CyanogenMod na mira da Microsoft, Samsung, Amazon e Yahoo

41 Comentários

Muitos dos utilizadores de Android conhecem a famosa Cyanogen seja pelo facto de ser a empresa que mais suporte dá aos demais equipamentos do sistema operativo móvel da Google out-of-box ou simplesmente pelo facto de ter já usado alguma ROM.

Deste feito, é normal que várias empresas tecnológicas que estejam no mercado móvel tenham os olhos em cima.

brand_reveal_6

Saiu recentemente um rumor, que não será certamente nenhuma admiração para quem segue o trabalho desta equipa, que várias empresas como Microsoft, Samsung, Amazon e Yahoo, estão interessadas em comprar a empresa ou simplesmente contratar os seus serviços. No passado já se tinha dado conta que a Samsung andava com interesse, mas até hoje nunca se chegou à frente.

A Cyanogen tem feito algumas parcerias com empresas como Oppo, OnePlus e agora com a NextBit, a empresa tem tentado vangloriar o titulo de “a maior fabricante de ROMs customizadas Android” a nível comercial.

nextbit-startup_sheep

Infelizmente não existem muitos detalhes sobre este suposto interesse, mas não podemos descartar a ideia da Cyanogen vir a criar versões customizadas dos softwares destas empresas.

Conseguem imaginar uma versão CyanogenMod do Windows Phone? Bem pode parecer estranho, mas não é improvável e segundo este rumor estas empresas também não acham. A Cyanogen tem programadores com muito talento como podem comprovar pela larga lista de equipamentos suportados. Dado ao sucesso, quem sabe se o WP por exemplo conseguiria uma maior quota de mercado.

Por enquanto isto tudo não passa de especulação, mas é algo que vai fazer comichão a muitos consumidores. Se muitos consumidores preferem o Android muito se deve ao trabalho destes senhores, quem sabe se essa ideia não seria transmitida para outros sistemas.

O que acham desta ideia? Seria bom para a Microsoft e para as restantes empresas requisitarem os serviços da Cyanogen?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Aqui há uns anos o mentor do cyanogenMod não tinha sido contratado pela Samsung? Acho que depois saiu. Alguem podia complementar esta informação?

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Ele trabalhava na Samsung. Ele despediu-se por não gostar do TouchWiz e da forma como a Samsung optimizava o sistema.
      Com essa ideia, criou a Cyanogen de forma a dar uma alternativa de puro Android às pessoas e livrarem-se das customizações feitas pelas fabricantes / operadoras.

  2. Avatar de Prefiro nao me identificar
    Prefiro nao me identificar

    Penso que acho que sim que seria bom para os utilizadores portanto penso que acho que o WP devia ter uma ROM CyanogenMod

    1. Avatar de joão Terra
      joão Terra

      Se o bill gates pagar bem à cyanogem e não a usar para copy paste ai já entramos em acordo

  3. Avatar de irlm
    irlm

    podem explicar uma seguinte questão em relação aos três sistemas?

    android codigo aberto com cyanogenmod
    ios codigo fechado com jailbreak
    wp codigo fechado com ????

    1. Avatar de diogo
      diogo

      No windows phone se tiveres o tlm developer unlocked podes instalar aplicações sem ser pela store. Relatvamente a alterar cenas do proprio sistema operativo penso q deve haver alguns hacks mas nada de especial.
      Também não é que precise pois não? 🙂

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Eu com o uso que já dei ao windows phne, penso não ser preciso de tais alterações…..a não ser ara quem gosta de andar a remexer nas coisas……

  4. Avatar de Valter

    Nada a ver com a matéria, mas bem que o ppleare poderia ter uma versão Mobile do site :), ah, só não esqueçam de otimizar também para o Windows Phone :).

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Temos apps para ios, android e windows phone 🙂

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Se para cada site que quero visitar no telemóvel, tivesse que instalar uma app, estava bem tramado.
        Acho que fazem mal por não terem o site adaptado para telemóvel.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          São perspectivas 🙂

          cumprimentos,

          1. Avatar de Rui Costa

            Hoje em dia ter um site responsivo passa por fornecer uma melhor experiência ao utilizador.

