Xiaomi bateu a Apple e é já a 2.ª marca no mercado de smartphones na Europa

36 Comentários

Depois de meses em que as vendas de smartphones foram quase residuais, o mercado de smartphone Europa começa a recuperar de forma firme. As marcas adaptaram-se e as propostas foram preparadas para este cenário.

Como resultado as vendas subiram, com uma novidade importante. A Xiaomi bateu a Apple e é já a 2ª marca no mercado de smartphones na Europa. Este era um cenário que se poderia esperar, mas que mostra que a marca chinesa continua a conquistar novos utilizadores.

Xiaomi Apple mercado Europa smartphones

Mercado dos smartphones está a recuperar

2020 foi um ano em que o mercado dos smartphones foi castigado e teve perdas muito elevadas. Com a pandemia a ser o foco das preocupações, os consumidores atrasaram a troca de smartphones, o que fez diminuir o crescimento, que em muitos países foi mesmo negativo.

Agora que a retoma parece estar em marcha, há números interessantes a surgir, das mãos da Counterpoint. Os mais recentes, referentes a abril no mercado de smartphones na Europa, mostra que há mudanças no topo. A Xiaomi ultrapassou a Apple e é agora a segunda colocada nesta lista.

Xiaomi bateu a Apple na Europa

Com a Samsung a manter a sua posição de domínio, com 35% de quota de mercado, é interessante ver como a luta pelas posições seguintes se desenrola. A Xiaomi tem agora 21% do mercado, contra os 20% que a Apple conseguiu conquistar.

O Top 5 é fechado com outras duas marcas com um crescimento grande e que se estão a impor na Europa. Falamos da OPPO, que tem já 6% e da OnePlus, que reclama 2% da quota do mercado. A Huawei, que esteve já no topo, desapareceu desta lista.

Xiaomi Apple mercado Europa smartphones

Crescimentos gigantescos face a 2020

Algo interessante é ver os crescimentos exponenciais face ao mesmo período de 2020. Destacam-se aqui os valores da OnePlus, com quase 750% de crescimento, a OPPO, com 314% e a Xiaomi, que conseguiu atingir os 216% de crescimento.

Estes valores de crescimento devem ser interpretados com cuidado, uma vez que abril de 2020 foi o pior mês para o mercado dos smartphones da última década. Ainda assim, e depois de meses muito complicados, tudo parece estar certamente a recuperar, com as vendas a crescer.

Leia também

iPhone 12 captura um terço das receitas dos smartphones no início de 2021

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    A oneplus é da xiaomi?

    1. Avatar de SG
      SG

      Não, a OnePlus pertence ao grupo detentor da OPPO e da Vivo.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Ou seja, a BBK Electronics, baseada em Shenzen.

  2. Avatar de Brassousa
    Brassousa

    A samsung ainda está bem mas Apple ainda pode ir para segundo lugar

  3. Avatar de Jota
    Jota

    Xiaomi = melhor qualidade/preço!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E pior software…

      1. Avatar de Dark
        Dark

        Já foi bem pior. Melhoraram bastante.

  4. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    A maçã está a apodrecer…

    1. Avatar de Rrrrrrr
      Rrrrrrr

      sim… a maça está a morrer ha anos… mas a verdade é que continua a crescer e a ter bons resultados.
      num trimestre tem mais retorno do que a maioria das empresas do SP500 o ano inteiro!

    2. Avatar de Mico
      Mico

      A Renault tb vende mais que Mercedes.
      O estranho era a Xiomi andar sempre atrás. eh eh eh

      1. Avatar de PM
        PM

        Sendo que parte da gama Mercedes tem motor Renault

        1. Avatar de Ben Hur
          Ben Hur

          “parte da gama Mercedes tem motor Renault”
          Prova isso!!!

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            O novo Mercedes-Benz Classe A 180d (geração W177) estreia uma versão revista do já conhecido motor 1.5 Diesel. Uma unidade de origem Renault que assume 6 diferenças nos modelos da Mercedes-Benz.
            https: //www.razaoautomovel.com/2018/05/mercedes-benz-renault-diferencas-motor

          2. Avatar de LR
            LR

            Se procurares, vais ver que (facilmente) encontras. Mas eu ajudo. Até 2020, os modelos A e B da Mercedes usavam o motor 1.5 dCi da Renault. O ano passado, deixaram de o fazer e passaram a usar o 2.0 da Mercedes. No entanto, o CLA 180d ainda continua a usar o motor 1.5 dCi da Renault. Por quanto tempo mais, não se sabe, mas que usa, isso usa.

      2. Avatar de Maia
        Maia

        Por isso é que a Mercedes vende carros com motor Renault…..

