5 razões pelas quais poderá não querer mudar para Linux

60 Comentários

Antes de mais nada, o Linux é ótimo. Este sistema operativo tem vindo a evoluir a passos largos e é adorado por muitos. No entanto, para aqueles que nunca o usaram em qualquer uma das suas possibilidades, ainda há razões para pensar duas vezes antes de mergulhar.


1. É um jogador de PC hardcore

Se é um jogador de PC, o Linux pode não ser para si. Pelo menos ainda não. Atualmente, o Linux pode correr muitos jogos Windows sem falhas graças a projetos como o Proton, e as variantes do Linux como o SteamOS foram concebidas para tirar o máximo partido disso. Ainda assim, não obtém a compatibilidade a 100% e o melhor desempenho que obteria com o Windows.

Afinal, o jogo está a ser executado através de uma camada de compatibilidade. Por isso, se o que interessa são os jogos para PC, diria que o Linux é uma opção a ter em conta, mas ainda não é uma opção a adotar, a não ser que saiba que os únicos jogos que joga funcionam.

2. O seu software não funciona em Linux

Se precisa de usar um software específico que não tem uma versão nativa para Linux, então essa é uma boa razão para não usar o sistema operativo (ou kernel). Afinal, o que realmente importa são as aplicações de que precisamos.

Dito isto, há muitas maneiras de fazer com que o software Windows (por exemplo) seja executado no Linux. Com o WINE, que é a abreviação de “WINE Is Not an Emulator”.

Se as suas aplicações de eleição tiverem boas classificações no que diz respeito a soluções como o WINE, então pode não ser um problema. É claro que não há mal nenhum em experimentar por si próprio, embora seja aconselhada a utilização do Linux numa máquina virtual enquanto testa se o seu software funciona ou não.

3. O seu hardware não tem drivers para Linux

Quando instala pela primeira vez a sua distribuição Linux favorita, pode descobrir que algumas coisas não funcionam de imediato. Encontrar e instalar controladores para Linux é mais fácil do que nunca, claro, e muito hardware irá funcionar de imediato, mas num mundo focado no Windows, pode esperar passar algum tempo a conseguir que hardware mais obscuro funcione bem, ou funcione de todo.

4. Precisa de suporte oficial de software

Se tiver problemas com o Windows ou o macOS, tem uma linha de apoio ao cliente para a qual pode ligar ou enviar um e-mail, o que para muitas pessoas é absolutamente necessário fora da nossa bolha de geeks. O Linux, como um sistema operativo open-source, não tem um canal de suporte central. Assim, terá de visitar fóruns ou outros recursos de apoio ao utilizador para obter a ajuda de que necessita.

Isso não quer dizer que não possa obter suporte dedicado ao Linux. Existe toda uma indústria de apoio ao Linux, como a Red Hat Enterprise ou a Ubuntu Pro, mas estas destinam-se geralmente a clientes empresariais e não a utilizadores comuns. Assim, a possibilidade de mudar para Linux dependerá da disponibilidade ou não do tipo de suporte de que necessita.

5. Não gosta de sujar as mãos

Em comparação com o Windows ou o macOS, a probabilidade de um utilizador de Linux ter de ir ao Terminal ou passar tempo a fazer coisas técnicas com as quais a pessoa comum não quer lidar é muito maior.

O Windows e o macOS fazem um trabalho mais agressivo ao esconder os parafusos dos seus utilizadores, e é tanto uma força como uma fraqueza do Linux em geral que o funcionamento interno esteja mais exposto.

Dito isto, o Linux não é melhor nem pior do que o Windows, o IOS ou o Android. É diferente. Para alguns geeks e máquinas mais antigas, é ótimo, para outras pessoas, não tanto.

 

Leia também:

Atualização do Windows bloqueia arranque do Linux em sistemas com dual-boot

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Irlm
    Irlm

    De quem é a culpa de não haver suporte para Linux?

