Acompanhe a evolução dos browsers

35 Comentários

O utilizador tem ao seu dispor vários browsers e cada um deles reclama para si a vanguarda da navegação. As novas e recentes tecnologias estão a influenciar fortemente os caminhos que os browsers traçam. HTML5, aceleração gráfica, optimizações de Javascript, API’s e outras novidades, são os trunfos que cada utilizador poderá usar.

No entanto, o mercado confunde o utilizador, pois tantas são as versões lançadas do mesmo navegador, que dificilmente um utilizador poderá dizer que utiliza o melhor ou o mais estável dos browsers. Afinal quais são as últimas versões dos navegadores?

Pois bem, fiz uma pequena compilação dos 4 mais fortes browsers, para windows, no momento. Cada um traz novas ferramentas, novas interfaces e muitas novidades técnicas.

Firefox 4 Beta 6

Download: Firefox 4 Beta 6

Opera 10.70 Build 9049

Download: Opera 10.70 Build 9049

Chrome 7.0.517.8 dev

Download: 7.0.517.8 dev

Internet Explorer 9.0.7930.16406

Download: Internet Explorer 9.0.7930.16406

Instale, desinstale, teste, experimente, leve o seu browser ao limite. Fique com uma ideia daquilo que serão os browsers de amanhã. Deixo-lhe ainda uma lista de sites onde poderá testar a performance de cada browser:

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de luminoso
    luminoso

    Faltou dizer que todas as versoes deste artigo são EXPERIMENTAIS e SUGEITAS A FALHAS E ERROS que poderão levar a crash do navegador, a renderings de páginas errados ou uma experiencia de web mediucre.

    São destinadas a entusiastas desenvolvedores web para comecarem a preparar os seus sites, plugins, etc e a entusiastas que desejem colaborar no envio de erros e colaboracao de software experimental e NUNCA a utilizadores que querem ter algo estavel, que funcione com mais garantias.

    1. Avatar de Vítor M.

      É subjectivo. uso a versão Chrome 7.0.517.8 dev e não vejo qualquer problema em relação à versão estável.

      O Opera não tem nenhuma situação apontada de instabilidade, por exemplo.

      É relativo o facto de serem versões não finais. Por vezes são versões mais seguras que as próprias finais.

      1. Avatar de Fernando Mauro
        Fernando Mauro

        Concordo!

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Já me fechou simplesmente, o Chrome, mas sim, em certos aspectos até pode ser mais estável. Não é no entanto para quem ou é bom se não chateia, ou é mau, se falha alguma vez.

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Desculpa, mas não entendi nada do que disseste oO Parece um poema.

          1. Avatar de Kkicks
            Kkicks

            TRADUÇÃO : “O chrome Já me fechou simplesmente, mas sim, em certos aspectos até pode ser mais estável. Não é, no entanto, para quem
            ou… é bom, se não chateia,
            ou… é mau, se falha alguma vez”

            Traduzido de Pretuguês

            Juro, que tentei traduzir tudo… mas acho que é demais para mim!!!! Não consegui

            vou utilizar o google translate

        2. Avatar de jony_be
          jony_be

          fumas-te alguma coisa? lol

      3. Avatar de wyldkat

        O Opera 10.70 (é só um nome de código, provavelmente a próxima release já seja o 11) tem várias know issues.

        Destaco os mouse gestures que não funcionam, razão pela qual não instalo esta versão.

        Mas em termos de crash penso estar muito boa, havendo (obviamente) situações pontuais.

        1. Avatar de Vítor I

          Tenho o Opera 10.70 (9049) instalado no XP e os gestos do rato estão a funcionar normalmente.

  2. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    Interessante como o Firefox e o Opera parecem exactamente o mesmo browser, que por sua vez sao parecidos com o Chrome…

    Mistérios da Vida…. xD

    1. Avatar de Leonardo
      Leonardo

      Acho que são todos da mesma família xD

    2. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      De facto existe uma convergência clara para o look “limpo” e profissional que o Chrome introduziu no mercado. O IE vai no mesmo caminho. O Chrome é de facto muito simples, funcional e agradável à vista.

    3. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      É mas é engraçado como toda a gente parece o OPERA, tirando o chrome, com algumas inovações, o resto é tudo cópia do Opera.

      1. Avatar de Vítor M.

        Em muitas coisas vemos o Opera a liderar. Pequenos apontamentos como o Turbo que activa a recepção de elementos gráficos em baixa resolução aumentando fortemente a velocidade de download das páginas, o Unit que permite a partilha de conteúdos directamente a partir do browser, um streaming de ponta a ponto.

        Além destas inovações, sempre teve um cliente de mail integrado, voz de leitura… entre outras tecnologias.

        A aparência foi sempre muito sóbria e inovadora, deixando de lado os conceitos Internet Explorer 5, onde as barras de tarefas se posicionam no topo e a barra de status no fundo da janela. A Opera Software deu já noutras versões uma lufada de ar fresco à interface e parece ter resultado. O Firefox e mesmo o Chrome, seguem uma linhagem muito próxima, dando ideia de cópia, mais o Firefox nesta versão 4.

        Se a empresa finlandesa norueguesa tivesse os recursos financeiros da Google ou mesmo da Fundação Mozilla (já para não falar na Microsoft) provavelmente hoje o Opera seria o browser mais utilizado no mundo. Este encontra-se sempre na vanguarda e é tantas vezes pioneiro em filosofias modernas de navegação.

