SlideIT Keyboard – É tão fácil escrever no Smartphone!

30 Comentários

Depois de ter conhecimento do Swype, tentei instalá-lo no meu Optimus Boston, mas tal não foi a decepção quando não o encontrei no Android Market.

No entanto, nada estava perdido, pois o Swype não é a única aplicação que facilita a escrita no Android. Uma outra aplicação com o mesmo objectivo é o SlideIT Keyboard, uma app que permite que, com um simples movimento contínuo pelas letras de uma palavra, esta seja escrita sem que se clique em cada uma individualmente… como que um toque de magia!

SlideIT

Para quem costuma escrever com rapidez no spmartphone, o SlideIT Keyboard é uma aplicação ideal pois para além de promover que se escreva mais facilmente, e de uma forma divertida, também tem a vantagem de disponibilizar 31 idiomas, inclusivé o português, o que possibilita que quando comecemos a digitar uma palavra, esta já esteja no dicionário, e assim não seja necessário que se escreva a palavra toda.

Para além dessa característica no teclado, o SlideIT Keyboard ainda nos presenteia com uma funcionalidade especial: O Grafitti. Esta funcionalidade, que se activa quando se clica no “G” inserido no teclado, permite que se insiram os números e símbolos, apenas ao desenhá-los.

SlideIT2

O SlideIT Keyboard é uma aplicação que está disponível numa versão Demo, mas existe também a versão paga, com o preço de 5,99€. A versão Demo fica disponível no smartphone com Windows Mobile, por um mês e, como é obvio, não tem tantas vantagens como a versão paga. Relativamente aos outros SO não há informações de limitações entre a versão paga e a versão Demo.

Ambas as versões estão disponíveis para Windows Mobile, Symbian e Android (2.1 ou superior). Brevemente a aplicação estará disponível para iPhone e WindowsTablet PC.

A versão que instalei no Optimus Boston foi a versão Demo e tive bastante facilidade em escrever nesta aplicação.

Após a instalação do SlideIT Keyboard, devem também proceder à instalação do dicionário de idioma Português que vem em separado.

Artigos Relacionados:

Licença Licença: Shareware
SO Sistemas Operativos: Windows Mobile, Symbian e Android
Download Download: Windows Mobile; Symbian; Android
Homepage Homepage: SlideIT Keyboard

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Finalmente algo que funciona em ecrãs resistivos.
    Funcionou no meu Vodafone845 sem problemas.

    Obrigado Marisa 🙂

    Cumprimentos

  2. Avatar de DFC
    DFC

    já no meu antigo motorola A1000 tinha esta tecnologia pensei que os smartphones tivessem mantido.

    “o que um toque de mágia!” é magia, não leva acento 🙂

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Ehehe, tens toda a razão.. mas é que eu antes tinha escrito “mágica”, mas depois pensei “magia fica melhor!” e esqueci de tirar o acento!

      Obrigada pelo reparo!

  3. Avatar de Jox
    Jox

    Experimentei e até gostei. Requer alguma habituação no início mas chega-se lá. Não esquecer de instalar tb a extensão para a língua portuguesa.
    Pessoalmente acho a versão paga demasiado cara.

    Para quem não conhece há tb uma alternativa muito boa chamada: AnySoftKeyboard 😉

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim a extensão para língua portuguesa (não esquecer que há 31 idiomas disponíveis, caso assim desejem ter uma língua secundária), é importante para que as palavras estejam lá e *PLIM*.. seja só necessário escrever as primeiras letras 🙂

      No entanto quem não quiser instalar o pacote com o idioma, pode usufruiu igualmente da aplicação!

      Cumprimentos

  4. Avatar de BrunoG
    BrunoG

    Por aqui Touch Pal thank you very much, não são precisos submenus para os símbolos e números nem pressionar shift para maiúsculas, é só clicar e arrastar ou para cima (maiúsculas) ou para baixo (símbolos) e permite ter dois dicionários ao mesmo tempo.

    http://goo.gl/AtqFe

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Experimenta o Swype depois diz-me alguma coisa (=

      1. Avatar de BrunoG
        BrunoG

        Segui o teu conselho mas não consigo gostar disto, vou dar-lhe algum tempo pois deve precisar de hábito, mas o que mais me chateia é que não permite ter dois dicionários ao mesmo tempo, português e inglês e ter de alternar entre os dois.

        Mas vou dar-lhe algum tempo, agora que chego ao fim deste comentário que escrevi utilizando-o vejo que pode ser interessante

        Então e os avisos de que isto pode armazenar as passwords onlline?

  5. Avatar de carlos
    carlos

    slideit e swype é quase a mesma coisa. mas na minha opinião nenhum teclado bate um qwerty físico

    1. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Concordo, é engraçado esta forma de escrever, mas o qwerty para mim continua a ser mais rápido, mesmo não sendo físico!
      Utilizo o FingerKeyboard2 http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=501122
      Para mim a melhor solução que encontrei.

