Windows Phone bate iOS e Android na segurança diz Hacker

95 Comentários

A Microsoft bem se tem esforçado mas a verdade é que é muito difícil bater qualquer um dos concorrentes.  Vendas baixas, estagnação, boas mas poucas apps são algumas das caracteísticas associadas ao Windows Phone…mas nem tudo é mau!

Segundo um hacker, o Windows Phone é o sistema operativo móvel mais seguro do mundo.

Lock icon


Quando se fala em segurança de plataformas os estudos pertencem normalmente a empresas da área ou até dos próprios fabricantes. Desta vez a opinião é de um hacker (Steve Lord), especialista na área da segurança há mais de 15 anos, que revela que o Windows Phone é o sistema operativo móvel mais seguro de todos. Segundo o especialista, o Android é o mais vulnerável mas todos têm pontos positivos e negativos.

All have benefits and drawbacks. Currently Windows Phone seems to be the hardest nut to crack. Blackberry has a long history of being very security-focused. If I have physical access to the device, I find Android’s usually the easiest target. Then comes iPhone, then older versions of BlackBerry. If it’s over a network or I have to attack via email or message, Android’s usually the softest target.

windowsph8-start-screens

O hacker refere ainda que os equipamentos mais antigos são considerados menos seguros porque as vulnerabilidades são conhecidas. No entanto, se tiver que ter um equipamento mais antigo então deve usar o velhinho BB10 ou o Wndows Phone (versão 8 ou superior).

Older smartphones tend be considered less secure as they’re usually affected by known weaknesses. If you’re using an older phone you’re better off with a classic dumb phone. If you have to have an older smartphone, use an older BB10-based Blackberry, or a Windows Phone running Windows Phone 8 or newer.

Esta é sem duvida uma visão de alguém isento. Lord referenciou também as ROMs alternativas para Android que, segundo ele, acabam por ser mais seguras que a ROM original já que o sistema de actualizações é mais rápido. Para o Hacker, Android só nos Nexus pois o sistema de actualziação é bem mais rápido do que para outros fabricantes.

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Johnny
    Johnny

    Realmente.. são tão seguros que vendem poucos..
    Prefiro o Android, e já se sabe qualquer um sistema operativo tem as suas falhas uns mais, outros menos nada é 100% seguro.. não sei quem é esse hacker nem de que se intitula agora estranhar a ver um “Hacker” a dizer que algo é seguro, então não é hacker é script kiddie.. basicamente lol.

    Android Rules (escusam-se de vir dizer que iPhone é melhor ou este e aquele continuarei a usar android devido a ter + liberdade, ponto final.)

    1. Avatar de Nuno Fernandes
      Nuno Fernandes

      Aconselhava-te a ver o significado de Hacker na wikipédia.

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Muitos confundem com os bichos que estão nos tapetes 😀

    2. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      Android é a pior coisa de sempre em segurança!

      1. Avatar de Johnny
        Johnny

        Tretas, continuarei a usar android quer queiras ou não 🙂
        Todos os sistemas operativos têm as suas falhas já disse.. e não quero saber.

        1. Avatar de KingDi
          KingDi

          Ninguém te proíbe de usar, mas que é o que mais tem tido problemas de segurança, é. E ano podes negar isso!

          1. Avatar de KingDi
            KingDi

            E não podes negar isso!*

        2. Avatar de Anubis
          Anubis

          Tanto não queres saber que vens praqui comentar.

        3. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          LOL, achas que eu quero saber de ti?

        4. Avatar de Mota
          Mota

          +1

          Mas com roms ou com nexus de facto é sempre o ideal. Mas eu tbm prefiro ter liberdade e tratar da segurança (o máximo que puder)

        5. Avatar de Asus Zenfone
          Asus Zenfone

          Pronto e agora queres que dance

        6. Avatar de Asus Zenfone
          Asus Zenfone

          E agora queres que dance?

      2. Avatar de Pedro Simões
        Pedro Simões

        Não tens mais nada que dizer? Só uma afirmação sem fundamento(s)!?
        Acho que já chega desses tipos de comentários.

