Top 5 Android – Principais aplicações gratuitas (2011)

61 Comentários

O final de ano é sempre um bom período para estatísticas e conhecermos quais os hits desse ano. No mundo do Android foram muitas as novidades que apareceram e também foram muitos os utilizadores  que se “juntaram” à Google (segundo informações da própria empresa, no dia 24 e 25 de Dezembro de 2011 foram activados 3.7 milhões de dispositivos com Android).

Depois de termos apresentado aqui no inicio do ano o Top 10 – Aplicações para Android, hoje, com base nas estatísticas da Google vamos conhecer quais foram as 5 principais aplicações gratuitas para Android.

top_android

5) TMN Drive

O tmn drive é uma aplicação de navegação para smartphones, que transforma o seu telemóvel num verdadeiro navegador. Com o tmn drive tem acesso a milhares de pontos de interesse, com mapas de Portugal (inclui ilhas) gratuitos. O tmn drive é gratuito e vitalício e está disponível para inúmeros telemóveis Android (incluindo tablets). Os mapas são gravados no seu telemóvel o que permite que a aplicação navegue sem qualquer ligação à internet (Wi-Fi, 3G, ou 4G).

tmn_drive

Homepage: TMN Drive – Aplicação de navegação GPS gratuita


4) Messenger WithYou

O Messenger WithYou que permite aos utilizadores terem no seu smartphone/tablet Android um cliente da rede de chat Windows Live Messenger.O Messenger WithYou para Android disponibiliza a maioria das funcionalidades que o cliente oficial da Microsoft. Com base nos testes realizados, a aplicação demonstrou ter boa performance e estabilidade. Para quem procurava por um bom cliente de MSN para Android, então aqui está uma boa oportunidade para instalar o Messenger WithYou.

msn_00

Homepage: Messenger WithYou – O messenger para Android


3) Facebook Messenger

As redes sociais estão na moda, e o Facebook é uma das paragens mais frequentadas. O mundo mudou em vários aspectos assim como a mentalidade de muitos internautas que se refugiam em demasia “naquele mundo virtual”.

O Facebook continua a ser a rede social  mais popular entre os utilizadores, apesar de agora ter concorrência à altura com a disponibilização do Google+ por parte da Google. Talvez devido a essa concorrência, o Facebook disponibilizou um messenger para Android.

facebook_msn

Homepage: Facebook Messenger


2) Andry Birds

Angry Bird = Um dos jogos mais populares do mundo. Para quem não conhece, o objectivo deste jogo é lançar os pássaros numa fisga de modo a tocar nos porcos que, à medida que se avança nos níveis, se vão encontrando cada vez em condições mais difíceis de serem tocados e consequentemente destruídos. É um jogo bastante viciante, engraçado e divertido. A forma como os os animais se movimentam no jogo assim o dita.

angry_00

Homepage: Angry Birds


1) Facebook para Android

O Facebook é provavelmente a rede social mais popular nos dias de hoje. A popularidade deve-se certamente, também, à utilização massiva por parte da comunicação, mas também porque esta rede social tem adeptos e utilizadores de todas as idades.

Como os utilizadores do Facebook gostam frequentemente de controlar o seu perfil na rede social, nada melhor que ter uma aplicação para controlar o Facebook no seu smartphone.

facebook_00

Homepage: Facebook no Android

Segundo informações disponibilizadas no market Android, estas foram as principais aplicações gratuitas de 2011. Esperamos que no próximo ano apareçam muitas mais aplicações, que permitam tirar o melhor partido dos equipamentos com Android.

E para si, qual foi a melhor aplicação que instalou em 2011?

Partilhar:
Tags:

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gilberto
    Gilberto

    Ter o Facebook Messenger nessa lista é ridículo!

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      O Top 5 deve ser pela quantidade de downloads… assim sendo, não é uma questão de ser ou não ridículo, é uma estatística… é um facto… foi assim que aconteceu. 🙂

    2. Avatar de jeton90
      jeton90

      Viva também concordo

      Boas entradas

    3. Avatar de anonimo
      anonimo

      Bem não querendo ser ridículo, concordo em parte com o Jorge, para ver isto abro o market do android.. O top devia ser feito com base noutro critério.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        E que melhor critério que o nº de downloads?

        1. Avatar de Denni Serra
          Denni Serra

          Pontuação (estrelas)?

  2. Avatar de Fernando Jorge
    Fernando Jorge

    Isto deve ser o Top 5 em Portugal, certo?
    Não estou a ver o TMN Drive no Top 5 international.

