Windows 10 Mobile vai continuar a perder mercado até 2020

130 Comentários

O ano de 2016 não tem sido famoso para o sistema operativo móvel da Microsoft. O Windows 10 Mobile e o Windows Phone atingiram valores mínimos de vendas e uma quota de mercado que se aproxima perigosamente do zero.

Mas se estes não são tempos bons para o Windows 10 Mobile, as previsões para 2020 são ainda piores. Até essa altura o sistema operativo móvel da Microsoft praticamente desaparecerá.

Windows 10 Mobile

O cenário para os próximos anos do Windows 10, segundo as previsões da IDC, não vai ser positivo, com este sistema operativo a continuar a perder quota de mercado a um ritmo elevado.

Os número de 2016 já o mostram como apenas um sistema que tem vendas residuais e uma quota de mercado muito abaixo das expectativas. Os 6,1 milhões de unidades que vão ser colocadas no mercado este anos trazem ao Windows 10 Mobile uma quota de mercado de apenas 0,4%, representado uma quebra de 79,1% anos após ano.

Mas as previsões para 2020 são ainda piores. Para esse ano espera-se que sejam colocados no mercado apenas 1 milhão de unidades, o que dará a este sistema apenas 0,1% de quota de mercado.

Plataforma Envios em 2016 (milhões) Quota de mercado em 2016 Crescimento Ano após Ano em 2016 Envios em 2020 (milhões) Quota de mercado em 2020 Crescimento Ano após Ano em 2020
Android 1.228,8 85,0% 5,2% 1.464,7 85,6% 4,2%
iOS 206,1 14,3% -11,0% 243,6 14,2% 2,5%
Windows Phone 6,1 0,4% -79,1% 1,0 0,1% -19,3%
Outras 4,5 0,3% -50% 1,0 0,1% -7,3%
Total 1.445,4 100% 0,6% 1.710,3 100% 4,8%

Do lado do Android e do iOS, os números têm-se mantido estáveis, apesar da IDC prever que pela primeira vez em muitos anos a Apple irá perder mercado, com uma quebra de 11%.

Apesar deste percalço da Apple, espera-se que para o próximo ano, no 10º aniversário do iPhone, o iOS volte a crescer e em 2020 já terá recuperado. Para essa altura o equilíbrio voltará a estar estabelecido, com o Android a ter mais de 85% de mercado e o iOS a estar acima dos 14%.

A mudança de estratégia da Microsoft, que abandonou parcialmente a comercialização de novos smartphones, aliada à falta de interesse dos fabricantes no Windows Phone e no Windows 10 tem arrastado o sistema operativo da Microsoft para valores que nunca foram esperado. Se em 2016 o Windows 10 Mobile praticamente já não existe, em 2020 estará perto de desaparecer das estatísticas.

via: IDC

Comentários

130

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AJCS
    AJCS

    É algo incompreensível ! A MS com um falhanço destes.
    Eu gosto do WM10 mas se é para meter nojo e causas falsas expectativas aos utilizadores o melhor é desaparecerem de vez. Digo eu …

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não foi incompreensível,no dia que acabaram com a marca Nokia ,que era o que vendia,para a substituir por Microsoft,e principalmente,desde que o Nadella deixou de dar importância ao fabrico próprio,o sistema morreu.E não vai haver Surface que o valha,não vai ser um aparelho de mil euros que vai trazer utilizadores comuns ou aplicações de massa.

    2. Avatar de tony2
      tony2

      Depende das expectativas, eu espero que o Windows 10 Mobile se torne cada vez mais o mesmo que Windows 10, mas em versão telemóvel. É esse o roadmap deles, e aos poucos a acontecer. Que quer o Windows 10 Mobile a fazer o que faz o Android o iOS que compre diretamente esses.
      Mais rapidamente terminavam o projecto Hololens
      Este é o roadmap Microsoft para o Windows 10:
      https://www.microsoft.com/en-us/WindowsForBusiness/windows-roadmap

    3. Avatar de tony2
      tony2

      Podem falar em Apps, mas isso é passado-recente, o futuro está em webapps, é bom para os utilizadores, nada de instalações, só links, e bom para os developers, que só precisam de se concentrar numa platforma, e actualizações imediatas para todas as plataformas/browsers. Claro que ha excepções, além das básicas GPS, musica/foto/video e outras na sua maioria jogos.
      Mas webapps é o caminho para os proximos 5 anos
      Uma instituição que se refere a W10M como Windows Phone, não merce total confiança. Alias é sabido como as agencias de avaliação e rating cozinham os seus resultados.

  2. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Eu até gosto do OS, mas faltam equipamentos variados e com vários preços para comprar…….

    1. Avatar de LM
      LM

      Não sei se será por aí… quantos modelos de iPhone existem à venda e quantos milhões vendem por ano?

