O mais caricato erro do Windows Phone

75 Comentários

Os erros do Windows, que fazem disparar aquele “terrível” BSOD sempre foram vistos como caricatos, inoportunos e inconvenientes, até pela sua falta de informação específica.

Obviamente que se apareciam é porque a máquina tinha qualquer problema e era um sinal para que o proprietário da mesma tomasse providências. Mas este erro, que um equipamento com Windows mostrou, é de outro nível.


Na sexta-feira passada, apareceu no Twitter uma imagem caricata, não pela imagem em si mas pela mensagem de erro que ela mostrava.

Mikko Hypponen, CRO da F-Secure, postou uma imagem onde se poderia ver uma mensagem do Windows Phone com um erro padrão. Nada de especial, até porque isso pode acontecer, mas não é normal o sistema operativo móvel pedir “Insira o disco de instalação do Windows e reinicie o computador.”.

Pois aqui está um daqueles casos que pode deixar o utilizador baralhado, até porque este poderá tentar meter um CD nalgum orifício do smartphone. Ora veja a imagem:

Claro que tudo é possível e podem haver dúvidas sobre a autenticidade da imagem, principalmente porque é demasiado “primário” este erro, é demasiado “sem sentido” e com falta de cuidado nestes aspectos mais básicos, até porque estas informações são importantes para quem as vai ler em caso de problemas e numa situação destas…

Mas, na verdade, existem mais casos e procurando mais, escavando nos fóruns dedicados aos Lumia e ao Windows Phone, facilmente aparece outro caso. É mostrada outra imagem, de um utilizador de nome dantist no fórum Pocket PC, que obteve a mesma mensagem, na segunda-feira passada, no seu Lumia 920.

Será coincidência?

Após o surgimentos de mais algumas imagens desta situação caricata no Windows Phone, algumas delas partilhadas por Johnny Ruokokoski na sua conta do Twitter, a equipa de desenvolvimento do Windows Phone veio a público tentar obter mais algumas informações sobre a forma como estas mensagens foram provocadas.

Este utilizador explicou de imediato que tudo foi apenas resultado de tentativas suas de alterar o próprio Windows Phone e que dificilmente esta situação seria apresentada aos utilizadores normais.

E uma vez que era uma alteração do próprio Windows Phone a equipa alertou que nenhum suporte poderia ser dado a este utilizador.

Não deixa de ser uma situação caricata e uma imagem “diferente” e que não seria esperada. Mostra no entanto que o Windows Phone partilha componentes core do Windows, em particular o Kernel NT. [via The Next Web]

Comentários

75

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ac
    ac

    Caricato? não, para mim parece-me perfeitamente normal. É microsoft, é windows.

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      dizes a verdade de forma bruta … mas tens razão ….
      caricato era não ter estes erros ….

    2. Avatar de Arcanjo_Gabriel
      Arcanjo_Gabriel

      O gajo estava a mecher onde não devia. Não era uma utilização normal…

      1. Avatar de Vítor M.

        Claro que não, ele andou a mexer, como refere no artigo, mas não deixa de ser caricato haver este nível de informação dentro do sistema.

        1. Avatar de Pedro Lamas

          Não estou a perceber a surpresa: a Microsoft assumiu desde o inicio que o Windows Phone 8 tinha o mesmo core do Windows 8, e isto é apenas mais uma confirmação…

          Não é um erro que vai aparecer ao utilizador comum, bem pelo contrário, foi algo que apareceu a um utilizador que estava a fazer um tipo de hacking!

  2. Avatar de Claudio Oliveira
    Claudio Oliveira

    Acho que há um quanto de fake nessas imagens.
    Esse erro é demasiado, mesmo para a MS.

  3. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    ”Insert your Windows installation disc and restart your computer.”
    Como é que se faz isso num telemóvel!?!?!

    1. Avatar de Jorge Rodrigues
      Jorge Rodrigues

      não sei.. LIGA á Microsoft e pergunta….
      🙂

  4. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    É de ir ás lágrimas..!!! 😀

  5. Avatar de diogo
    diogo

    “Pois aqui está um daqueles casos que pode deixar o utilizador baralhado, até porque este poderá tentar meter um CD nalgum orifício do smartphone”

    Quero ver a mente brilhante que tenha essa ideia a trabalhar com um smartphone em condições normais 😛

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehe… olha que já vi reclamações de clientes (nos states principalmente) com coisas “do arco da velha” 😀

    2. Avatar de Chirucca
      Chirucca

      Colocar o CD/DVD no Smartphone? Não estou a ver onde está o problema.

