Microsoft anuncia oficialmente o novo Lumia 535 por 110€

143 Comentários

…e também o novo Lumia 535 Dual SIM

Tal como estava programado pela própria Microsoft, hoje é dia de Lumia 535 – o primeiro equipamento Lumia com a marca e design exclusivo da empresa de Redmond.

Microsoft-Lumia-535


A Microsoft apresentou já hoje o novo Lumia 535 e o Lumia 535 na versão Dual SIM que vêm com o Windows Phone 8.1 Denim. Estão são os dois primeiros equipamentos sem a marca Nokia, que têm preços low cost, especificações “vulgares” e que são destinados essencialmente para mercados emergentes.

Lumia535_01

Especificações do Lumia 535:
  • CPU Snapdragon 200 quad-core de 1.2 GHz
  • 1 GB de memória RAM
  • Ecrã PPS LCD de 5” com resolução qHD (960 x 540 pixéis)
  • Câmara frontal e traseira de 5 Mpx
  • 8 GB de memória de armazenamento
  • Bateria de 1905 mAh
  • Bluetooth 4.0
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • Windows Phone 8.1 Denim
Veja o video de apresentação

O Lumia 535 estará ainda este mês à venda na China, Hong Kong, e Bangladesh por um valor na ordem dos €110 (~$135).

Via Microsoft

Comentários

143

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Flink
    Flink

    Se não gostasse tanto do android, até era capaz de comprar um destes

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Se experimentares um destes…deixas de gostar do Android.Podes ter a certeza…

      1. Avatar de André Soares
        André Soares

        Mesmo comigo foi assim deixei o android e passei a usar windows Phone e acabaram-se os lags os encravamentos e ate a autonomia e melhor devido ao sistema ser leve.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          No meu caso aconteceu precisamente o contrário. Como detesto meu Lumia!:(

      2. Avatar de Flink
        Flink

        Já estive mais longe, mas o ecossistema, a montanha de apps, os gadgets em redor, as “máquinas” android, etc etc continuam a me cativar

      3. Avatar de DD
        DD

        Totalmente de acordo. Comprei um Lumia 530, quando saiu, para a maria e agora comprei um 735 para mim. Não me arrependo nada de ter deixado Android.

        O próximo a ser despachado vai ser o Nexus 7!

        Para mim o único problema de não serem vendidos mais Windows Phone são os colaboradores das lojas. Quando comprei o da maria a colaboradora da loja disse: “Isso não é android, é um sistema mais complicado. Se calhar é melhor pensar um bocado no assunto…”, quando comprei o meu noutra loja diferente o colaborador disse: “Você sabe que isto é um Lumia não sabe? Não há jogos para isto…”.

        De certeza que são pessoas que nunca mexeram em WP.

        1. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Aconteceu-me o mesmo numa loja da MEO. Quando pedi um 530 ligado à rede, a funcionária disse logo, veja lá, isso é WP e é muito dificil de usar…. Afinal, o SO é muito mais facil de usar que os outros que andam aí no mercado…

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Igualzinho a mim, quando comprei o meu primeiro 625 na loja da NOS O empregado perguntou-me muito admirado ” Vai comprar o Nokia Lumia? ” Mas o que é que tem contra o Android? Olhe que não tem nada a haver um com o outro!! Eu simplesmente respondi: Eu sei! E ele abanava a cabeça e dizia Você lá sabe Que falta de profissionalismo.

        2. Avatar de Quintasx
          Quintasx

          E mais um aqui, quando fui comprar para a mulher o lumia a senhora disse-me: “Olhe que arranja telemóveis mais baratos e melhores com Android, nimguém usa Wp, isso não presta…” Eu até gosto.. E, muitooo provavelmente irei comprar um para mim, vejam lá que até uso a aplicação do PPlware por lá hehe

      4. Avatar de Danny
        Danny

        Não sou da mesma opinião, somos muitos limitados c/ a WP.

        1. Avatar de lois
          lois

          Limitados? Saltei de android para WP à 3 meses. Não noto limite nenhum, muito pelo contrário!!

        2. Avatar de MM
          MM

          Bem, se uma das tuas preferências for meter skins com icons esquisitos, e coisas a mexer, cores, arco-iris, e ROMs, e formatar, desformatar, etc., sim, nesse campo o WP é limitado.

        3. Avatar de JJ

          Somos limitados!?
          Em que?????

          1. Avatar de Tiago Santos
            Tiago Santos

            Manda ai um snap com uma app decente… As apps do WP tem layout do seculo passado.. A M$ devia incentivar os programadores e as empresas que mais cativam os utilizadores a desenvolver apps decentes.. My phone -> lumia 630

          2. Avatar de Quintasx
            Quintasx

            Tiago Santos, tens a 6snap, toda a gente fala bem da aplicação… Se falasses ha 6 meses atrás defendia-te.. Agora não tens razão..

          3. Avatar de MM
            MM

            @TiagoSantos: Engraçado, a MSFT foi quem começou por implementar em tudo o flat design e agora os outros fazem o mesmo… AH, ok, como é da MSFT é feio.

        4. Avatar de Daniel
          Daniel

          Troquei o Android por um Nokia 735 e não volto atrás! Acabaram-se os lags e é muito mais fluído. Adoro o wp

      5. Avatar de Sam
        Sam

        Concordo totalmente!

    2. Avatar de youandtag
      youandtag

      Windows Phone é bem melhor que Android…
      Comprei o Lumia 625 é bem mais rápido e não encrava…

      1. Avatar de Leonardo Macedo
      2. Avatar de Ze Coibes
        Ze Coibes

        concordo apesar de ter android

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Tanto butthurt e necessidade de auto afirmação, se é melhor para vocês bom… Em Low end acredito que seja mais fluido.. Agora highend nem papam.. Por amor de Deus. Ou andam a comprar telemóveis da kandonga ou andam a comprar Samsung. Porque pelo facto de terem tido uma má experiência não quer dizer que o sistema seja todo assim, tens o exemplo dos nexus, Motorola oneplus one, htc e por aí fora.

