

          Uma app deve ser uma opção secundária e de preferência que ofereça funcionalidades acrescidas! Se todos criassem apps em vez de adaptar os seus sites, estaríamos a ter que instalar apps todas as vezes que fossemos consultar um site novo e teríamos os smartphones com 500 apps só para ver conteúdos…

          0,02€…

          1. Avatar de César Oliveira
            César Oliveira

            Esquece isso de Web Design Responsive, Não é a melhor opção.
            É preferível fazer uma app caso a empresa tenha condições para ter uma app.
            Caso a empresa não tenha condições para ter uma app então faz isso que falas-te.

            Milton, não concordo contigo de que uma app deve ser uma opção secundária. É cada vez mais uma opção primária.
            Os clientes tem a empresa no bolso. A qualquer momento a empresa pode enviar uma notificação para todos os seus clientes com promoções, sugestões, …

            Também não concordo com essa ideia de que seria preciso ter 500 apps instaladas das empresas. Tu só terás instalado no teu telemóvel as apps das empresas que te interessam ou que precisas.
            Para além disso podes desinstala-la caso não te interesse a empresa.

      2. Avatar de Zé Tó
        Zé Tó

        E tu? tens alguma app? Também queria malhar um bocadinho…

      3. Avatar de Rafael
        Rafael

        Boa noite, gostaria de lhe falar acerca de uma ideia para um aplicativo móvel.
        Envie-me um e-mail se estiver interessado.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      César Oliveira ——–> envia-me o seu e-mail, para falarmos.

      1. Avatar de César Oliveira
        César Oliveira

        Olá Fernando, boa tarde,

        info@mmobile.pt
        skype: mmobile.pt

  4. Avatar de Crow-
    Crow-

    “O Android Studio é um plataforma de desenvolvimento para Android, criada pela Google. A plataforma é semelhante ao popular Eclipse, com ADT Plugin, ou ao Netbeans, oferecendo as melhores ferramentas e funcionalidades aos programadores.” > Que grande volta.. quando podia ter dito que na realidade o Android Studio é desenvolvido tendo como base o IDE IntelliJ IDEA da Jetbrains.

    1. Avatar de Vítor M.

      Faltava informar que era uma plataforma com o cunho Google. Por vezes ser simples demais causa perda de informação. Obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Crow
      Não é volta nenhuma e esta a falar de coisas diferentes. Uma coisa é estares a comparar com as outras plataformas…eclipse e Netbeans…outra coisa é dizeres qual foi a “inspiração” de desenvolvimento da plataforma, que nem me parece relevante, a esta altura, para o artigo.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    …e a mais pesada também!

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Uma solução simples, leve, fácil de usar e com muitas potencialidades: https://www.b4x.com
    Para já resolve todas as minhas necessidades.
    Recomendo uma análise.

  7. Avatar de Miguel Jorge
    Miguel Jorge

    Boa noite,
    Procuro alguém para desenvolvimento de uma App para a minha empresa.
    Já possuo uma que eu próprio desenvolvi, mas necessito de uma nova.
    Por favor enviem possiveis orçamentos para miguel.jorge@ajseg.pt
    Obrigado