      Enrola-se muito bem, e mete-se o CD pelo buraco………………………………………………………………………………… dos auriculares.

      😀

      1. Avatar de Vítor M.

        Ehehe excelente, também pode ser 😉

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Isto fez-me lembrar de uma história que um técnico de um empresa de recuperação de dados contou na rtp2 em que uma senhora a quem o disco rígido deixou de funcionar lembrou-se de desmontar o dito disco, pegou no disco que tem lá dentro – não sei o nome técnico da peça 😛 – entregou-o ao técnico e disse para ver se conseguia reparar a coisa.

    3. Avatar de luislelis
      luislelis

      Nem imaginas quanta gente faz isso.
      Ja tive clientes (olha que isto esta no plural)que meteram 2 cd’s e tb alguns que meteram duas disketes quando o sistema lhes pedia o segundo cd ou diskete.
      Este mundo e cheio de surpresas.
      Aquele abraco

      1. Avatar de iOS Lover
        1. Avatar de v
          v

          Nos primeiros leitores de DVD, um cliente ligou-me a dizer que o suporte de copos estava avariado, não recolhia!!

  6. Avatar de misterious
    misterious

    esses erros nao fazem grande sentido em smartphones… mas pronto

  7. Avatar de Augusto Cruz
    Augusto Cruz

    Copy Paste 🙂

  8. Avatar de Rúben M.

    Se for real é a prova que usaram a mesma base para fazer o windowsphone do win8 😛

    1. Avatar de rand
      rand

      Todos os 3 grands SO moveis são baseados na “versão desktop” (e não contrário) e tal informação nunca foi escondida de ninguém.

  9. Avatar de Carlos Santos

    Bem eu acho normal .. é MS e basta 😀 ..

    O futuro da microsoft passa e sempre passará pela inserção de um CD/DVD e format 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que está bem melhor e muita coisa já não veremos mais. Mas fica como historial de uma empresa que também foi pioneira em erros que os outros evitaram porque a Microsoft os cometeu, não esquecer 😉

  10. Avatar de Paulo Bastos

    É um Easter egg do telemóvel LOL

    1. Avatar de Asura
      Asura

      hahaha bem visto xD

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Isto das duas uma: ou um copy past, ou alta portabilidade do código. Por exemplo uma lib, que tenha sido recompilida, Ou uma classe herdada

    1. Avatar de rand
      rand

      o kernel “é partilhado” entre os dois SO

  12. Avatar de LvZito
    LvZito

    Alguém leu o artigo?

    «Este utilizador explicou de imediato que tudo foi apenas resultado de tentativas suas de alterar o próprio Windows Phone e que dificilmente esta situação seria apresentada aos utilizadores normais.»

    1. Avatar de Vítor M.

      E? Não é estranho? E ao que parece não foi o único!

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Curioso este artigo no dia em que a Apple cortou as ordens de componentes para o seu iPhone 5.

        Olha que tenho o Lumia desde Novembro e nada de estranho apareceu. Até bem pelo contrário…

        Só vêm provar aquilo que digo.

        Artigo do Sr. Vitor.

        Onde andam as noticias de que o Lumia 920 vende que nem pão quente ? Que os resultados preliminares anunciados pela própria Nokia na sexta feira que são muito melhores do que estavam a espera ? Tudo á custa do Lumia ?

        Que balança tão pendente para um dos lados !

        1. Avatar de Vítor M.

          Alexandre, repara que estás um pouco nervoso com tudo isto, até porque este caso não tem nada de extraordinário mas tocou-te fundo, confessa lá? Eu não tenho nada contra o Windows Phone, bem pelo contrario, é um dos meus preferidos, gostei da notícia pela forma como o erro foi mostrado e se tens um Lumia desde Novembro eu tenho há muito mais tempo que tu.

          Quanto aos iPhones 5, não te chateias homem, “deslarga” os iPhones, passas a vida a falar dos iPhones, compra um e deixa de tanta perseguição e desejo, já aborrece tanta vez que falas deles. 😀

          1. Avatar de Alexandre Amaral
            Alexandre Amaral

            Para quando uma analise aoo Windows Phone 8 Vitor?