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          Qual é o teu fundamento?

          Toda a gente sabe que o Android é mau em segurança, até a Google!

      3. Avatar de Prim
        Prim

        Presumo que não a dês de mota nem sequer de carro… Sãos meios de transporte muito inseguros!

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          Não ando de mota, e se houvesse alguma coisa que substituísse o carro mais segura, andava…

          1. Avatar de Prim
            Prim

            Trocas tudo pela segurança… vidinha triste, hum? Não tenhas medo de viver e de arriscar, as coisas boas estão sempre fora da tua zona de conforto, experimenta!

          2. Avatar de David.pt
            David.pt

            Coitada da tua mulher. Deves ser mt mau na cama

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Estou a tentar tirar algo de proveito desse teu comentário. Sabes ler uma noticia por acaso? Fala-se em segurança de um sistema operativo e tu dizes que sistema operativo preferes porque tem liberdade, nao faz sentido. Depois vens dizer que o Hacker disse que o Windows Phone era seguro… onde é que ele disse que ERA SEGURO??Nao é seguro, é MAIS seguro… a lingua portuguesa para alguns ainda deve ser um bicho de sete cabeças.

    4. Avatar de Marco
      Marco

      whatmobile.net/features/under-attack-an-interview-with-a-hacker/

      toma la a entrevista.

    5. Avatar de Full
      Full

      Isso é tudo felicidade por teres comprado um telefone novo esta semana?! É que não vejo outro fundamento no teu comentario 😉

    6. Avatar de Alex
      Alex

      Tenho android à 6 anos e sempre desdenhei o Windows mobile…… até comprar um lumia 535 à duas semanas e mudar completamente de opiniao. O windows mobile vende pouco por uma simples razão: apps. Se tivesse tantas apps como o android, digo-te que o windows mobile dava “ratada” de muitos kilometros ao android!!
      E olha que eu sempre fui fiel e ferranho ao android e nem podia ver Windows mobile à frente!! Para agora dizer que o windows mobile é melhor (em estabilidade, rapidez e segurança), é porque vi algo muito bom!! Mas a minha opinião vale o que vale, obviamente.
      Mas aqui a questão é: com qual sistema uma pessoa se sente melhor? Android? iOs? Windows mobile? Outro? Então é esse que se deve usar. Mas claro, uma mente aberta a novas “experiências”, já que mais não seja para se confirmar uma opinião pessoal de não se gostar de algo, tem de se experimentar primeiro! 🙂

      Eu mudei a minha… E se agora com o Windows 10 mobile vier com mais apps, aí é que eu largo mesmo o android…. Mas esse sou eu, obviamente 🙂 Não é por ter mudado de opinião, que outros tb o tenham de fazer.

      1. Avatar de MI
        MI

        é destes comentários que precisamos. parabéns Alex 🙂
        sem odio, sem fanatismos e com toda a simplicidade.
        ( Btw sou android user e não pretendo mudar, ate porque as aplicações que me fazem falta no dia-a-dia não as encontro em nenhuma outra plataforma.)
        mas assim que me seja possível e só pelo teu comentário experimentarei windows mobile

      2. Avatar de Mota
        Mota

        por acaso tbm gosto de WP mas se fosse tão popular não seria tao seguro certo?

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Concordo! Também eu usei desde que existe Android e após ter usado um Lumia 620 mudei completamente de opinião! Contínuo a usar Android mas não coloco de parte um Windows phone. A nível de velocidade aquele telemóvel com o hardware que tem surpreendeu-me!
        E não sei ao certo o porquê mas o GPS em offline era rápido a fixar! Poucos Androids aconteceu isso que eu tenha visto!
        Se a nível de apps fosse melhor considerava trocar.

      4. Avatar de MiguelE
        MiguelE

        O mesmo aqui mas com um lumia 550. Aproveitei uma promoção a semana passada e comprei um lumia 550 por 63 euros por curiosidade e segundo telemóvel. Uma semana depois é o meu principal telemóvel e o meu android o segundo.
        certo que tem menos apps, mas tem as que me chegam.
        Experimentem por vocês mesmos e deixem as opiniões alheias e ignorantes para os outros.

