Surgiu a primeira ROM não oficial para os Lumia

23 Comentários

Há algum tempo que se sabe que os dispositivos que correm o Windows Phone podem ser libertados e alterados para terem root. Graças a uma simples ferramenta esta possibilidade é agora uma realidade.

Algo que se esperava, mas sem datas previstas, era a chegada de novas Roms, baseadas no sistema operativo da Microsoft e alteradas. A primeira delas chegou, com alterações mínimas, mas mostrando todas as possibilidades.

lumia_625_rom_1

As possibilidades que a ferramenta Windows Phone Internals vieram trazer ao Windows Phone e ao Windows 10 Mobile garantem o que o Android tem já há vários anos.

Estas novas Roms vão garantir que os dispositivos Lumia ganhem nova vida e que os programadores criem versões alternativas do sistema operativo da Microsoft.

A primeira delas foi já criada pelo site WindowsMania.pl e está disponível para já apenas para o Lumia 625. Esta lista deverá em breve ser alargada para suportar novos dispositivos e também a novas funcionalidades.

Para já as novidades não são muitas e estão viradas para os utilizadores deste site. Eis as alterações que esta ROM traz:

  • Removidas aplicações de terceiros
  • Dicionário e voz Polacas incluídas
  • Jailbreak feito de raiz e mantido depois de um reset de fábrica ou actualização para o Windows 10 Mobile
  • Mudadas as cores do Windows Phone
  • Alterações menores de cosmética

lumia_625_rom_2

A base desta Rom é a mais recente versão do Windows Phone 8.1, a GDR2, o que abre caminho a que o Windows 10 Mobile, na sua versão final, possa também ser alvo de mudanças e que surja em breve uma Rom específica.

Sendo uma Rom mais virada para os utilizadores do WindowsMania.pl, que na sua maioria são polacos, poderá ter pouco interesse para os restantes utilizadores do Windows Phone, mas a verdade é que abre caminho à criação de outras Roms, mais ajustadas aos equipamentos da Microsoft e ao hardware que estes têm disponível.

É também a prova de que o Windows Phone e o Windows 10 Mobile estão agora disponíveis a todos os que os quiserem alterar e melhorar. Tal como acontece no Android, estas Roms conseguem fazer dispositivos mais antigos ganharem nova vida e dar-lhes acesso a versões mais recentes dos sistemas operativos.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MJSantosLx
    MJSantosLx

    Mais uma vez, não vejo qual a utilidade de estragar um sistema estável e bem feito.

    1. Avatar de Cruz182
      Cruz182

      Embora sublime as tuas palavras, uma vez que não existe (ainda?) nenhum sistema perfeito, há sempre manobra para melhoramentos.

      1. Avatar de Vitor
        Vitor

        sendo feito por alguem que nao é oficial da microsoft, podemos estar abrir portas ao tlm para ser espiado (nao é que a microsoft nao o faça já em varios sistemas..) mas como sabemos que essa rom polaca, nao tem segundas intençoes por detrás? esses senhores tanto podem ser hackers maliciosos e com o desejo e interesse em ter acesso a certas informaçoes de quem for na cantigas deles ou entao tornar o sistema aberto a vulnerabilidades.. quao seguro é? os “optimistas” dizem que, assim descobrem-se as falhas e se podem corrigir, mas estamos num mundo onde metade das pessoas tenta tramar a outra metade por isso é meio duvidoso irmos por esses caminhos e enquanto estiver nas mãos do fabricante, sempre ha as garantias/responsabilidades do fabricante..

