Xiaomi volta a bater a Apple e é a número 2 no mercado de smartphones na Europa

64 Comentários

A Xiaomi tem apostado de forma muito forte na Europa, em especial no mercado dos smartphones. Aproveitando um espaço deixado pela concorrência, soube aproveitar e crescer de forma única, ameaçando marcas já estabelecidas.

Com uma luta silenciosa com a Apple, a Xiaomi tem tentado ganhar esse espaço e assumir-se como número 2. Esse cenário voltou a acontecer e a marca chinesa é novamente a segunda colocada no difícil mercado europeu.

Xiaomi Apple Europa smartphones mercado

Foi a própria Xiaomi que revelou esta informação importante referente ao mercado da Europa. Na sua apresentação de resultados do segundo trimestre de 2022, a marca revelou que está novamente na segunda posição neste território, tendo ultrapassado a sua concorrente direta, a Apple.

Os dados apresentados são importantes e mostram que esta segunda posição foi conseguida com os 21,7% de todas as vendas de smartphones na Europa. Com este valor, a empresa chinesa controla já mais de um quinto do mercado europeu e garante que 1 em cada 5 smartphones vendidos têm a sua marca.

Xiaomi Apple Europa smartphones mercado

Além deste lugar na Europa, a Xiaomi ocupa ainda uma das 3 primeiras posições em 55 mercados a nível global e é também uma das 5 principais marcas noutros 67 países. Os seus números mostram ainda que houve um crescimento notável na Europa, Médio Oriente, América Latina, Sudeste Asiático e África.

Com estes números, a Xiaomi garante muito mais do que a ultrapassagem à Apple. Há ainda os resultados financeiros que cresceram e que neste trimestre se situam nos 4,967 mil milhões de euros, tudo isto conseguido fora do seu mercado principal, a China.

Xiaomi Apple Europa smartphones mercado

Estes é um valor importante que deve ser contextualizado para se perceber o impacto que tem na empresa. A receita conseguida na Europa e outros mercados fora da China representa 48,4% da receita total, mostrando que a Xiaomi depende cada vez menos do seu país de origem.

O foco da marca deverá ser agora manter esta posição à frente da Apple, pelo menos na Europa. Se no trimestre que atravessamos poderá não ser difícil, tudo poderá ficar mais complicado no final do ano, fruto de muitas novidades que estão para chegar.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Patrik
    Patrik

    Ate as proprias pessoas que usam xiaomi sabem e queixam se da falta de qualidade. A realidade e que sao baratos e em tempo de crise as pessoas tem de cortar nalgum lado. E como dizer que alcatra e o número 1 de bifes em Portugal quando toda a gente sabe que do lombo e melhor

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Já tive dois e não achei falta de qualidade em lado nenhum têm mais qualidade que muitos que andam por aí agora tenho um oneplus que ate foi mais caro que o xiaomi e mesmo assim há muita coisa que acho o xiaomi superior.
      Em tempos de crise? já não estamos em crise para aí há 10 anos e a julgar pelo preço das casas e pelo pessoal que tem iphones acima dos 1000€ somos um pais de ricos

      1. Avatar de Patrik
        Patrik

        Tem imensa falta de qualidade a nivel de software, não atualizam e nem corrigem bugs, tem ads nos menus, a camera tira fotos pessimas comparadas a iphone e samsung ate mesmo a outras marcas chinesas como a vivo.