      O que falta é haver garantia para os utilizadores que existem as apps populares que existem para Android e iOS. Para o bem e para o mal, Android e iOS tem todas ou quase todas as apps, WP não as tem, e quem compra um smartphone quer ter as apps.

  3. Avatar de vitor
    vitor

    Sem produtos novos no mercado é normal. Neste momento existe praticamente 4 modelos à venda…..

    1. Avatar de Rui
      Rui

      quase todos eles esgotados a várias semanas e sem previsão de novo stock…

      1. Avatar de PA
        PA

        esgotados porque ninguem os quer logo as grandes superficies nao os compram..enquanto trabalhar na fnac recuso me a vender lumia a alguem

        1. Avatar de toni da adega
          toni da adega

          Essas coisas acontecem e depois queixam-se a taxa de desemprego está tao elevada.

          1. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            Eh pa, nao des credito a este garoto, já ontem veio com a mesma conversa. So vem aqui para trollar. Deve trabalhar mesmo na Fnac deve…

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Deve ser é trolha.

        2. Avatar de JJ
          JJ

          É por essas e por outras que cada vez mais não peço informações sobre produtos aos empregados desse tipo de lojas. Porque em vez de informarem como deve de ser, dão a sua opinião pessoal e pensam que o cliente não percebe nada do assunto.

          Também deves ser daqueles empregados, que quando um cliente quer comprar o Office 365, dizes que é pior que o Office Casa. Quando nem sabe os motivos que levam o cliente a comprar o Office 365. Se calhar também não sabe as características do Office 365.

        3. Avatar de APereira
          APereira

          Trabalhas na FNAC como vendedor porque nao encontraste trabalho melhor do que empurrar monos aos clientes…

          Como a FNAC tem menos margem nos W10M o teu chefe/gerente que pouco ou nada percebe de IT e muito menos percebe de vendas, diz em voz alta que tens de vender outros devices porque esses é que sao bons e W10M nao dao margem nem ninguém na loja é competente o suficiente para ajudar os clientes em caso de terem problemas.

          Como tu és um bom escravo, lambes as bolas ao teu chefe para ficares bem na fotografia… Mas nada temas, no final do teu último contrato antes de ficares efetivo vais para o desemprego na mesma…
          A diferenca na verdade é ires com ou sem dores na lingua.

          1. Avatar de Pedro Barros
            Pedro Barros

            LOLOLOLLL Lindo!!! 🙂 Eh pah mereces uma estátua!! 🙂

          2. Avatar de Sergio
            Sergio

            Vénia! Esse PA a.k.a Celso pelo menos sabe fazer copy pasye

    2. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Ah sim… como se existissem uma enormidade de modelos diferentes da Apple á venda (e as cores diferentes não contam)…
      Continuem a tentar matar o W10m… Eu vou continuar a usar mesmo que seja o unico no planeta a faze-lo. Estou bem a c*g*r para o que “toda a gente” usa ou deixa de usar…

  4. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    Bem, nao lançam um novo equipamento há bué tempo.
    Por isso continuo no 640 xl, aguardando por um surface. Se nunca vier, comprarei um telefone algo feminino, um iphone.
    Cuscoid nunca, da google apenas um gmail para caixa de publicidade.
    Nota-se mesmo que a MS tem o negocio de venda de aplicacoes, os fabricantes de venda de equip com android srm atualizacoes para as pessoss comprarem novos equip e a google fornece os iscos para os peixes morderem e darem o couro e cabelo, bigdata é o seu negocio.

    1. Avatar de André
      André

      “comprarei um telefone algo feminino, um iphone” – Feminino porquê?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        porque é claramente um objeto da moda.

        1. Avatar de André
          André

          Só as mulheres é que podem andar na moda?!

          1. Avatar de Carlos V
            Carlos V

            Nao me entendas mal. É um telefone minimalista como eu gosto mas eu prefiro o SO w10. Acho-o feminino só isso. Se o comprar para mim, acharei na mesma.
            Nao sei, é curvilineo, demasiado delicado, citadino. Just feelings. Eu sou mais terra a terra. Para mim o telemovel ideal seria um CAT com w10. Infelizmente nao há com esse SO, mas só com cuscoid.

    2. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      “nao lançam um novo equipamento há bué tempo…”
      Grande LOL, “há bué tempo”???? Quem me lembre lançaram 2 modelos pelo menos no inicio deste ano, isso para ti é “há bué tempo”?? Queres o que? 50 modelos novos todos os meses??
      Enfim… isto já nem vale a pena perder tempo a comentar…

      1. Avatar de André
        André

        Um topo de gama? Quando foi a última vez que foi lançado um W10M topo de gama (sem ser o HP)?

        1. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          O meu 650 foi lançado em Fevereiro, custa 200€ e já vi por muito menos tb. Google it!!