    Pessoalmente, é curioso… não tenho nenhuma destas aplicações! 🙂
    Tenho 2 file browsers, 1 leitor de vídeos, 1 para a câmara fotográfica e 3 jogos. Também ainda só tenho 3 meses de Android.

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Tirando o Angry Birds também não tenho nenhum destes.. Realmente aquilo que as pessoas mais se interessam.. a unica app interessante é mesmo a da tmn, mas sendo vodafone, nem a mim interessa.

      1. Avatar de Bernardo
        Bernardo

        Eu sou vodafone e uso o tmn drive 😀

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Eu usei e eliminei… estar “perdido” no meio de uma cidade nortenha bem conhecida e o sacana do TMN só dar indicações DEPOIS de ter passado pelo corte… f*ck it.

        2. Avatar de Pedro Miranda

          O tmn drive não funciona no asus transformer :/

        3. Avatar de e daí?
          e daí?

          seres vodafone ou não, é tudo a mesma coisa, aquilo foi um pacto que a tmn fez com a ndrive, basicamente, o tmn drive é o ndrive com mapas de portugal grátis, mas com publicidade da tmn….

          1. Avatar de zeca
            zeca

            Também sou vodafone e uso. Se tiveres o telefone root e com uma app de ad block instalada nem publicidade vez ;p

    2. Avatar de João
      João

      Posso te dizer que tenho o galaxy s com 14 paginas de 16 app´s cada….
      Experimenta o applanet …
      http://applanet.net/
      Istala apartir do site com o leitor de QR ….

      1. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        Sinceramente acho que não devias postar isso aqui :/

        Algumas aplicações custam menos do que um café, qual é o mal de ajudares os desenvolvedores ??

  3. Avatar de Santos
    Santos

    Excelente artigo (como sempre). Mas têm feito muitas análises Android… e a malta dos iOS? 🙂

    Boas entradas para todos do PplWare!

    1. Avatar de EmanuelP
      EmanuelP

      Até digo mais… e o pessoal dos WP7?

  4. Avatar de JC
    JC

    A melhor e mais útil aplicação que instalei foi o Titanium Backup Pro (só é pena não ser gratuita).

    1. Avatar de Alque
      Alque

      LOL? O que tens contra apps pagas?

      1. Avatar de JC
        JC

        Custam €€€ que não abundam 😀

  5. Avatar de Zé

    Existe alguma app que tenha estes 3 chats todos numa so app? O chat da google (gtalk) e o windows messenger pelo menos. O do facebook não me interessa tanto.

    1. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Trillian, existe para várias plataformas e tem muito mais que esses chat’s disponíveis.

      1. Avatar de leodb
        leodb

        Trillian é mto fixe 😉

    2. Avatar de ricardosms
      ricardosms

      Boas. tens o “imo” que para mim é mesmo o melhor, muito limpo e funcional, gratuito e sem adds.
      Link para o market: http://goo.gl/cP3en

      1. Avatar de IR
        IR

        concordo, do melhor… ja utilizo faz tempo.

    3. Avatar de Arthgrafic
  6. Avatar de Zé

    As apps que mais uso são o feedly e o mVideoPlayer (vejo bastantes videos na minha viagem de transportes para o trabalho).
    Ah e o browser claro, que no meu caso é o Dolphin HD.
    Destas aqui apresentadas apenas tenho os Angry Birds. E ainda vou experimentar a da TMN.

  7. Avatar de iD@nny !

    @Gilberto Nem por isso, é uma aplicação bastante útil, especialmente porque “sobrecarrega” menos o telemóvel que a aplicação oficial do Facebook.

    Off-Topic: É de mim, ou o CyanogenMOD já começou a publicar as primeiras nightlys ? 😀

    1. Avatar de iD@nny !

      Correcção: as novas nightly’s que apareceram na página de download do CyanogenMOD ainda são da versão 2.3.7

      1. Avatar de jeton90
        jeton90

        Esta tudo em pulgas lol viva aCyano

  8. Avatar de DW
    DW

    Eu uso o Facebook Messenger e o Facebook, cada um para sua coisa, o Facebook Messenger e uma app muito leve e porreira para falar com os amigos.

    Dessas todas tenho todas.

