A Microsoft termina hoje o suporte para o Windows Phone 8.1

36 Comentários

O ecossistema móvel da Microsoft tem sofrido, nos últimos meses, uma verdadeira revolução, quase sempre pela negativa. O Windows 10 Mobile é uma realidade, mas não tem conseguido cativar os utilizadores.

O ciclo do Windows Phone 8.1 chega agora ao fim, perdendo hoje o suporte oficial da Microsoft. Daqui em diante não vão existir atualizações e este é um sistema operativo que está oficialmente terminado.

Windows Phone 8.1

Não se entende, para já, qual será o futuro que a Microsoft pretende dar ao seu sistema operativo móvel. Se muitos rumores apontavam o seu fim quase iminente, há também rumores e provas de que este vai sofrer uma remodelação e um ressurgimento em breve, com o tantas vezes falado Surface Phone.

Era também do conhecimento de todos que o fim do Windows Phone 8.1 estava marcado, terminando o suporte da Microsoft. Essa data chegou e hoje, dia 11 de julho, o Windows Phone 8.1 perde oficialmente o seu suporte.

Windows Phone 8.1

Na verdade, isto pouco ou nada muda para a maioria dos utilizadores deste sistema, uma vez que a última atualização aconteceu há mais de 2 anos e desde essa altura nada de novo foi lançado.

A Microsoft tinha definido para o Windows Phone 8.1 suporte durante 36 meses, o que cumpriu na íntegra, se bem que sem ter lançado muitas novidades ou atualizações.

Windows Phone 8.1

O conselho da Microsoft é agora que os utilizadores atualizem os seus dispositivos para a versão seguinte, o Windows 10 Mobile, caso estes tenham suporte para esta versão. No caso de não existir suporte, a marca recomenda a atualização dos próprios equipamentos.

Com uma taxa de utilização de quase 74% dentro do universo da Microsoft, este é um sistema que ainda é perfeitamente capaz de ser utilizado no dia-a-dia. A falta de aplicações tem complicado a vida aos utilizadores e a situação não melhorou com a nova versão.

Leia também

Microsoft já tem data para acabar com o Windows Phone 8.1

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose Povo
    Jose Povo

    É bom para os fanáticos da MS. Agora sem suporte vai ser ainda mais intelectual ter este SO.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sem suporte?
      É o mesmo que dizeres que os fanáticos da Google estão tramados porque o Android 2.1 perdeu a store… (já que suporte nem para as versões novas existe).

    2. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      OH Sr José ,no dia do lançamento do WP8.1 ,estava numa pagina da MS, a data do fim do suporte ao SO.Se as pessoas não querem saber desse pormenor ,é uma coisa ,agora não podem é dizer que a MS só avisou á 2 ou 3 meses,e que ninguém sabia .Tiveram muito tempo de fazer o upgrade para o wm10,ou mudar para android ou IOS.E o mais certo é daqui a uns tempos lançarem updates de segurança para o WP8.1 como fizeram ao Windows XP lançado em 2002.Se conhecer mais alguma empresa de software que faça updates de segurança a um SO com 15 anos ,diga .
      Mesmo com todos os defeitos da MS(e não são tão poucos como isso) ,vai ser sempre o meu SO de eleição ,não por ser fanboy ,mas porque os outros SO´s estão uns furos abaixo do windows

      1. Avatar de João silva
        João silva

        e ainda +1

  2. Avatar de Santos
    Santos

    Ainda existe alguma maneira de instalar o w10m num Lumia 630? Tenho vindo a reparar que algumas aplicações estão a deixar de funcionar no Windows phone 8.1, parece que a alternativa é mesmo ficar com o telefone a servir de de pisa papéis, pois não encontro maneira de instalar o w10m.

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Se for o modelo de 512mb de ram ,não perca tempo com isso .Se gostar mesmo do sistema ,não devem faltar lumias 950 a vender na amazon ,ebay etc. a bom preço .