          1. Avatar de Nitroglycérine
            Nitroglycérine

            Ah! Ah! Ah!
            Eu tentei comprar recentemente um Lumia 650 através da loja Microsoft pois eles anunciavam um preço de promoção abaixo dos € 100,00. Não foi possível efetuar a compra, pois estava “sem existências”! Hoje, já voltou ao preço normal de € 169,00 mas continua “sem existências”!
            O que dizer perante este tipo de condições?! Bem podem oferecer o envio e as devoluções! E insistir nas promoções… para quê?!

        2. Avatar de Pedro Barros
          Pedro Barros

          E precisas de um “topo de gama”?? Os que existem não fazem o que necessitas?

          1. Avatar de Carlos V
            Carlos V

            No meu caso chega-me o 640xl até vir um surface. Comprar fora da microsoft, nem pensar, sem as regras de actualizacao estarem definidas e apreendidas no mercado. Nao se pode correr o risco de ficar igual ao cuscoid.

        3. Avatar de JJ
          JJ

          O HP não conta porque!? É um topo de gama e usa W10M…
          Só por não ser da Microsoft, não conta!?

          1. Avatar de André
            André

            Porque primeiro o HP foi destinado ao mercado empresarial e depois sim, refiro-me a telemóveis da Microsoft. Desde 2015 que não lançam um topo de gama.

        4. Avatar de dumitru
          dumitru

          O Alcatel idol 4 foi lançado ha umas semanas e é mais que topo de game e é muito bonito comparado com os lumias ou mesmo o hp elite x3. Acho que tu es mais daqueles que so embirra so porque esta na moda

          1. Avatar de André
            André

            Estamos a falar de equipamentos com W10M e vens tu falar de um Android… Situa-te.

        5. Avatar de GPinto
          GPinto

          Lumia 950 e 950XL. Lancado ha cerca de um ano, mas no mercado Europeu foi ha menos de um ano.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Acho piada a estes estudos. Como é que eles sabem o que a Microsoft vai fazer nos próximos 3 anos para potenciar o WM?

    Basta a Microsoft fazer uma grande campanha de marketing em 2018 (por exemplo), coisa que nunca fez, para que o W10M comesse a ver as suas vendas aumentarem em grande escala. A publicidade resulta!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Talvez se baseiem no que fez até aqui? Ou seja, muito pouco. Além de andar a pagar para serem criadas aplicações (pois, porque senão fosse assim ninguém as fazia), pouco fizeram.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      A Microsoft em momento algum garantiu update para todos os equipamentos. Apenas apresentou as características que os equipamentos tinha de ter para potencialmente suportarem o W10M. Dezenas de sites e blogs é que começaram a especular quais eram os equipamentos que iam receber.

      A única altura que a Microsoft garantiu updates para determinado equipamentos, foi uns meses antes do lançamento, e era informado isso nas características do equipamento no acto da venda e esses equipamentos receberam o upgrade.

    3. Avatar de dumitru
      dumitru

      Diz isto para o lumia 1520 que foi lançado em 2013 e passado 3 anos ainda tem update para as ultimas builds de win10

    4. Avatar de carlitos
      carlitos

      Tens razão não sabemos, mas é uma avaliação, suponho eu, pelo andar da carruagem.

      A publicidade funciona mas tem de lá estar alguma coisa que as pessoas queiram. Faltam apps, não faltam devices.

      Quando a Microsoft apresentar algo verdadeiramente inovador a funcionar como deve ser, as uapps ou o sistema multiplataforma, aí será um produto competitivo.

      1. Avatar de GPinto
        GPinto

        O que vai acontecer no final do proximo ano ou inicios de 2018, o W10M vai conseguir correr aplicacoes x86, ja para nao falar nas expectaculares novidades no mundo 3D (VR e AR).

    5. Avatar de GPinto
      GPinto

      Esqueceram-se das novidades que ai veem, que potencialmente irao acabar com a concorrencia da forma como a conhecemos hoje.

    6. Avatar de GPinto
      GPinto

      Ou so nao compra quem e burro o suficiente para saber o potencial desta plataforma, o futuro da mesma, e as diferencas para com os cconcorrentes. Ja falei como tu antes de experimentar W10M, agora ja nao quero mais a instabilidade do Android e muito menos as imensas limitacoes do iPhone.