  9. Avatar de eu aqui
    eu aqui

    Messenger WithYou? eu ca prefiro o ebuddy

  10. Avatar de serva
    serva

    Pedro sei que não foste tu que fizeste esta selecção , mas AIIIII jezus , estas são as principais aplicações para Android de 2011 , ou serão as mais descarregadas ??? … fiquei baralhado , a única que me parece ter interesse é a da TMN que irei experimentar , o Angry Birds para quem gosta de jogos , dou de barato , mas as outras sorry algo está errado , tantas e tão boas aplicações quer para tweaks na economia da bateria e nos sistema , gestão de ficheiros , ferramentas de produtividade gratuitas , aplicações para fotos , leitores de musica , programas de rrs feeds , aplicações financeiras , o Pulse ferramenta fantástica como é que não está nesta lista , programas de alerta de terramotos , google maps , locais , bom podia continuar até me doer o dedo de escrever , neste momento tenho 283 aplicações instaladas e curiosamente a única que tenho em comum é o Angry Birds .

    Bom ano para todos

    Serva

    1. Avatar de Samuel
      Samuel

      Faço totalmente minhas as tuas palavras, subscrevo. Quando vi isto até levei as mãos à cabeça. Isto deve ser o top Português, porque a app da tmn não deve interessar a mais ninguém. Mas sinceramente, é só futilidades..

      1. Avatar de rubenduarte
        rubenduarte

        Samuel, a APP da TMN não interessa a ninguém? Tu experimentaste sequer antes de dizer essa barbaridade? É o NDrive em versão gratuita, e tu dizes que não interessa a ninguém? Oh meu deus…

        E se lerem o inicio do tópico vêm que é um top baseado nas estatísticas do próprio Google. O Pplware não tem nada a ver com a escolha…

        1. Avatar de ricardo
          ricardo

          Bem queria experimentar, mas no meu galaxy s2 ta dificil encontrar sinal de gps. As vezes funciona outras vezes nao.

  11. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    2) Andry Birds

    Angry, correção

  12. Avatar de sky
    sky

    basta usar o IMO.im e poupa-se logo em apps.

    Bom 2012 para todos

  13. Avatar de Bruno Bonito

    É impressão minha ou a aplicação do Facebook anda super lenta??

  14. Avatar de Konga
    Konga

    A melhor aplicação do ano é o Wank-o-meter ou Punhetômetro em Português 🙂
    https://market.android.com/details?id=me.mga.parquimetro

    Uma aplicação que avalia o desempenho enquanto o utilizador se masturba.

  15. Avatar de Telmo Neves

    Aplicações fantásticas (or not) lol

    Existem muitas melhores mas esta gente não sabe é escolher lol E o fruitninja? 🙁

    1. Avatar de rubenduarte
      rubenduarte

      “com base nas estatísticas da Google vamos conhecer quais foram as 5 principais aplicações gratuitas para Android.”

  16. Avatar de Paulo
    Paulo

    Das cinco tenho o jogo Angry Birds que todo o mundo conhece e o TMN Drive, sem dúvida uma boa aplicação para quem não quer gastar dinheiro em GPS e que quanto a mim funciona na perfeição.
    A todos um bom ano de 2012

  17. Avatar de isaac oliveira
    isaac oliveira

    Por incrível que pareça utilizo todas.

  18. Avatar de JMS74
    JMS74

    Como posso reverter o “facebook para android” para a sua penúltima versão?
    é que a ultma versão do facebook for android é mesmo lenta e cheia de bugs… Quero reverter para a versao anterior e depois desligar as actualizações para ele..
    por favor ajudem..

    Ah, e bom ano para todos os que contribuiem de alguma forma para este forum

  19. Avatar de RIK
    RIK

    – O “IM+” è muito melhor do que o “Messenger WithYou”.
    – “Angry Birds RIO” foi o melhor da série Angry Birds em 2011.
    – Facebook nessa lista? Fail…

  20. Avatar de www.lojatablet.com

    Falta:
    DropBox
    Evernote
    Skype
    KeepassDroid
    Tubemate

    Abraço e bom ano!

  21. Avatar de Manuel coutinho
    Manuel coutinho

    Tenho tudo menos o facebook messenger , é tudo aplicações muito boas , recomendo vivamente. Acho que o facebook messenger não é preciso porque por vezes não funciona bem e o facebook normal para android já tem uma zona de chat.

    Cumprimentos

  22. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Vejo aqui muitas vezes a palavra excelente para elogiar os posts.

    Não façam confusão antes de criticarem o meu comentário, pois, eu sou leitor assíduo e gosto desta malta mas catalogar tudo de excelente parece-me um exagero absurdo!

    Excelente parece-me “A mensagem” de Fernando Pessoa”; A Carta de Mia Couto ao ex presidente Bush; O discurso do Steve Jobs em Stanford! Isso sim, parece-me excelente!