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      A MS ja estragou com o w10m eheh

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      A Cyanogen no meu telemóvel antigo fez maravilhas, significou que o meu telemóvel manteve-se actualizado até 3/4 anos de uso.
      Enquanto a Samsung apenas lançou um update e dentro da mesma versão (2.3.4 para 2.3.5) com Cyanogen tive suporte até a versão 4.
      Sem a ajuda da Cyanogen muitas aplicações deixariam de funcionar ao deixarem de suportar o Android 2, no entanto até deixar de usar o telemóvel (a minha irmã ainda usa) todas as aplicações da store são suportadas.
      O cyanogen ainda adicionou algumas funcionalidades extra que foram muito úteis.
      Falando por mim daqui a uns anos gostaria de ter essa oportunidade com o meu novo Windows phone… Inicialmente claro que não preciso, mas não quero trocar de telemóvel antes de uns 4 anos, tal como fiz com o meu anterior

      1. Avatar de Marco
        Marco

        mas isso é com empresas que n dao suporte e ate agora a MS tem dado.

        1. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Exacto, não posso reclamar, até agora o suporte tem sido bom.. e é excelente receber directamente da Microsoft, não é como o Android, no entanto ter opções é sempre bom, instala quem quer ou precisa 🙂
          Esta decisão não afecta quem não tentar instalar a ROM alterada, só os que se aventuram, e esses sabem os riscos que correm…

    4. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Apesar de ser um adepto do iOS tenho promovido junto das minhas irmãs, primos até à família da minha ex-mulher. Ontem a minha ex-sogra comprou um Lumia 535 para ela. A minha ex mulher hoje estava toda contente com a escolha. Provavelmente tb irá comprar mais para a frente. Na minha família a opinião tb tem sido unânime.

      Para quem precisa de um telefone que permita uma comunicação eficiente (por exemplo gestão de contactos ou agenda) e ainda permita facebook, whatsapp, navegar na net é um jogo ou dois é o sistema perfeito.

  2. Avatar de s_junior
    s_junior

    Compreendo a existência de roms para android (excesso de aplicações desnecessárias). Para WP não vejo necessidade.
    Devido ao excesso de app sem utilidade (google play, google read… etc), fiz root ao huawei da empresa (android) e correu bem, no tablet acer correu mal (“matei”o equipamento).

  3. Avatar de cra2sh
    cra2sh

    Não acho piada à alterações de rom na Microsoft, porque depois se o telemovel desaparece e alguem altera a ROM, la se vai a protecao do Find My Phone como a Apple tem. Ou seja é possivel voltar a utilizar.

    1. Avatar de MethodicOwl
      MethodicOwl

      Então sendo assim, o mesmo acontece para o android…

    2. Avatar de EC
      EC

      Se perderes ou roubarem o teu telefone as hipóteses de recuperá-lo com o Find My Phone ou apps similares são francamente baixas. Falo por experiência própria, infelizmente…

      1. Avatar de cra2sh
        cra2sh

        Sim, a ideia não é encontrar o telemóvel, mas sim prevenir que qualquer outra pessoa o utilize para baixar os roubos, e sim com o Android acontece o mesmo, por isso essa proteccao em Windows e Android é 0.

  4. Avatar de João Teixeira

    Alguém sabe como instalar? o meu lumia 520 apagou-se o SO e não encontro solução…

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Usar aplicação oficial RECOVERY TOOLS FOR LUMIAS, irá resolver esta situação. Boa sorte

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      Que parte de ser só para o 625 não percebeste?
      usa o Windows Device Recovery Tool

  5. Avatar de vidrago
    vidrago

    nos npkia sempre houve alternativas porque nao no windows

    1. Avatar de lola
      lola

      Nos sistemas moveis também havia, na versão 8 (se não me engano) do WP é que essa opçao era “impossível”, agora com a 8.1 e 10 parece que eles voltaram atrás na decisão.

  6. Avatar de Manuel Azul
    Manuel Azul

    How cute! Custom roms! O Lumia chegou à puberdade!

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Já tem pelos?

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Hey é preciso começar por algum lado. São muito importante estas pequenas vitórias.

  7. Avatar de Edson
    Edson

    Olá,

    Comprei um Lumia 635 nos Estados Unidos no plano pré-pago GoPhone da operadora AT&T, porém ao colocar um chip no Brazil vi que o aparelho está bloqueado.

    Será que consigo utilizar esse aparelho ou virou um peso de papel?

    Obrigado pessoal
    Edson