      1. Avatar de PA
        PA

        limitado é o W10M que nem apps…o iphone limitado em comparacao com o lumia? Fazes me rir…

    7. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Basta. Ms pagar por cada download, para haver todas as aplicadores que existem mas outras plataformas e com o mesmo nível. Só com aplicações poderá haver utilizados

  6. Avatar de paulex
    paulex

    Sou utilizador de WP8.1 (Nokia Lumia 625), tenho-o à 2-3 anos. Sistema estável e fluído para RAM 512MB. Fiquei desapontado porque desde que o comprei: a MS substituiu a marca “Nokia” por “Lumia”, prometeu update para o WM10 o que não aconteceu, e agora pelos vistos prepara-se para substituir “Lumia-Windows Mobile”, por “Surface Phone”… Sinto falta de algumas aplicações úteis ao quotidiano… recorro ao browser (quando possível), mas reconheço que comparado com as apps é menos “user friendly”… Vejo com lamento que os desenvolvidores/programadores não apostam neste SO… Quando precisar de trocar de tlm, creio que voltarei para o Android… No entanto, olhando para a tabela, creio que o título do artigo também poderia ser “Android reforça posição até 2020!”

    1. Avatar de Daniel Plácido
      Daniel Plácido

      Também tenho um Lumia 625, que comprei depois de a MS cortar suporte ao Skype no WP 7.8 e fui obrigado a trocar meu Omnia W, como havia a promessa de que o 625 seria suportado pelo W10M comprei este, e novamente fui deixado para trás.
      Depois de duas rasteiras consecutivas da M$ me dei por vencido, estou aguardando chegar meu Asus Zenfone 2 já comprado na black friday.

      1. Avatar de Hugo Mendes
        Hugo Mendes

        Compraste um L625 depois de a Microsoft ter anunciado o fim ao suporte do Skype no WP7.8? Amigo nessa altura já o L625 era um descontinuado e toda a gente sabia que não iria ter upgrade para WM10. Haja paciência para estes comentários. Já agora, uso Android por questões profissionais apenas, caso contrário seria o WM a minha plataforma de eleição.

      2. Avatar de dumitru
        dumitru

        Compraste zenfone ja morto na praia sem nenhuma atualização por vir, estes comentários sao interessantes, compram aparelhos mediocros da MS e querem que dure 5 anos, mas depois compram androids que nao vai levar atualização nenhuma

      3. Avatar de kekes
        kekes

        O 625 tem 3 anos, como sabias que ia ter suporte para Windows 10?

  7. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    Possuo um iphone 6 e um microsoft 640 DS e estou satisfeito com os 2 telemóveis e os 2 sistemas operativos. O microsoft apenas peca pela falta de aplicações, mas em termos de preço/qualidade estou muito satisfeito.

    Pena ver que a quota de mercado do Win Phone seja apenas de 1%, pois acho que tem potencial, principalmente se a MS tirar proveito da relação que tem com o windows nos pcs/laptops.

  8. Avatar de PA
    PA

    Por isto Nunca mais comprarei um lumia…ja me enganaram no 925 e nem update para w10 tenho..uma vergonha!

    1. Avatar de JVC
      JVC

      Eu tenho um 735 com Win10! Esse é dos chineses.

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Esse equipamento é de 2013. E diz lá onde é que a Microsoft disse alguma vez que esse equipamento ia receber o W10M?
      Não podes dizer que foste enganado, se em 2013, nem se falava em W10M. Por isso passado 3 anos, se esse equipamento não recebeu o upgrade, não quer dizer que foste enganado, porque a Microsoft nunca disse que ele ia ser actualizado.

    3. Avatar de JBorges
      JBorges

      Pélo contrário, tenho wp 10 no 925

    4. Avatar de APereira
      APereira

      É isso que dizes aos teus clientes na FNAC? Que o equipamento nao tem updates porque tu achas que sim ou foi o teu gerente que te disse que nao tinha?

      Existem bons profissionais que acabaram em lojas tipo Fnac e afins, mas tu és a prova viva de que geralmente sao todos incompetentes e que para lá trabalhar é suficiente saber dizer “Olá”, “Boa tarde”, acartar umas caixas para a exposicao e mais importante que tudo…saber lamber as bolas do gerente como se fossem as ultimas no mundo.

      1. Avatar de APereira
        APereira

        Olá PA, já outra vez a trocar de nick?Ainda por cima a tentar fazereste confundir comigo?

        Oh meu amigo, olha que já sao quase 4 da tarde e o teu turno deve de estar mesmo a comecar… olha que nao chegas a tempo de fazer um agrado de boca ao teu gerente antes da tua hora de entrada.

    5. Avatar de GPinto
      GPinto

      Esse ja e antigo. Chama-se a isso evolucao, e aplica-se a tudo o que usamos no dia-a-dia.

  9. Avatar de andregoms
    andregoms

    Tudo se diz para deitar abaixo. São uma minoria, também tenho WPh10. Já usei Android e não há como isto, é um SO muito estável e muito polido.

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Pois sabes… por ser chato usar regularmente um browser num ” tlm de 5 polegadas” é que eu uso uma coisa chamada “PC/Laptop” para navegação “a serio” na net…
      A net no tlm serve para coisas rapidas e necessárias, não para passar horas infindas a ver paginas e a fazer outras coisas, pelo menos para mim! Quem tem outras necessidades COMPRE OUTRO S.O., e pare de deitar abaixo os outros que não tem o que voces querem ou precisam!