        1. Avatar de Amíscaro
          Amíscaro

          se calhar estás a comparar um xiaomi de 200€ com um iphone de 1000€

        2. Avatar de Nuno
          Nuno

          ah ok já percebi que não percebes nada do que estás a dizer a tua opiniao vem de noticias e não de experiencia, portanto
          1 – Qualidade a nivel de software ahahah é so dos melhores que anda para ai tem funcionalidade que não ves em mais nenhum telemovel do mercado e falo por experiencia gosto de ter sempre um telemovel de marcas diferentes portanto as principais já experimentei todas
          2- Bugs já apanhei mais no onple que no xiaomi mas sim como tudo tambem tem.
          3-ads nos menus a tipica noticia só para avisar que se desativa nos menus demora 2 segundos a desativar
          4-camara concordo, em geral a qualidade é inferior no geral serve para mim porque 95% das fotos que tiro é para enviar para amigos etc etc fotos a serio tiro sempre com um camara
          Porque é que me dei a este trabalho a responder a uma pessoa que claramente esta fora do assunto nao sei

          1. Avatar de Patrik
            Patrik

            Tenho iphone 13 pro, não tenho qq interesse em xiaomis. Não tem a qualidade que gosto e preciso para o dia a dia

        3. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Provavelmente nunca tiveste um xiaomi nas mãos e mais depressa achas que um iphone esmagado por um camião de pavimentação de estradas é superior a qualquer outra marca só porque é apple. Ok, fica na tua.

      2. Avatar de PML
        PML

        Em dois colegas meus que tiveram Xiaomi, um deu problemas logo de início e o outro ao finmde um ano está todo lixado. É verdade, não são caros, a specs são boas, mas a integração do hardware e a implementação do software não são nada boas.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @PML, com todo o respeito mas tirar conclusões com o exemplo de dois amigos, é um pouco forçado, os seus amigos são pessoas estimadas?
          Eu tenho amigos que o 1º órgão sexual são as mãos, por outra palavras onde metem as mão fod… tudo.
          A minha esposa tem um Xioami Mi Note 7, a nível de captação de rede Wifi é excelente, a nível de som também deixa qualquer tlf das marcas mais conceituadas envergonhadas, e a nível de atualizações também não acho que seja das piores, está farto de cair ao chão e sem nada partido, pelo preço que custou acho que é um excelente custo beneficio.
          Mas lá está eu estou a dar a minha opinião apenas baseado num tlf mas que passo muito tempo perto do mesmo.

          1. Avatar de Akiruim
            Akiruim

            concordo, a relação preço/qualidade da Xiaomi é praticamente imbatível

          2. Avatar de EDPRR
            EDPRR

            Concordo, já tive Apples, Samsungs, TCL, Huawei e nenhum mantém a performance, ao fim de um ano, como os Xiaomi.

          3. Avatar de Sou-eu-Sou
            Sou-eu-Sou

            Concordo com ter amigos desses.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          se deu problemas ao inicio estava na garantia não? o do meu filho custou 72€ ja tem 5 anos e ainda ca esta para o basico da perfeitamente, e antes de falar testa porque o software é superior a grande maioria

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Patrik, eu uso xiaomi, neste momento um Poco F3 e posso desde já garantir-lhe que a qualidade do produto é excelente.
      Agora se me disser que um telefone de 1000 euros é melhor, pois, se calhar até é, por isso é mais caro.

      No outro dia parou ao meu lado um Ferrari, o sinal abriu e ele arrancou mais rápido que eu, que tenho um pobre Toyota 1.4…
      Onde é que está a surpresa aqui?

      PorcoDoPunjab, o coleccionador de casas

  2. Avatar de Castro
    Castro

    Não deixa de ter piada que eles citam a Canalys mas não dizem que a Canalys aponta para uma quebra de 25% das vendas da Xiaomi a nível global, com quebras enormes de vendas em vários mercados importantes.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      E mesm o com quebras, continuam à frente.

