Microsoft vai terminar suporte a várias aplicações Lumia

27 Comentários

Dia 30 de Outubro é a data limite para a sua utilização!

Para além de fazer excelentes smartphones com Windows Phone, a Nokia tinha também algumas aplicações únicas e exclusivas para os seus equipamentos.

Ao serem comprados pela Microsoft muitas dessas aplicações acabaram por não ter muitas actualizações e várias vão agora ser descontinuadas e os serviços que as suportavam desactivados.

lumia_apps_1

A justificação da Microsoft para terminar estas aplicações é simples e compreensível. Com os desenvolvimentos feitos no Windows 10 essas funcionalidades extra acabaram por ser incorporadas no sistema operativo e deixam de ser necessárias em aplicações externas.

As aplicações que foram descontinuadas são todas da área da fotografia e da imagem. Já não podem ser encontradas na loja de aplicações do Windows e por isso não podem ser instaladas. Isso não impedirá de continuarem a ser usadas pelos utilizadores que as têm instaladas.

É uma lista que engloba algumas aplicações que muitos usavam, em especial pelos serviços que tinham associados na Internet. Falamos das seguintes aplicações: Lumia Storyteller, Lumia Beamer, Photobeamer, Lumia Refocus, Lumia Panorama e Video Uploader.

Our goal is to provide experiences that work really well on all Windows devices. In order to do that, we need to focus on making our Windows 10 core Photos and Camera apps great.

Many of the Lumia features are already included in the Windows 10 Photos and Camera apps. While we can’t promise that any particular feature is coming back, we’re committed to providing a great photo and camera experience in Windows across devices, and we’re listening to your feedback as we continue improving our apps.

Até ao dia 30 de Outubro a Microsoft garante que as aplicações vão ter as actualizações necessárias, mesmo não estando na loja de aplicações.

lumia_apps_2

Mas para além das aplicações, os serviços web que lhes davam suporte vão também deixar de estar disponíveis online. Esses serviços são o Lumia Storyteller, o Lumia Beamer e o Photobeamer.

O serviço Lumia Storyteller irá permitir aos utilizadores que retirem os seus conteúdos e que os guardem para si, até ao dia 30 de Outubro, dia em que será encerrado.

The stories you see in the Lumia Storyteller app on your phone won’t be affected and will continue to work within the app, but stories you’ve published on the “online stories” site will no longer be available from the web service after October 30, 2015. To keep the images and videos in your online stories, open the Storyteller app, select online stories, and view each published story on the web. Then from the website, download all the images and videos that you want to keep. Be sure to do this before October 30, 2015, when the website will no longer be available.

A Microsoft compromete-se a trazer para as aplicações Photos e Camera a maioria das funcionalidades que estas aplicações agora removidas davam aos utilizadores, mas não se compromete a manter todas as que existiam.

Caso tenham essas aplicações instaladas e a funcionar, as mesmas vão-se manter aquando da actualização para o Windows 10, mas sem qualquer garantia de funcionarem de forma perfeita.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Henriques
    Nuno Henriques

    Shame on you Microsoft…

    1. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Shame porque?!

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      A maior parte das apps que vão deixar de ser suportadas vão ter as suas funcionalidades migradas para outra app com um nome diferente.

      Assim como a app vídeos que agora é Filmes e Programas TV, e a APP de musica que agora é o Groove Music.

  2. Avatar de Trolha men
    Trolha men

    Depois desta noticia android continua na frente.
    A microsoft faz bem em acabar e ainda havia ali mais umas poucas, tem mais que uma aplicação para o mesmo efeito às vezes.
    Devia era concentrar-se no desenvolvimento do windows phone que tem tanto por onde melhorar e deixar as aplicações para os developers.

    1. Avatar de Luis Rocha
      Luis Rocha

      Errado.
      Android’s está”morrer”, IOS e Windows Mobile a subir, sem dúvidas!……. lol

      1. Avatar de Trolha men
        Trolha men

        Errado em que?
        Lê bem o que disse, “continua na frente”, pode ter perdido utilizadores mas está em 1º o resto não interessa.