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      Cala-te pá!

  10. Avatar de PA
    PA

    nem google maps tem..experimentem procurar embaixada da polonia no microsoft maps..aparecem 3 em lisboa é ridiculo

    1. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Se precisas tanto do Google maps, experimenta: maps.google.pt , colocas a morada que queres, fazes Enter, e voilá… Funciona que é um mimo 😉

    2. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Só para chatear um chato:
      Fiz o que “pediste” e o resultado foi este:
      “Embaixada da Polónia (link: https://www.bing.com/maps/?pc=W8AP&FORM=MAPXSH&ss=ypid.YN8149x15936806894908915653&title=Embaixada+da+Pol%C3%B3nia)
      Av. das Descobertas, 2 Lisboa
      Data from
      Foursquare (link: https://foursquare.com/v/embaixada-da-pol%C3%B3nia/4e53cf42c65bea7986d7a56c)
      View location in Windows Maps (link: abre o Maps do Windows diretamente no local da embaixada) | View location in Bing Maps (https://www.bing.com/maps/?pc=W8AP&FORM=MAPXSH&ss=ypid.YN8149x15936806894908915653&title=Embaixada+da+Pol%C3%B3nia)”
      Um pormenor: pesquisei por “Embaixada da Polónia” repara que coloquei o acento no “ó” 🙂 É assim que se escreve em português…
      Temos pena mas mandaste mais um tiro na água em vez de acertar no barco de 3 canos…
      E o que é que o google maps trazia de melhor ao windows mobile? de qualquer forma tens acesso aos mapas da Google pelo browser, sim FUNCIONA!

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Em vez de “Embaixada Polónia” pesquisa por “Avenida das Descobertas, 2,   1400-092 Lisboa” que vais lá dar…

      É o mesmo que pesquisar por “Casa do Rui” e aparecerem 30 resultados.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Aliás, não chegas a um mapa físico e pesquisas por objetos, pesquisas sim pelo nome das ruas!

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Mentira…fiz a mesma pesquisa e n funciona bem…o bing maps é bem pior que o google maps mas trolem que como diz a noticia vao desaparecer

        1. Avatar de Carlos V
          Carlos V

          Google maps da cuscoid? Só uso e quando necedsario pela empresa. De resto a cuscoid nao tem de daber por onde ando. A google passa o tempi todo a pescar os peixinhos. E eles adoram os iscos. Ainda há dois meses deu um documentaro no discovery pareceme, sobre a cuscoid. Muito ilucidativo. E com a opiniao de googlers que pediram para sair. Que grande polvo. Lembra-me a Companhia dos filmes do robocop.

    4. Avatar de JJ
      JJ

      Olha que o Google Maps também tem falhas!
      Procura lá no Google Mpas a localidade “Casal Calhandros Pequenos”… não vais encontrar nada.
      Agora procura no Microsoft/Here Maps a mesma localidade… e vais encontrar.

      É mais preocupante um mapa não encontrar uma localidade, do que informar 3 moradas para uma embaixada, que numa pesquisa simples e rápida sabe-se logo a correcta. Já com uma localidade, não é se vai lá com uma simples pesquisa no Google.

    5. Avatar de APereira
      APereira

      Até estava a ficar preocupado contigo relativamente a esse assunto…pois poderia acontecer com mais localizacoes…

      Depois procurei rapidamente pela tua casa e felizmente o resultado para além de ser o único foi muito preciso…

      Para te ajudar a voltares, segue este link https://binged.it/2gFMIJj

  11. Avatar de andregoms
    andregoms

    Fala-se de updates, e os milhões de Andoid que estagnaram na versão 4.xx?

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Tenho um Samsung Tab2 em casa assim 🙁
      Tanto dinheiro para ficar a apanhar pó. Literalmente!

      1. Avatar de Gorilax
        Gorilax

        tanto dinheiro? esse modelo nem chega a 200euros querias o que..gastassess 500 num bom tablet

  12. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    Windows 10 mobile nunca mais enganaram uma vez não me enganam mais

  13. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Olhando apenas para o titulo pergunto onde andam os profetas que em 2012 diziam que o Windows Mobile ia liderar em 2016? Penso é que em 2020 já não existirá Windows Mobile e que o Windows não será líder nos desktops.

    1. Avatar de fla
      fla

      O Windows será líder nos Desktops, não há outro SO que consiga competir.

