Windows Mobile & Android OS – DualBoot

44 Comentários

Já mostrámos aqui as capacidades de dual Boot do MAEMO.
Mas eu fiquei a remoer se isto não seria possível, e até mais exequível com Windows Mobile e Android.

E é possível e tão simples. E apesar de não me fazer saltar de alegria consegue-me por um sorriso na cara e a pensar em liberdade. Liberdade para escolher um dispositivo móvel e o seu Sistema Operativo. Já chega de sonhar. Vamos ao que interessa.

Em três simples passos podemos pôr em qualquer (qualquer um não é bem assim) dispositivo com Windows Mobile, o  Android OS a funcionar.

Como é normal, nalguns dispositivos isto poderá não funcionar, ou pelo menos pode não ser assim tão simples, mas para quem tiver problemas, vou deixar todos os links necessários para porem tudo em condições, e esclarecer as vossas dúvidas.

1º Passo

Colocar o Android OS no vosso smartphone. Isto deverá ser feito para o cartão de memória. Não é simples e deverá ser feita uma pesquisa pelo fórum do XDA.

Para alguns dos dispositivos mais populares:

2º Passo

Fazer o Download do programa que faz a magia toda e instalar na memória principal (escolher a versão consoante a resolução de ecrã). Gen.Y DualBOOT

3º Passo

Reiniciar. Escolher o OS desejado. Se no ecrã não aparecer o programa tem de ser corrido manualmente em:

  • /Program Files/Gen.Y.

Está feito. Agora podem aproveitar o melhor destes dois sistemas operativos num único dispositivo. É claro que podemos estar aqui a discutir a funcionalidade ou falta dela num dual boot (e isso tem sido discutido por estes lados). Mas o melhor mesmo é aproveitar, e sobretudo observar o esforço e os objectivos alcançados no que toca a dispositivos móveis.

Fonte: pocketnow

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jmcs
    jmcs

    bom dia
    pelo andar da carruagem nao falta muito para podermos fazer o nosso telemovel em casa tal como fazemos o nosso pc, isto começa pelo sistema oprativo, onde vai acbar?

    1. Avatar de Santa
      Santa

      Ai santa ignorância…

      Qualquer telemóvel actual é mais poderoso que os computadores de há 20 anos atrás. E os bons são mais poderosos que alguns computadores com 12, 13, 14 anos…

      Não sei onde as pessoas andam com a cabeça metida.

      1. Avatar de Miguel

        Penso que não precisas de ir tão atrás!

  2. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Desculpem ser um pouco fora do assunto, mas preciso de comprar um telemóvel até 20 de Fevereiro. Livre ou TMN.

    Prioridades:

    (a) acesso à Internet o mais próximo do normal num PC. Tenho TUDO concentrado na googlee.

    (b) boa máquina fotográfica (cerca de 5Mpixel) com geotag, flashes, etc

    (c) GPS

    (d) boa qualidade telefónica

    (e) wifi

    Sugestões?

    Agradecido José Simões

    1. Avatar de JC
      JC

      Fácil… HTC Hero!

    2. Avatar de Manuel Costa
      Manuel Costa

      HTC HD2!!!

    3. Avatar de Kekes
      Kekes

      Vai ao forum 😉

      Anyway dá uma vista no Hero, ou no HD2 ambos da HTC, este ultimo usa WM mas com o Exchange da Google tens tudo sicronizado com os servidores da google.

      1. Avatar de Jose Simoes
        Jose Simoes

        Qual forum?

    4. Avatar de patCRUZ
      patCRUZ

      Talvez o Acer Liquid?

    5. Avatar de Manuel
      Manuel

      Já agora, tenho uma dúvida.

      Se ele fizer chamadas tanto melhor, não é???

      LOLOLOL

      1. Avatar de Jose Simoes
        Jose Simoes

        “Se ele fizer chamadas tanto melhor, não é???”

        Sim, se bem que é uma caracteristica que eu uso raramente 🙂

        Mas numa emergência pode ser MUITO útil.