          2. Avatar de Vítor M.

            Recebi hoje a confirmação da Nokia que o Lumia 920 chega às minhas mãos esta semana. Contem com isso muito em breve.

          3. Avatar de Joji
            Joji

            Vai ser agora que vais “des”largar o básico do iphone..:-D

          4. Avatar de Vítor M.

            Básico para ti 😉 mas nem todos entendemos e sabemos tirar proveito do que o mercado tecnológico nos oferece 😉 Agora não vou deixar o que de melhor há no mercado, não, descansa, vou fazer como sempre fiz. Já que “sou obrigado” a usar dois equipamentos, então uso sistema diferentes, ora um Android, ora um Windows Phone. Nestes próximos tempos quero ver se tiro proveito, o máximo possível, do fantástico Windows Phone 8.

          5. Avatar de Joji
            Joji

            Ah, espera aí, não é básico.. Tem um ecrã esticadinho e uns quadrados com os cantos arredondados.. e uma maça pois está claro..

          6. Avatar de Vítor M.

            Lá estás tu 😀 não passas sem pensar, falar, sonhar num iPhone. Depois são os outros!!!

          7. Avatar de Joji
            Joji

            lol, transfrmava-o em dinheiro como a publicidade na TV.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Também reparei o mesmo.. ninguém leu o artigo até ao fim! Isto é tudo uma brincadeira e o utilizador garantiu à microsoft que foi tudo fruto dele andar a mexer no kernel e que é muito improvável que a imagem apareca a alguem

    3. Avatar de Nuno Pinto
      Nuno Pinto

      Pois claro. Alguém que sabe ler e entender o que está no artigo e a possível realidade da situação.

  13. Avatar de André Meireles
    André Meireles

    Não deixa de ser “estranho” que isto tenha acontecido dps de o utilizador estar a “brincar” com o dispositivo e que o mesmo afirme que não estava sequer à espera de obter suporte por parte da Microsoft!

    Fanatismos à parte (até porque nem sequer uso este SO no telemóvel), cheira-me que seja algum tipo de modificação ao SO original que vinha no telemóvel!

    1. Avatar de André Meireles
      André Meireles

      Carreguei em “Responder” cedo de mais..

      Fica a minha pergunta, será possível que o utilizador em causa estivesse a tentar portar o Windows 8 RT para o smartphone?

  14. Avatar de Carlo
    Carlo

    Qualquer erro deste género seria resolvido no suporte logo pouco interessa ao consumidor comum.

    A questão de ser uma mensagem igual às dos Windows PC não parece totalmente descabida já que as entranhas têm a mesma origem.

    Faria mais sentido dizer para ter um ZIP no SD ou Internal, de qualquer forma percebe-se o que ele está a pedir, uma imagem do SO.

  15. Avatar de li
    li

    É normal isto acontecer. Copy and paste é o que há mais por aí. Desde que funcione. Limpar o código todo é tramado, fica sempre alguma coisa que não era esperado acontecer, porque nunca aconteceu nos testes ou se aconteceu nem valia a pena alterar.

  16. Avatar de David
    David

    n sei o pk de tanta admiração. claro que é um bug de programação, mas por outro lado mostra que o core do Windows para PC é comum ao Windows Phone

  17. Avatar de joana

    Estão todos errados.
    Isto é uma coisa nova nos windows phones para breve, eles vão conseguir ler cds/Dvs, aguardem. ehehehehe

  18. Avatar de Carlos Carvalho
    Carlos Carvalho

    Boa tarde ,

    E estatisticas já existem por aí ? …. como é que está a ser aceite o W8 , em Portugal muito pouca a aceitação , quem saiba post , será interessante verificar .

    Cumprimentos

    Carlos Carvalho

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Bem, metade dos meus amigos já têm W8 no pc xD

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Pirata ou original?

        1. Avatar de L. Mata
          L. Mata

          Quem raio pode justificar usar uma versão pirata quando o update do windows custa menos que a maioria dos jogos de computador? Menos até que alguns antivirus.

          1. Avatar de L. Mata
            L. Mata

            Para já essa versão é a integral nao é a upgrade. A versao upgrade custa-te muito menos. Podes até compra-la por uns 15 euros se compratse o computador depois de junho de 2012. Se nao podes comprar por menos de 40 euros. Informa-te Asura:
            https://pplware.sitedev.pt/informacao/microsoft-portugal-apresenta-o-windows-8/

            O Upgrade está neste momento em 29.90: http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows/home

          2. Avatar de Asura
            Asura

            entao posso fazer upgrade a versao pirata? ok lol

  19. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    É perfeitamente normal, considerando que o utilizador estava a “brincar” com o seu WP – a flashar coisas que não devia.