      1. Avatar de poisé
        poisé

        A questão é mesmo essa, o Android não é consistente! Tanto podes comprar um telemóvel que nos próximos 3 dias começa andar a carvão como podes ter um que dure 6 meses e só depois é que arrasta que nem uma lesma.

        Qualquer pessoa que compra e usa um Windows Phone depara-se logo com a qualidade do sistema operativo. Estamos a falar da Microsoft, de uma empresa que sempre criou SO e sempre soube otimizar devidamente os seus recursos e isso não é diferente com o WP. Qualidade excelente desde do equipamente mais barato até o mais caro e isso vale imenso para quem quer verdadeiramenet investir num smartphone.

        O Android parece um projeto de verão de dois amigos que por acaso lançam se numa otima altura onde só existia o iOS e passaram a ser a única alternativa aos iphones.

        E por fim, nos tempos de hoje, a segurança está cada vez mais presente na mente das pessoas, mais uma falha grave na maneira funcional do Android. Maleware é coisa que não existe no WP.

        1. Avatar de Marco B.
          Marco B.

          Esses argumentos… o android nao e consistente? Uma coisa e teres tido uma ma experiência, outra coisas e generalizar, sao coisas diferentes, escolheu a melhor altura quando so existia IOS? wtf? entao o webOS, o BB e o Bada? quanto a problemas de segurança isto e como windows para desktop, e o sistema mais usado e por sua vez o mais atacado, achas mesmo que se ralam com o windows phone? nem apps fazem quanto mais virus e malwares. quanto a ser melhor? olha o exemplo do HTC one m8 com wp 8.1.. sim tinha melhor bateria.. e o resto? tudo pior, nao e por nada que foi o flop que foi…

          1. Avatar de Hugo (também)
            Hugo (também)

            Flop que foi, anedota do dia. O M8 só lançou no AT&T e está já com prevendas no TMo enquanto estamos aqui a falar para não falar dos benchmarks melhores que teve e a bateria como disseste bem. E a inconsistência do Android é factual mas estamos a brincar ou quê!? Pegas num low end Android e aquele brinquedo arrasta que nem uma lesma, pegas num samsung tens uma experiência totalmente diferente com o touch wiz do que com outros Androids. O Android é a PURA forma de fragmentação em TUDO seja experiência de utilização, performance ou pura e simplesmente versões do SO. Falhas-te completamente ao dizeres o que disseste, há que te informares. Sim o Android lançou-se na altura certa com uma store idêntica ao da Apple, qual Badda qual que, isso é como estar a falar do Symbian como concorrente ao iOS, há que contextualizar como deve ser e não mandar termos contra a parede para ver se colam. A diferença na segurança do Android para o WP ou iOS é que tu tens interligações no core do OS que não são permitidas fora do Android e isso sim é falha de segurança, o sandboxed do Android pouco resolve a situação e facto é que o Android é o sistema operativo mais inseguro deles todos não por ser o mais popular mas sim por ter a arquitetura que tem. Já ele era inseguro quando tinha menos marketshare que o iOS, mais uma vez um comentário ao lado… O Android como SO têm as suas vantagens mas posto na balança perde-se mais do que se ganha.

  2. Avatar de joana vasco
    joana vasco

    Os androids so vendem por ser baratos mas agr ja nem isso são, ter lag e pagar mais e ignorancia

    1. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      Joana vasco, decerto que estás a falar de dispositivos de caca, já esperimentaste o moto g?

      1. Avatar de Pedro Ramos
        Pedro Ramos

        Ignorância é o que está espelhada nos teus comentários em relação ao Android em todos os posts sobre smartphones.

      2. Avatar de Capilson
        Capilson

        Moto G é android.
        Android nao é Moto G.

      3. Avatar de MM
        MM

        Quanto custa o Moto G? Provavelmente o dobro do preço deste 😉

          1. Avatar de poisé
            poisé

            Moto G, pelo kuantokusta: 175€ pelo 8GB de memória…

    2. Avatar de Master of Menir
      Master of Menir

      Miséria de comentário !

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        nem chega a ser miserável… é apenas para chatear…

  3. Avatar de Zelig
    Zelig

    Mas quando está a venda? Fica disponível antes do natal?

    O nokia lumia 730 dual sim também já foi lançado em julho e nunca mais fica disponível para compra. É uma coisa sem explicação.

    Já não consigo viver com o android dual sim que tenho.

    1. Avatar de JM
      JM

      Meu caro estou na mesma, mas se quiser vá à Amazon Espnha ou Itália, têm à venda, mas um bocadito caro, em Espanha 279 e em Itália menos de 250€. Estranho…não venderem nas MS Stores dos diversos países da Europa?!!

      1. Avatar de Zelig
        Zelig

        Estou à espera que apareça no expansys para comprar 😀

        e vou comprar este 535 para a mulher.

        e vou atirar o meu android ao rio, fonix nunca mais .

  4. Avatar de Ana
    Ana

    Senão tivesse um software tão difícil de utilizar até comprava pois é bom… mas é um software de difícil acesso a tudo!!!