    1. Avatar de berlaitadav2
      berlaitadav2

      Não há suporte? Tens mais suporte para linux na web pela pesquisa do google do que para o windows. O forum superuser e o do ubuntu fornecem tudo o que precisas saber para uma experiência até superior à do windows, nem precisas de perceber o que estás a fazer, basta copy paste MAI NADA!!!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Isso é suporte? Gostaria de te ver explicar isso nas auditorias aqui da empresa

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        O copy paste e mai nada para quem não conheça bem a distribuição de linux que está a usar é uma boa receita para arranjar problemas!

      3. Avatar de Oi to the World
        Oi to the World

        Desde quando um copy & paste da net e’ a solução para Linux? Isso e’ meio caminho andado pra desgraça!

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Da comunidade?
      Aqui temos red hat e suse ambos com suporte, pago a peso de ouro

      1. Avatar de irlm
        irlm

        Quando vais comprar um periférico, a marca indica apenas (Windows/MacOS) e não Linux, a culpa é dos fabricantes que não dão suporte, é esse ponto que eu queria chegar.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          E as pessoas não sabem procurar?

        2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Eu que não sou lá muito sábio, tenho a impressora a trabalhar no Linux (HP Officejet Pro 8620) a funcionar sem problemas no Linux Mint. Por sinal o software é igual ao que uso no Windows.

    3. Avatar de Zero
      Zero

      Mas existe suporte para Linux, redhat tem suporte Ubuntu também mas menos usado pelas empresas.

      Os grandes fabricantes vendem Linux com as suas workststions e tem suporte até 5 anos

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Uma pequenina correcção, no google encontra quase tudo … Pelo menos falo por mim … quando tenho uma duvida, ou um problema, google … Despesas, zero !

        1. Avatar de Historiador
          Historiador

          Concordo em parte mas atenção que nessas pesquisas também surgem dados completamente desatualizados que podem causar confusão e problemas ao utilizador mais inexperiente.

  2. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    O numero 5 não é verdade. O utilizador do Windows usa o terminal mais vezes que um utilizador do Linux.
    Em relação 3 também não é verdadeiro de todo. Tenta lá encontrar um drivers de um hardware de 2014 que funcione no Windows. Tenho uma pen de rede 5G não funcionava no Windows (com drivers) mas no Linux estava a trabalhar (sem drivers) portanto 90% do hardware funciona no Linux mas o mesmo não pode ser dito sobre o Windows 😛

    Que tal se informar sobre o assunto Rui Neto em vez de apresentar razões infundadas e antigas (ano 2000)

    1. Avatar de Vítor M.

      Usa nada. 99% dos utilizadores Windows ou não sabe o que é o terminal, ou nunca o usou porque não tem necessidade para o que fazem no Windows.

      1. Avatar de Pedro António
    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Eu é raro usar terminal no Windows, enfim.
      É verdade eu quando usei Linux lá tinha que usar pra certas coisas, não havia mesmo hipotese de evitar.

    3. Avatar de SUperUser
      SUperUser

      sempre o mesmo, é mais é ao contrario, eu sou user de ambos e no windows conta-se pelos dedos as vezes que preciso de ir ao terminal, já no linux as coisas são outras passo lá a vida…

    4. Avatar de Zero
      Zero

      Se trabalha tem de ter drivers caso contrário não trabalhava agora que os drivers já estão incluídos no sistema operativo isso são outros 500

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Não há drivers para o linux 😛 Mas o linux traz algo que o windows não tem que é 88xx. au e outros 88xx de origem.

        Em 20 anos de Linux só fui 9 vezes ao Terminal

        1. Avatar de Historiador
          Historiador

          Desculpa mas não acredito nem um bocadinho no que acabaste de escrever.
          Se me dissesses que começaste a mexer em Linux nos últimos dois anos e que nunca precisaste de recorrer ao terminal ainda acreditava, agora se utilizas Linux há 20 anos, garanto-te que usaste o terminal centenas de vezes.

