Microsoft vai levar o teclado do Windows Phone para o iPhone

37 Comentários

O plano da Microsoft para os próximos anos está traçado. Em particular a vertente de aplicações tem uma meta que parece ser simples de atingir.

A presença no maior número de plataformas parece ser a ideia base e isso está a ser seguido à risca. Depois de muitas outras ofertas, a Microsoft parece querer colocar o teclado do Windows Phone dentro do iPhone, o que não é complicado!

wp_teclado_2

Com o lançamento do iOS 8 a Apple abriu o seu sistema operativo móvel em algumas áreas que até então eram inacessíveis aos programadores.

A possibilidade de serem utilizados teclados de terceiros foi uma dessas novidades, o que deu origem a que surgissem de imediato novas ofertas neste campo.

Mas o próximo a trazer um teclado para o iOS parece ser a Microsoft, que num email enviado a alguns utilizadores do programa Insider foram convidados a testar a nova versão para iOS do Word Flow, o teclado do Windows Phone.

Email da Microsoft

Hello,

Do you own an iPhone (5S or newer)? Do you think your native iOS keyboard could use improvement?

Word Flow keyboard has long been one of the highly praised features on Windows Phone and was used to break the Guinness World Record for fastest texting. We are now working on extending this keyboard to other platforms, starting with iOS.

Before publicly releasing this keyboard to the App Store, we’d love to give Insiders like you a preview. With your feedback, we’ll build a roadmap of improvements to the keyboard over time.

If you’re interested in participating in this beta program, just send an email to wordflow@microsoft.com with subject line “I want in!” and we’ll be in touch!

The Windows Insider and Word Flow teams

O email revela que este teclado será lançado em breve na Apple Store e que poderá ser usado no iPhone 5 ou superior. Não existe ainda data prevista para o lançamento e os testes prévios vão começar em breve.

wp_teclado_1

O Word Flow é o teclado que a Microsoft colocou no seu Windows Phone 8.1 e que consegue dar uma excelente experiência de utilização aos utilizadores deste sistema operativo.

Com o deslizar do dedo é possível escrever frases e usar as palavras propostas por este teclado. Tem também a possibilidade de aprender com a utilização que lhe for dada.

Este teclado da Microsoft consegue ser ter uma utilização melhor que a proposta original da Apple no iOS. Será curioso ver como reagem os utilizadores a esta nova proposta da Microsoft, quando ela chegar à loja de aplicações da Apple.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Márcio
    Márcio

    A Microsoft anda muito preocupada em chegar às outras plataformas..já na sua, evoluir e tudo mais, está quieto..deita-se à sombra..

  2. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    tudo muito bonito mas o que eu quero sabe e mesmo quando são o Windows 10 a versão final para os smartphones estou farto de propaganda

    1. Avatar de Ricardo Saraiva

      Ainda há bugs a serem resolvidos, principalmente a nível dos consumos de bateria e estabilidade, o Windows Mobile 10 não está a ter o mesmo comportamento nos vários modelos que estão a ser testados. No caso dos operadores móveis há testes internos a serem realizados.

  3. Avatar de tilt
    tilt

    Esta e’ uma das coisas que eu gosto no WP mas ainda tem bugs, que tem que ser corrigido.

    1. Avatar de ze
      ze

      Quando a wp vai asseitar outros teclados? Tb era bom de se ver

      1. Avatar de MAC
        MAC

        Só vai aCeitar quando os seus utilizadores souberem escrever português.

      2. Avatar de tilt
        tilt

        ” asseitar” não sei , agora aceitar outros teclados também não e’ preciso este como produto final e depois de corrigido os bugs, e’ um excelente teclado.

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Gostava era de poder escrever a “deslizar o dedo” em português no meu windows phone. É que embora tenha tudo configurado em inglês (PC, telemóvel, etc…), não faz sentido escrever nessa língua para os meus amigos/familiares (portugueses). Aliás, a própria Cortana não está disponível se o telemóvel estiver em português (mesmo que se quisesse falar em inglês com ela :P).
    No meu caso, não me incomoda ter tudo em inglês e poder usufruir de todas as funcionalidades. Até prefiro o inglês na medida em que tudo parece mais conciso e directo, mas para escrever para as outras pessoas, seria ridículo escrever em inglês só pelo “deslizar”.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      No 10 isso já é possível. No 8.1 não é, não sei porquê…

    2. Avatar de N900
      N900

      O meu lumia 930 ta configurado em inglês e escrevo em português na boa. Aliás, para além do inglês , tenho português, espanhol e alemão no teclado e respectivo dicionário a funcionar 5 estrelas

      1. Avatar de ed
        ed

        O meu 640 está todo em português e o deslizar funciona bem

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Sim, isso eu sei… também tenho o teclado com os principais idiomas que utilizo (português, inglês e alemão), mas só o português é que não te permite escrever a “deslizar”. Tanto o inglês como o alemão, dão.