    1. Avatar de Spankeh
      Spankeh

      hmm permita-me discordar. chama-se “questão de hábito” e “vontade de aprender”
      usei android durante 4 anos.
      uso WP desde april e já me adaptei.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Ora bem, deve a marca a impor-se ao consumidor e não o contrário! O consumidor, que não tem mais nada que fazer, é que tem de perder tempo e adaptar-se aos caprichos da marca! É essa visão que estragou (e ainda estraga) a marca Microsoft. Se ouvissem mais os consumidores… É bom haver mudança, novidades, inovações mas estas devem ser de acordo com os hábitos e os interesses do consumidor e nunca o contrário. Nesse aspecto (como noutros), têm muito a aprender com a Apple 😉

        1. Avatar de Bruno Coimbra
          Bruno Coimbra

          @Paulo como a apple?? e depois diz que o consumidor n tem de se adaptar mas a marca é q tem?? o seu raciocínio esta algo para o confuso, essa cabecinha não sabe do que está a falar de certeza.
          Se há marca onde são os consumidores que vao atras do que a marca manda é a apple (não que isso seja mau é uma estratégia valida como outra qualquer) agora não atire é areia para os olhos das outras pessoas.
          Se te deres ao trabalho de usar, mas usar mesmo WP vais perceber que ele não obriga a nenhuma ginástica mental nem cálculos complicados para se usar, as coisas estão no sitio certo e funcionam bem, agora vir com a desculpa que ”há o icon para ligar o wifi n esta no mesmo sitio que no android ou no iphone..” so lhe fica mal

          e quem tiver duvidas que me diga eu esclareço e ate lhe arranjo apps para substituir as q usava no android que tanto choram que n há para WP

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            @Bruno: Uma das razões (quiçá a principal) porque as pessoas gostam da Apple é porque não muda radicalmente o interface cada vez que lança uma nova versão do SO. Há coerência, bom-senso. Há preocupação em não criar dificuldades ao utilizador no modo como o sistema operativo funciona em cada actualização. É possível inovar, acrescentar novidades sem atrapalhar. Ao contrário do design caótico do Windows que tanto tira o botão “start” como a seguir adiciona novamente, tira e volta a pôr menus, numa versão é num sítio e na seguinte já é noutra ou então nem aparece. Enfim, é uma trapalhada.

            As pessoas vão atrás do que gostam, sentem segurança e exista um sentido de coerência. Onde há uma interoperabilidade entre versões antigas com as mais recentes.

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @Paulo
            Chama-se a isso evolução. Isso não quer dizer que cada iteração seja melhor que a anterior, mas essas falhas podem ser corrigidos para a próxima. Neste momento a Apple decidiu congelar o seu ambiente gráfico (excepto alterar os ícones que agora mais parece um computador para um miúdo do que para um adulto). O ponto positivo é que utilizadores sabem que não vão ter surpresas com cada nova versão. O ponto negativo é a estagnação.

          3. Avatar de Bruno Coimbra
            Bruno Coimbra

            @ Paulo denoto ai alguma confusão nessa cabeça…n confunda windows8 com Windows phone 8…

            Relativamente ao WPHONE8\8.1 anterior a isso já exisita nos pda’s palmtops e assim(bons tempos) e aquilo n era la mt eficiente mas fazia o trabalho (ainda o iphone era um sonho molhado do steve) mas o sonho comanda a vida e o iphone apareceu sem precedentes sem hábitos dos consumidores sem rede de segurança…e criou o seu universo criou utilizadores que nunca antes tinha usado seja o que for! Com isto quero chegar que as pessoas n precisam de seguir sempre o mesmo e n estão dispostas a mudanças pq se virmos a historia os grandes sucessos de vendas são sempre aqueles que rasgam com o convencional e se distinguem….portanto a sua teoria cai por terra, mas o seu medo é legitimo mts tb pensam assim…felizmente n a maioria!

            Relativamente ao Windows8\8.1….este n é o local nem a hora num próximo post sobre o mesmo debatemos isso.
            =P

        2. Avatar de JJ

          Se fosse apenas como descreve, ainda hoje andávamos a usar MS-DOS… Pois para muitos não havia nada melhor, e ainda muitas empresas usam programas com base MS-DOS.

          O ser humano é de hábitos… se não nada o fizer alterar esses hábitos, por norma ele também não muda.

          Dizer que a Microsoft não ouve os consumidores é um puro exagero. Isto porque muitas das funcionalidades coisas que o seu SO tem actualmente foi porque os consumidores “pediram”, apesar dessas funcionalidades já serem possíveis através de programas terceiros.

          Por outro lado, o nível de aprendizagem no WP é igual a quem da primeira vez mexe num novo sistema, não importa se é Android ou iOS.

          E como foi dito acima, não é por mexer no equipamento numa qualquer loja que é o suficiente para perceber se é fácil.

          Com base nesse argumento, nem o Android nem o iOS tinha vingado no mercado, porque se na altura não havia nada parecido, a Apple ou a Google não ouviram os consumidores, porque os consumidores não andava a procura do que o iOS ou o Android fazem/são.

          E todo e qualquer maquina exige adaptação por parte do consumidor. Por isso é que vem com manuais, se fossem todos iguais não era preciso. O problema é que as pessoas não querem ler manuais, pensam que já sabem mexer e depois dizem que as coisas não funcionam, estão estragas e por ai adiante…

    2. Avatar de Tavares
      Tavares

      Ana…quando falas em “difícil acesso” a que te referes? Faço a pergunta sem ironia…é que utilizo Lumias desde o inicio e nunca tive qualquer problema de acesso seja ao que for.

    3. Avatar de Hero
      Hero

      Diferente não quer dizer que seja difícil, porque não é!

    4. Avatar de Censo
      Censo

      Difícil de compreender é o teu comentário. Alguma vez usaste o Windows Phone, ou és daquele(a)s que acha que é utilizador experiente só porque o viu e tocou no dispositivo em exposição numa grande superfície ?

    5. Avatar de José
      José

      Acesso díficil? Em quê? Peló seu comentário nunca usou um quanto mais experimentar! É tão simples ou mais, do que usar IOS, e muito mais simples que o Android.