          1. Avatar de Pedro+António
            Pedro+António

            +1

        2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
          José Maria Oliveira Simões

          Até fiquei gago com a enormidade. Claro que há drivers. Se usa Linux , aposto, que terá ido a um dos terminais para escrever comandos directamente em modo terminal (há vário software, nomeadamente o VIM, o VI). Quer tenha criado uma conta de root ou inserido comandos para o root indirectamente. Só 9 vezes ? Meu caro, duvido … Duvido muito, mas pronto …

        3. Avatar de tiago
          tiago

          andas a apontar no Notepad as vezes que abre o Terminal? e tens o mesmo documento do Notepad há 20 anos, sem nunca teres perdido os dados?

        4. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          As barbaridades que se dizem aqui só para se defender o Linux!! Alguma coisa ser passa…. Já tenho aderido a comunidades de distros e aquilo é tipo nós somos os melhores, nós somos bons, que fanatismo….

  3. Avatar de João
    João

    Depende do destino Vítor!

    Tenho uma série de postos que os utilizadores nunca tocaram no terminal (e não, nem eu nem outro técnico lá fomos!)

    eu – pessoalmente – uso o terminal em desktop apenas por uma questão de velocidade sendo que tudo que preciso de fazer tem alternativas gráficas (em KDE, claro!)!

    Claro que para servers a conversa é outra!!!

    Logo, depende dos utilizadores!

    Em termos de drivers, segundo as estatísticas, efetivamente existem agora mais drivers para Linux do que para Windows (apenas porque é suportado mais software antigo que o Windows descontinuou – mas posso procurar o artigo onde li isto)

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes que 99% dos utilizadores Windows nunca usaram o terminal. Isso é para “meia dúzia” de pessoas, mais ao nível técnicos.

      1. Avatar de João
        João

        Certo! De acordo nisso!!!

        Mas se colocarmos esses mesmos 99% de utilizadores com as suas mesmas necessidades num ambiente Linux eu argumento que eles também vão precisar de ir ao terminal!

        (naturalmente que terá de ser uma distribuição específica e um desktop específico! É lógico que não falo dum Arch mas talvez dum kubuntu ou semelhante! Algo mais direcionado ao user menos técnico)

        1. Avatar de João
          João

          *argumento que eles também NÃO vão precisar de ir ao terminal!

        2. Avatar de Historiador
          Historiador

          Assino por baixo o teu comentário, João! É mesmo isso que escreveste.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    Sistema base do Mac é Linux tem uma interface mais bonita/trabalhada mas muitas vezes é necessário usar o terminal bem como para os que queiram usar mais ferramentas instalam o homebrew.

    Neste artigo não menciona mas Android também é Linux.

    Muitos usam Linux e nem sabem …

    1. Avatar de João
      João

      “Nim”…

      se não me falha a memória macOS é originalmente com base no projeto OpenSource Darwin, que era mais ou menos baseado em BSD que………embora seja Unix based não é Linux e tem kernel próprio.

      Mas pode já me estar a falhar a memória

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        MacOS tem por base BSD que por sua vez ter por base o Unix.
        O Linux tem apenas por base o Unix.
        Se for a utilizar uma comparação com relação familiar o Linux é tio do MacOS.

        1. Avatar de joão
          joão

          Meeeeeeeh……….. não exactamente…

          O Linux não é o sistema operativo per se, é o Kernel do sistema operativo.
          O Linux apenas usa uma “estrutura/conjunto de recursos” (o meio em que o kernel se integra) que funciona de acordo com as “regras” do Unix (que era um OS!).

