Windows – 8 alternativas ao Quicksilver

19 Comentários

O Quicksilver, é o canivete suíço das ferramentas de produtividade dos sistemas operativos da empresa de Cupertino. Sim aquela ferramenta que faz tudo… ou melhor,  quase tudo! Ainda não tira café nem serve uma cervejas… mas à parte disso como ferramenta, garanto-vos que é um fantástico “Espírito Santo de orelha” nos sistemas operativos Apple.

Recentemente o nosso editor Mac, João Coutinho, teceu generosos e valorosos elogios ao Quicksilver, justos digo eu. Alguns utilizadores Windows questionaram se para Windows não haveria alternativa.

De seguida o nosso editor Linux, Rui Oliveira,  segue a mesma receita e faz um trabalho fantástico com o GNOME Do, o tal Quicksilver para o pinguim, a questão mantém-se, e para Windows?

Gostei de ver as reacções do caros colegas nas suas análises, claro que tinha de haver uma resposta 😉

Resumindo: o Quicksilver em grosso modo permite pesquisar no computador e na Internet, permite lançar ficheiros, pastas, alterar datas e gerir ferramentas no vasto mundo Mac. Com esta ferramenta bastam poucos toques de teclado e as aplicações aparecem primeiro que o pensamento. Depois de terem o mecanismo devidamente oleado, é muito simples funcionar com esta aplicação!

A minha ideia é dar a conhecer algumas alternativas existentes para o Windows. Máquina virtual carregada com o Vista e lá vou eu testar.

Encontrei 8 alternativas que julgo serem válidas:

Testei quase todas… e quero deixar a minha preferência pelas duas primeiras deste lote. O Launchy já nós conhecemos daqui, o Colibri é que é uma novidade. Rápido, ágil e pronto a descobrir o que pretendemos ao alcance de um clique. Se não está no computador então passamos a procurar na Internet. Limpo sem problemas. Depois de se habituar a estas ferramentas, pesquisar e descobrir é uma brincadeira de criança.

No mundo Mac esta ferramenta faz mais sentido pela constante e útil utilização das combinações de teclado. Pelo uso compulsivo do rato, o utilizador do Windows perdeu a facilidade de utilizar o teclado, por essa razão é que estas ferramentas não são tão utilizadas e necessárias no Windows. O menu de contexto já permite algumas acções e ligações que atalham caminho.

Espero que tenha ajudado quem pediu na altura alternativas para Windows. Além destas ainda existem pelo menos uma mão cheia delas. Não as testei pelo facto de serem pagas.

Caso conheçam mais ou melhores, aqui é o local para se acusarem.

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno A.

    Quando olhei para o título pensei que já era um artigo sobre o Windows 8!
    WOW

  2. Avatar de Vítor M.

    Nuno… calma 😉
    Por acaso estou a utilizar no portátil o Windows Sete, como sistema operativo principal. Para já, tirando os botões do VAio tudo está muito estável e muito agradável.

  3. Avatar de francisco
    francisco

    EXECUTOR! dizem ser o melhor, mesmo acima do launchy.

  4. Avatar de Francisco Aragão
    Francisco Aragão

    tb tenho o 7, estou a gostar bastante, especialmente pela diferença do consumo de memória para o vista. lol tirando outras coisas.

    abraço

  5. Avatar de Bruno Bernardino

    Para Firefox (windows e linux) uso e abuso do ubiquity (que, por falar nisso levou ontem um update fantástico!!!!), de resto costumo usar o ALT+F2 (executar aplicação em linux)

  6. Avatar de InteRessadU
    InteRessadU

    @francisco
    Sim, o que dizem é verdade. Usei o Launchy durante algum tempo e desde que conheço o executor nunca mais deixei de o usar.
    http://executor.dk/

  7. Avatar de Manuelito
    Manuelito

    @francisco
    Boa dica, experimentei e para mim tb. é melhor que o launchy, que já uso há alguns meses.
    Abraço

  8. Avatar de Hugo Barata
    Hugo Barata

    Só um pequeno reparo. O link para o Launchy na lista de alternativas, está a enviar para o site do Slickrun.

  9. Avatar de wisemax
    wisemax

    Obrigado ao francisco, estou a utilizar o Executor e a coisa fez-me matar saudades dos tempos gloriosos do DOS!…

    Já ninguém se lembra, mas eu tinha o hábito de criar batches numa pasta do Path, e assim com 3 letrinhas apenas chamava o que eu quisesse, mesmo que precisasse de uma data de comandos, caminhos e parâmetros!…

    Uma doçura!

  10. Avatar de Bruno Bernardino

    @wisemax

    Eu cheguei a fazer pouco disso em dos, mas compenso agora no linux, tenho uma série de comandos e ficheiros em bash 🙂

    Era mesmo muito novo, se não falasses disso já nem me lembrava…

  11. Avatar de Renato Sousa
    Renato Sousa

    @wisemax e @Bruno Bernardino, então e usarem os .bat dos 1ºs cds da revista megascore (em DOS), para criar grandes menus para as nossas aplicações? 😀

    Lá está.. também era muito novo e se não falassem disso nem me lembrava..

    Em relação ao tópico, já por várias vezes instalei o launchy e um outro semelhante, mas depois esqueço-me que os tenho, e não os uso.. mas vou meter o Executor, e vai ser desta! 😛

  12. Avatar de Bruno Bernardino

    @Renato Sousa

    Disso não fiz mas vi o meu irmão fazer…

    Vamos entrar em nostalgia ou quê? 🙂

  13. Avatar de Joao Henriques

    Executor muito bom + Ubiquity para FFox

  14. Avatar de Fibonacci
    Fibonacci

    O Colibri não me reconhece o Firefox…

  15. Avatar de .q¹
    .q¹

    Eu uso um programa que pouca gente conhece, embora já exista desdes os tempos do win95.
    Não tem o aspecto “clean” do Quicksilver mas é uma ferramenta poderosíssima.

    Também faz quase tudo e mais alguma coisa, embora seja algo complicado dominar o programa. Mas depois se “perder” algum tempo a ler a documentação e a experimentar, não vão querer outra coisa.

    Gostaria imenso de ver aqui uma review, pois só hoje descobri o site e estou a gostar bastante. Continuem com o bom trabalho e se precisarem de ajuda para reviews, podem contar comigo.

    PowerPro Home Page

    Powerpro — The Ultimate Windows Utility:

    Não se deixem enganar pelo aspecto do programa, pela página do site ou pelos screenshots. Podem dar-lhe o “look” que quiserem..

  16. Avatar de fran
    fran

    podiam fazer um artigo sobre o Executor.

    http://executor.dk/