    6. Avatar de Sam
      Sam

      Ana, WP é extremamente mais simples que Android. Claro que requer algum tempo para adaptar, mas é claramente mais simples que Android.
      E simples como o IOS

    7. Avatar de Cacun
      Cacun

      A minha mulher nunca tinha utilizado smartphone. Usava um Nokia dos antigos, dizia que não se adaptava ao touch, que era muito complicado. Comprei-lhe um 635 dual sim e agora não quer outra coisa.
      Já eu sou o feliz proprietário de um Lumia 930 e não quero estou contentíssimo, embora tivesse usado sempre android. Não tem nada a ver. Só gostaria era que a Microsoft fizesse sair um dual sim com as características do 930 e aí sim nunca mais trocaria de tel.

  5. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Se já o 530, com apenas 512 de RAM e sem camara frontal, é um espetáculo (tenho um), este deve ser uma maravilha. Para mim, só tem um problema, é com ecrã de 5” e nisso, para mim, o 530 fica a ganhar porque é mais pequeno e “encaixa” no bolso das calças às mil maravilhas!

    1. Avatar de Menu Maker
      Menu Maker

      Passa-se o mesmo comigo.
      Precisei de comprar um novo à pouco tempo mas não tive grandes dificuldades a escolher (também trouxe o 530) porque não existe grande oferta de 4″. Ecrã 4.5″ já era grande (venho de um feature phone).
      A experiência com WP está a ser boa.

    2. Avatar de lois
      lois

      O bolso das tuas calças deve ser mesmo minúsculo!! Tenho um Lumia 1520 e meto-o no bolso das calças! hahahaha

      1. Avatar de Mico
        Mico

        A questão não é do bolso das calças porque este é flexivel.
        Uns é que têm mais espaço livre nos bolsos porque têm mais espaço livre dentro das calças.

        Outros têm menos espaço livre nos bolsos porque têm menos espaço livre dentro das calças.

        Os primeiros necessitam de um “telemovel grande” no bolso.
        Aos outros basta um pequeno.
        Prioridades… 😉

        1. Avatar de lol
          lol

          LOL…
          A conversa do cowboy pequeno equipado com a pistola grande e do cowboy grande com a pistola pequena, porque lhe chegava…
          LOL…

  6. Avatar de José
    José

    Sem duvida alguma, a minha próxima compra

    1. Avatar de José
      José

      Outro José. A minha já foi o mês passado e não posso estar mais satisfeito, uma maravilha, simples, tudo sincronizado e no fim de contas tem tudo o que poderíamos precisar mas com boa qualidade.

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Chegou à 2 semanas aqui a casa o 630 por 94€, nada a dizer 🙂

    1. Avatar de José
      José

      onde foi que adquiriste esse Lumia 630 por 94€? Cumpts.

      1. Avatar de Márcio
        Márcio

        Jose, comprei um com os pontos da vodafone, ficou a 75 euros.se for cliente vodafone e tiver pontos, vale a pena..e não vem cheio daquelas apps inuteis das operadoras

      2. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        I love Mondays na vodafone, tens sempre uns bons descontos.

  8. Avatar de jose
    jose

    Alta maquina sem dúvida muito bom e com todas as apps

  9. Avatar de JJ

    Um bom preço… 110€, nada mau!
    Acho que é um bom arranque para os equipamentos sob a sigla Microsoft.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Esses 110€ é sem iva certo?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Conversão directa apenas

        1. Avatar de Bruno Santos
          Bruno Santos

          Entao no minimo deve vir o preço em € igual ao preço em $.
          Mas nao deixa de ser boa compra.
          Espero que chegur ca antes do Natal.

  10. Avatar de Filipe Antunes
    Filipe Antunes

    Muito interessante! E até sinto vontade de trocar um Android por um smartphone destes! Mas… e a loja disto? Tenho ideia que não há tanta alternativa como no IOS e Android… Claro que não tenho experiência nenhuma com Smartphones Windows, é só uma ideia que tenho e que me deixa de pé atrás.

    1. Avatar de Sam
      Sam

      Experimenta! Tinha um Android… No trabalho deram-me um Lumia com WP… Passado poucop tempo deixxei de usar o Android completamente.
      IOS vs WP…

    2. Avatar de JJ

      Na Loja WP, é possível encontrar um pouco de todo o tipo de apps assim como acontece nas outras lojas. Bem como as apps mais utilizados/comuns em outros sistemas, estão presentes no WP.

      É verdade que não tem tanta quantidade/variedade, mas as apps existentes são de boa qualidade e fazem muito bem o que é preciso.

      O que não encontra são apps da Google, de resto existe um pouco de tudo.

      1. Avatar de Filipe Antunes
        Filipe Antunes

        Olhando para as apps que tenho no meu Android neste momento, poderia fazer uma lista com meia dúzia que não poderia ter com WP e que me fazem alguma falta. Só isto é que me chateia no WP… De resto mudava bem!

        1. Avatar de poisé
          poisé

          Por norma o pessoal utilizador Android por norma sente é falta das apps da Google no WP, contudo, digo isto com confiança que, essas apps a Microsoft também tem no seu ecosistema.

          Ailas, posso também afirmar que se tivesse que mudar do WP para outra plataforma iria sentir muita falta de várias apps exclusivas do WP e da qualidade da camara/live tiles.

          É tudo uma questão de habito.

    3. Avatar de filipe
      filipe

      isso é facil de ver… todas as apps principais existem… ainda tens extras como apps Here.. quase nem precisas de instalar mtas apps que o tlm em si ja traz mtas.. e Tem jogos de sobra…

      A loja podes aceder do pc e ves por ti as apps que tem..

  11. Avatar de MM
    MM

    Só falta mesmo os operadores em Portugal expandirem os horizontes e não encherem os catálogos com aparelhos Android de qualidade duvidosa e apostarem um pouco mais no WP.