      1. Avatar de Patrik
        Patrik

        Sem duvida, assim como se vendem mais clios que teslas. Eu ca não trocava o meu model S por um clio mas cada um sabe de si. Quem procura qualidade não escolhe xiaomi de certeza

        1. Avatar de Artemus
          Artemus

          Quem procura qualidade, também não escolhe Tesla 😀

          1. Avatar de Abreu
          2. Avatar de Patrik
            Patrik

            E o melhor carro do mercado . Silencioso, conduz sozinho, consumo muito mais baixo que a gasolina e economico

          3. Avatar de FeitoConceito
            FeitoConceito

            Oh patrik tens aquela conversa de aziado que vem para os foruns dizer que tem fundos e mundos e se calhar vai para o trabalho de seat ibiza de 1999 😀

            Fazes me lembrar certos gajos que iam para os bares com porta-chaves da BWM em cima da mesa a tentar cativar os olhares das miudas mais ingenuas (na realidade nem carro ás vezes tinham) 😀

            Eu por acaso não tenho um Tesla, mas ando regularmente num model 3, e sinceramente deixa um bocado a desejar. Mas pronto são gostos.

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Depende do Clio, tens Clios a custar mais que qualquer Tesla

          1. Avatar de Zion
            Zion

            Mais do que qualquer tesla? Deves andar a sonhar, só pode.

        3. Avatar de Artemus
          Artemus

          @Patrik O Tesla é para quem não consegue comprar um elétrico de marca premium. Podes ter um iPhone, mas andas com um carro equivalente a um Xiaomi de 200€. Aceita que dói menos 😀

        4. Avatar de EDPRR
          EDPRR

          Eu não trocava o meu Clio por um Tesla. O meu clio demora 5 minutos na estação de serviço e fica pronto para mais umas centenas de kms. O meu clio não tem problemas de construção. O meu clio é barato de manter e em qualquer oficina me desenrascam se eu necessitar. O meu clio não tem problemas de arranque. O meu clio não envia relatorios para a marca sobre tudo o que faço. O meu clio não anda sozinho mas também não mata ninguém.

        5. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          É, e o model S custa o mesmo que um Clio.
          Isto é com cada artista…

      2. Avatar de Castro
        Castro

        Não! não continuam! A nível global a Apple está à frente

  3. Avatar de António
    António

    Desde quando a Apple é a principal concorrente da Xiaomi? Ela compete com a Samsung, isso sim.
    A Apple não tem propriamente concorrentes diretos, porque oferece um sistema operativo diferente.
    A guerra é entre as marcas Android, essas sim têm que competir entre elas para conquistar o cliente que escolhe Android.

    1. Avatar de Vítor M.

      É um facto, a Apple não tem concorrente direto, contudo e num mercado “à unidade” ganhar ou perder milhões de vendas para outras marcas é sempre relevante, pois permite que essas mesmas marcas cresçam, ganhem projeção e ataquem depois outros mercados. Agora, a concorrência existe sim dentro do mercado Android, umas crescem, outras caem… Mas, como já vimos desde há muitos anos, para a Apple a venda ou a não de um iPhone é relevante.

      1. Avatar de PML
        PML

        Tens razão Vitor, mas também sabes que possivelmente por cada iphone que a Apple vende é preciso outras marcas venderem 4 ou 5 equipamentos para terem a mesma margem de lucro líquida que a Apple tem na venda de apenas um equipamento.

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, exatamente. Mas é por isso mesmo que vemos hoje as marcas a apostar mais no segmento premium e a deixar o “low cost”. Algumas marcas trocam telefones por dinheiro. Preços tão baixos não suportam custos e lucros.

    2. Avatar de Zion
      Zion

      Realmente a Xiaomi não faz concorrência a Apple mas sim às outras marcas Android, digo isso porque quando penso na Apple vejo como um todo,ou seja, o ecossistema e não só o iPhone, Se a Xiaomi passar a ter um ecossistema com suporte a atualizações e deixar de lançar 60 smartphones por ano em que só muda às vezes o nome aí sim, poderemos falar em concorrência.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pode nao ser uma concorrente direta mas se a apple deixa de vender alguns e essas pessoas vao comprar xiaomi já está a perder ou não? a ferrai tambem não é concorrente da renault mas se agr o pessoal em vez de comprar ferrari compra renault a ferrari fica a perder ou nao ?