            E não é um trabalho exagerado para tornar essa experiência possível.

          2. Avatar de João
            João

            Perspectiva de muita gente, eu inclusive.

      2. Avatar de João Santos
        João Santos

        Então e para quem usa agregadores de RSS, como por exemplo, o Feedly? Têm que dar amor a todos. 😛

      3. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Apesar de ter a app o que o Pedro diz é bastante pertinente. A app faz sentido para quem é um utilizador muito frequente. Para um utilizador regular fazia muito sentido a app versão mobile.

        Acho que estão no caminho certo com a app, mas ainda não a estou a usar regularmente. O que eu tenho visto pelos outros sites de tecnologia é que até posso instalar a app, mas depois acabo por desinstalar, pq não uso.

        A do pplware conto usar por causa dos comentários, mas esta é uma das áreas onde a app tem de melhorar.

        Não esqueçam que vocês tem muitos utilizadores que não ligam nenhuma a área de comentários.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Vamos ter isso brevemente 😉

          1. Avatar de Sérgio J
            Sérgio J

            Óptimo trabalho

        2. Avatar de Anonimo
          Anonimo

          na minha opinião a app apara android esta fraca em termos de design..podiam dar uns toques nisso porque é meio caminho para ser utilizada

          1. Avatar de Joel
            Joel

            Eu tenho a app instalada e vejo de vez em quando, mas as vezes aborrece-me nao poder ver a rubrica “porque hoje é sexta” em condições na app por causa dos vídeos…

    2. Avatar de Mario Junior
      Mario Junior

      O site precisa é de uma reformulação nesse layout e design, e adotar um sistema de comentários melhor (ex: Disqus).

  5. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    O artigo tem um erro, a empresa é a Cyanogen. CyanogenMod é o nome da ROM.
    É uma coisa que é confundida por muitos.

    A Cyanogen está neste momento a desenvolver uma coisa secreta com a NextBit(startup constituída por veteranos da google, Amazon e htc). Já meteram um post no google+ à procura de utilizadores para testar essa coisa secreta.

  6. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Não tenho a certeza que uma ROM para wp faça sucesso, a maior pare dos utilizadores de android que insntalam ROM´s e porque os seus dispositivos se tornaram obsoletos, sem update, não conheco ninguem com um nexus 4 ou 5 a instalar uma custom ROM.
    Esse problema não existe no WP, por isso não vejo a necessidade de costum ROM´s para wp

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Mesmo quem usa Nexus usa custom ROMs, bem sabes que o software original não oferece tantas funcionalidades / opções como uma custom.
      Essa ideia de que só mudam quando o equipamento fica obsoleto é errada.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        +1

        Por exemplo, o software original a partir do 4.2, não funciona com o meu carro (as versões anteriores, funcionavam), mas com CM, já funciona…

        Só um exemplo…

      2. Avatar de Carlos Costa
        Carlos Costa

        Eu, por exemplo, utilizo a ROM CyanogenMod desde que a Samsung deixou de “ligar” ao Galaxy S2 (actualizações). Desde há dois anos que sou “cliente” da Cyanogen e se o meu S2 tem o KK 4.4.4 – e todas as versões posteriores ao Gingerbread até ao KK -, a eles o devo…

        Quanto à notícia em si, se isso acontecer, ou seja, se alguma dessas empresas mencionadas comprar a Cyanogen, vamos ficar completamente “despidos” e entregues de novo à bicharada… Espero que a Cyanogen continue independente e a fazer o excelente trabalho que tem feito… Contudo e infelizmente, o dinheiro fala mais alto…

    2. Avatar de Pah
      Pah

      Tenho 1 Nexus 5 e já instalei CM11
      Ze Pinho, prazer!

    3. Avatar de poispois
      poispois

      O mais certo é a MS entrar em acordo com eles e fazer com que o mod venha pré-instalado com os serviços da Microsoft em vez da Google, contigo continuará a ter acesso ao Play Store. Assim é como se fosse um Microsoft Android Phone, com OneDrive, OneNote, Bing e Skype.