      Antes que me venham com “Linux”, eu sou programador e praticamente apenas utilizo Linux (arch no trabalho e Mint em casa), no entanto digo que é um SO de nicho, eu não aconselho Linux a ninguém. A ideia dele é boa mas a implementação e o SO que realmente temos para o “utilizador”, são horríveis…

      1. Avatar de Eduardo Silva
        Eduardo Silva

        Migrei há 7 anos para Linux e não quero outra coisa. Neste momento uso Mint e não o troco por qualquer Windows. No trabalho uso Windows 7 e funciona muito bem porque não estamos expostos à Internet, apenas funcionamos em rede interna e com acesso a meia dúzia de sites externos (google e suas aplicações), Dropbox e pouco mais.

    2. Avatar de Pedro Barros
      Pedro Barros

      Eh pah, espetaculo!!! Sabes a data do “fim do mundo” tb?? E que tal os num. do Euromilhoes para 6f?

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        OIá!
        Também tou interessado relativamente à segunda questão…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Os que dizem que o Windows 10 Mobile ira liderar em 2016 estão junto com aqueles que diziam que o sistema estava condenado quando saiu, isto é 1999 e que todos os anos anunciavam a sua morte…

      E estatísticas são estatísticas, e previsões são previsões e ignoram muita coisa. Aliás, uma previsão com mais de 2 anos não é considerada muito válida no mundo da matemática, mas pronto…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Excepto se o senhor que fizer a previsão se chamar Gordon Moore… ou Ray Kurzweil.

  14. Avatar de censo
    censo

    O meu Lumia 820 está no fim, devo ir para Android porque o resto é muito caro para o que faz.

  15. Avatar de Pedro Barros
    Pedro Barros

    Eu acho sempre piada a estes artigos, todas as semanas tentam “matar” o W10m já há uns 2 ou 3 anos, o que é certo é que ainda está vivo. Este SO deve mesmo incomodar muita gente…. Adoro ve-los a guinchar eheheh

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Creio que tu também guinchas, como bom porco que és.

    2. Avatar de RH
      RH

      Concordo plenamente

  16. Avatar de RF
    RF

    Em 2020 poucos devem ser os que se lembram do Windows 10 Mobile! Eu tenho um Lumia 640 DS.. excelente em termos de hardware, não fosse um Nokia, mas a Microsoft é uma vergonha em termos mobile com o seu SO! Lembro-me da primeira PDA que tive.. uma HP com o Windows CE.. incrível como as Apps que havia na altura eram bem mais interessantes do que as que há actualmente para o W10M! (E sim esquecendo a dificuldade de usar o dedo.. apenas me refiro ao próprio SO e às suas possibilidades). Tenho um Galaxy S5 da empresa, e quando substituir o Lumia será certamente por um Android… precisamente pelas possibilidades que este SO permite! Mas eu talvez não seja o usuário “comum” de só fazer chamadas e SMS’s…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Em 2020 vais ter os do costume por aqui a dizer: Eu não troco o meu Lumia por nada 😛

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        E se tiver? Tens algum problema com isso? Incomoda-te assim tanto o que os outros gostam ou deixam de gostar??

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Como é que é possível comentários destes serem aprovados?

          @PA já reparaste que tu estás mais preocupado com o sistema operativos que os outros usam e com a sua inteligencia do que com o que tu realmente usas e com a tua inteligencia(ou falta dela)?

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Pára de te queixares e começa a escrever algo construtivo..o Pedro Pinto e os restantes tem um trabalho enorme para manter este blog e embora tenha os seus erros não dá o direito de virem para aqui pessoas com demasiado tempo livre embirrar com os outros porque sim. Querem criticar, então experimentem fazer melhor…mas se fosse realmente melhores arranjavam um emprego em vez de andar a trolar na internet. Um bom fim de semana!

  17. Avatar de Eduardo Silva
    Eduardo Silva

    Há 5 anos e meio eram estas as previsões https://tecnoblog.net/61154/windows-phone-7-idc-2015/ e um utilizador já dizia “não sou capaz de ver o Windows Phone nem na frente do Symbian quanto mais na frente do iOS! Todos os vídeos e reviews do WP7 mostram uma interface péssima e em alguns vídeos parece que o celular está lutando ao máximo para rodar o WP7 (o que não é uma surpresa se tratando de um produto Microsoft), se eu tivesse um smart rodando WP7, eu jogaria ele na parede no 1°! As interfaces user-unfriendly da Microsoft não consiguirão atrair tantos usuário, a IDC equivocou-se muito em afirmar tal posição WP7!”

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Mostra-me um único video da altura, em que o windows phone 7 breakava ou via-se esforçado para rodar..
      Interface demasiado minimalista concordo

  18. Avatar de PA
    PA

    O lumia morreu…nem o 925 teve update para w10

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Culpa a Nokia, não a Microsoft.

  19. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Até 2020? Fixe, isso significa que vai continuar a existir Windows Mobile durante mais uns anos! Quanto ao resto, deixá-los falar! Os cães ladram e a caravana passa!

