Alternativas ao Explorador do Windows

17 Comentários

Existem actualmente disponíveis inúmeras aplicações alternativas ao Windows Explorer, sendo que muitas são pagas, outras são versões “lite” que não dispõem de todos os recursos das versões principais.

Assim, as minhas sugestões vão para aquelas que sendo gratuitas, são simultâneamente portáteis (portable) permitindo assim a sua utilização em qualquer PC, bastando para tal copiar apenas a pasta que contém os ficheiros da aplicação para uma Pen-USB.


Vou sugerir três aplicações que me agradam bastante, se quiserem experimentar mais algumas que reúnam as condições referidas: gratuitas, portáteis e de pequeno tamanho podem dar um click aqui. Com certeza que existem muito mais aplicações com estas características, mas o que se pretende é apenas dar uma dica com alguma utilidade aqueles que procuram algo semelhante.

– TabbyFile 2.0
Uma das minhas favoritas, pela simplicidade, facilidade de utilização e a forma limpa como é apresentada no desktop. A utilização de painel duplo e de abas são uma das vantagens desta aplicação que apesar de não possuir muitas funções extra, desempenha o seu papel de forma brilhante.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: TabbyFile 2.0 [1.5MB]
Homepage: Brandlima

– A43 File Management Utility 2.52
Além das funções básicas, esta pequeníssima aplicação, de apenas 873Kb inclui editor de texto, localização de ficheiros, vista de painel duplo, botões de favoritos, função zip/unzip de forma bastante fácil bastando arrastar os ficheiros. Não necessita de instalação e não deixa qualquer rasto no Registo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP
Download: A43 File Management Utility 2.52 [873KB]
Homepage: Primitus

File Commander 5.0.9.130 beta 3
A opção com mais funcionalidades e extras incluídos com um sistema de localização de ficheiros muito rápido. Visualização multi-painel. Suporte de ficheiros Zip, 7zip e Rar. A lista de funcionalidades é grande, portanto há mesmo que experimentar.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP
Download: File Command 5.0.9.130 beta 3 [3MB]
Homepage: Godlike Software

Autor: TokicoFather

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de S. Costa

    Boas… eu uso mesmo o Explorador do Windows, na entanto assim numa primeira vista pelos screenshots acho que optava mesmo pela ordem aqui apresentada, primeiro o TabbyFile; A43 File Management Utility e por último o File Commander.
    Para mim quanto mais fácil e simplificado melhor!!!

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Acho que falta a melhor de todas as aplicações, que na minha modesta opinião é o FreeCommander (http://www.freecommander.com). É freeware, multipainel, sincronizador de pastas, e milhentas outras funcionalidades.

    Experimentem que vão gostar … eu pelo menos não quero outras.

    Bem hajam PPW

  3. Avatar de m4n_in_bl4ck
    m4n_in_bl4ck

    Não me parece q seja de grande utilidade trazer um ‘explorador de ficheiros’ na pen. Imaginemos q temos de aceder rapidamente a uma pasta ou a determinado ficheiro. Quantos de nós se lembrarão de abrir primeiro o explorador q está na pen…? Eu pessoalmente prefiro aqueles q permitem substituir totalmente o explorador do windows (ou seja, ao abrir uma pasta, esta abre com esse programa X em vez do normal). Caso contrário, é apenas mais um programa a ‘apanhar pó’ no meu computador.

  4. Avatar de serginho
    serginho

    Na pen nao, mas da jeito se tiveres um AMD k se arrasta em XP…

  5. Avatar de Miguel Jeri

    +1 para o FreeCommander

    Cumps a todos

  6. Avatar de Diego Marcell²

    uiaaaa, gostei do Free Commander

    baixandooooo

    será q ele é melhor q o xplorer²

  7. Avatar de Flin
    Flin

    Eu uso o ExplorerXP. É simples, pequeno, rápido e tem tabs. Mais funcionalidades não uso.
    Flin

  8. Avatar de Tyurias

    eu uso o Explorador do windows e dou-me bem com ele.
    ja experimentei o TabbyFile e não me convenceu.

    fikem bem
    hasta

  9. Avatar de Cláudio Oliveira
    Cláudio Oliveira

    @serginho, um AMD arranja-se com o XP? Generalizar é feio. Há também alguns Intel que se arrastam com o XP.
    Cá está uma pessoa que fala do que não sabe.

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Eu uso o 2Xesplorer, a versão antiga do xplorer², acho ele bem melhor e a jantagem de poder ter o explorer em dual panel, ou seja dois painéis do explorer simultaneamente, o que facilita muito o trabalho, ele tem tbémvárias outras funções, umexplorador de imagens com previsualização e é free. O ponto negativo é que não é mais atualizado. Se quiser atualizado tem que usar o xplorer², que tem a versão lite tbém. Por enquanto é só, valeu galera.

  11. Avatar de Mário
    Mário

    n vejo mta utilidade nestes programas

  12. Avatar de UKN
    UKN

    Uso este : Total Commander.
    A unica alternativa que lhe vejo (para o uso que lhe dou) é o Directory Opus .
    Não são free’s …
    Uso maioritariamente por estar habituado há tempos valentes … e pelas funções extra que fazem muita coisa.

    O Filecommander chamou-me à atenção … tenho que experimentar isso.
    O TabbyFile já tinha experimentado e para um uso simples é bom.

  13. Avatar de inelsonrocha
    inelsonrocha

    Há uns anos que ando sempre à pesca destas alternativas ao explorer.
    Descobri o QT TabBar (Tabs on Explorer) há uns meses e tem dado conta do recado. É muito simples e apenas acrescenta funcionalidades ao explorador do windows, tipo tabs, memória dos paths e tal.

    Mas vejam aqui que é mais fácil:
    http://members.at.infoseek.co.jp/Quizo/freeware/indexEn.html

  14. Avatar de Tun
    Tun

    Fico com o FreeCommander, as abas são show de bola, além de poder travar uma aba para que fique sempre aberta.. entre outras coisas…
    Marcos

  15. Avatar de Joao Batista
    Joao Batista

    Problema cronico no Vista: Ao pesquisar arquivos, nao atualiza a data da ultima modificacao. Um arquivo alterado continua apresentando data antiga.
    FreeCommander é otimo, porem falta acesso direto ao Winzip / Winrar, a partir do botao direito, para selecionar os arquivos e compactar.
    Alguns dos softwares descritos possui essa funcionalidade?

  16. Avatar de desonhecido
    desonhecido

    desulpa enganei-me nao era para isto ke eu estava a responder recusa obrigado fica bem e desculpa p incomodo tava a olhar pa outro lado

    fica bem desc ulpa o imcomodo fi ca
    agora a serio fica bem xau

    e ja agora ta fixe

  17. Avatar de Whooper
    Whooper

    E para o Win7?
    No Vista usava a Qttabbar.Mas no 7 ela funciona mto mal, crasha mta vez.

    Alguma sugestao para ter tabs no explorador do Win7 ?

    fiquem bem!