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Apple praticamente só aposta na gama alta, e como tal, nas gamas inferiores não existe opção (só o iPhone SE). Como tal é óbvio que as marcas concorrentes vão absorver o mercado todo na gama média e baixa. A Apple não tem qualquer interesse em ter esses mercados, porque é uma marca que transmite alguma exclusividade e status, e muitos dos seus clientes não iriam achar piada a qualquer zé ninguém ter um iPhone. O mesmo com carros de luxo, que não vendem um carro a qualquer um.

      1. Avatar de LR
        LR

        Até começaste bem, mas depois espalhaste-te todo… “Exclusividade”? “qualquer zé ninguém ter um iPhone”? Acorda, moço! Não só não há qualquer exclusividade em ter um iPhone, como qualquer um, qualquer “zé-ninguém” (como tu tristemente dizes), pode ter um iPhone. Desce à Terra e acorda para a vida, rapaz!

      2. Avatar de rodrigo
        rodrigo

        Nao, a Apple nao transmite exclusividade e status. E digo isto sendo um forte utilizador da apple.
        Essa maneira de pensar tem de acabar duma vez por todas!

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        O Sr David deve pertencer ao grupo do zé alguém pois tem um iPhone no bolso! Qdo vai ao WC, o Sr David, certamente deve cheirar a flores ao contrário dum zé ninguém! Ao contrário do Zé ninguém, o Sr David nunca fica doente, velho, e não vai morrer porque têm um iPhone, algo exclusivo dum ze alguém! Felizmente o ze alguém nunca vai perder o sono de noite, afinal, o ze ninguém não pode ter um iPhone! Porque é exclusivo, ou seja, qdo vamos comprar um iPhone a loja pede um documento de identificação para saber que tipo de cliente é, ou melhor, que tipo de ze o cliente é! Eu já passei por várias fazes, já fui Zé ninguém depois fui Zé alguém e agora sou Zé ninguém…

  5. Avatar de Blox
    Blox

    Melhor negócio actual = Huawei

    1. Avatar de Steve Robs
      Steve Robs

      Nope …. Poco F3 / Xiaomi K40

    2. Avatar de FJ
      FJ

      Essa foi para rir, acorda para a vida

  6. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Acredito que futuramente as marcas chinesas liderem o mercado, não só pelo preço/qualidade como também serem muitas e todas terem modelos de topo. Acredito também que muitas se vão voltar para o sistema operativo da Huawei o Harmony OS. Não quer dizer isto que o sistema Android se fique pelo caminho, mas se acontecer as marcas chinesas optarem pelo o Harmony a coisa complica para a Google. A Google vai lançar o Fuchsia mas só muda o nome porque é mesmo que o Android actual.

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Errado. Harmony é baseado Android. Fuchsia é um sistema operativo criado de raiz com um kernel completamente diferente de Linux.

    2. Avatar de FJ
      FJ

      Só meia dúzia de funboys da huawei que ainda existem é que vão a correr comprar, de resto huawei já passou à história e ainda bem.

  7. Avatar de fernando Abrantes
    fernando Abrantes

    os utilizadores de iphones maior parte deles sao todos com manias que tem o melhor do mundo e que por terem equipamentos de 900 ou mais euros,pensam que quem tem android nao tem dinheiro, enganam-se ,eu tenho um a51 5g e se quisesse tinha um iphone de 900 nao tenho porque nao quero, mas se calhar tenho outras coisas que nao tem como casa paga, 3 computadores um ipad, 4 tvs.E tal como eu ha pessoas que tem androids de 200 e 300 euros que se calhar tinham dinheiro para comprar iphones.Eu acho que so se paga a marca avariam mais que os outros e sao os que mais deixam cair os equipamentos e partir os ecrans.

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      espera a’i…nao tens um iPhone pq nao queres ter mas tens 3 computadores, um iPad e 4 televisões? oi? algo ai nao bate certo…

      1. Avatar de Fernando abrantes
        Fernando abrantes

        Exactamente e aquilo q eu quero ter,se quisesse ter iphone tinha,trnho outras prioridades, e tb tenho 2 carros.o q quero fazer ver e qbos users de iphone tem um bocado a mania q sao os maiores,nao digo todos,mas alguns sao apanhadinhos.iphone so se oaga marca avariam tanto ou mais qboutras marcas,sei porque trabalho num sitio q os recebo em garantia e fora

        1. Avatar de Rodrigo Da Silva
          Rodrigo Da Silva

          tas a confundir muita coisa a’i!