  20. Avatar de Carlo
    Carlo

    Não sabendo o que ele fez para isso acontecer tudo o que possa ser dito é especulação.

    Não sabemos até que ponto ele flashou lá o que não era suposto correr num smartphone.

    1. Avatar de Marcelo Costa
      Marcelo Costa

      Ora aí está uma boa hipótese 😉

  21. Avatar de André
    André

    Com jeitinho, mas muito, ainda conseguem ver uma ranhura no telefone para colocar o CD. O mal é que o pessoal só olha para o ecrâ e não vê o resto LOL
    O melhor erro que já vi, foi a avisar que tinha tido um erro de software ou hardware… É obvio que fiquei mais descansado pois pensei que o erro estivesse entre o teclado e a cadeira… HEHEHE

  22. Avatar de António Manuel Dias

    São dois erros do Boot Manager. É portanto bastante provável que os utilizadores estivessem a tentar modificar o próprio sistema operativo e não conseguiram passar pelo controlo da EFI. Quanto à linguagem do erro, não é nada de estranhar — não é suposto um utilizador normal ver um erro do Boot Manager num telefone…

  23. Avatar de eatg75
    eatg75

    Mais carricato ainda seria pedir para inserir um floppy disk ou carregar Ctrl + Alt + Delete.

    Windows*… oh boy!

  24. Avatar de Jorge S.
    Jorge S.

    Todos criticam a Microsoft, mas ninguém passa sem o Windows.

    1. Avatar de Gabriel
      Gabriel

      Se isto fosse facebook:
      Like

    2. Avatar de Rodrigo Quiterio
      Rodrigo Quiterio

      Like!

  25. Avatar de bruno martins
    bruno martins

    bem, para ser épico mesmo so faltava a do
    “keyboard not found.

    press any key to continue”

    ahhahhahah 🙂

  26. Avatar de Fattheman
    Fattheman

    Epa sinceramente a mim não me choca!! o kernel dos SO´s movéis são todos partilhados com as versões desktop e mais uma vez friso que estavam a mexer onde não deviam quando este erro apareceu.

    Mais uma vez fico convencido que aqui a malta é muito tendenciosa, se isto fosse num iphone não havia nem metade dos comentários, não me levem a mal mas é verdade!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Ui, havia muito mais, mas muito mais 😀 Mas o povo também gosta do Windows. É apenas algo caricato, herdado de outros tempos que tende a desaparecer dos sistemas Microsoft, são cada vez mais raros estes exemplos.

  27. Avatar de Jorge
    Jorge

    Está ao nivel do erro “no keyboard found. Press F1 to continue…” 🙂

    1. Avatar de zeca
      zeca

      esse será provavelmente o melhor erro do mundo!

  28. Avatar de Pirika
    Pirika

    No Magalhães também pede para inserir o disk!
    Tem algum compartimento secreto que desconheça?!?!

  29. Avatar de Nuno Agonia
    Nuno Agonia

    Realmente é um daqueles erros que estamos habituados a ver noa pcs com Windows Vista, XP e por aí a fora…

  30. Avatar de Carlos
    Carlos

    Uauzia!

    A última vez que vi um erro desses foi no tempo do Windows NT 3.51…

    Pelos vistos ninguém achou necessário mudar as mensagens do NT Boot Manager desde, bom, sempre, nem mesmo quando o puseram num telemóvel.

    Por outro lado, mais uma prova que o Windows Phone 8 tem realmente o Windwows NT como base e não o Windows CE.

    Um dia destes temos um jailbreak para o Windows Phone e temos o Bochs e tudo o que é aplicações Windows a correr num Lumia 920!

  31. Avatar de asnog
    asnog

    Isto é tão giro como ver as caixas multibanco a fazer reboot e a carregar o windows 2000… 🙂
    Bem, ao menos já não há dúvidas quanto à partilha do kernel

  32. Avatar de Gonçalo Filipe Ferreira Damas
    Gonçalo Filipe Ferreira Damas

    Quem me oferee um winphone8 pra ver se consigo fazer esse erro parecer porque culpa da ms e que nao e. e culpa do user que meche onde nao deve