          Aliás, para sermos mesmo justos, o Linux foi fortemente influenciado pelas filosofias do Minix, mas desde principio baseou não no Unix, mas no GNU (esse sim, baseado nas filosofias do UNIX – que era fechado – ao contrario do GNU que foi sempre de código aberto)

          O BSD. que por sua vez é um sistema operativo com um kernel próprio – que não é o Linux – foi construido segundo as mesmas regras/filosofias do Unix (aliás… acho que originalmente usava mesmo o unix ou partes dele, mas já não tenho certeza disto)…

          No entanto, à parte de partilharem as ideias, os projectos não partilham “código” (inicialmente, actualmente é certo que sim)

          Para seremos mesmo justos, devíamos dizer que ambos seguem as filosofias do GNU (que é usado para construir todos os OS Linux-based – sendo que, efetivamente, no caso daquilo a que chamamos de Linux’s, o correcto seria seguir o que o RMS diz e chamarmos aos Linux “GNU/Linux”).
          Porque o Linux (kernel) por si mesmo, sem o GNU, serve quase apenas de “pisa-papeis”. Para termos um OS temos sempre de por Linux+GNU.
          O BSD segue as filosofias mas julgo que não use GNU…

          por isso… dizer que o Linux é tio do macOS é estar a esticar um pouco a corda…
          é mais…. um parente afastado… um primo em 3 grau, talvez ahahahah

    2. Avatar de João
      João

      Quanto a Android, esse sim é Linux!!!

      (mais um atalho rápido da Google…)

      mas o mesmo não se pode dizer do seu sucessor – já em desenvolvimento – que usa um micro-kernel próprio, o zircon

    3. Avatar de Zero
      Zero

      Mas não é Linux é bsd uma variante de Unix tal como o Linux só que o bsd não é grátis mas existe um freebsd

      1. Avatar de Historiador
        Historiador

        *BSD não é grátis? Claro que é!! Olha aqui:

        “The OpenBSD project produces a FREE, multi-platform 4.4BSD-based UNIX-like operating system.”

        E ainda:

        “FreeBSD is an operating system used to power modern servers, desktops, and embedded platforms.”

        As diferenças principais entre Linux e BSD são seu licenciamento ( GPL vs BSD ) e os seus respetivos kernels.

      2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Tentem https://www.freebsd.org/ Ter em Atenção que Linux não é BSD, como muito bem afirma. Ambos são um tipo especifico de UNIX (diria 2 mundos diferentes).

    4. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Android pode ser baseado em Linux mas requer zero conhecimentos “técnicos” da parte do utilizador para funcionar a pronto.

      1. Avatar de joão
        joão

        isso é apenas porque é um sistema brutalmente fechado – no sentido de bloqueado pelo fabricante – (apesar de ter uma base opensource) e de já vir pré-instalado…

        porque se desse as mesmas liberdades ao utilizador que o linux dá e não fosse possível de comprar em qualquer esquina já instalado num equipamento, então estaria tal e qual o linux…

    5. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Não era para me meter ao barulho … mas o Mac não tem nada a haver com Linux. Diria, que tem mais a haver com o BSD. No entanto, confirmo que tem base UNIX, mas não Linux!

      1. Avatar de joão
        joão

        Exactamente!

        O José tem razão!

        UNIX>BSD>Darwin>macOS

        enquanto que as origens do linux seriam mais:

        UNIX>MINIX>GNU/LINUX

        (Embora que, confesso, esta árvore genealógica do Linux que expus não me deixa assim muito satisfeito……….. o Linux é mesmo uma coisa “estranha”!!! O Balmer tinha razão: é o Frankenstein OS)

        É que enquanto que no macOS há uma “linha de evolução”,

        no linux é mais uma “linha de influências” (porque não houve código aproveitado)!

        O Unix influenciou as ideias para construir o minix que influenciaram o Torvalds para construir o Linux, que depois o juntou ao GNU,

        GNU este que por sua vez tinha sido influenciado – e pretendia ser o equivalente em OpenSource – do UNIX

  5. Avatar de João
    João

    “Nim”…

    se não me falha a memória macOS é originalmente com base no projeto OpenSource Darwin, que era mais ou menos baseado em BSD que………embora seja Unix based não é Linux e tem kernel próprio.

    Mas pode já me estar a falhar a memória

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Confirmo !

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    99.999% das pessoas nunca ligou para a linha de suporte da Microsoft ou da Apple…. como é que isso é uma mais valia indispensável?!?