    1. Avatar de DrHouse
      DrHouse

      Espera que chega amazon.es ou amazon.co.uk, normalmente compras livre mais barato que num operador portugués bloqueado.

      1. Avatar de MM
        MM

        Sim, mas eu estou a falar em serem vistos nas lojas, em que as pessoas possam mexer, que estejam no mesmo patamar que a concorrência e não andarem os vendedores a dizer que “não presta” porque nem sequer se deram ao trabalho de mexer.
        Eu não tenho problemas em comprar online, mas estou a falar para o mercado em geral (deverá ser uma minoria quem compra online).
        Eu comprei um L620 assim que saiu na Vodafone – posso dizer que fui o primeiro porque nem sequer estava registado na BD de stock vendas. Mas o mais caricato é que fui eu que tive de dizer À rapariga que sim, que a Vodafone tinha o telefone porque tinha a informação que já o tinham em stock.
        Por aqui se vê a forma como os operadores/lojas olham para o Windows Phone.
        Prioridade: iPhone e encher prateleiras com tudo o que é Androids.

  12. Avatar de José
    José

    Comprei o 830, que é outra guerra está na gama média, porque acho que estes telefones já custam demais mas não esperava ficar tão satisfeito pela compra. Sistema operativo simples, sobretudo prático é muito mas muito fluido. Cá em casa está tudo a pensar mudar para o W.P., após a minha experiência.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    O meu problema sincero com os windows phone é as apps.
    Muitos vão dizer que existem todas as apps que precisas mas não é bem assim, eu tenho um surface rt, pelo o meu entendimento todas as apps para windows phone também são para o surface por causa do processador arm. E são muito poucas.
    No início estavam sempre a sair novas apps mas ha uns 5-6 meses deixou de sair quase app alguma.
    Mais de metade das apps que tenho no meu android não existem semelhantes no windows store.
    Tirando isso gosto muito do design e do sistema em sim já usei um lumia e curti.
    Quando sair uma versão melhorzita com uns specs melhores talvez considere comprar. :3

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      Ricardo existem apps únicas do wp, algumas são criada para as varias plataformas outras somente para telemóveis. agora com o Windows 10 o panorama vai mudar e começar a unificação de tudo.

      Uso lumias desde que apareceram e quando ao WP7.5 faltava tudo e mais alguma coisa. Actualmente existe de tudo para o WP8.1 e se precisares de ajuda com alguma app que n encontras para WP é so pedires

    2. Avatar de JJ

      Nem todas as apps que estão na store do Windows 8/RT, estão disponíveis para o WP e vice versa.

      Tirando as apps Google, que outras apps tem no Android, que não tem equivalente ou “iguais” no WP?

    3. Avatar de MM
      MM

      Se vais procurar apps tipo “move to SD”, “clean cache”, e lixo desse, não precisas no WP (é tudo nativo no sistema).
      Mapas, tens os HERE que estão no mesmo nível (diria que melhor), que os da Google.
      Música? MixRadio é talvez um dos melhores leitores de música que podes encontrar em qualquer plataforma.
      FB, FB messenger, Viber, WattsWapp, Waze, Viber, etc., estão lá todos.
      Apps de fotografia: as do WP são melhores que qualquer uma da concorrência.
      Youtube: tens de terceiros, algumas melhores que a oficial – aliás, a da MS era melhor se a Google não amuasse.
      Flipboard e outros feeds, tens.
      No WP tens o Office integrado, Skype e OneDrive.
      Tens diversas apps de gestão de clouds e tens gestor de ficheiro integrado no sistema.
      Gestão de tráfego tens nativo no sistema.
      e muito mais.
      Lanternas?! Também tens umas quantas, e bussulas e coisas que não servem para nada.

    4. Avatar de miguel
      miguel

      de todo o ambiente windows em apps o wp tem mais que o w8 ou RT este ultimo perde muito mesmo

  14. Avatar de NML
    NML

    Uma pergunta para os que tem 530.

    O Whatsapp, Viber, Skype e Waze funciona bem???

    Abraços,
    NML

    1. Avatar de americano
      americano

      Waze não funciona como esperava. Por isso não uso. Quanto ao resto estou contente

      1. Avatar de Anafir
        Anafir

        O unico problema do Waze, seja em que sistema operativo seja, é o gasto da bateria e da net.

        Mas já tive a uso e funciona às mil maravilhas

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Não concordo com esse comentário, o Waze tanto no meu antigo L820 como agora no L925 funciona 5 estrelas, às vezes só lá encontro moradas que não aparecem no here drive.

        1. Avatar de americano
          americano

          Não concorda com o comentário? O que há para discordar? Eu só disse que não funcionava como Eu esperava. So disse que estava a espera que funcionasse de maneira diferente e por isso não uso. Nunca disse que era mau

          1. Avatar de NewJ
            NewJ

            Eu explico a minha resposta. Quando perguntam se o programa X ou Y ou Waze funciona e alguém reponde simplesmente “comigo não funciona como eu esperava”, para essa pessoa que faz a questão precisamente por não ter noção, com essa resposta a noção que vai ficar é de que não funciona. Daí a minha discordância com essa resposta.

    2. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      O Facebook e o Messenger, funcionam 5 estrelas. Esses que indicas, não uso…

    3. Avatar de Abílio
      Abílio

      Tirando o waze, que não usei nunca, funciona tudo.

    4. Avatar de JJ

      Skype… tem quase obrigatoriamente de funcionar bem, é da Microsoft.

      1. Avatar de MM
        MM

        Funciona bem e agora até está mais rápido e com novas funcionalidade (já podemos desenhar).
        E ainda há a Skype QiK que permite enviar videos (e podemos fazer download só em wifi se preferirmos) e que são uploadados e ficam no servidor por 2 semanas e depois apagados automaticamente – é um tipo de envios rapiods de mensagens de video que não gasta recursos no tlm.