    7. Avatar de Marco Silva
      Marco Silva

      android sem root da-te a mesma liberdade que um iphone sem jailbreak… o pessoal vai para android nao é por liberdades mas sim porque encontra um smartphone a meia duzia de tostões se tiver que escolher outra coisa tem que largar mais… e atenção que no meu bolso está um android…

    8. Avatar de pedro flores
      pedro flores

      É por causa dessa liberdade que o android e uma fonte de
      problemas e outras porcarias
      o IPHONE é de longe o melhor e único no planeta
      o resto são tentativas .
      todos os outros falharam no conceito de smartphone.

    9. Avatar de SERGIO A C SILVA
      SERGIO A C SILVA

      Ele não falou que é 100% seguro, falou que é o mais seguro, e tem um detalhe, realmente a MS roda muitas atualizações c muita frequência.

  2. Avatar de RootMAXX
    RootMAXX

    É mesmo, deve ser isso, enquanto ninguém usar WP, também não vai ter ninguém a ver se o deita abaixo!

    Não me venham dizer que vende muito na Rússia ou sei lá aonde, porque esses não são os clientes que usam e-commerce, nem que vão pagar 2000€ por um ficheiro…

    1. Avatar de Bruno Tavares
      Bruno Tavares

      Para comentar é preciso ter o minimo de imparcialidade não lhe parece? Essa conversa da minha “pilinha” ser maior que a do outro é um tanto pueril.
      O que acha melhor, uma boa refeição num restaurante ou um hamburguer? E qual dos dois venderá mais? Acha que só porque algo vende mais se torna melhor?
      É aceitável que ache o Android melhor, mas e porquê? Não lhe parece mais válido numerar as suas razões do que debitar comentários infantis?
      Todos gostamos de discussões fundamentadas.

      1. Avatar de RootMAXX
        RootMAXX

        “É aceitável que ache o Android melhor, mas e porquê?”

        Não acho isso, tenho a certeza que é o contrário…

        1. Avatar de Prim
          Prim

          Os idiotas é que são cheios de certezas… Diz o povo.

          1. Avatar de RootMAXX
            RootMAXX

            Essa fonte de conhecimento inesgotável…

          2. Avatar de pedro flores
            pedro flores

            neste caso os idiotas não são os utilizadores do iPhone
            DE CERTEZA

    2. Avatar de Cabecinha Pensadora
      Cabecinha Pensadora

      Todos os Sistemas Operativos têm falhas… Uns são é mais analisados a fundo que outros… Andava ai um culto que dizia que OSX não apanhava “virus”… Obrigado, com 5% de market share é normal que a maior parte dos que querem lesar se virem para o geral e não para a ninharia.

      1. Avatar de pedro flores
        pedro flores

        Já ouço a conversa dos virus para iOS e mac os x a 15 anos
        o que é certo e que já uso apple desde então
        e , até hoje não sei o que é isso de virus ou outras cenas que dizem para ai
        15 anos a bombar é so carregar no power mais nada
        por isso é tudo blá blá blá
        Toquem-se !
        usem apple e vivam felizes e saciados de procura pelo gral uma vez que
        ja o encontraram
        perdoa-lhes jobs
        eles nao sabem o que dizem.

  3. Avatar de Bruno Tavares
    Bruno Tavares

    Não me admira. Windows Phone é um sistema bastante focado na segurança, e nesse ponto assemelha-se mais ao iOS no sentido em que a Microsoft restringe bastante o acesso ao sistema por parte de apps de terceiros.
    Não uso, mas acho realmente uma pena que não tenha mais sucesso, o mercado só ganha com a concorrência e acho que o WP traz algumas ideias interessantes para a mesa, mas infelizmente, é muito dificil abalar um mercado já tão sedimentado nesta dualidade iOS/Android, além disso, a MSFT tardou muito a evoluir o sistema, e as primeira tentativas (WP7 e até WP8) foram francamente fracas em relação à concorrência, especialmente o WP7…

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Segundo um Hacker… Portanto não é uma verdade absoluta, mas sim uma opinião, agora falta saber se esta opinião é baseada em factos objectivos!?