  20. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Não tenham a menor duvida. Depois ainda perguntam porque é que empresas portuguesas que desenvolvem aplicações mobile para Android e iOS não desenvolvem também para Windows Mobile. A resposta é simples, não existe mercado e o suporte não é rentável para as empresas investirem em WM.

  21. Avatar de abiper
    abiper

    Estas previsões mais parecem as previsões da meteorologia, sendo que na meteorologia apresentam as previsões com fundamentações.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não me acredito que isto sejam provisões mas sim tendências feitas através do uso da regressão linear das vendas dos equipamentos.

      Assim, a verificar-se isto significa que não são previsões pois deixam de fora (isto é ignora) muitas variáveis que podem melhorar a condição.

      Aliás, previsões tem que ter (preferivelmente) um intervalo de erro, coisa que estas “previsões” não apresentam – tal como se faz quando se vê as projeções de eleições onde os votos do candidato X vão estar entre Y% e Z%.

      Enfim.

      1. Avatar de abiper
        abiper

        Previsões está correto.
        Mas eu gosto do “ignora” e já agora falta o N

  22. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Chegando a 2020 falamos 🙂
    Até lá é como o euromilhões, muitos jogam poucos ganham….

  23. Avatar de gomas
    gomas

    Como é possível certos comentários não serem eliminados, quando claramente roçam p insulto. Enfim

    1. Avatar de tony2
      tony2

      sim, ja reparei nisso, insultar no pplware desde que seja contra o W10M são guradados os comentarios. cada vez menos venho aqui por causa disso.
      os meus comentarios sem insultos, e de outros imagino, a nao ser criticas a tecnologia sao eliminados
      mais um que vai ser eliminado, mas tambem era destinado aos admin do blog

      1. Avatar de Pedro Pinto

        tony2 está enganado.

        “Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflecte, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de carácter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.”

        1. Avatar de David
          David

          Há a acrescentar a isso os que não se enquadram nesses termos, mas que são na mesma eliminados! Já tive 3 ou 4 comentários eliminados nos últimos 2 meses. Nenhum ofensivo.

          1. Avatar de José
            José

            Pára de te queixares e começa a escrever algo construtivo..o Pedro Pinto e os restantes tem um trabalho enorme para manter este blog e embora tenha os seus erros não dá o direito de virem para aqui pessoas com demasiado tempo livre embirrar com os outros porque sim. Querem criticar, então experimentem fazer melhor…mas se fosse realmente melhores arranjavam um emprego em vez de andar a trolar na internet. Um bom fim de semana!

        2. Avatar de Nitroglycérine
          Nitroglycérine

          Está tudo justificado. Logo, está tudo perdoado…
          Assimilar determinadas opiniões a outros comentários e textos efetivamente ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais, sem que na verdade o sejam, com o único intuito de os censurar é que não é aceitável.
          No dia de hoje já vi comentários censurados aqui, quando outros que o deviam ser, simplesmente por escreverem palavrões, não são alvo de moderação. Está mal! Se eu não escrevo palavrões nos meus comentários também não vejo com bom agrado frequentadores que os verbalizam. Deveriam ficar-se pelos reality -shows, onde esse tipo e linguagem é corrente. Ou serem moderados, pelos administradores do blog.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Por falar nisso muitos dos meus comentários já foram.

          2. Avatar de LM
            LM

            @Toni da Adega, aparentemente alguns dos meus comentários também foram 😀

            “A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.”

        3. Avatar de LM
          LM

          Obrigado @Pedro Pinto pela remoção dos meus comentários/textos ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais.

  24. Avatar de Jokam
    Jokam

    Aqui corre o W10M num deslumbrante L735, completamente sem falhas. Estou muito satisfeito com este smartphone, já há 2 anos em minha posse. Estou tão satisfeito que só mudo quando vier o surface Phone. E mudo se o l735 não se aguentar. 😉 grande OS!

    1. Avatar de L_730
      L_730

      +1 No meu caso L730 usado para trabalho e pessoal com W10.

  25. Avatar de Telmo Cena
    Telmo Cena

    se eu quiser acabar com o Android é só espalhar: “Android perde quota de mercado ate 2018”. Se eu repetir isto o suficiente a ver se algumas pessoas não fogem.

  26. Avatar de José
    José

    Eu tenho mais de 200 apps! Metade deles nem uso sequer diariamente, Chegam ou precisa de mais? Há com cada um!

    1. Avatar de LM
      LM

      Desculpa a frontalidade mas é pena que não consigas ver um pouco mais além dessas 200 apps e daquilo que te faz falta.
      Cada um tens as suas próprias necessidades e basta aquela que necessitamos não estar disponível para ser um entrave a não escolher WP. Na dúvida não se escolhe WP por isso mesmo, falta de apps.