    5. Avatar de Anafir
      Anafir

      Sim, funciona tudo na perfeição!

  15. Avatar de Scheldon
    Scheldon

    Eu estava procurando um WP barato para substituir o meu lumia 720 que se danificou em uma queda 🙂

    Mas acho uma jogada estranha, o lumia 630 perdeu o propósito, o 535 tem praticamente o mesmo preço e é um aparelho superior em todos os aspectos (mesmo no processador, mas em um aparelho low cost isso é praticamente irrelevante).

  16. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Impossivel comprar melhor pelo mesmo preço

  17. Avatar de JS
    JS

    Muito bem. A Microsoft percebeu que se deveria ver livre das esquisitices da concorrência e apresentar um equipamento fiável, a um preço correcto! Parabéns à Microsoft.

  18. Avatar de LULUU

    os Motorola com android mais recente estão a chegar e vao acabar com esses lixos olhem bem para que falo.

    1. Avatar de MM
      MM

      Alguém com um nick LULUU nunca pode ser levado a sério…

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      LULUU, tenho um Motorola motoG com kitkat que apesar de funcionar razoavelmente bem, só o utilizo quando fico sem bateria no meu Lumia 925.

  19. Avatar de Marco
    Marco

    lançam um 535 com algumas melhores especificações que o 630?
    camara frontal e mais RAM,

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Já o 530 conseguem bater o 630 em funcionamento. O 630 só fica à frente no melhor visor/ecrã que dispõe.

    2. Avatar de americano
      americano

      Não assumas melhorias por séries. Série 500, 600, 700, 800, 900, 1000 e 2000 se não me engano. O 530 vai ser melhor que o 520 e o 535 melhor que o 530. Mas não quer dizer que o 630 seja melhor que o 530. São séries diferentes. Por exemplo, a série 700 foca-se mais em boa camera frontal e a série 1000 em camera traseira. Não significa que a 1000 é melhor que a 900. Geralmente séries diferentes significa que se foca em funções diferentes. A série 900 costuma ser topo de gama e a 800 média gama.

  20. Avatar de irlm
    irlm

    Deve ser o primeiro a receber o Windows 10?

    1. Avatar de Tavares
      Tavares

      Existem rumores que o primeiro WP com a versão 10 do SO vai ser o Microsoft Lumia 940:
      http://www.phonearena.com/news/Alleged-Microsoft-Lumia-940-specs-leak-Snapdragon-805-24-MP-PureView-camera-WP10_id62662
      Especificações técnicas previsíveis:
      Sistema operacional: Windows Phone 10
      Tela: 5 polegadas com Gorilla Glass 4
      Resolução:2560×1440 pixels(QHD)
      Chipset: Qualcomm Snapdragon 805
      CPU: quad-core de 2,7 GHz
      GPU: Adreno 420
      Memória RAM: 3 GB
      Armazenamento interno: 32 GB, 64 GB ou 128 GB
      Câmera traseira: 24 MP (PureView) – gravação em 4K e 60 FPS
      Câmera frontal: 5 MP – gravação em 1080p
      Dimensões: 13,7 cm (altura) x 7,1 cm (largura)
      Espessura: 0,89 cm
      Peso: 149 gramas
      Vamos ver se se confirma…

      1. Avatar de darksantacruz
        darksantacruz

        Que máquina esperam que não sejam só rumores!

      2. Avatar de Mario
        Mario

        espero que seja um ecra full hd mas com 41megapixels ou 51 ja que o snapdragon 805 suporta ate 55

      3. Avatar de Invision
        Invision

        lol se realmente forem essas specs vai sair a 1000 euros, de acordo com os preços microsoft

  21. Avatar de Joca
    Joca

    Já possui um Lumia 800 o qual teve um problema ao fim de 4 meses e como não foi reparado dentro dos 30 dias fui reembolsado. Acabei por comprar o Iphone 4S (ainda mais caro)o qual não uso e está na gaveta. Acabei por adquirir um Samsung S4 que utilizo atualmente. De qualquer forma continuo a pensar adquirir um Lumia mas o que me tem retraído é que utilizo o programa Zonphone e não existe esta aplicação para WP. Quem começa a utilizar o WP nunca mais pretende outro. Dificuldade para jogos para mim não se coloca porque o telefone para mim é para ser utilizado como tal e para jogos tenho o tablet que até é um Surface.

  22. Avatar de Márcio
    Márcio

    Va la pessoal..vamos a falar as coisas como sao. Nao sou fanatico de androids nem WP. Mas ja tive experiencia com os 2. Antes com um galaxy s3, agora com um lumia 630. Especificaçoes diferentes é certo. Mesmo assim o lumia nao se desenrasca nada mal. Android tem pros e contras..WP tem pros e contras..se sinto falta de coisas do Android? Sinto sim..mas nao é uma falta enorme que me leve a abandonar ja o sistema WP..ja agora, parem de dizer que WP nao tem lags, que nao breca uma vez ou outra, porque isso acontece sim..ja presenciei isso no meu lumia..conclusão..se estou arrependido de ter migrado de sistema? Nao..ate a ver nao..esta a ser uma experiencia engraçada..mas se volta-se atras, ja pensaria 2 vezes antes de mudar de ecossistema. Cumps

    1. Avatar de NewJ
      NewJ

      Mas porque a ideia de mudar de ecossistema? Podes ter 3 S.O. diferentes e ter as contas sincronizadas nos 3, eu tenho WP e Android e tenho aa contas sincronizadas nos 2, calendário e tudo..