    1. Avatar de JN
      JN

      Se a mesma pessoa dissesse o mesmo sobre o IOS ou o Android, tínhamos aqui um coro de gente a dizer que o tipo é um expert…

  5. Avatar de millers
    millers

    agora escusam de vir dizer, que o ios é seguro

  6. Avatar de LuisPinto
    LuisPinto

    Grande novidade…

  7. Avatar de JN
    JN

    Porque é que será que quando há uma notícia positiva sobre o Windows Phone aparecem sempre uns quantos incomodados, que nunca tocaram num Windows Phone, a mandar uma série de bitaites ridículos?
    O Windows Phone é o SO móvel mais seguro e esse é um facto conhecido não por causa desta notícia, é algo que se constata desde a sua comercialização.
    Os senhores comentaristas que tanto falam mas não dizem nada, façam um favorzinho, enumerem uma, apenas uma falha de segurança do Windows Phone.
    Vá lá só uma…
    E não venham com a treta de que ninguém usa. Estamos a falar de segurança e não de cotas de mercado.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também acho, deixem lá o Windows Phone sossegado.

      1. Avatar de edu
        edu

        Concordo, deixa ele lá sossegado que o meu lumia 640 xl não me deixa na mão.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          É o equipamento que gostava de ter devido ao ecrã. A falta de mais DPI nota-se no dia a dia? É que nas reviews falam disso mas talvez no dia a dia não seja super relevante certo?

    2. Avatar de millers
      millers

      pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/windows_phone/internet-explorer-do-windows-phone-tem-falha-grave-de-seguranca/

      1. Avatar de JN
        JN

        Essa já conhecia, também leio regularmente o pplware, mas tem um pormenor, ou melhor, um pormaior, basta leres o artigo:
        “É um problema simples de explorar, mas necessita que o atacante tenha acesso físico ao equipamento”
        Com acesso físico ao equipamento nenhum é seguro…
        Podes continuar a tentar…

      2. Avatar de KingDi
        KingDi

        Pode pôr o sistema em risco, mas a falha é (era) no IE.

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          O IE faz parte do WP. Logo, é WP…

          É óbvio que há sempre um vector de ataque…

          1. Avatar de KingDi
            KingDi

            LOL… Mas não é o SO, é um browser! Logo a falha é no browser e não no SO, como pode acontecer com outro, metendo o sistema em risco.

      3. Avatar de Daniel
        Daniel

        Isso não é do SO…
        Mesma coisa dizer que o Safari do iOS ou o Chrome do Android têm falhas…

      4. Avatar de RootMAXX
        RootMAXX

        LOL, que nem um pato…

        1. Avatar de JN
          JN

          De ornitologia não percebo nada…
          Mas lê o artigo sobre a suposta “falha grave de segurança”
          É mais ou menos assim:
          “Olá amigo atacante! Tens aqui o meu Windows Phone desbloqueado e, enquanto vou ali às compras, ataca-me aí o Internet Explorer para tentares descobrir as minhas password.
          Volto daqui a meia hora…”
          Só um pato assim será atacado…
          Isto é ridículo.
          Poupem-me e entretenham-se a procurar uma verdadeira vulnerabilidade do Windows Phone. Poderá vir a aparecer, mas até ao momento, que eu saiba, ZERO!!!

      5. Avatar de JN
        JN

        Já conhecia o artigo! Mas lê com atenção:
        “É um problema simples de explorar, mas necessita que o atacante tenha acesso físico ao equipamento”
        Com acesso físico ao equipamento nenhum é seguro.
        Continua a tentar…

    3. Avatar de Luis Felix
      Luis Felix

      Só tenho a dizer que a melhor coisa que fiz na minha vida tecnologicamente falando foi deixar android e passar para wp.
      E para dizer a verdade não dava nenhum credito ao sistema no inicio, mas com o passar do tempo tenho de admitir que foi uma excelente decisão.