        José Simões

    6. Avatar de keloir

      chama um sony ericson tem uns até com 13mpx, vai depender do seu bolso, mais não aconselho 5mpx se vc quer camera pega algo que tenha pelo menos 8mpx tem um monte

  3. Avatar de Kekes
    Kekes

    Instalei antes de ontem 😀

    Diamond 1, funciona muito bem o Android pena a camera, o GPS, e o Bluetooth fora isso WOOT, ainda nao percebi mas foi a bateria ta a desaparcer muito rapido, e a aquecer o telemovel demais, mas penso que é do Wireless mas nao tenho certeza :S

    Anyway, mais um bocadinho e pode ser que tenhamos uma ROM 100% funcional, com WM e andoid a par, isto sim é inovação e futuro…

    😀 um telemovel com dualboot e esta agora!!!

    1. Avatar de João Campinhos

      Acho que no fórum XDA já saiu uma ROM assim para o Touch Pro.

      Aqui está:http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=625639

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Para o Diamond

        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=623048

        É a Rom que eu tenho, é um espetaculo, tou a trabalhar agora com ela, pena é o tempo de boot pois primeiro afinal de tudo tem de ligar o Wm usar o Harnet, e so depois boot para Android anyway, e melhor que nada.

    2. Avatar de DeeSeven
      DeeSeven

      Sei que um dos problemas que causava a perda de bateria era o facto de a luz estar automática no WinMo (pelo menos para o TouchHD, não sei se o Diamond tem o sensor), antes de entrar no Android, era só colocar o controlo da luminosidade de ecrã em manual. Não sei se esse problema persiste se já foi corrigido..

  4. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    Uma nota que eu acho serem importantes avisarem os leitores: Fazer o que descrevem manda a garantia do dispositivo à viola. cuidado com isso.

    Fazer dual boot com dois SO tão diferentes em dispositivos que têm recursos tão limitados (memória) acho que só tem interesse para quem é geek e gosta de se gabar aos amigos de terem um dual boot ou para quem não tem amor ao tempo que vai perder a tentar estabilizar um e outro. Sai provavelmente mais barato comprar um telemovel com o OS que se quer.

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Eu actualizo a minha Rom sempre pelo XDA nao tenho a costom, por isso, a mim da igual, mas outra coisa é que o Android teoricamente não é instalado 😉 o WM tem de ser sempre bootado, o telemovel depois é reiniciado, e inicia o Android com todos recursos para ele ou seja existem maneiras de fazer isto sem por a garantia a mistura, se bem que para mim dá igual, já o “violei” a muito tempo, apsar de ter todas as ferramentas para o pôr de origem.

      Eu a Rom que utilizo para Windows Mobile, e que é recomendada para este sistema é a mais estavel de todas para o meu telele, tambem e da familia Gen.Y, o Android é para se ir brincando 😀 quer seja estavel ou não.

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        Presumo que saibas que a instalação de ROMS alteradas WM (e provavelmente do Android tb) é uma violação dos termos e condições do uso do mesmo?

        Não é muito diferente de teres um sistema operativo pirata instalado no teu portatil com computador. 🙂

        Mas eu compreendo a necessidade de o fazer. Eu tambem andei uns tempos a ver a melhor forma de actualizar o HTC que tenho para uma ROM melhor porque a que vinha de origem trazia montes de problemas. Entrento a HTC lançou a a actualização para o 6.1 de borla e eu não me chateei mais com o assunto. Mas estive a um passo de usar uma das ROMS que por lá andam no XDA. A HTC deixa muito a desejar no que respeita aos driveres do hardware.

        Só para se ter uma ideia eles não licenciam alguns drivers para hardware do shipset qualcomm para poupar trocos, o que faz com que alguns dos dispositivos deles usem drivers para o grafismo generico quando podiam usar drivers com aceleração 3d.

        Enfim.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          Eu sei, 😀 mas nao podemos fugir ao pecado muitas das vezes 😀

          Anyway, o que interessa e que disfrute do aparelho ao maximo oresto é acrescimo 😛

        2. Avatar de Sassa
          Sassa

          xda é “patrocinado” pela htc e não é ilegal alterar a rom, se meteres uma “cozinhada” ficas sem garantia mas não é ilegal. À pala do xda a HTC é o que é… e eles só agradecem…

          1. Avatar de L.Mata
            L.Mata

            A ti só te digo uma coisa. RTFM. neste caso em particular será mais RTFL.