        1. Avatar de Eduardo Wandscheer
          Eduardo Wandscheer

          É por que o recurso de deslizar os dedos está disponível para Português (Brasil), assim como a Cortana logo estará.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Usa o teclado brasileiro. Não é bem a mesma coisa, mas desenrasca perfeitamente!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Na verdade é exatamente a mesma coisa, só é preciso escolher é as sugestões corretas, porque por exemplo quando se quer escrever ótimo aparece ôtimo mas ótimo é uma das sugestões.
        Ao fim dumas poucas de vezes a escolher “ótimo”, o teclado passa a escrever essa automaticamente.

        1. Avatar de Eduardo Wandscheer
          Eduardo Wandscheer

          ôtimo? Espero que tenha sido apenas um exemplo.

    4. Avatar de NewJ
      NewJ

      podes instalar vários idiomas para o teclado

    5. Avatar de Marco
      Marco

      Eu tenho instalada a build 1511, no Lumia 535 e o “escrever a deslizar o dedo” já está disponível mesmo em português 🙂

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Óptimo. Isso são boas notícias. Espero que o lançamento não demore demasiado. Obrigado!

      2. Avatar de Eduardo Wandscheer
        Eduardo Wandscheer

        É português do Brasil.

    6. Avatar de Toderici
      Toderici

      Loool o Nuno mas vives em que mundo? independentemente do idioma que tens no telemóvel, pode ser ate russo podes ter vários idiomas instalados para utilizar no teclado. O meu telemóvel esta em ingles e tenho 3 outros idiomas instalados e posso mudar para qualquer um deles quando quiser! Isto é possível tanto nos windows phones, androids…ios….

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Toderici, vivo no mesmo mundo que tu. Percebeste o que eu escrevi lá para cima? Eu sei que as respostas podem estar um pouco desfasadas, mas acho que foste o único que não entendeu que tenho tudo em inglês e três idiomas no teclado… e sim, tenho o WP 8.1 e por isso é que não dá. Pelo que os restantes disseram, essa funcionalidade em português de Portugal estará para breve com o WP10.
        😉

    7. Avatar de Ze
      Ze

      Podes por em PT. Br que serve na mesma.

    8. Avatar de tekMan
      tekMan

      Faz o que o Mário sugeriu em baixo, tenho o teclado em PT-BR e os resultados são bons.

    9. Avatar de André Gomes
      André Gomes

      Podes fazer isso, adicionas o teclado português e quando escreves texto (seja qual for a app) fazes swipe na barra de espaços e trocas de teclado.
      Eu no meu Lumia faço isso: PT.. EN.. FR.. ES.
      Uma cena muito prática!

  5. Avatar de NewJ
    NewJ

    e para o Android? é umas das coisas que sinto falta do W10M, o melhor teclado de todos.

    1. Avatar de Toderici
      Toderici

      Quem quer saber do android?! :p Brincadeira, agora o que eu queria mesma era aqueles projetos que a ms falava de transferir as apps do ios e android para windows phone, o que queria mesmo era o projeto do ios levar vida, o de android tanto faz, porque as apps para ios são mais completas na minha opinião

      1. Avatar de Eduardo Wandscheer
        Eduardo Wandscheer

        Está falando o Astoria e do Islanwood? O projeto bridge? Ainda está em desenvolvimento.

        1. Avatar de Eduardo Wandscheer
          Eduardo Wandscheer

          Inslandwood*

        2. Avatar de Toderici
          Toderici

          Sim desses mesmos! A ms deveria empenhar-se mais no projeto do ios do que dos androids, do ios ja chega

  6. Avatar de Andr8
    Andr8

    A questão é… para quê? É igual ao stock, mas mais feio.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nota-se que conheces o teclado. Btw, uso ambos, android e WP.

  7. Avatar de O tal
    O tal

    Mas qual é o equipamento que não tem bugs ?! Falam tanto mal do WP mas querem todos ter um.

    1. Avatar de antonio
      antonio

      eu tenho 2, (erro agora so 1, pois o lumia 925 apagou e foi para a garantia), estou á espera
      em relaçao a android 1000x melhor a ios nao comento pois nunca exprimentei

  8. Avatar de fneves
    fneves

    Ja existe swipe para teclado pt?

  9. Avatar de Jorge
    Jorge

    Algo que a humanidade ansiava. O Teclado da MS.
    Já agora qual a novidade do dito? Parece-me que nenhuma.

    Hehhehhehe

    1. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Ele é bem melhor para digitar, deslizar para escrever é muito mais preciso, além de ter suporte ao layout português (Possui o ç e acentuações nas vogais otimizadas para o Portugês).