      1. Avatar de Márcio
        Márcio

        Newj, sim tudo bem..concordo contigo..mas como disse deixei mesmo de parte o Android por agora..e sim, tenho as contas como o gmail e tal tal tudo aqui no WP..E trabalha tudo bem sim..mas ha coisas das quais sinto falta/saudades, como a app google+ por exemplo..existe uma espécie na windows store, mas nem de longe nem de perto se assemelha à do Android..na minha opinião claro..cada ecossistema a meu ver é feito para trabalhar de forma “perfeita” com os seus serviços..é possível sincronizar com outras plataformas sim..mas já nunca é a mesma coisa..mas pronto, como disse nao sou adepto fanatico nem de um serviço nem outro..nao estou descontente com Wp, tal como nao estava descontente com o Android..mas falando as coisas como sao, WP é bastante fluido sim..mas tem lags..e ninguém diga que nao..talvez nao sejan tao notorios..mas tem..ja os Android, tive root, experimentei cyanogen, carbon, omni, bla bla bla,ganha-se em muitas coisas, mas tambem se perde noutras..como em durabilidade de bateria, qualidade da câmara e muito mais..enfim..tal como disse todos os sistemas teem vantagens e desvantagens de certeza.cumps

    2. Avatar de Xfera
      Xfera

      +1!!! Tive um Lumia 720 (já com 8.1 oficial) em simultâneo com os meus Droids e embora tenha apreciado não achei que fosse tão isento de lag reboots ou freezes como isso. Aconteceu de vez em quando. No geral, achei o sistema algo limitado face à (quase) liberdade total do Android. Havia pequenas coisas que me irritavam: – limitação do n.º e tipo de atalhos no centro de notificação; – impossibilidade de carregar com o tel. desligado; – impossibilidade de ter um aviso de entrega de mensagem discreto; – impossibilidade de enviar e receber MMS sem ter uma verdadeira ligação de dados ativa (acho que depois de uns rolos lá consegui uma configuração que dava); – IE limitado face ao Chrome (Opera, Dolphin e outros) do Android, principalmente em Flash e páginas mais elaboradas; – Impossibilidade de limitar a publicidade de forma genérica (apps e browser); – apps menos desenvolvidas que as correspondente versões Android (excepto as da Microsoft que são realmente muito boas); – opções de GPS limitadas praticamente ao Here e Waze; – Falta de apps que necessitava (Hangouts, Zonphone, etc).
      Achei que tinha potencial e pela faixa do €100/120 para um utilizador normal (ou pouco exigente tecnicamente) será uma boa opção. Acima disso ou pelos €130/€140 já há Androids que dão experiências mais completas e sem stresses (Moto G 2013, Moto E, Xiaomi Hongmi/RedRice, vários Wikos.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Mas o Lumia 720 tem 512Mb de ram, estão à espera de milagres? Eu tinha um 820 e agora um 925, e é super fluído, na atualização DP anterior estava um bocado mais lento, mas com a ultima atualização voltou à fluidez habitual. Respondo a comentários sempre que falam no motoG pois é o meu 2o Telemovel. Não é nada mau, nem lento, mas tem a ver com gostos, eu prefiro sem duvida a simplicidade do wp, para mim é tudo mais direto e pratico, por outro lado o Android é mais confuso e desorganização. Comparando os equipamentos diretamente visto que têm preços semelhantes, não têm comparação possível, o motoG é um Android rápido com aspeto e toque de rasca.. O lumia é o inverso, tem um toque premium que dá gosto estar sempre com ele. Se tivesse só o Lumia, sentiria falta de outras experiências que me permite o Android. Se tivesse só o Android, andaria sempre stressado com o smartphone certamente.

    3. Avatar de MM
      MM

      SIm, como qualquer máquina, o WP também bloqueia e reinicia sozinho assim do nada. A diferença é que acontece com muito menos frequência que os Android. Além disso, também tem menos necessidade de ser reiniciado volta e meia porque não acumula “lixo” na cache – nem me lembro da última vez que reiniciei o meu.
      Mas é a tal coisa, é uma máquina, volta e meia precisa de um reset – também o faço no PC e no Mac.

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para a maioria dos utilizadores comuns (a maioria), este smartphone é excelente e o WP é o ideal para essas pessoas.

    Para quem é utilizador avançado, gosta de de aventurar, descobrir, brincar, instalar, isntalar, programar, launchers , milhares de apps etc…, todos são muito limitados quando comparados com o android.

    Para o básico, que é aquilo que a maioria das pessoas faz e sabe, sou apologista de que o IOS e o WP são melhores que o Android.

    A necessidade depende da utilidade.

    1. Avatar de JJ

      “Para quem é utilizador avançado, gosta de de aventurar, descobrir, brincar, instalar, isntalar, programar, launchers , milhares de apps etc…, todos são muito limitados quando comparados com o android.”

      Utilizador avançado!? Será antes utilizador que não tem mais nada do que fazer…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Sim utilizadores avançados. Sabes lá tu o que são apps, programação, roms customizadas etc…
        Com o Wp e IOS terás sempre aquilo, não consegues midificar o que compras-te. O Android é muito modificável. É muito fácil fazer com que o Android se pareça visualmente com o WP ou IOS ou outra coisa qualquer, é á vontade da malta…

        1. Avatar de MM
          MM

          Por falar nisso, não percebo comprarmos um sistema para o meter igual ao da concorrência!!
          Porque raio quereria eu ter o meu WP com aspecto de Android?!
          Essa dos utilizadores avançados é gira…
          para mim um utilizador avançado é quem retira partido do que tem e não quem anda a meter roms, e mudar coisas!!
          Para mim um piloto não é quem anda a fazer tunnings (xunings) nos carros!!