  7. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Ainda assim tenho as minhas duvidadas de que a cyanogen consiga fazer uma ROM mais fluída e com mais funcionalidades do que o original WP 8.1.1
    Para além de que não gostaria de ver custom ROM´s a chegar ao wp, na minha opinião o facto de todos os telemoveis terem o software igual independentemente da marca ou modelo e uma vantagem, qualquer dia as marcas começam a fazer como no android e a mudar a UI e depois aparecem coisas como o touchwiz…

    1. Avatar de Pah
      Pah

      Não tenhas…

  8. Avatar de joao
    joao

    naaaaaaaaaaaaaaooooooooo!!!!!!
    Deixem a cyanogen en paz please!

    1. Avatar de Carlos Costa
  9. Avatar de João Fernandes
    João Fernandes

    Olá a todos (crentes, descrentes, e sem esquecer os nossos queridos maldizentes !).
    Uso Cyanogenmod há um par de anos – primeiro num I9000 – e agora sou um feliz detentor de um One Plus One….Ja tive outros androids, e windows phone desde o 5.0….
    Só queria deixar aqui a mensagem de que não satisfaz um power user um smartphone como vem costumizado….Já utilizei outras rom’s mas definitivamente só tenho a dizer bem do Cyanogen…até que estou disposto a pagar para poder dispor da última versão da room…
    Estou deliciado e recomendo as rooms da Cyanogen…mas não gostava que esta vossa adquirida pelos gigantes….que logo a fragmentarão para impor as suas aplicações em detrimento do desenvolvimento sustentável e equilibrado da Cyanogen…
    E pronto já disse..,gostem ou não, vamos lá criar mais polémica !!!
    Fiquem bem….

  10. Avatar de Reinaldo Ramos
    Reinaldo Ramos

    Tenho medo do que daqui pode surgir. A CM tem sido o que me tem permitido tirar máximo proveito dos meus equipamentos Android, mas receio que deste modo possam começar a cobrar pelos serviços.

  11. Avatar de joão Terra
    joão Terra

    Só espero que a microsoft esteja quieta no sitio em que está e o resto também.
    Se a microsoft pensar em comprar a cyanogem, estamos lixados.

    Concordo contigo Deixem a cyanogen em paz!!

  12. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Dassss… Deixem a Cyanogenmod com o Robot com falta de pilhas duracell, pq o Windows Phone está bem a quem se encontra entregue!!! Não queremos ser bons, nem maus..Somos diferentes. E digo mais, quem tem WP não troca por nada e a trocar seria por Apple, Android e Google, não obrigado!!

    1. Avatar de João Terra
      João Terra

      Windows phone é diferente? onde? O teu comentario é desnecessário. Aqui fala-se sobre Android, Apple é no apartamento ao lado

      1. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        Mas há alguma duvida em relação a isso?
        O meu comentário encontra se bem situado, visto ser um user de WP, migrado de Android e extremamente satisfeito.
        Não é preciso a Cyanogenmod porque a Microsoft vai no bom caminho….

  13. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    M$ ? so a gozar? para ser a pagar?!? já agora os telemoveis nokia (que suponho que sao WP) começam a vir com o android cyanogenmod! por favor!

  14. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Parcerias sim. Isso iria trazer mais-valias para os utilizadores.
    Uma aquisição não! Isso iria acabar com a Cyanogen

  15. Avatar de João Terra
    João Terra

    Aqueles que falam mal e dizem que o Android é porcaria e o windows phone e APPLE é que é bom, façam-me um favor, desapareçam daqui.

    Só têm inveja porque o android é Open Source e é preciso destruir-lo, já a MS vem atacar também a google por causa das suas patentes. Agora pergunto quem anda a copiar quem?
    Para min a MS é copy paste de tudo aquilo que já está criado, só espero que a cyanogem não vá na conversa da MS, senão estava tudo acabado