      Ignorem os comentários ignorantes que quem nunca usou e fala mal só porque sim…
      O sistema funciona muito bem, é estável, fluido, não sinto falta de apps, tenho um lumia920 e um 640, e o que mais gosto no sistema e o facto de poder ter 20 aplicações abertas ao mesmo tempo ele e como se não fosse nada.
      Recomendo vivamente a testar wp

    4. Avatar de pedro aranho
      pedro aranho

      Concordo.
      Também tive android 4.0 e tenho agora o windows phone 8.1.
      O WP visualmente não é tão apelativo, nem é tão intuitivo como o Android, mas é mais fluído pois consome menos recursos e, claro menos bateria.
      Quanto à segurança, sem dúvida q o WP é muito mais seguro, pois se no android eu instalei centenas de apps, no meu Lumia 930… poucas experimentei.
      Quanto à usabilidade, realmente é necessária uma habituação maior que no android.
      Mas não quero voltar ao Android!

      1. Avatar de ed
        ed

        Adquiri à uma semana um lumia 640 e estou a adorar isto é sempre a bombar nunca fica lentoe a bateria dura bués porém nota se que a Google já ca anda à mais tempo pois ha pormenores que o android ganha. Uso neste momento wp8.1 e um Galaxy s2 com Android 5.1.1

        1. Avatar de Mota
          Mota

          +1

          Tu é que és um gajo de juizo! Usas os 2 e riste na cara de haters. haha

    5. Avatar de TenhoUmIphone6
      TenhoUmIphone6

      A verdade é que a treta do “ninguém usa” aplica-se, até á não muito tempo qualquer sistema da apple era dos mais seguros, virus para OSX? onde? nunca se ouvia falar. Até que de repente BOOM, a marca expandiu, muitos mais utilizadores e agora? o que não falta são falhas e virus para mac. Espera mais um tempo e depois fala-me de falhas de segurança, comparar com marcas que já estão á anos no mercado com uma que esta á meia dúzia de dias. por favor. Tive um android topo de gama depois decidi trocar para um iphone e claramente não volto ao android.

  8. Avatar de Valter
    Valter

    Qualquer plataforma que não seja muito popular pode ser considerada, por enquanto, segura, e não digo isso por não gostar do WP, muito pelo contrário, sou utilizador do Lumia 920!, a Apple também não era muito visada, começou a ficar mais “popular” e começaram a acharem/aparecer brechas, acho que sistema perfeito não existe, o usuário sempre vai ser o ponto mais fraco em qualquer parte da segurança.

    1. Avatar de KingDi
      KingDi

      Uma coisa é as tentativas e outra coisa é a dificuldade de contornar a segurança.

    2. Avatar de s_junior
      s_junior

      +1
      Se ficar popular entre os consumidores, será uma questão de tempo até encontrarem falhas/brechas.
      As vulnerabilidades do IOS apareceram no momento em que o 4s baixou o preço e passou a ser possível comparar o telemóvel em prestações baixas.

      off topic: Gosto do site, mas acho que focam pouco o W10M.

      1. Avatar de Mota
        Mota

        +1

        Exatamente! É pouco apelativo explorar falhas de um S.O. que tem poucos utilizadores.. eu espero que melhore ainda mais para a abalar a concorrência e que nós todos ganhemos mais com isso.

  9. Avatar de Marco
    Marco

    What can people do to keep personal data more secure?
    Make sure your phone has the latest updates. Don’t put anything on it you wouldn’t want to see all over the Internet . Don’t jailbreak or root your phone. Never install apps from outside of your phone’s app store.

  10. Avatar de Mustang
    Mustang

    Ainda bem que optei pelo Microsoft Lumia, topo de gama! Deitei Iphone para lixeira

    1. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      Como se fosses mesmo fazer isso… Aposto que só te estás a tentar mostrar perante estes comentários todos. Ninguém no seu perfeito juízo iria deitar o iPhone ao lixo, só mesmo aqueles que estão a necessitar de ajuda psicológica.

      1. Avatar de LoL
        LoL

        GANDA LOL NESSE COMENTÁRIO!
        Queres mesmo que responda a isso?