  7. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Linux é muito lindo para técnicos e habilidosos que querem usar as máquinas para funções mais além ou diferentes. Para o utilizador casual ou apenas de entretenimento é do tipo:
    Queres jogar o que!?, bota 1h de pesquisa nisso mais meia hora de terminal e ao fim de contas chegas à conclusão que o WINE não serve para nada!

    1. Avatar de João Alves
      João Alves

      É pá lá estas tu com os comentários da treta:) Já usas-te Linux ou não? Ou estás a falar por falar? Mas qual wine qual quê? Uso Steam na minha máquina com Fedora Workstation e aquilo tem mais jogos que eu consigo jogar e ter tempo…

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Esqueceste os que estão na app Software. Nem o Mint tem tantos na loja.

    2. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Não ? Acho que sou parvo … enfim … E eu que me considerava … Confesso que num fui muito habilidoso, vai daí nada como procurar no google …

  8. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    «…vai daí nada como procurar no google …» Claro, mas o tempo que se perde e muitas vezes o que encontramos não funciona!
    Já usas-te Linux ou não? Podes ser muito entendido do Linux, mas usaste é uma forma verbal que se deve escrever: usaste e não usas-te (que não existe!)
    «bota 1h de pesquisa nisso mais meia hora de terminal e ao fim de contas chegas à conclusão que o WINE não serve para nada!» Correto, foi o que senti! Como é possível vir aqui dizer que não é preciso usar o terminal no Linux? Então nunca mexem no sistema? E quando um pacote de atualização vem danificado como fazem? E sim, o Linux é limitado nas aplicações (nunca consegui fazer a sincronização com o telemóvel, nem a ligação à impressora, não consegui instalar a aplicação do Teams, não consegui instalar a aplicação do meu banco, não consegui instalar o WhatsApp. Quando voltei para o W11 foi uma sensação de conforto e alívio! Simplesmente está tudo ali à mão, de forma direta, não te dizem que não podes instalar determinado aplicação. O linux é para os entendidos ou então só para fazeres o básico!

    1. Avatar de João Alves
      João Alves

      Não funciona para ti não significa que não funcione para outras pessoas. Eu não sou nenhum expert, sou apenas um utilizador normal, nunca tive de mexer no terminal e já uso á cerca de 1 ano o Fedora, nunca tive qualquer problema com actualizações ou pacotes. Aplicações do banco? Como assim? Aplicações do banco normalmente é para o smartphone, no PC acedo sempre pelo browser tranquilo. Drivers felizmente também sem problemas e detectou o que tenho, claro que ter o cuidado de comprar hardware suportado por Linux ajuda. Wine? Para quê? Se precisas de aplicações que só funcionem no windows usa windows, o problema é as pessoas querem que Linux seja Windows, não é. Aplicações? Existem aplicações que só funcionam em Windows, nada a fazer aí, o que eu fiz é arranjar alternativas opensource, e tenho conseguido, requer alguma adaptação, não há milagres. Jogos? Uso steam e jogo montes de jogos que gosto sem problema. A transicção foram só rosas? Claro que não, é preciso estar disposto a aprender algo diferente. Se me arrependo de ter mudado? Só me arrependo de não ter mudado mais cedo.

      1. Avatar de Historiador
        Historiador

        @João Alves, não vale a pena tentar explicar o que quer que seja a utilizadores como Pedro António. Aliás, temos sim que lhe agradecer por ajudar a manter o mercado tão flagelado que é das lojas de informática. São estes utilizadores que mantêm à tona esses pequenos estabelecimentos 🙂

        1. Avatar de Pedro António
          Pedro António

          ahah!
          Há anos que não entro numa loja de informática….já, se usasse o Linux, talvez lá fosse para pedir alguns esclarecimentos (isto se o técnico soubesse mais para além do básico em Linux!)!

          1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
            José Maria Oliveira Simões

            E qual é a pergunta ? Fiquei com a orelha a “arder” …

  9. Avatar de António
    António

    Se tiveres a Steam é só clicar install… Tive jogos que não davam em Windows e funcionavam bem em Linux (o Uncharted, por exemplo).

