Xiaomi quer que controle o seu smartphone sem lhe tocar e já sabe como o fazer

4 Comentários

A MIUI é a prova de que a Xiaomi sabe adaptar o Android e criar interfaces que se adaptam aos utilizadores, quer de smartphones, quer de tablets. A marca quer agora voltar a inovar e prepara-se para dar aos seus utilizadores a possibilidade de controlar o smartphone sem lhe tocar.

Xiaomi controlar smartphone tablet ecrã

O universo Android tem em utilização muitas tecnologias que outros ainda não abraçaram. Estas dão espaço para que se criem novas interfaces e novas formas de gerir os dispositivos, sempre na procura de melhorar o que os utilizadores podem ter acesso.

Uma dessas mudanças parece estar a ser preparada pela Xiaomi, para os seus próximos dispositivos. Vai permitir aos utilizadores controlarem os seus equipamentos sem lhes tocarem, sempre mantendo o acesso a todas as funcionalidades com a mesma simplicidade.

O que foi partilhado por um conhecido leaker do universo Xiaomi mostra que a marca estará a preparar uma novidade para breve. A imagem encontrada numa versão da MIUI permitiu ver uma nova forma de controlar o smartphone ou o tablet.

Recorrendo a uma câmara ToF (Time-of-flight) o dispositivo poderá detetar a presença do utilizador e a sua distância. Com isso, irá permitir a execução de ações pré-definidas. Estas podem ser algo tão simples como:

  • Bloquear o ecrã quando detetar que o utilizador se afasta.
  • Iluminar o ecrã quando o utilizador se aproxima.
  • Reproduzir ou pausar música.
  • Virar as páginas.
  • Atender ou desligar chamadas.
  • Ajuste o volume.

Na verdade, esta capacidade não é nova e já foi visto em vários dispositivos. A Google teve esta funcionalidade no Pixel 4, sem grande sucesso. Por seu lado, a Huawei teve o mesmo no Mate 40, tendo sido até bem recebido pelos utilizadores.

Resta saber como irá a Xiaomi implementar esta funcionalidade e em que dispositivos vão estar presentes. Este controlo em certos cenários será muito interessante e até muito importante, em especial para controlar tudo sem tocar no equipamento.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Resta saber como irá a Xiaomi implementar esta funcionalidade e em que dispositivos vão estar presentes.” Não me acredito muito que os aparelhos até agora lançados pela Xiaomi venham a receber esta funcionalidade.Provavelmente só aqueles novos que serão lançados já este ano pela marca e já com o Android 14 é que serão beneficiados com isto.Pelo menos é o que eu penso.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Uma dessas mudanças parece estar a ser preparada pela Xiaomi, para os seus próximos dispositivos.” Peço desculpa ao Pedro Simões mas nem dei por esta parte.Afinal nem valia a pena ter escrito o anterior comentário.Mas pronto,não faz mal. 🙂

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Se finalmente essa inovação acontecer, será uma mais valia, sempre pensei numa feature, ligar e desligar o ecra sempre que o utilizador se aproxima ou se afasta ,muito util em determinadas situções, nomeadamente se tivermos as maos ocupadas. Espero que os os fabricantes sigam o mesmo caminho.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Basicamente como o LG G8, de 2019, que se desbloqueia com a palma da mão e depois dá para controlar várias funções:

    https://www.youtube.com/watch?v=chD4UgH69M4