      2. Avatar de RootMAXX
        RootMAXX

        Coitado, nunca deve ter visto um ao vivo! XD

        1. Avatar de Prim
          Prim

          Nem eu… Tu já? Não há cá em Portugal, pois não? Foste aos EUA? E deixaram-te mexer nele? Que sortudo!

      3. Avatar de Mark
        Mark

        Deitar fora também não, mas o meu iPhone está no fundo da gaveta, pode ser que um dia dê jeito 😀

    2. Avatar de Mota
      Mota

      “Deitei Iphone para lixeira”

      Por amor da santa.. achas mesmo que alguém vai nessa cantiga? Eu não sou particularmente fan de ios mas deitar um iphone pro lixo!? #dontfeedthetroll

  11. Avatar de A.
    A.

    No mercado de PCé a mesma coisa qual o SO mais afectado Windows…

    Acho que isto só relembra para a necessidade de updates, e o facto de determinado SO ser o mais usado também vai ser provavelmente o mais atacado, e com vulnerabilidades mais conhecidas nesse aspecto até disse algo interessante depois de anos a “bater” contra o root no Android e versões próprias, agora até se descobre que têm vantagens…
    Agora eu Pergunto têm sido por o linux nos PC ser mais seguro que têm conseguido retirar quota de mercado ao Windows ?

    Se o artigo fosse pelo facto do IOS ser muito mais seguro, ou Android ter uma segurança “à prova de bala” é que ficava espantado!!

  12. Avatar de Jesus jones
    Jesus jones

    Contra factos nao a argumentos android principalmente parece a casa da mae joana

  13. Avatar de Windows Mobile Portugal
    Windows Mobile Portugal

    Já analisado aqui http://windowsmobileportugal.com/windows-10-mobile/windows-phone-considerado-um-hacker-sistema-movel-seguro/ sem dúvida que é uma opinião de quem sabe e trabalha na área de segurança tecnológica.

  14. Avatar de Full
    Full

    Chegou a altura de dar uma oportunidade ao Windows 10 phone. Parece me algo interessante 🙂

    1. Avatar de Windows Mobile Portugal
      Windows Mobile Portugal

      Sem duvida, estou a usar a Technical Preview e digo que as coisas estão a evoluir muito bem. Muito mais funcionalidades que o Windows Phone 8, melhor design. Vale a pena dar uma hipótese

      1. Avatar de Mustang
  15. Avatar de Eu
    Eu

    Já fui utilizador de WP por muito muito tempo, nunca tive razões de queixas, não é preciso vender muito para ser o melhor telefone do mercado! Neste momento tenho um Android e não posso dizer que seja um bom sistema.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Isso depende que modelo e versão uses.

      Se usares uma rom de jeito e/ou nexus de certeza que não vais dizer isso.

      1. Avatar de David
        David

        @Mota
        Mas ai está! Quantos saberão substituir a ROM? Quantas pessoas irão pagar para que lhe substituam a ROM?
        Sou actualmente utilizador iOS e Android! Brevemente o iOS vai descansar…e provavelmente dará lugar a um WP para experimentar…Android é bom, versátil etc mas poderia estar melhor dado o tempo de mercado que tem! A MS para conquistar mercado terá de fazer muito mais por menos tempo!
        Há demasiadas falhas no Android mas continua a ser aquele que mais se assemelha ao uso de um pc! Tem gestor ficheiros, podemos manusear as coisas como queremos etc…se isso melhorar no WP admito que deixo o Android!
        Ahhh hihihihi e o Swiftkey que só funciona decentemente no Android! No iOS não dá! Simplesmente não dá! O iOS não consegue lidar bem com as mudanças de teclados sistematicamente muda para o teclado original…

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Concordo, sou utilizador de iphone e o Swiftkey não funciona correctamente. Sempre que vou escrever mensagens tenho que mudar do teclado normal para o do Swiftkey, não há pachorra…

