Xiaomi dominou o mercado de smartphones na Europa num ano de quebras acentuadas

12 Comentários

Os números não mentem e é claro que o ano de 2020 foi desastroso para as empresas e para os mercados. A pandemia da COVID-19 empurrou todos para casa e fez descer as vendas de smartphones para valores que há muitos anos não eram vistos.

Ainda assim, e contra corrente, algumas marcas conseguiram prosperar e crescer. Os mais recentes dados mostram que a Xiaomi conseguiu bater todos nos mercados da Europa e subir a uma posição que aguardava há muito tempo.

Xiaomi europa mercado vendas Apple


Um crescimento único da Xiaomi

Há muito tempo que a Samsung dominava o mercado das vendas de smartphones na Europa. As mudanças têm existido, como vimos com a Huawei a ultrapassar a Apple, mas limitavam-se a oscilações pontuais.

Agora uma mudança aconteceu, resultado da pandemia e de um comportamento anormal do mercado. A Xiaomi conseguiu crescer de forma exponencial e ocupou a terceira posição. Se pode parecer pouco, a verdade é que em 2020 cresceu 85%.

Xiaomi europa mercado vendas Apple

Apple e outros perderam na Europa

Este resultado vem da conquista que conseguiu fazer a outras marcas. Destaca-se a perda de 4% da Apple, os 12% da Samsung e os 62% da Huawei. Todas estas perdas foram absorvidas pela Xiaomi em vendas durante 2020.

Outras duas marcas que se destacam pela positiva foram a OPPO e a Realme, com crescimentos de 68% e 420% face a 2019. Importa recordar que estes valores se devem a uma adesão forte às marcas, que chegaram à Europa há pouco tempo.

Xiaomi europa mercado vendas Apple

2020 foi anormal em qualquer mercado

Quanto a 2020 e aos mercados de smartphones da Europa, o domínio recaiu na Apple. A Counterpoint aponta como inteligente a decisão de atrasar o lançamento do iPhone 12, o que levou a um aumento de vendas no final do ano. Por um lado aumentou a longevidade do modelo anterior e por outro aumentou a expetativa pelo novo modelo.

Com quebras de 14% face a 2019, o ano que terminou trouxe muitos desafios e muitos constrangimentos às marcas. O mercado estagnou para a maioria e isso reflete-se agora nos números apresentados. Mesmo que pontuais, os crescimentos revelam-se importantes e, de certa forma, expectantes para 2021.

Mi Band 6 da Xiaomi vai ter suporte completo para o WhatsApp e para o Telegram

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Quando o que tenho der o berro, não sei se volto para xiaomi, tentarei arranjar um melhorzito, com ecrã amoled e ecrã grande.
    Não sei é para que marca me virarei.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Passo a passo até ao domínio.FTW Xiaomi 🙂

  3. Avatar de LR
    LR

    De novo o mesmo erro. Os valores apresentados referem-se apenas ao Q4, ou seja, as vendas de Outubro – Novembro – Dezembro. Não são as vendas totais de 2020. No total de 2020 os números deverão ser lago diferentes. Creio que estará a Samsung em primeiro lugar, seguida da Apple ou Huawei (a Apple teve um Q4 muito forte) e com a Xiaomi em quarto lugar. Se querem apresentar resultados de um determinado trimestre, não digam que é do ano todo.

  4. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Uma vez que já não há tanta oportunidade para exibir “as máquinas”, o pessoal deixa de ligar aos smartphones novos… é essa a mentalidade. De qualquer forma, 90% dos utilizadores só usa os equipamentos para tirar fotos (de gosto duvidoso), selfies, redes sociais e alguma internet, o mais importante é a marca a exibir …

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Não me admira nada! Qualidade a preços acessíveis (mas não muito, ultimamente)!

    1. Avatar de ´jkbkj
      ´jkbkj

      Acaba de sair o MI11 por 800 euros com oferta do aspirador de 150. Por esse preço nao vejo outra marca que dê o mesmo hardware…

      1. Avatar de Jota
        Jota

        800 euros não é propriamente um preço baixo! Até pode ser em termos comparativos, mas não é um preço baixo!

  6. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Tenho um Xiaomi Redmi 4X de 2017 e nunca tive qualquer problema, contudo quando penso em investir um pouco mais, deixo de pensar em Xiaomi. A marca já tem mercado e precisa de evoluir. Não podemos pensar só em hardware mas sim também no software. É difícil comprar um equipamento de 500-600€ e pensar “isto tem alguns erros mas com alguns upgrades resolve”, mas 2 meses depois já saíram mais 2 ou 3 modelos diferentes e a marca já está focada nos novos modelos.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      eu tambem era assim, quando tinha um barato mas depois comprei um xiaomi de 380€ e fiquei mesmo muito satisfeito o software para mim é dos melhores se nao o melhor que ja experimentei tem funcionalidades que nao se vê em mais nenhum

  7. Avatar de ze
    ze

    O covid tambem é chines…. Bora enrriquecer os chinos

  8. Avatar de João
    João

    Gosto muito da Xiaomi, mas aqueles sensores de proximidade… Não dá para uso mais profisisonal.