          Mas tens nocao que esta te a comportar exactamente igual aos utilizdores dos iphones que mencionas? Tambem tens bocado a mania…Eu tenho2 carros..eu tenho 3 computadores…eu tenho isto..eu tenho aquilo…bla bla bla

          1. Avatar de Fernando Abrantes
            Fernando Abrantes

            eu compro aquilo que quero, mas não e ter uma mania sobre determinada coisa,o que quero fazer ver e que os utilizadores de iphone nao pensem que os outros la por terem androids de 200 e poucos nao tenham dinheiro p mais,a minha mulher tinha dinheiro p comprar o topo dos iphones se quisese e nao liga aos smartphones, tem um simples a20e.Paga se a marca e avariam mais, eu sei pois trabalho num centro que os recebe em garantia e fora, alem de serem os que mais deixam cair e partir os ecrans

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            aquilo que dizes nao tem cabimento nenhum. Mas tu ‘e que sabes n’e! Tu sabes tudo e tens tudo..menos um iPhone pq nao queres. Tu ‘e que tens razão e todos os outros estao errados pq tem um iPhone em vez dum android. Ta bom

  8. Avatar de jorge
    jorge

    A linux vai passar a ser ms daí a google ter criado um kernel diferente, se na europa e no resto do mundo todas as pessoas tivessem poder de compra como existe na Suiça, Alemanha, luxemburgo e em outros países os telemoveis chineses poucos se venderiam, assim como é o contrario, tudo muda, é o que acontece na tugolandia, e na maioria dos países, falta o dinheiro temos de comprar o mais barato.

    1. Avatar de JCS
      JCS

      “ …falta o dinheiro temos de comprar o mais barato.”

      Fale por si nem tudo o que é mais caro é o melhor. Foi provado não há muito tempo que o custo de produção do iphone 12 era igual ao Mi 11, eu não quero dizer com isto que seja contra a Apple por ter margens de lucro maiores cada empresa têm os seus objetivos e públicos de mercado e por vezes a longo prazo pode ser melhor ou pior, mas por exemplo eu prefiro mais a máxima de mais por menos aplicada por marcas como Xiaomi ou Oppo.

      De salientar que a qualidade das marcas chinesas atualmente estam num patamar muito alto, basta fazer uma pesquisa periódica de algumas marcas para vermos o seu desenvolvimento e dinamismo quer a titulo de Câmaras fotográficas, baterias/velocidade de carregamento, Software, design e novas tecnologias como câmara debaixo da tela só para dar um exemplo.

      A titulo pessoal eu prefiro ter no mesmo equipamento Touch Id, Face Id permitir dual sim e cartão SD e o sistema Android que permite uma grande personalização podendo ter vários Launchers no mesmo equipamento entre uma enormidade de opções quase “ilimitadas”, e a nível de design existe uma grande possibilidade de escolha para todos os gostos.

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Nin.
      É relativo, tenho posses para facilmente ter um iPhone a cada gen todos os anos sem me rebentar com as poupanças e não o faço porque não sinto necessidade, igualmente com qualquer outro equipamento mobile de média/alta gama.
      Não é uma questão de não haver dinheiro até porque quem quer um iPhone e não tem dinheiro compra usado de 1,2 ou 3 gens atrás, que é o que tenho visto com muita gente que conheço, nomeadamente mais do gênero feminino, porque estão fartas de Android e tiveram problemas com X equipamento ou simplesmente pelo status social que representa nem que muitas das vezes vá contra o que querem, ecrãs grandes e etc.

      Eu ainda continuo a usar um mero Xiaomi A2 e estou super satisfeito, estaria mais se o Android One não fosse exatamente o contrário do que estava a espera, esperava que o Android One fosse a maneira mais stock de se usar android, e afinal é só o sistema mais pesado que conheço minado com todos os serviços a correr a em background, destrói literalmente metade do tempo de bateria estupidamente e rebenta ali com uma boa parte do poder de processamento.
      Acabei por migrar para o lineageos + gapps mínimos e agora sim estou satisfeito e não sinto necessidade de troca.
      Repara lá por ter dinheiro suficiente não quer dizer que tenha de gastar em telemóveis caros só porque sim, tenho outros interesses aonde gosto mais de gastar ou simplesmente poupar.
      Sim poderia me dar algum status sacar um Galaxy top ou iPhone do bolso mas para quê? Eu mal tiro fotos, serve para ir ao e-mail, chamadas, WhatsApp e teams por causa da empresa e alguma navegacao web e YouTube, chega perfeitamente para o use case e é mais que rápido a fazer as atividades que preciso

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “A Huawei,que esteve já no topo,desapareceu desta lista.” Como ?? Não acredito !! :O

  10. Avatar de Fernando Abrantes
    Fernando Abrantes

    ò sr rodrigo eu nao tenho razao nem deixo de ter irrita me e esta mania de que ter um iphone é status,ui cuidado comprei um iphone de 1000 euros sou superior a voçes todos. e isto que me irrita,inda por cima eu trabalho num sitio conhecido que os vende e eu coloco as peliculas e eu fico a pensar como e que ha tanto dinheiro ai a circular,compra se um iphone de 1000/1200 como se nada fosse , e ainda dizem que há crise e desemprego com isto do covid ,empresas a fecharem e desemprego, realmente não percebo.Pode se comprar um bom equipamento android entre os 200 e os 300, o que e que faz a menos que um iphone