        1. Avatar de Luis Rocha
          Luis Rocha

          Continua em frente, está descer em flecha para o fundo pico, meu caro!…..
          Le bem as últimas notícias do PPLWARE nas últimas semanas.

          1. Avatar de Trolha men
            Trolha men

            Deixa lá descer em flecha, e os outros subir em flecha, para já o android está em primeiro, agora se está a descer ou a subir pouco interessa, está em primeiro é o que interessa por muito ou pouco que seja.

          2. Avatar de night
            night

            preocupa-te mais com o wp.

  3. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Faz algum sentido era colocar todas as funcionalidades numa apps ou duas apenas.

  4. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    Tenham calma, isto vai de uma forma embora, mas voltara como os Ferrero Rocher, no Outono, mais frescos e saborosos de sempre.
    Mas de outra forma e integrados no Windows. Sem qualquer necessidade de aplicaçao externa.

  5. Avatar de Realista
    Realista

    Em Outubro chega o Windows 10 Mobile com as mesmas apps e nomes diferentes.

    :)))

    1. Avatar de irlm
      irlm

      esperemos que sim mantenham as apps, “microsoft está a arranjar lenha para se queimar”, quando está a destruir as apps proprietárias Lumia.

    2. Avatar de Luis Rocha
      Luis Rocha

      Verdade 😉

  6. Avatar de Mota
    Mota

    Muito bem da MS! a arrumar a casa!

    A google devia fazer o mesmo, mas com apps externas.. quero menos apps e mais qualidade

  7. Avatar de Marco
    Marco

    curiosamente foram das primeiras apps que desinstalei.

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      Concordo no caso da Storyteller, Refocus e Video Upload.
      Mas a Lumia Beamer era útil para mostrar o écran do Lumia em qualquer monitor, tv ou projetor, sem fios e sem preocupações com compatibilidades e necessidade de estar na mesma rede wi-fi.
      Já a usei em reuniões, e a malta fica sempre de boca aberta com a facilidade.

      1. Avatar de André
        André

        E continua a ser fácil, agora essas funcionalidades estão acessíveis nas definições.

        1. Avatar de tekMan
          tekMan

          Infelizmente não André.

          Opção “Projetar o meu écran” nas definições: Sem fios só funciona em alguns smartphones WP, e se o smartphone estiver na mesma rede wi-fi do outro equipamento. Caso contrário, só através de cabo USB. Se queres projetar numa TV, só se for compatível com Miracast. Se queres projetar num PC ou projetor, precisas de instalar o programa “Projetar o meu écrã” nesse computador… Que trapalhada.

          Lumia Beamer: abrir o site “lumiabeamer.com” no PC/TV, e ler o código QR com o smartphone. É tudo.

          1. Avatar de André
            André

            Ok, admito que não sabia que o Lumia Beamer não era assim tão fácil porque nunca o usei. Mas sabia que havia uma opção qualquer nas definições…

      2. Avatar de Marco
        Marco

        como n uso, desinstalei.

  8. Avatar de tekMan
    tekMan

    É a mesma opção da Apple e da Google, mas tem vantagens e desvantagens.
    Integrar funcionalidades no OS em vez de estarem em apps separadas, faz com que fiquem disponíveis para todos os utilizadores, e não apenas para os que estão a par da loja.
    O sistema fica mais completo, mas também pode exigir mais espaço/recursos.

  9. Avatar de zeligx
    zeligx

    qual a app para windows para fazer fotos panoramicas
    tenho lumia 730

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Lumia Panorama, n sei se ainda existe mas vem de fábrica no meu 630

    2. Avatar de tekMan
      tekMan

      Experimenta a Cycloramic, uma app de iOS portada para Windows Phone este ano e mais fácil de usar do que a maioria das outras apps de panoramas:
      https://www.microsoft.com/pt-pt/store/apps/cycloramic/9nblggh0x2l0

  10. Avatar de Rui P.
    Rui P.

    https://www.youtube.com/watch?v=MBMJbbDC0go
    Este video, apesar do humor, resume o estado de espírito de muita da comunidade do WP… São demasiados tiros nos pés por parte da Microsoft. O receio pela futuro da plataforma do WP ou Windows 10 Mobile é real…