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Estão acima dos €200… eu bem procuro por eles.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Há atualmente bons negócios nos usados – alguns a rondar os 200€ com a Continumm Dock

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Procura no youtube , já o tive o wm10 no 630 . Não esperes é grande performance , vai ser mais lento .

  3. Avatar de carlos V
    carlos V

    Muito bem o 8.1 deixou de receber atualizacoes… Mas pode continuar a ser usado…
    Lembra-me outro sistema operativo mais cuscoid e as suas várias versões para ai disponíveis…

  4. Avatar de Hugo
    Hugo

    Uma vergonha , comprei um lumia 925 há 1 ano para experimentar e nem suporte nem updates. Windowsphone foi dos maiores flops da história e a prova e que ninguém usa

    1. Avatar de Joao Estrela
      Joao Estrela

      Vais comprar uma guerra com a malta dos WP em 3, 2, 1…

      1. Avatar de Luis Santos
        Luis Santos

        O que é que se vai dizer a uma pessoa, que compra um telemovel com 3 anos de mercado ?
        Bem ,o Gonçalo já respondeu ,eu nem me dava a tanto trabalho .

    2. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Compraste um telemovel ja bem antigo, lancado em 2013, portanto, quando o compraste ja tinha 3 anos. Quantos Androids com a mesma idade ainda teem updates? A maioria deles nem sequer os tem, levas o que compras e ja te podes dar por contente.
      W o Windows 10 Mobile ja e um SO muito melhor que o WP8.1 alguma vez foi, o melhor SO para trabalhar, muito fluido, com uma optima gestao de recursos, muito confiavel. Uso um Lumia 950 desde o seu lancamento, e nunca tive problemas a nao ser com as primeiras versoes do W10M que ainda era um SO muito verde, mas de ha quase um ano para ca so tem melhorado e bem, e posso dizer que estou muito satisfeito com ele, mais que com qualquer outro equipamento que tenha tido de qualquer uma das outras concorrentes. Embora goste bastante tambem do Android, e ainda tenho alguns equipamentos com Android 5.1, 6 e 7.1.2, nenhuma destas versoes tem a mesma estabilidade e fluidez do W10M e muito menos a mesma competencia para trabalho. O android so ganha em aplicacoes e jogos na loja, e so por isso o mantenho e porque a minha televisao ja vinha com ele, mas se a Sony (para mim a melhor marca de TVs) lancar alguma TV com W10 eu troco de bom grado. Tenho dois tablets com Android e um hibrido com W10M, e dou igual uso aos dois, e so nao encosto os Androids por necessidade de usar apps que nao estao disponiveis para W10.
      Assim que (e se) o W10 passar a ter uma oferta de apps similar ao Android, irei com certeza livrar-me do Android em quase todos os equipamentos que tenho que o usam.

    3. Avatar de tonyscott
      tonyscott

      compreendo, passei pelo mesmo
      comprei o um ZX spectrum a dois meses, e não ha updates
      a Sinclair é uma vergonha

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E a minha atari vai pelo mesmo caminho!

        Aliás também comprei um Fiat 127 e na marca já não dão assistência!!! Vergonha!

    4. Avatar de jabfg
      jabfg

      A verdade é que quando compraste o lumia 925, esse modelo já tinha três anos(2013) e já era demasiado obsoleto para ser atualizado. Não se esperam milagres com um processador 1.5 GHz dual core.
      Mas se quiseres continuar a ter suporte, usa esta manha ( https://nokiapoweruser.com/hack-to-get-windows-10-mobile-redstone-build-14267-on-any-lumia/ ) e conseguirás instalar o w10m. Se vai funcionar bem (como um topo de gama), duvido, mas não tens nada a perder.

      Boa sorte.

      PS: Não faças da tua vida um azedume só por causa de um mero pedaço de tecnologia. Isto não é certamente o fim do mundo… XD

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Demasiado obsoleto? Ou é ou não é, não pode ser demasiado! 😀

        1. Avatar de jabfg
          jabfg

          Erro meu…

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Sem problema, ora essa. É sinal que estava atento a ler o teu comentário 😉

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Comprei um tablet com Android 4.0 e nem sequer updates têm nem nunca teve!