          1. Avatar de David
            David

            É inconcebível um SO com tantos anos de mercado, tanto que já poderia ter amadurecido mas nada…o Android pode ter imensas falhas mas há coisas básicas que no iOS não se admite! Está do Seiftkey, a do editar o número que se digita sem ter que eliminar o já digitado, etc… O iOS pode ser mais seguro mas não basta ser seguro! Ser seguro e não se poder fazer coisas que são supostamente banais…simples…
            Deram permissão de instalar teclados mas não funcionam decentemente…e a mm coisa que não deixar… O dicionário do iOS e tb outra coisa…mas pronto noutras coisas e mais estável…admito…

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Desde que a Microsoft implementou o kernel NT híbrido que a segurança (e performance) do Windows aumentou consideravelmente. Infelizmente a má fama do Windows XP e do Internet Explorer na era pré-Windows Vista, associada ao facto de ser um SO dirigido ao denominador mais baixo (utilizadores ignorantes e desprevenidos) fizeram que com que as pessoas insistam nesta ideia parva que segurança não existe e que tem tudo a ver com quota de mercado.

    Curiosamente, agora que a Microsoft impõe updates mandatórios e assumiu essa responsabilidade de ter todos os dispositivos com as últimas actualizações, a conversa já mudou de o WIndows ser inseguro para agora se queixarem que a Microsoft invade a privacidade e controlo do utilizador. Nunca estão satisfeitos.

    E sim, só pelo facto de a Microsoft tratar dos updates e não deixar telemóveis sem suporte de segurança, à mercê dos fabricantes, totalmente parados no tempo com kernels obsoletos, é infinitamente mais seguro que o Android.

    E também concordo com o que outro comentador afirmou, para um SO com tão pouca quota de mercado e supostamente tão desinteressante, realmente aparecem sempre demasiados artistas bastante incomodados quando se fala em Windows Mobile. O que será que deixa esta gente tão incomodada?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Para completar o que escrevi (o pplware deveria acrescentar uma função de edição aos comments) afirmar que um SO só é inerentemente seguro enquanto permanece na obscuridade é o mesmo que afirmar que a minha casa é mais segura só por estar numa grande cidade onde existem milhões de outras casas, ao invés de se situar numa aldeia, independentemente de colocar ou não trincos e alarmes nas portas e as janelas.

      É claro que há sempre medidas mitigadoras que tornam um SO mais ou menos seguro. As vulnerabilidades podem sempre surgir a qualquer altura, é um facto, mas a facilidade que com A-surgem e B-são exploradas pode ser mitigada.

  17. Avatar de MOTHERFUCKINGCUNT
    MOTHERFUCKINGCUNT

    TODOS OS SISTEMAS SÃO VULNERÁVEIS! ENCONTRAR O “GLITCH” É QUE É DIFÍCIL, SÓ AO ALCANCE DE ALGUNS, NÃO QUER DIZER QUE DAQUI A UNS MESES OUTRO HACKER COM MAIS SKILLS NÃO DEITE POR TERRA ESTA NOTICIA, MEUS AMIGOS, A TERRA ERA PLANA E NÃO ESFÉRICA E O SOL GIRAVA à VOLTA DA TERRA E NÃO AO CONTRARIO. DAQUI A 50 ANOS VOCÊS AINDA VÃO PENSAR ASSIM “FDS, TUDO QUE NOS ENSINARAM ESTAVA ERRADO”

    1. Avatar de nope
      nope

      Olha a medicação e por favor … NÃO GRITES !!!

  18. Avatar de António
    António

    O hacker diz aquilo que o cheque lhe pede para dizer.
    😉

  19. Avatar de Fox
    Fox

    Nem os hackers querem nada com o windows phone.

  20. Avatar de P3dro Gamer
    P3dro Gamer

    Interessante esta notícia.

  21. Avatar de pentestbox
    pentestbox

    Acho q o sistema operacional móvel mais seguro se chama Ubuntu phone isso sim.

  22. Avatar de MiguelE
    MiguelE

    Seja em PC, smartphones, etc… os sistemas operativos mais seguros têm sempre uma coisa em comum. São os que se usam menos. O que torna a segurança de um sistema operativo boa é simplesmente a falta de interesse pelo sistema operativo. Simples.