    No Fedora, por exemplo, o utilizador não precisa da linha de comandos para nada, pois há uma app store que faz todas as atualizações, incluindo as de firmware.

    A interface é bastante limpa e intuitiva (muito semelhante à do MacOS, mas mais clean).

  10. Avatar de jedi
    jedi

    Convém saber separar linux kernel vs linux server vs linux desktop.

    Ora bem, se estás em contexto linux server, claro que tens de usar o terminal.

    Agora quanto em contexto, linux desktop, á semelhança do windows, a não ser que seja programador em trabalho e mesmo assim, é também raro usar terminal.

    Não precisam de usar terminal, porque tem ambiente gráfico e é opcional usar terminal.
    Não precisa terminal para instalar coisas, basta ir á loja de software, fazer updates a mesma coisa.
    A mesma coisa que fazem MacOS e Windows, como ler email, navegar na net, ver videos, ver documentos pdf, etc.

    Neste momento uso linux desktop ubuntu tanto a nivel pessoal como nivel profissional ( sim linux desktop),
    mas já usei windows tanto a nivel pessoal como a nivel pessoal e MacOS somente a nivel pessoal.

    Devo dizer, demorei mais tempo a adaptar a MacOS de que a linux distro, agora pensem.

    Mostrem alternativas, expliquem o porque mudar para linux ou MacOS, que são alternativas ao windows.
    Indiquem apps alternativas, o que deve fazer para migrar por exemplo para linux.

    Parem de assustar os utilizadores, demonstrem.

    Ao dia de hoje linux desktop já tem uma quota de mercado que chega aos 4,5%.

    https://gs.statcounter.com/os-market-share/desktop/worldwide/

    1. Avatar de João Alves
      João Alves

      Eu faço a minha parte e sempre que alguém tem vontade de mudar e aprender eu ajudo, tenho ajudado vários familiares e amigos a mudar, agora quando há pessoas que têm palas nos olhos e ficam logo a criticar sem saber do que falam é como falar com uma parede, na minha idade já não tenho paciência. Fico feliz que as pessoas que ajudei a fazer a transicção ainda usam Linux até hoje.

  11. Avatar de ApeOfGod
    ApeOfGod

    Vim cá de propósito para ler os comentários… 🙂
    Quem tiver de gerir alguns servidores Windows Server Core e não os quiser gerir remotamente com RSAT, assim como alguns servidores Ubuntu Server, não percebe os comentários de quem consegue usar SOs sem recorrer à linha de comandos ou terminal (ouso até chamar-lhe bash).
    E quem nunca resolveu problemas executanto um batch file catita?
    E onde anda a malta dos jogos cuja instalação começava com o belo do arj -a?
    Não tenham medo de sujar as mãos, metendo-as na massa. Aprende-se imenso, e conhecimento é poder!
    Kudos

    1. Avatar de ApeOfGod
      ApeOfGod

      Correção, o argumento para extrair um arj julgo que é -e, o -a é para criar.

      1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        Veja aqui, acho que ajuda https://community.linuxmint.com/img/screenshots/arj.png
        Para instalar faça : sudo apt install arj (no linux mint) ou pode ver aqui em https://linux.die.net/man/1/arj os argumentos e as flags.
        Confesso que já não uso isto à séculos, há comandos que fazem o mesmo e são muito mais recentes …

  12. Avatar de Pedro Ferreira
    Pedro Ferreira

    Para já os utilizadores do Win10 terão de migrar para o Win11, especialmente os jogadores. No Linux ficam limitados a pagar licenças para jogar na steam e a maior parte dos jogadores não obtêm os jogos em plataformas como a steam e sim por torrents de site como a Fitgirl Repacks ou Dodi Repacks por exemplo ou emulam ISOs para instalar jogos.
    O que acredito é que o linux com o Mint, Zorin, Bazzite ou Nobara tenham alguma crescimento de utilizadores em dual boot.