      1. Avatar de Pedro Barros
        Pedro Barros

        Okk… Desculpa tb a minha frontalidade … Mas tu escolhes um SO unicamente baseado nas apps (ou falta delas)? Ok, eu não entendo mas respeito… A escolha e necessidades são tuas. Não há nenhuma app possivel que me faça optar por um SO que eu não goste por esse motivo.
        Há uma diferença muito grande entre a malta que tem “necessidade” de mais apps que não existem para o Win10 e como tal escolhe outro SO e aqueles que dizem mal so porque o SO não se adequa ás suas necessidades. Não necessitam de andar sempre a dizer mal de um SO que não tem aquilo que precisam, ou lhes irrita que o mesmo exista, apenas escolhem e usam outro.
        Eu não gosto do Android nem IOS, e no entanto não ando para aqui nos comentarios a dizer mal dos mesmos e a apontar as falhas que eu acho que tem, apenas não uso e escolho outro que me convem.
        Tal como referiste: “Cada um tens as suas próprias necessidades”

        1. Avatar de LM
          LM

          “Mas tu escolhes um SO unicamente baseado nas apps (ou falta delas)?” – Eu escolho aquilo que mais me convém, não vou escolher um SO por caridade ou para promover a sua divulgação, e não critico minimamente quem escolhe diferente que eu. Se não tem aquilo que eu espero em termos de apps então certamente não vou comprar.
          Eu até gostaria de ter um W10M em detrimento de Android, e espero que W10M mas olha, app’s para os bancos que uso não tem, apps de companhias aéreas que uso também não tem, e outras apps básicas como da EDP também não tem. E onde é que leste que eu disse mal de W10M? Constatar que há falta de apps não é dizer mal, é ser realista 😉
          Não me digas que estás como o “José”? Se ele tem 200 apps no smartphone então está tudo bem, não fazem falta mais apps para ninguém! Clap Clap Clap 😀

          1. Avatar de LM
            LM

            *E espero que o W10M cresça o suficiente para ser concorrência para Android e iOS

        2. Avatar de RH
          RH

          Mas alguém não escolhe um SO baseado no software que nele corre? Que interessa um bom SO se não tem uma interface decente ou aplicações/programas interessantes? Prova disso é o linux que é leve, seguro, muito mais construido que windows e as pessoas escolhem o windows…claro que as apps e programas são tudo..estupidez é vir defender que o W10M faz tudo quando não faz nem metade em relação á concorrencia e por isso cada vez menos o usam. Se gostas de usar força, estás no teu direito…há sempre quem goste de viver no seu mundo a parte isolado do resto.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Deves ser outro que instalou as 50 apps de peidos e os 150 soundboards.

  27. Avatar de Sergio
    Sergio

    A falta de apps afastou quase toda gente, a falta de equipamentos em diversas gamas afastou quem já estava com o o windows phone 8.
    A única coisa que pode contrariar isto no futuro será a simulação de apps que corram no desktop, no smartphone.
    De resto, vou usando o sistema enquanto ele não me falhar com o que preciso, se acabar a vida segue na mesma.

  28. Avatar de Luis Coelho
    Luis Coelho

    Depois da última noticia que em 2017 as aplicação windows comuns, correrão nos smartphones WM10, acho que este estudo irá inverter tudo.
    Acredito mesmo nisso.
    A verdade, é que nunca usei um smartphone WM precisamente pela falta de aplicações, já usei android e não gostei e sou bastante fiel ao iOS.
    No entanto, se a Microsoft levar mesmo isto a avante então muda por completo o paradigma no universo dos smartphones e em que eu acredito que seja o futuro.

    Até lá veremos e espero daqui a 5 anos voltar a este meu post para dizer “afinal quem tinha razão?” 🙂

  29. Avatar de #Fernando
    #Fernando

    huuu…e em 3225 não vai ter cota de mercado….pois seremos todos dizimados por um asteróide…lol…Projecções…valem o que valem.. Parecem as projecções das eleições dos USA… Valem o que valem..

  30. Avatar de Paulino
    Paulino

    950 XL comprado NA Microsoft FRANÇA POR 349 €, sem custos de envio !!

    1. Avatar de Nitro
      Nitro

      Sorte a tua! Porque não estava sem existências como os equipamentos
      do site português…

    2. Avatar de Nitro
      Nitro

      Sorte a tua! Porque não estava sem existências como os equipamentos
      do site português…

  31. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    isso é só estatística, quando se falava em computador pessoal, as pessoas falavam que isso nunca ia funcionar e olha no que se deu.

  32. Avatar de João
    João

    Não acho, o WM 10 deixou-me de boca aberta, tenho iOS e a plataforma da Microsoft, tem atualmente uma qualidade de construção brutal. Claro que quem se lembra do beta e do vhs sabe ao que me refiro! Nem sempre o melhor…

  33. Avatar de Elton
    Elton

    Notícia click bait.
    O WP está sendo enterrado pela imprensa a 5 anos.