            Se não sabes o que quero dizer, estou certo que um dia alguém te dirá 🙂

  5. Avatar de darkxp
    darkxp

    agora so falta poderem portar o iphone OS para isso 🙂

  6. Avatar de mmick
    mmick

    Acho piada estarem a recomendar telemóveis ANDROID quando todos têm resoluçoes de apenas (máximo) 320×480, Android 1.6 e processadores na casa dos 4xx – 528Mhz. Com o valor destes compram um WinMo com ecra VGA + 528-800MHz. Nada haver com guerrinhas de SO mas apenas com o absurdo de preços praticados em telemóveis Android em que o SO é gratuito…

  7. Avatar de WiseMax
    WiseMax

    Concordo com o mmick: os preços dos tlm Android são um escândalo.
    E então o do tlm em Linux da Nokia, o n900… que disparate.

    É verdade que o hardware é bom… mas eles não se apercebem que o pessoal tem escolha?… Se eu quiser as mariquices e as coisas boas do iphone… tem que ser. mas os outros, meu Deus!… Praticamente não se distinguem por nada fundamental, é tudo uma questão do tamanho e qualidade do écrã e da duração da bateria!…

    Estou à espera que marcas como a Samsung e a LG acabem por se chatear e arrebentar mesmo com os preços estúpidos da Nokia, Sony, HTC… por enquanto eles também são caros, mas acabarão por se convencer…

  8. Avatar de Junior
    Junior

    será que da no blubelt ???

  9. Avatar de sergio
    sergio

    Falta dizer ai que o Htc Diamond tambem correr dual boot com WM e Android

  10. Avatar de Zilch
    Zilch

    Com o omnia dará?

  11. Avatar de nomad
    nomad

    E para o samsung omnia i900 não há android ?

    Thanks

  12. Avatar de johnito
    johnito

    Alguem sabe se é possível instalar o WM no HTC Tattoo?

    1. Avatar de Mirandas

      faço a mesma pergunta. Vou receber o meu amanhã e em certos aspectos o WM dava-me um enorme jeito!!

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Até agora não há o reverso, apenas WM para Android, alias, o projecto já tem muito tempo, e só agora e que esta usavel, por isso…

      Creio que será muito mais dificel fazer isto com um sistema fechado que com um sistema aberto, alias o SO na teoria nem está instalado, na realidade o que se passa e um .exe que faz com que se boot o Android…

  13. Avatar de RCS
    RCS

    Qual é o telemóvel mais barato com WM com ecrã capacitivo? Alguém me sabe dizer?

  14. Avatar de xen0
    xen0

    não sei se só aconteceu a mim, mas não consigo fazer o download do ‘gen.y dualboot’. já agora alguém sabe se funciona num Ndrive S300?

  15. Avatar de Ricardo Goulart
    Ricardo Goulart

    Ora boas, andei por aqui a pesquisar e como não encontrei nada como deve de ser, tive que postar 😛

    Alguém sabe se é possível por o meu recém comprado LG cookie (K500) livre de operadora a correr o Android mobile? Ele vem de fábrica com SO JAVA… (2.0)

    Thanks!!!

    1. Avatar de Sousa
  16. Avatar de Joao Palma\
    Joao Palma\

    Alguém experimentou no SilverBelt?

  17. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Amigo tenho um htc p4351 da pra mim dar uma força?

  18. Avatar de ulisses
    ulisses

    Boa a noite a todoa tenho um HTC DA MOTOROLA E MINHA FILHA BLOQUEOU ELE SÓ TEM OPÇÃO FAZER CHAMADAS DE EMERGENCIA NÃO CONSIGO ACHAR O CODIGO.ALGUÉM PODE ME AJUDAR.

  19. Avatar de Daniel Andrade
    Daniel Andrade

    Ola, gostaria de saber se alguem ja testou esse dual em um LG GW820 e se funciona legal o Androide nele?

  20. Avatar de Goncas
    Goncas

    Boas.
    Para quem perceber da matéria gostava de saber se será possível fazer dual boot num samsung focus (SGH-I917)?
    Obrigad

  21. Avatar de joao ferreira
    joao ferreira

    eu infelismente tenho o silverbelt da tmn, uma grande caca, ele tem o windows phone 6.5 e gostaria de saber se e possível colocar a rom do nokia n97 ou do nokia x7

  22. Avatar de Ronaldo Ferrieirq
    Ronaldo Ferrieirq

    Ai galare, e onde acho o OS adndroid para baixar?