  6. Avatar de Orite
    Orite

    Depois de inserir o Pack em Português, continuam a surgir palavras em Inglês na barra de sugestões de plavaras, para além das palavras portuguesas. Existem alguma forma de surgurem só as portuguesas?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      hm, talvez tenhas o Dicionário da Língua Inglesa como primário, e da Portuguesa como secundário. Vê nas definições (abrindo a aplicação), penso que podes ter só um idioma activo.

      Cumprimentos.

  7. Avatar de Orite
    Orite

    Já descobri como se configura o Portugues para a língua principal. Gsoto deste teclado é pena ser só demo… 🙁

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Também há a versão paga.. custa é 6 euritos.

      No entanto só vi limitação de 1 mês para o Windows Mobile.. vamos ver.. até dar, vai-se usando, eheh

  8. Avatar de dajosova
    dajosova

    Marisa,
    Pessoalmente acho o swype mais polido e eficiente, apesar de não ter a opção de desenhar.
    Já quanto ao facto de não encontrares o swype no market, isso acontece para todos os equipamentos já que a versão beta está fechada. Ou seja, não está disponível, apenas nos fóruns “especiais” 😉

    Ainda assim obrigado pelo artigo!

    1. Avatar de BrunoG
      BrunoG

      Swype disponível aqui, já instalei no TMN A1 (320×480) e funciona bem

      http://jonsuh.com/2010/11/swype-never-tap-to-type-on-your-phone-again/

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Pronto, não sabia disso 🙂 Mas como não experimentei o Swype, não posso comentar, fico-me pela aparência desse, e para pratica e aparência do Slide IT 😛

      Cumprimentos

      1. Avatar de joao
        joao

        o swype e o melhor para nokia. qto ao graffiti, ja e nativo na nokia e ate e mais eficaz, por isso, sem problemas. o swype tem o dicionario, mas a demo e so por uns dias e mais nada. o swype, apesar de nao ter um dicionario muito bom, e muito melhor de usar, e tem feedback. com a vantagem que é gratuito, por isso, alguns dos males perdoam – se. para os nokias, esta no site nokia betalabs

  9. Avatar de userx
    userx

    Já usei swype e slideIT e o algoritmo de reconhecimento de escrita do swype parece-me superior pena que para ambos os teclados o dicionário em português seja extremamente pobre!

  10. Avatar de userx
    userx

    Já usei swype e slideIT e o algoritmo de reconhecimento de escrita do swype parece-me superior pena que para ambos os teclados o dicionário em português seja extremamente pobre! passa-se mais tempo a inserir novas palavras que a escrever!

  11. Avatar de phixie
    phixie

    Hei-de instalar quando aparecer o upgrade do Android 2.1 para o X8. Já começou a sair mas só para alguns kits… ainda não há para todos. E quem estava à espera de uma prenda de natal pode esquecer, é mesmo 2.1, não vai ser para 2.2…

    1. Avatar de Mind Booster Noori

      Eu usava o SlideIT já no Android 1.6, não precisas de 2.1…

      1. Avatar de phixie
        phixie

        Obrigado. Estava (erradamente) convencido de que só dava para instalar teclados em versões 2.x do Android… Não sei onde fui buscar essa ideia peregrina… X(

        Experimentei e desinstalei… dá jeito mas mais de metade das vezes o dedo fica a tapar metade do teclado entre uma letra e outra… Num teclado de pc escrevo rápido e com as duas mãos (só oito dedos, já escrevi com dez…) mas no telemóvel (ainda) não me habituei ao teclado qwerty…

  12. Avatar de Um
    Um

    Nada de especial, palavras como: das, carro, esta, nessa e por aí afora são um 31 de escrever… Carreguem na tecla “G” e tentes edesenhar um 4…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      É enquanto não se lhe apanha o jeito, eheh

  13. Avatar de Grem
    Grem

    pessoalmente considero o SlideIT melhor do que o swype…tenho os dois instalados no meu TYTNII e o SlideIT é o que responde melhor, e tem dicionário em português..coisa que o swype não tem..(pelo menos na versão de WM)..

  14. Avatar de luis
    luis

    boas, eu instalei o swype no meu tmn a1 ja com android 2.1
    mas dp nao sei onde ele foi parar dentro do telemovel…
    alguem pode dar uma ajudinha?
    cumps

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Hmm, uma solução pode ser instalares o Google Gesture, e depois, ao abrires esta aplicação, procurares pelo Swype, escrevendo o nome da app.

      Depois dá feedback,
      Cumprimentos

      1. Avatar de luis
        luis

        ja consegui resolver o problema, obrigado.
        mas tenho outra questao tenho meu tmn a1 a apenas 2 dias e gostava que me dissecem se em termos de aplicaçoes so no android market ou se ha outros sites?
        e para as tirar so a partir daquele codigo de barras ou se a outras formas?
        cumps luis vaz