    Sim, já tenho visto aqui artigos excelentes mas, catalogar uma estatística com um “excelente artigo” parece-me surreal!

    Acredito que isto irá criar polémica, ou não!

    Como disse, sou leitor assíduo e considero o Pplware um bom blog que por vezes nos brinda com pérolas mas, o recurso constante e desmesurado ao “excelente” é algo que me deixa “confuso”.

    Será que as pessoas sabem o que é a excelência ou usam só por usar!?

    Um abraço, um bom ano e continuem o bom trabalho!

    Bem hajam!

    1. Avatar de Vítor M.

      Boas, é tudo uma questão de presencias, que importa Steve Jobs a quem nunca tece preferencia pela sua actividade?

      Teremos de ser hipócritas e dizer que aquilo é excelente para ficar bem visto aos olhos dos outros, ou, pelo contrario, somos genuínos e de facto classificamos de excelente aquilo que nos apraz?

      Realidade e seriedade sem hipocrisia meu caro 😉 pensa nisso e cada um sabe de si e não tabelamos todos pela mesma bitola.

      Bom ano e muita humildade para vencer com sucesso e honestidade.

      Abraço.

  23. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Meu caro Víctor,

    Nem tudo o que nos apraz é excelente por mais que o desejemos!

    Disseste tudo, humildade sem hipocrisia.

    Teremos de ser hipócritas e dizer que aquilo é excelente para ficar bem visto aos olhos dos outros?

    Um abraço,

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas quem o disse sabe o que pensa e não precisa de citar grandes obras para tabelar um adjectivo. ‘Condicionar’ uma apreciação com base em obras lliterárias ou autores de renome não é certamente um denominador comum, verdade?

      😉 abraço.

      1. Avatar de João Martins
        João Martins

        Lamento Vítor, mas tenho que discordar! muitas vezes usamos as palavras sem lhes darmos o verdadeiro significado e muitas vezes fazemos apreciações desmedidas! eu, tu, toda a gente o faz!
        Quanto ao artigo faz-me lembrar a publicidade enganadora que muitas vezes infelizmente consumimos. Recebi a feed através do google reader e como utilizador de android que sou, (com um titulo e imagem destas) fui logo ver! estava à espera de encontrar aqui as aplicações mais uteis para android e já estava a ligar a wi fi para começar a fazer downloads… mas fiquei desiludido! Para mim, e volto a dizer, para mim, é um artigo desinteressante! isto porque, do pplware, estamos sempre à espera de grandes artigos 🙂 e saber que estas são as “5 principais aplicações gratuitas” deixou-me desgostoso.
        Abraço 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          Isto das palavras e dos seus significados tem muito o que se lhe diga. Cada um depois interpreta á sua maneira mediante a sua forma de ser, pensar e ver o que tem pela frente.

          Quanto ao post… está lá explicado de quem é esse top não sei se leste mas nós temos várias abordagens aos temas, esta abordagem foi segundo a Google.

          Haveremos de fazer o nosso 😉

          Abraço.

          1. Avatar de João Martins
            João Martins

            Pois… eu estava à espera que fosse o vosso, mas como também podes ver, no titulo não dizia que era do google, se dissesse, talvez nem abrisse a noticia.
            Fico à espera do vosso que é o que me interessa. 🙂
            Abraço

  24. Avatar de Bruno
    Bruno

    https://market.android.com/details?id=com.locateevents#?t=W251bGwsMSwxLDIxMiwiY29tLmxvY2F0ZWV2ZW50cyJd

    Mais uma aplicação com base no facebook mas desta vez para os eventos 🙂
    Vale a pena

  25. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tenho o TMN drive, excelente, colocado é prova este fds na Zona de Abrantes, acesso offline a um sem numero de recursos e informação, gratuitamente. Ao final do primeiro dia de utilização este fim de semana, levantou-se-me uma questão pertinente. Não estou a pagar este excelente serviço prestado, porque? quem o paga? em discussão as respostas não foram conclusivas.

  26. Avatar de Gelásio
    Gelásio

    Sou Android User à poucos meses mas posso dizer aqui quais as aplicações com as quais já não vivo sem (além do Angry Birds que é a única que tenho da lista):
    – DropBox
    – Dolphin Browser
    – Onavo
    – MoboPlayer
    – Asphalt 6 HD
    – IMDB

    Podem não ser é de 2011, mas todas elas tiveram actualizações que melhorar a user experience.

  27. Avatar de JLeao
    JLeao

    A versão mais recente do Facebook p android, vem com problemas no upload de fotos.