    6. Avatar de Cortano
      Cortano

      Quem é que te manda comprar um equipamento com 4 anos?!

      1. Avatar de Witness
        Witness

        Um dos meus iPhones tem 4 anos e não só está com o iOS 10, como vai levar o iOS 11.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          LOL… boa sorte com isso

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Também tenho um Lumia 620, que já tem 5 anos e tem o W10M.
          Se funciona bem? Não, mas tem.

        3. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Cortano e joaq, vão coçar-se para outro lado. Se tivessem um percebiam que é perfeitamente usável.

  5. Avatar de gigbola
    gigbola

    Tenho um Nokia Lumia 530 (serve para as minhas necessidades), mas volta e meia sai-me fumo pelas orelhas, decidi comprar um novo teleleco estou desde o dia 26 a espera que o meu xiaomi 4x chegue. Será que é hoje? Não me parece!!Esta no armazém dos ctt desde sábado! Como vivo na Madeira acho que ainda vou ter mas é de o ir a alfandega o buscar daqui a 1 mês ;(.
    Nunca mais compro coisas na gearbest, sem saber escolhi um método que não enviava para cá, . Logo que me informarão de tal circunstancia, fui ler os termos e condições, ponderei o método de envio pago (5 a 7 dias de viagem), mas pensei melhor e como a encomenda ainda não tinha sido despachada do armazém la da zona (acho que nem tinham stock) pedi para cancelarem, 1, 2, 3 vezes….não ligaram, ao cabo de 3 dias mandaram mensagem a dizer que a encomenda tinha sido despachada e chegaria dentro de 10 a 25 dias……enfim…..

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Todos os métodos enviam para cá, se fosses a versão pt da gearbest aquilo escolhia o método adequado.

  6. Avatar de Tulio
    Tulio

    Ainda bem que esse negócio mal feito, travoso e sem usuários acabou…

  7. Avatar de ze
    ze

    Suporte de que? De alguma prateleira só pode. Já acabaram com o suposto suporte há mais tempo, só é engraçado dizer que era até agora.

  8. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Acabou agora ja acabou ao tempo comprei o lumia 630 so tive 3 updates desde 2014. Por isso ta mais que abandonado. Agora so falta as apps tambem acabarem. A micro so ganha clientes assim acaba com os moveis suporte para s.o. Agora vou ter de comprar o novo surfacephone . Android próxima escolha la vai ter de ser. Passa se da cagada para a merda. Windows nunca actualizam Android de ano a ano um novo e as marcas updates ta quieto. Bom bom era aqueles telefones da pt pretos com botão rotativo para marcar os números ainda hoje esta actualizado

    1. Avatar de MJSantos
      MJSantos

      Enganas-te, pois esses telefones, cá em PT, não funcionam

  9. Avatar de Raul Leal
    Raul Leal

    o pessoal fala e queixa-se, mas no universo android ate parece que os updates abundam!! o meu do trabalho em dois anos teve 1 (Samsung galaxy core prime)! o meu 950 teve em menos de um anos mais de meia dúzia, umas com novas funcionalidades outras pequenas correções.

    O Windows Phone 10 e muito bom, mas… o grande problema são a falta das app rotineiras como de bancos, redes sociais, e media. mas ainda como nem uso muito disso ou em falta de alternativa uso via browser vai desenrascando.

    A MS devia ter tido um estratégia simples, mas que seria super eficaz:
    Pegar no top 20 das apps de cada setor, media, social e produtividade , ainda as apps de serviços de cada pais (bancos, cartões de supermercados e afins…), e nem que pagasse para essas empresas fizessem uma versão pra WP10! ai de certeza que teria muito mais clientes! porque um 950 a 200-250€ e muito telemóvel! com uma camara espetacular! pagasse 250por xiaomii que são inferiores em qualidade e performance.