        Juntando a este cenário, a Opera domina também nos dispositivos móveis de comunicação, onde o Opera Mobile e o Opera Mini fazem sucesso em vários smartphones.

        Logo, não será demais dizer que o Opera é o melhor browser de todos.

        1. Avatar de master99
          master99

          Concordo com o que dizes Vitor, mas so um reparo, a Opera não é uma empresa finlandesa mas sim norueguesa.

          1. Avatar de Vítor M.

            Claro que sim, disparate o meu… na ideia estavam os países nórdicos e saiu o mais representativo 😛

            Obrigado pela correcção.

    4. Avatar de Pedro
      Pedro

      Quem “copiou” foram Firefox e Chrome, o opera em termos de browser é uma coisa única é um autêntico OS muita gente devia de o experimentar recomendo.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Perdeste uma oportunidade de teres ficado calado…

    Arquitectura multi-processamento diz-te alguma coisa?
    Para além do design simplista, estabilidade e rapidez, são todos pontos a favor do Chrome, não inovou? …Abre os olhos.

    1. Avatar de jesus
      jesus

      Pois só faltou o safari para windows.

  4. Avatar de Abrantes J.
    Abrantes J.

    Não consigo baixar o Internet Explorer… alguém me pode ajudar por favor???

  5. Avatar de eu
    eu

    falta o firefox x64 😛

  6. Avatar de Pako

    Falta é a microsoft obrigar ao update dos seus browsers.

  7. Avatar de vithorius
    vithorius

    Uma dúvida (que provavelmente dará um EXCELENTE artigo!):

    Existe alguma página na net que nos permita verificar como está o “Estado da Arte” no que respeita aos processadores (CPUs)?

    Esta minha dúvida surgiu porque volta e meia preciso de me actualizar (mais ou menos de 6 em 6 meses – outras vezes, é de 3 em 3 meses) acerca de como estão as coisas no que respeita aos CPUs…

    Não sei se consegui explicar perfeitamente esta minha dúvida?

    Obrigado!

    1. Avatar de vithorius
      vithorius

      Ou seja, alguém conhece alguma página internet que nos mostre a “evolução dos CPUs”?

      (a exemplo deste excelente artigo sobre os browsers…!)

      Obrigado!

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    A alguma maneira que meter estas 2 varras de ferramentas (Norton safe web e web security da Spyware Terminator) dar no Chrome 7?

  9. Avatar de Niche
    Niche

    O IE 9 no meu pc não funcionanca e tenho o Windows 7, já desinstalei e voltei a instalar mas continua a dar erro e fecha-se :s

  10. Avatar de Kkicks
    Kkicks

    Aqui vai uma lista de sites interessantes:

    http://html5test.com/ – maybe the new “acid test” for html5
    http://html5readiness.com/ – how well is your browser
    http://dromaeo.com/ – Mozilla Performance Javascript Testing
    http://krakenbenchmark.mozilla.com/kraken-1.0/driver.html – another Mozilla Performance Javascript Testing
    https://sites.google.com/a/chromium.org/dev/developers/demos-gpu-acceleration-and-webgl

    http://jsbenchmark.celtickane.com/ – independ testing

    HTML5 ROCKS
    http://www.html5rocks.com/tutorials/ – the site that loves html5
    http://playground.html5rocks.com/#sessionstorage
    http://slides.html5rocks.com/#slide10

    RESUMO DO TESTE de HTML5 baseado – http://html5test.com/
    http://oli.jp/2010/html5test/

  11. Avatar de ana isabel
    ana isabel

    eu uso o Avant Browser e nunca me deu problemas.

    rápido, simples, seguro, com muitas funções(exemplo:opção que pode bloquear o Download de Flash, imagens, vídeos, sons e componentes ActiveX, tornando a navegação mais constante e mais rápida)

    [Este explorador foi considerado, na altura…..]

    será que devo mudar ou não?

    espero que o meu comentário seja publicado (porque ainda não o foi)…

    obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Olá Ana Isabel…

      Não vá por caminhos travessos. Os browsers são “portas” essenciais para navegar na Internet com segurança. Não basta ter uma suite pró-activa, é importante ter um browsers que seja sustentado por uma empresa atenta, eficaz e com “legitimidade” sobre os componentes do browser.

      Escolheria, no seu caso, o Opera. Seguro, eficaz e com algumas ferramentas extra capazes de a ajudar, visto estar indecisa quanto ao browser, imagino que tenha algumas dúvidas acerca da validação do que deve ou não considerar perigoso na Internet.

      Os comparativos são importantes mas a base de comparação não pode ser sobre determinadas funções influenciáveis pela máquina que está a proceder ao teste 😉

      Quando ao resto do seu comentário, quanto ao mail que colocou (as várias variantes falsas) e quanto ao que foi extrapolado além do permitido… nós apenas nos defendemos e temos toda a legitimidade de o fazer, contra certo tipo de banditismo.

      Peço que coloque um mail válido, que responda, assim não necessita de parar na “casa da partida” e verá logo o seu comentário aprovado.

      Com os melhores cumprimentos.

  12. Avatar de Jaime
    Jaime

    Algum artigo sobre mobile browsers?

  13. Avatar de denise
    denise

    podem dixer-me a importancia dos browses?