Xiaomi começou a bloquear smartphones em algumas regiões do planeta

20 Comentários

Apesar de ser já uma marca global, a Xiaomi tem estado a crescer em muitos mercados. Procura elevar ainda mais a sua posição de destaque e conquistar algum espaço que está ainda disponível e que outras marcas não ocupam.

Mesmo com esta universalidade, há ainda países e regiões onde a venda de smartphones da Xiaomi está proibida, por razões legais. Agora, e de forma aleatória, os novos equipamentos da marca nestes países começaram a ser bloqueados e simplesmente deixam de funcionar.

Xiaomi bloquear smartphones países planeta

Como vivemos num mercado global e onde as fronteiras nem sempre existem é simples comprar qualquer smartphone em qualquer lugar. Assim, e com recurso a sites bem conhecidos da Internet, é possível comprar um smartphone da Xiaomi e fazer com que seja entregue em qualquer ponto do planeta.

Estas compras acabam por contornar muitas das imposições legais e isso nem sempre é positivo. Para inverter este cenário em alguns mercados, a Xiaomi parece estar a tomar medidas relevantes. As queixas acumulam-se nos habituais locais como o Reddit, o Twitter e outros.

Weird xiaomi region lock happening on new phones
byu/yn4v4s inXiaomi

Do que se sabe, os mercados que estão agora a ser alvo destas medidas são Cuba, Irão, Síria, Coreia do Norte, Sudão e a região da Crimeia. Nestes países e regiões os novos smartphones ao serem ligados não têm o comportamento esperado e que é habitual ver.

A mensagem apresentada é clara e mostra de imediato o problema que está a acontecer. A Xiaomi está a bloquear estes smartphones porque a sua política não permite a venda nesses países e como tal foi desativado. Apenas irá permitir chamadas de emergência, algo que pode ser realizado em qualquer equipamento.

Xiaomi bloquear smartphones países planeta

Infelizmente não parece haver uma forma de contornar este bloqueio dos smartphones e torná-los ativos e prontos a serem usados. Esta ação é realizada de forma central e parte do lado da Xiaomi, que controla centralmente estes dados e ações.

Esta não é uma atitude normal na Xiaomi ou em qualquer outro fabricante, mas aparentemente é algo necessário agora. É algo que pode ser realizado e que a marca tem nas suas políticas públicas, a que os utilizadores acabam por estar sujeitos.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Thomas
    Thomas

    Se eles nao os vendem la é por alguma razao, como em cima indicado. Agora ao invés de bloquearem o dispositivo, bastava dizer que dispositivos xiaomi ligados nestes paises perdem 100% dos servicos de apoio como qualquer garantia.
    Era giro entrar de carro eletrico num desses paises e do nada bloquear e nao andar mais xD, porque por razoes legais nao vendem la esse carro. Posso ter dado um mao exemplo mas o que quero dizer é que fazemos o que queremos com o que é nosso. Claro que para respeitar suportes e garantias temos de obedecer a certos criterios. E estes tem de ser vistos antes de comprar nao depois.

  2. Avatar de ZE
    ZE

    Xiaomi = Huawei.

    1. Avatar de ZeDasCabras
  3. Avatar de kodiakshadows
    kodiakshadows

    Se a Xiaomi controla centralmente e bloqueia os telefones, também pode muito bem recolher informação de telefones nos locais onde eles acham legal.

    1. Avatar de Carlos Teixeira
      Carlos Teixeira

      Tal e qual a apple por isso é que para mim China e América tudo igual. Huawei – xiaomi – oppo – apple e tudo igual. Sendo que a Apple recolhe mais dados e consegue mais informação mesmo sem estares ligado à rede via o find my.

      1. Avatar de Tiago Pereira
        Tiago Pereira

        ” consegue mais informação mesmo sem estares ligado à rede via o find my.”
        Tens alguma prova/url do que escreves-te e que eu saiba o “find my” implica duas coisa: internet e conta iCloud. E como e obvio se nao queres gerar mais dados para apple nao configuras contas e settings adicionais

    2. Avatar de Mitra
      Mitra

      Sim todos os smartphone fazem isso nada de novo, ou achavas que era só os americanos a fazer isso?

      1. Avatar de Indicreto
        Indicreto

        Que todos coletam, não há dúvidas. A questão mais relevante é: com quem você prefere que estejam seus dados?

  4. Avatar de Victor
    Victor

    Seria bom saber se fazendo um rooting aos telefones se consegue prevenir esse bloqueio ou se esses comandos e nivel de controle fazem parte do hardware não sendo possível alterá-los e já agora se esta situação também é possível de acontecer com outros fabricantes, e se existe algo prazo de tempo de utilização de um telefone numa area onde esteja banido antes que bloqueie, uma vez que no caso de Cuba como destino de férias poderá ser um inconveniente para alguns. Seja como for situações semelhantes a esta já não são novidade, recorda-me do que se passa com algunas marcas enquanto não trabalharem durante um determinado tempo numa determinada região de activação á qual estão ou ficarão ligados ou que sejam feitas chamadas de um determinado tempo de duração, não permitirão que se use sims de outra região ou não os permitem mesmo. No meu caso aprendi que a samsung obriga a uma ligação com a duração minima de meia hora na região para a qual está activo ou se vai activar o equipamento antes que se possa usar sims de outra região

    1. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      Não dá. O que a empresa faz é enviar um update que reconhece a operadora usada. Cada país tem códigos para as operadoras, se surge um código de uma operadora não permitida, o telemóvel abre o sistema de segurança, reinicia e bloqueia o acesso ao próprio telefone.
      Pelo que vi, sobre os da Síria, a única forma é usar um computador para reverter o telemóvel para uma versão anterior e não permitir mais actualizações.

    2. Avatar de Miguel Porto
      Miguel Porto

      O bloqueio só acontece em terminais novos, que são activados nesses países.
      Quem tem o seu telefone activado pode viajar para esses países e inclusive usar cartões SIM locais, de férias ou em trabalho.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    A final o Trump tinha razão.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Entre ter razão e ser uma besta a resolver, eu prefiro dar oportunidade a outro.
      Eu não posso ter razão se quiser impor à força as minhas ideias.

  6. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    todas essas marcas chinesas são botnets do partido comunista chinês. essas porcarias recolhem os vossos dados biométricos.

  7. Avatar de Miguel Porto
    Miguel Porto

    Isto é uma não-noticia. E como agora os vencedores do costume estão a perder o lugar no top qualquer notícia serve para atirar areia.

  8. Avatar de Luis
    Luis

    Aconteceu hoje cá em casa com o Xiaomi Redmi 9

  9. Avatar de palerma
    palerma

    “Infelizmente não parece haver uma forma de contornar este bloqueio”

    Se é software… há sempre uma forma! É só pesquisar!

    Em todo o caso este bloqueio só funciona em países onde a Xiaomi está proibida de comercializar, e não havendo restrições cá, mesmo que se importe uma versão Chinesa não deverá aparecer qualquer bloqueio. Agora um Americano se calhar tem de pensar bem antes de comprar um xiaomi/poco/redmi…

  10. Avatar de Helder
    Helder

    Em Portugal vai a ver esse bloqueio .

  11. Avatar de JCR
    JCR

    Eles, Xiamoi, é que deviam ser bloqueados de vez da face da Terra, porque já ninguém quer espiões chinos comunas craidores de vírus!