    3. Avatar de Ricardo Moreira
      Ricardo Moreira

      Em Fold só consegue com a Samsung é uma verdade… Agora não é concorrente da maçã, isso é na vossa mente que está a outro nível.. pois nunca ninguém trocou um Apple por um Xiaomi nunca na vida. O significado de concorrência com a maçã até tem outro significado… Inovação também deve ter pois a Xiaomi lidera…

  4. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Sabedo que cada empresa tem ciclos de vendas diferentes ao longo do ano devido a novos lançamentos e acho erróneo compara resultados ao trimestre. Por exemplo, é natural que no ultimo trimestre a Apple menores resultados, pois as vendas são exponenciadas nos proximos meseses devido aos lançamentos de Setembro. O mesmo é valido para a Xiaomi.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      o caricato é que é a Apple que tem maiores vendas, por uma margem significativa… Decidiram foi olhar apenas para um único mercado para mascarar os problemas que têm tido!

  5. Avatar de Historia
    Historia

    Onde anda a Huawei aquela marca chinesa que antigamente batia a apple?Ve se nao acontece o mesmo a Xiaomi esperemos que nao. Estamos em crise por todo o lado ha que xiaomi diminuir o numero de smartphones para isto se tornar sustentavel.A xioami tem inovado.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      A Huawei foi abaixo com a perda do SO Android e a perda de funcionalidades a que a malta estava habituada. Com o Harmony as coisas são diferentes e, pelos visto, os utilizadores não gostaram.

      Quanto a Xiaomi, pelo que tenho visto de amigos meus, é que volta e meia têm que reiniciar os telemóveis porque alguma coisa deixou de funcionar e necessitam de fazer um reboot!

      1. Avatar de EDPRR
        EDPRR

        UI, grande problema. Reiniciar o telemovel demora 2 minutos e limpa os ficheiros temporarios. Em 18 meses o meu Xiaomi bloqueou uma vez e foi ao instalar o Genshin Impact. Quantas vezes bloqueou o teu Windows ? Mudaste de SO por isso ?

  6. Avatar de Historia
    Historia

    A apple este ano vai inovar vai ter 48 mp de camaras. porque é que nunca lancaram ainda o iphone dobravel porque tem de aumentar o preço ja alto e a tecnologia esta sempre no inicio.so inovaçoes a apple sempre com a ir com calma e com calma para nao dar problemas. quando é que lançam modelos mini seja no android seja no ios.sim vao acabar acabem com tudo

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      Não vão dar o quê ? Problemas ? Mas a Apple dá outra coisa que não seja problemas ?

      https://www.wired.com/story/how-to-fix-your-iphone/

  7. Avatar de jota
    jota

    Relação preço qualidade, são de longe os melhores!

  8. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    É natural que a xiaomi suba , basta ver nos operadores quais são os telemóveis “em conta” que existem. Não me refiro sequer ao facto que ainda vendem telemóveis que já não vai receber updates.

    Abc

    1. Avatar de Rui
      Rui

      que escandalo nao receberem updates, é o fim do mundo, o mundo esta perdido, antes o pessoal nem comprava portateis por nao terem updates, o meu pai ainda tem o win 7 e nao se queixa vai morrer ? nao, vai ficar igual

      1. Avatar de Zion
        Zion

        Pois, depois não se queixam que foram roubados.

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Em todo o caso a Canalys não diz o mesmo que a xiaomi :

    Worldwide smartphone shipments and annual growth

    Samsung 61.8 M Units 21%
    Apple 49.5 M Units 17%
    Xiaomi 39.6 M Units 14%

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Estas estatísticas valem o que valem mas “Worlwide” não é o mesmo que “Europe”

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Para a Europa só encontrei do q1

        Samsung 14.6 M units 35%
        Apple 8.9 M Units 21%
        Xiaomi 8.2 M Units 20%

        Abc

  10. Avatar de Sapo
    Sapo

    Eu já uso telemóveis da xiaomi pelos últimos 4 anos depois do meu anterior cair num tanque de fertilizantes, já tive xiaomi, redimi, e agora uso um poco. O poco deixa a desejar em comparação mesmo com o meu anterior redimi note 9s mas estou contente com o que tenho. Nunca tive nenhum problema que precise de assistência e actualização sempre tive a ainda hoje o redimi recebe actualizações. É claro, comparar um telemóvel de 200 e qualquer coisa a outro de mais de 1000 não é uma comparação justa. Estou contente com a marca e pretendo continuar a usar.

