5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 5)

18 Comentários

Ser técnico de informática é um constante desafio até porque às vezes surgem problemas que não lembram a ninguém! Apesar de toda a evolução no “mundo informático”, há pequenas ferramentas, com já vários anos, que continuam a ser fundamentais na resolução de problemas.

Hoje damos a conhecer mais 5 ferramentas interessantes.


#21 – LAN Messenger

É verdade que o que não faltam por aí é aplicações/plataformas para comunicação. No entanto, grande parte deles obrigam a que exista ligação à Internet para que a comunicação seja estabelecida. Se estiver numa LAN, pode sempre usar a ferramenta LAN Messenger que não necessita da existência de um servidor. Com esta ferramenta e possível comunicar entre contactos, criar grupos de conversação, ver histórico de mensagens, transferência de ficheiros, notificações, etc.

Esta ferramenta está disponível para Windows, Linux e macOS.

LAN Messenger


#22 – DIA

Dia é um software para construção de diagramas, fluxogramas, esquemas de bases de dados, casos de uso, etc. É uma ótima alternativa ao Microsoft Visio. Possui diversas ferramentas e bibliotecas com vários objetos e os itens de um diagrama permitem guardar informações específicas.

DIA


#23 – Crypto Notepad

Gostava de ter um editor de texto seguro? Pois, no Windows o Notepad garante segurança. Já no macOS é possível usar o Notas e definir uma password. Para quem procura um simples, mas seguro editor de texto experimentem o Crypto Notepad.

Esta ferramenta é gratuita, portable, suporta Drag and drop, reconhece URLs, etc.

Crypto


#24 – IP Subnet Calculator

O IP Subnet Calculator é um pequeno utilitário que nos permite calcular sub-redes IP, informando ainda quantos hosts válidos podemos ter em cada sub-rede e respetivos endereços de broadcast. Permite ainda saber se um determinado endereço IP pertence a uma classe A, B, C ou D.

IP Subnet Calculator


#25 – Paint.NET

O Paint.NET é uma boa ferramenta de edição de imagem, direcionada para Windows, que oferece uma interface bastante simples e intuitiva e também vários efeitos e muitas funções. Esta ferramenta suporta vários ficheiros de imagem, layers e traz também suporte para plugins.

Paint.NET


E foram estas as 5 ferramentas que tínhamos preparado para apresentar hoje. Certamente que nos comentários irão aparecer muitas mais sugestões que iremos depois aproveitar para a elaboração de novos artigos desta rubrica.

Obrigado a todos os que têm colaborado.

Leia também…

5 Apps para “desenrascar” técnicos de informática (Parte 4)

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Andrey
    Andrey

    O IP Subnet Calculator não existe mais e os links estão quebrados. Mas ferramentas online é o que não faltam. http://jodies.de/ipcalc

  2. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Vi o termo “apps” e pensei que fosse para movel. lol

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Muito bom! Ferramentas muito úteis.

  4. Avatar de ittech
    ittech

    Só não entendo em quê é que estas apps são para desenrascar “técnicos de informática”, pois todas elas são generalistas e passíveis de ser usadas por qualquer pessoa… ainda se dessem sugestões de aplicações úteis para técnicos de informática, tipo:
    – rweverything – entre muitas coisas serve para ler a chave do windows que está gravada na BIOS,
    – Hiren’s boot cd (esta dispensa apresentação),
    – DriverPack (SDI) – aplicativo que detecta e instala drivers em falta,
    – WSUS – instalador de atualizações do Windows offline,
    – REVO Uninstaller – remove programas instalados,
    – Rufus – serve para criar pen’s com ISO’s de sistemas operativos,

    etc, poderia continuar mas nunca mais iria acabar 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Olha, boa 😀 Ja temos Parte 6

      1. Avatar de Ittech
        Ittech

        se precisares de mais algumas já sabes 😛

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Uso o REVO há anos e considero uma das melhores ferramentas que tenho instaladas.
          Nunca o desinstalarei, pois não desinstalo nada sem ser pelo próprio. Dilema complicado 🙂

    2. Avatar de Nuno Cardoso
      Nuno Cardoso

      Desconhecia o DriverPack (SDI). Muito bom, obrigado!

      1. Avatar de ittech
        ittech

        Só aconselho a ter cuidado se fores usar em máquinas com o Windows Vista pois muitas vezes mata o sistema :/

  5. Avatar de Costa
    Costa

    tudo incomoda a esta gente…..

  6. Avatar de Santa Maria
    Santa Maria

    Uma Sugestão para o pessoal da PPLWARE , no final do artigo por favor coloquem os links para os artigos anteriores da “série” , o que me aparece aqui é o link pro pplware Kids, é que o vosso sistema de busca é tudo menos bom se quiser buscar por titulo…. se bem me entendem

  7. Avatar de urbano
    urbano

    e um bom software para gerir o parque informático, o que estão a usar? free ou comercial
    (descrição de equipamentos, id, so, CPU, RAM,data de compra, factura, data de renovação, contratos de manutenção, etc)

    1. Avatar de joglo
  8. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    Pelo que me lembro o LAN messenger não funcionava em terminal service.

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      “Unfortunately, LAN-msngr does not work, because the prog started once then occupied the set PORT and can not be restarted on another client again. Is there a solution?”

      Não sei se continua assim.

  9. Avatar de Hugo
    Hugo

    Se se ofendem com um individuo com um cabo na boca estamos mal… 🙂