Aceder ao Linux com o Windows

27 Comentários

Há uns dias pediram-me um programa para tornar possível aceder a uma partição de Linux ext2, ext3 ou ext4 através do Windows.

Infelizmente não encontrei ainda uma solução para ext4, mas para ext2 e ext3 existe o fabuloso programa que uso Ext2 IFS.

winlinux_1


Nativamente, o programa só suporta ext2, mas como o ext3 é reversamente-compatível com ext2, o único problema que podem ter ao utilizar o Ext2fs para aceder à vossa partição ext3 é se esta não tiver sido desmontada correctamente (um crash ou desligar o PC “à força”), terão de entrar no Linux primeiro (ele fará automaticamente o fsck), caso contrário o Windows irá pedir-vos para formatar a partição, NÃO FAÇAM ISSO!!!

A instalação é muito fácil e a utilização também.

Basta fazer download do software no local indicado abaixo, tal como é nosso hábito.

Depois de instalar (será necessário reiniciarem para um funcionamento correcto), irão ter um novo disco na secção “O meu Computador” do Windows, normalmente Z (se tiverem mais do que uma partição, serão nomeadas automaticamente por ordem alfabética inversa Z, Y, X, etc).

Esta ordem pode depois ser alterada facilmente (basta escreverem IFS na caixa do executar e abrir o programa de gestão de drives IFS).

winlinux_2_small

Espero que tenha sido útil.

Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Peopleware para serem publicados.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows ( NT 4.0, 2000, XP, 2003, Vista, 2008 e 7) 32 e 64 bits
Download: Fs-driver
Homepage: Fs-driver

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jprodigy

    Boa dica …..
    MAS CUIDADO para não fazerem asneira ….

    Abraço.

  2. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Se não me engano, também foi a esta aplicação que recorri uma vez para recuperar ficheiros de uma instalação pelo Wubi… Recomendo.

    1. Avatar de Almeno Rocha

      Mas penso que pelo Wubi não crias partições “ext”.
      Fica tudo instalado numa pasta como um programa, e é possível aceder através do explorer…
      Corrijam-me se estiver errado.

      1. Avatar de IceCube
        IceCube

        Estás corrigido!

        A partição linux é um ficheiro (tipo os iso, nrg, etc)

      2. Avatar de Ricardo Ferreira
        Ricardo Ferreira

        Como disse o IceCube, o Wubi mete tudo num ficheiro com a extensão .disk se não estou em erro. Já foi procurar e sim, foi esta aplicação que utilizei. Também podem experimentar o Explore2fs.

  3. Avatar de CientistaMaluco
    CientistaMaluco

    Estava mesmo a necessitar de uma aplicação destas. Muito obrigado pela dica 😉

  4. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    Eu uso o ext2FSD(não ifs), e estou satisfeito.

  5. Avatar de Ghost
    Ghost

    Bom programa, mas ja agora alguem sabe de algum para aceder ao Linux atraves de rede, tipo o TeamViewer?
    Grande abraço e continuem…

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      qlqr programa de vnc serve…

      cumps

  6. Avatar de DoContra
    DoContra

    Bom… não sei bem o que querem dizer com “aceder a partições wubi”, pois estas não existem! O que uma instalação wubi faz é transferir ficheiros comprimidos para uma normal pasta windows, que são descomprimidos quando se “arranca” em Linux. Eu por exemplo tenho o Mint numa dessas pasta e o ficheiro “root.disk” ocupa 13 Gb, ou seja, o tamanho que “autorizei” o Mint a usar.

    Uma coisa é dual boot com partições independentes (NTFS + Ext2), outra é ter o Ubuntu (ou Mint, como no meu caso) em “vulgares” pastas Windows. Ou seja, o Linux só “existe” quando se arranca o PC em Linux e ele descomprime os ficheiros dessa pasta.

  7. Avatar de Rodas
    Rodas

    Eu reforço a pergunta do (Ghost)
    aceder ao Linux traves de rede, tipo o TeamViewer?
    Era mesmo cinco estrelas
    Parabéns por este site maravilhoso,
    Obrigado.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      qlqr programa de vnc.. o ubuntu por exemplo tras o vinagre q acho q tmb é vnc.
      o mesmo tmb funciona para windows x windows, windows x linux, linux x windows.

      cumps

  8. Avatar de pmsm1100

    Dava-me mesmo jeito algum programinha desses mas era para ext4…

    1. Avatar de m1k3
      m1k3

      Same here…
      Fui na onda de um colega meu ‘ah mete ext4’ agora pra ir buscar um file ao linux tenho de reiniciar o pc…

    2. Avatar de Bruno Bernardino

      Como disse, não conheço nada para ext4, peço desculpa :\

    3. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Pois.. também necessitava ext4..

      Fico à espera que um dia apareça uma aplicação que permita isso 😉

  9. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Boas,

    é possível após o Windows detectar o disco ext2, depois formatá-lo para NTFS?

    É que tenho um disco ext2 e após instalação do W7, fiquei sem acesso ao Linux.

    Queria passá-lo para ntfs, reduzi-lo e posteriormente instalaria linux numa partição mais pequena.

    Obrigado

    1. Avatar de Demon
      Demon

      se vais instalar linux porque é que não fazes isso tudo no processo de instalação do mesmo?
      formatas, crias as partições necessárias para o linux e, depois em windows, formatas o espaço inutilizado em NTFS.

      1. Avatar de Oliveira
        Oliveira

        É uma questão de tempo. Neste momento está a fazer-me falta espaço e não tenho disponibilidade para formatar e instalar linux tão cedo. Senão é o que costumo fazer.

      2. Avatar de grained
        grained

        acho que botao direito no “meu computador”>gerir> Gestão de discos

        não tenho a certeza mas acho que indo ai podes ver as partiçoes todas mesmo as que estejam em ext4 e apagar\formatar …

        1. Avatar de Oliveira
          Oliveira

          Thanks, não conhecia esta opção…

  10. Avatar de irlm
    irlm

    e para a partiçao xfs sera que funciona?

  11. Avatar de delaorden9

    Parabens Bruno, como sempre, bons posts de alto nivel e de grande interesse… keep it up man,

  12. Avatar de Mandrake

    Excelente programa.

    Bora dah um tepo pro pessoal faze alguma coisa pra EXT4, aguardo ancioso, reiniciar toda vez eh osso. husahusahusa

  13. Avatar de escriba666
    escriba666

    Uso Debian 5.0 junto com XP pro SP3 e na minha máquina o win fica teimando em formata partição linux, apesar de fazer todo procedimento sugerido pelo fabricante

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Não funca. Ao tentar mountar um filesystem de Ubuntu9.04
    em Vista diz no mount diag que é necessário formatá-lo.

    C:\Users\Luis\Downloads>mountdiag.exe l:
    The volume has an Ext2/Ext3 file system, but the Ext2 IFS 1.11 software did not
    mount it because the file system has an inode size unequal to 128 bytes (inode
    size: 256 bytes).
    The only way to solve it is to back up the volume’s files and format the file
    system: give the mkfs.ext3 utility the -I 128 switch. Finally, restore all
    backed-up files.
    After that, the Ext2 IFS software should be able to access the volume.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Não me parece que seja esse o teu problema, mas encerraste de forma correcta o Ubuntu?

      Se isso não te resolver o problema, deixa um tópico no fórum.