  11. Avatar de António
    António

    Não tive nenhum problema com os Xioami, e tudo funcionava de forma muito fluída, sempre rápidos, sem problemas ou sem stress, problema foi o remorso por detestar produtos chineses! Mas enfim, vivemos no mundo capitalista e quem oferece o mesmo (ou às vezes mais) por menos dinheiro vende mais!

  12. Avatar de V.T.
    V.T.

    Claro que a Xiaomi (que nome LOL) bate a Apple, qualquer marca mais ou menos bate a Apple, pois esta está cada vez pior. As pessoas estão a começar a abrir a pestana, pois os produtos da Apple são bons mas não valem o que se pede por eles… Já agora a Samsung diz olá a partir do topo! Há bastantes anos já!

    1. Avatar de Vítor M.

      Lá está o homem do iPhone X a falar do que não saber… 😀 tu e essa tua comichão 😉

      1. Avatar de Zion
        Zion

        Esse VT nunca teve um iPhone

        1. Avatar de Vítor M.
    2. Avatar de Patrik
      Patrik

      VT vives em que mundo? O modelo mais vendido em todo o mundo e o iphone 13 que bate recordes atras de recordes. Cada vez mais gente usa iphone. Ja a serie S da samsung tem sido flop atras de flop, s20,s21,s22 todos juntos venderam menos de metade do iphone 12

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Estás muito enganado as pessoas tem aberto a pestana sim e cada vez se vendem menos ainda por cim aeste ano que ainda vao aumentar o preço em 100€

        1. Avatar de Castro
          Castro

          :S As vendas da Apple cresceram este ano em contraciclo com o resto do mercado.

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            contraciclo ? acabaram de ser batidos pela xiaomi ahahah

          2. Avatar de Castro
            Castro

            Gonçalo, parece que não reparaste que eles apenas estão a falar sobre o lugar ocupado na Europa (com o pormenor de que estão em 3º na Europa Ocidental).
            As vendas globais da Xiaomi caíram 25% enquanto as da Apple subiram 8% no 2º trimestre, sendo que foi a Apple que ficou em segundo. Em vendas anuais a Xiaomi nunca ultrapassou a Apple.

  13. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Aos poucos(e quem liga aos meus comentários já sabe disto há muito tempo),a Xiaomi está a chegar onde merece estar.Não dou nem 2 anos para a Samsung ir abaixo e dar o seu lugar à Xiaomi.Vocês vão ver.A nível mundial !!

    1. Avatar de Castro
      Castro

      não sei se sabes mas a Xiaomi tem tido um grande trambolhão nas vendas neste ano

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Sei disso,é verdade o que diz.

  14. Avatar de António II
    António II

    Tinha um Windows Phone. Muito bom, pena o desinvestimento nas aplicações. Mas agora tenho um Xiaomi, e não tem nada a ver, é ainda melhor. Total estabilidade, total controlo, completíssimo, fino e compacto, visor acima da média, excelente duração da bateria, carregamento rápido e, faltando pouco para ter um ano, zero bugs e zero problemas. Só tenho pena de uma coisa…ser chinês!

  15. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Só comprarei AIfone quando custar 5000 euros.
    Até lá não os quero.
    Se toda a gente tem já não é status.
    Preciso de algo que me diferencie do resto…

    PorcoDoPunjab, o coleccionador de casas