Também já é possível fazer root ao Windows 10 Mobile

29 Comentários

Algo que não é muito conhecido da maioria é que o passado do Windows Phone está associado ao rooting e ao desbloqueio do sistema operativo.

Esta foi uma prática que se veio a perder com o tempo e com a chegada de outros sistemas, como o Android, mais abertos e mais simples de contornar e de desbloquear.

Mas estes “bons velhos tempos” podem estar de volta com o Windows 10 Mobile e com o surgimento de uma nova ferramenta que abre portas a um mundo de novas possibilidades.

win10mobile_root_1

Esta nova ferramenta foi lançada há muito pouco tempo no fórum XDA e dedica-se a dar a todos os que querem explorar melhor o Windows 10 Mobile a possibilidade de desbloquearem o bootloader de um conjunto específico de modelos Lumia.

O Windows Phone Internals 1.0 consegue assim abrir a porta ao tantas vezes pedido e esperado root do Windows Phone e do Windows 10 Mobile, e também a possibilidade de serem usadas novas ROMs deste sistema operativo, criadas pelos utilizadores e adaptadas a outras necessidades.

Este é o resultado de vários meses de trabalho do bem conhecido Heathcliff, um elemento extremamente activo no XDA, em várias vertentes.

win10mobile_root_2

Apesar de não ser uma ferramenta dedicada ao público geral o Windows Phone Internals 1.0 vai permitir que o Windows 10 Mobile e o Windows Phone 8.1, versões deste sistema por agora suportadas, seja mais conhecido e mais explorado por todos os que se podem querer dedicar a fazer deste sistema algo de ainda melhor.

Será uma ferramenta essencial para muitos programadores e para todos os que querem criar as suas versões do Windows 10 Mobile, à imagem do que hoje acontece com o Android.

O seu criador, Heathcliff, criou um vídeo onde explica com detalhe as possibilidades que o Windows Phone Internals 1.0 tem e de que forma pode ser usado.

Esta é uma nova porta que se abre e que pode trazer grandes novidades para o Windows 10 Mobile e para o Windows Phone.

Com a remoção de alguns bloqueios que este sistema tem consegue-se tornar mais simples de usar e, principalmente, mais fácil de explorar e de trabalhar por todos os que podem fazer dele um sistema ainda melhor.

Não se espera que surjam para já grandes alterações e novas ROMs do Windows Phone com um sucesso elevado. Mas é o principio para o tornar ainda mais aberto e par que tenha uma visibilidade que até agora não tinha e que bem necessitava.

Windows Phone Internals 1.0

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Se esta ferramenta for bem aceite pela comunidade, vão ser boas noticias para o WP/W10M no geral (com ou sem root).

  2. Avatar de int3
    int3

    Desculpem mas o WP não é um sistema UNIX para se dizer “root”.

    1. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Não é por não ser UNIX que deixa de ter permissões e a impossibilidade de chegar aos ficheiros do sistema operativo e afins. Logo o termo pode não ser “root” mas na teoria significa o mesmo, e fica claro toda a gente perceber o que se queria dizer

    2. Avatar de E agora
      E agora

      Estava a pensar nisso.

    3. Avatar de João Mascarenhas
      João Mascarenhas

      +1

    4. Avatar de lola
      lola

      O Android também não é e diz-se à mesma

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Android é um sistema baseado em Linux/Unix

        1. Avatar de lola
          lola

          Usa o Linux como Kernel mas nem o Linux nem o Android tem nada a ver com o UNIX

          1. Avatar de dd
            dd

            O linux tem a ver com UNIX, pois o kernel dele é UNIX!
            Agora o android tem kernel linux… sendo assim podemos dizer que o android tem “root”, agora o windows é em c…

          2. Avatar de APereira
            APereira

            Nao tem nada a ver?

            Linux é um sistema baseado em Unix…

            Este pessoal a mandar bitaites daquilo que nao sabe.

          3. Avatar de lola
            lola

            @APereira
            O Linux é inspirado no MINIX, não baseado no UNIX.

            O Linux é “unix-like”, ou seja, comport-se de uma maneira semelhante a um sistema UNIX apesar de não ser UNIX.

            Talvez seja melhor re-informar-se das coisas antes de dizer que os outros andam a mandar bitaites, tenha um resto de um bom dia.

          4. Avatar de SrBla
            SrBla

            para ser um sistema unix basta pagar uns milhares de euros para ter um certificado e já está. se não estou em erro só a apple é que paga esse certificado, as empresas que desenvolvem as vária distros de linux é que não estão para isso, e acabam por se denominar de “unix-like”…

          5. Avatar de Fox
            Fox

            Que achas que UX em LinUX quer dizer?
            Linux = Lin + US
            Lin -> Linus (criador)
            UX -> Unix (sistema)
            Aprendam que eu não duro sempre.
            Tal como:
            HP-UX (Hewlett-Packard UniX) 😛

    5. Avatar de thiago
      thiago

      Ta desculpado.

  3. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    HeathCliff? Queres ver que o mundo de SAO ainda vai se tornar realidade?

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Se calhar o rapaz ‘obteve’ o nickname dele precisamente nesse anime xD

  4. Avatar de E agora
    E agora

    Pronto, abriram a porta para a entrada de: Bugs, Lags, Incompatibilidades.
    Assim até parece um… um… Android.

    1. Avatar de Ragnar
      Ragnar

      Nada a ver…..

    2. Avatar de Delta
      Delta

      Só fazes root se quiseres. Isto só é positivo porque vai permitir a modificação do SO pelos usuários e muitas das mudanças poderão ser aceites pela Microsoft e colocadas de forma oficial mesmo para quem não quer fazer root.

      1. Avatar de Fox
        Fox

        Ao contrário do Android, que é baseado em open source, o source do windows pertence unicamente à Microsoft.
        Por isso, no máximo vão mudar as cores e os icons. Nada de revolucionário vai mudar em termos de funcionalidade.

        1. Avatar de Delta
          Delta

          Não percebo praticamente nada de programação mas acredito que ainda possam fazer umas brincadeiras.

    3. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Nah, e mesmo que se encontre erros, a MS encarrega-se de actualizar todos os equipamentos com W10 (pelo menos a linha lumia).

  5. Avatar de Alvaro Costa
    Alvaro Costa

    Com a ajuda de muitos “cozinheiros” presentes no XDA consegui estender a vida dos meus Qtek 2020 e HTC Tytn II por mais uns 2 anos na altura do Windows Mobile (o original!).
    Havia ROMs fantásticas e muito rápidas.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Semelhante ao Jailbreak

  7. Avatar de André Alves
    André Alves

    Sabia que existia Jailbreak no WP agora root não sabia.

  8. Avatar de Será?
    Será?

    O engenheiro do Google Patrick Brady, afirmam que o Android não é Linux no tradicional estilo Unix, já que o Android não inclui a biblioteca GNU C e outros componentes tipicamente encontrados nas distribuições Linux

  9. Avatar de jlgf
    jlgf

    Rumo ao “Cydia” para W10M

  10. Avatar de bbbnnn
    bbbnnn

    esta pode ser a resposta para aqueles que diziam que o windowns phone não é bom por ser um sistema fechado. Se bem que não vejo qualquer vantagem para os utilizadores comuns

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    gostaria se ao fizer root no meu Lumia da para instalar as aplicaçoes que quier inclusive as pagas?