Windows Phone Internals voltou ao Windows Mobile e aos Lumia

23 Comentários

A possibilidade de desbloquear um SO móvel e dar ao utilizador acesso root ao equipamento é algo que todos procuram. Se no Android isso é (quase) direto, no Windows Mobile é bem mais complicado e para muitos impossível.

O Windows Phone Internals voltou e por isso este processo de root do Windows Mobile volta a ser simples, sendo totalmente automatizado e simples de realizar por qualquer utilizador.



Desde o final do ano passado que se falava no regresso do Windows Phone Internals e das possibilidades que ia trazer a todos os que ainda optam por usar este sistema operativo. Pois, esse momento chegou e a versão 2.3 desta ferramenta foi finalmente apresentada.

Com o Windows Phone Internals será finalmente possível ter root no Windows 10 Mobile e também em toda uma linha de smartphones Lumia que até agora estavam impedidos de ter acesso a esta melhoria.

Ao usar o Windows Phone Internals passa a ser possível desbloquear o bootloader e aplicar os processos para dar root a estes smartphones, desbloqueando as medidas de segurança aplicadas e abrindo as portas à instalação de ROMs personalizadas e alteradas.

Claro que é também a maneira de, no futuro próximo, os smartphones Lumia que até agora estavam presos a uma versão do Windows 10 Mobile possam instalar as mais recentes, fazer cópias de segurança completas e até usar o Lumia no modo Mass Storage.

Com o desbloqueio destas medidas de segurança, abrem-se as portas para um mundo de potencialidades, onde o limite é mesmo a imaginação dos programadores.

Esta poderá ser a forma de dar uma nova vida a um sistema operativo que foi já abandonado pela Microsoft e que está lentamente a desaparecer. Dependerá apenas dos programadores e da comunidade que gira em torno dele.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de HoHou
    HoHou

    Dará pra pôr Android?

  2. Avatar de GM
    GM

    Significa então que com esta ferramenta consigo instalar o W10m no meu L625 com WP 8.1?

    1. Avatar de Pedro Simões

      Se alguém tratar de preparar a ROM necessária

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Alguém vai perder tempo a fazer ROM’s para os Windows Phone / Windows Mobile com equipamentos antigos que só uma percentagem muito pouca ainda tem? O meu está lá arrumado a um canto e nunca mais lhe toco… bem dito o dia em que mudei para Android!

        1. Avatar de Pedro Simões

          Mas olha que é muito provável teres quem lhe pegue. São excelentes equipamento e que podem/devem ser continuados.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      Não recomendo se esse teu L625 ainda for um telemóvel que uses diariamente.
      Já tive o W10M num L620 e é giro e tal, mas o tlm fica bem mais lento.
      W10M em equipamentos com 512 MB esquece – mesmo com 1GB a coisa já pesa um bocado.

      1. Avatar de GM
        GM

        Obrigado pela dica. Era mesmo apenas para actualização. Neste momento está desligado há uns meses a esta parte, desde que comprei o L950XL. Apenas uso um TM diáriamente, a actualização era apenas “porque sim”. De resto, como já tem uma disfunção no táctil, está desligado. A usá-lo, será apenas como rádio/despertador, nada mais mesmo, conforme uma sugestão aqui num tópico há umas semanas atrás.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          SIm, então para isso serve!
          O meu L620 andou muito tempo com o W10M para os filhos brincarem com ele. Agora voltei ao WP8.1 porque ele precisava de um reset e resolvi não atualizar para o W10M por agora.

      2. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Com 1GB fica lento, mas fazendo “Routing” pode-se fazer umas tweaks e dá outra vida e praticamente acaba-se o problema das Apps morrerem por falta de memoria

      3. Avatar de Filipe Mendes Neves
        Filipe Mendes Neves

        Num lumia 925 aconselham? ou ficará pesado..

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          1GB não é perfeito, mas segundo quem tem até que funciona bem. Mas se seguires a dica do “Toni da Adega” podes tentar puxar por ele.

          1. Avatar de Alexandre
            Alexandre

            Seria possível com isso tornar o cartão de memoria como memoria interna do aparelho?

        2. Avatar de Alberto
          Alberto

          Prós: Câmara de browser muuuuito mais rápidos;
          Contras: Bugs e sistema instável. Aplicações que deixam de abrir (p.e. Fotografias).

          Veredito: Não recomendo. Não fica fiável. A qualquer momento, precisas de mostrar uma fotografia, ligar o GPS, desligar do emparelhamento bluetooth com o carro e ele bloqueia completamente.

    3. Avatar de Antonio Jose Gomes Almeida
      Antonio Jose Gomes Almeida

      o 625 é facil , tem cartao de memoria, nao necessitas de rom

  3. Avatar de Budfake
    Budfake

    Essa tranqueira voltou??!!! Deus é pai!

  4. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    “(…)abrindo as portas à instalação de ROMs personalizadas e alteradas.”

    Oxalá mas há que manter as expectativas bem lá em baixo, seria interessante, no entanto, ver os que os carolas conseguiriam trazer para o WM

  5. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Isso era bom era para malta que tem um 8 ou 8.1 poder meter um android puro neles.

  6. Avatar de Rui Magalhães
    Rui Magalhães

    dá para instalar apps sem ser assinadas da store?

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Mas para isso nem precisas disto, basta ires a (o meu está em Inglês):
      – Settings > Update e Security > For Developers > Sideload apps

  7. Avatar de Art.
    Art.

    um sistema operativo que foi já abandonado pela Microsoft …..????? Recebi ontem uma actualização ….

    1. Avatar de Pedro Simões

      Para fechar a porta aos problemas de CPU. Que novidades é que tens tido? Só recebe updates de segurança.

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      O sistema não foi abandonado! O W10M continua a ter updates regulares (pelo menos 1 por mês), mas são apenas correcção de bugs mais notórios ou de segurança.
      A MS parou o seu desenvolvimento mas não o seu suporte (isso acontecerá em 2020).
      Tal como o Pedro Simões refere, as novidades acabaram mas as atualizações de segurança não.

  8. Avatar de paulo
    paulo

    o meu XIAOMI MI4 ficou “parado” na build 15063.540. Será que com este SW, consigo por na versao mais recente?

    ja pensei em lhe por o Android (pelo que li, ainda nao dá para por o OREO), mas ainda nao estou totalmente convencido.