        2. Avatar de Dumitru
          Dumitru

          E tens roms lersonalizadas por causa dos xda, se não fossem eles tinhas o mesmo! E por mais tudo isto é sim uma perda de tempo, as roms customizadas por mais boas que sejam sempre tem alguma merda ou bugs( já experimentei não te preocupes). Sim de vez em quando eh porreiro mudar de visual e talz mas sempre que metia umas launchers passado máximo uma semana volta a atras! Meu caso claro

  24. Avatar de RF
    RF

    Este Lumia 535 será o futuro substituto do meu Lumia 620!
    Para mim o maior trunfo será o ecrã de 5″ e ter 1GB de ram.. claro está para não falar no preço!
    Podiam ter melhorado a câmara traseira mas.. também não é coisa que utilize muito, e dou prioridade ao desempenho exemplar que o Windows Phone tem, tanto a nível de fluidez do próprio OS com do magnífico GPS e software Here Drive que o acompanha.
    Quem quer sair do Android (nomeadamente em equipamentos de baixo custo) tem aqui um bom equipamento que não deixará desapontado, nem nas Apps que hoje em dia estão disponíveis para as 3 plataformas!

  25. Avatar de Carlos Martins
    Carlos Martins

    Não percebo onde é que o meu nexus 5 com a preview do android l é complicado, eu sei que é a preview, mas quando isto sair para todos eu quero ver onde o WP vai ser melhor.

  26. Avatar de Balearic Soul

    Gosto desta parte (especificações “vulgares” e que são destinados essencialmente para mercados emergentes.)É que o iPhone 6, nem tem um processador de apenas 2 núcleos nem nada… nem tem a mesma RAM nem nada… eheh

  27. Avatar de eunas
    eunas

    Sabem onde posso encontrar/realizar um comparativo com o Yezz Billy 4.7?

  28. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Bate quAlquer android em fluidez, ate mesmo androids de 400euros tem menos fluidez (galaxy s5, note 4)

  29. Avatar de Miguel Almeida
    Miguel Almeida

    quando vai sair aqui em portugal para comprar?

    1. Avatar de NML
      NML

      Obrigado pela informação. E será que vai chegar a tempo do natal?

  30. Avatar de JP
    JP

    Vamos lá ver como correm os próximos meses à MS. Sou possuidor de um Lumia, e adoro o sistema, mas nao escondo que há apps e jogos que simplesmente deviam haver e não há. Preciso neste momento de apps ao nivel de medicação e calculo de dosagens, e nada.. vou ter de recorrer ao android.
    Espero é que com a futura vinda da proxima versao do WP, venham mais desenvolvedores para aumentar sobretudo a qualidade das apps.

    1. Avatar de MM
      MM

      Eu usei uma há uns tempos em que geria o tempo de toma e também a quantidade que tinha ainda por tomar.
      Não me lembro do nome da app. De qualquer maneira não sei se fazia o que queres para cálculo de dosagem – o que eu tomava eram comprimidos e só precisava do reminder, o resto das funcionalidades não testei (na store há umas quantas apps para medicação, mas não sei se fazem o que queres).

  31. Avatar de Cris.
    Cris.

    Dá pra fazer backup rsync com o WP ?

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Dá para fazer backup de tudo o que o telemóvel armazena a partir de uma conta Microsoft. Se usares a mesma conta do computador (para quem usa o Windows 8.1), fica tuda a funcionar de forma sincronizada, aplicações proprias do Windows, tipo, PESSOAS (agenda telefonica), AGENDA, ONEDRIVE…. Ou seja, o que tens no computador, podes aceder em qualquer lado (desde que estjas ligado à web, claro) a partir do telemovel!

  32. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Alguém me sabe dizer quais são as diferenças entre este e o L735 que justifiquem esta diferença de preços? assim de repente só estou a ver o 4G e mais 1,7 mpx na camara do L735

    1. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      Tenho o 735 e assim de cabeça posso apontar algumas vantagens:
      – Câmara traseira tem mais MP, mas mais importante é lente Carl Zeiss e porta-se muito bem em ambientes com pouca luz
      – Video Full HD
      – Processador (S400 vs. S200)
      – Ecrã HD (1280×720)
      – Ecrã com ClearBlack
      – Sensor de movimento
      – Carregamento wireless embutido (não no 730)
      – Design “clássico” Lumia (à la Lumia 800)

      1. Avatar de Gaspar
        Gaspar

        Mesmo assim, nao sei se hei de trocar o meu L625 pelo L735, apesar de apenas ter 512mb de ram e CPU dual core ainda tem servido para o que eu faço, a exceção de algumas apps que requerem 1Gb de RAM

  33. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    E aqui, ainda ninguém falou na CORTANA

  34. Avatar de Luis
    Luis

    comecei por adquiri um Lumia 800 que durou nas minhas mãos mais de 2 anos, até que decidi evoluir para o Lumia 1020. A cerca de 2 meses. Desde la ainda adquiri um Lumia 635. E nada se compara com os Lumia, desde sempre muito à frente na faculdade qualidade de utilização bem como eficiência
    E o 1020… Que fantástico equipamento.

  35. Avatar de mmoura
    mmoura

    Tive alguns problemas com a actualização para o 8.1 mas entretanto ficou resolvido. Quem precisa de um android a arrastar-se quando existem os Lumia?

  36. Avatar de J2C
    J2C

    Prós—————
    1. Fácil funcionamento devido a sistema leve;
    2. Boa qualidade de imagem e cores;
    3. Design simples e agradável;
    4. Boa relação de qualidade e preço.
    Contras————
    1. Auricular tem que ser especificamente da marca;
    2. Sem apps suficientes e quando tem não são tão boas como as disponíveis para android.

    Conclusão: O ponto 1 decide por mim se compraria um destes ou não.

    Obs. – Simplesmente uma opinião de alguém que não é nada fã de iOS também não liga muito a Android mas utiliza porque o Windows Phone deixa a desejar, não sou fã de nenhum dos três sistemas operativos e continuo à procura do ideal para mim…

  37. Avatar de Marco
    Marco

    Olá.

    Neste momento tenho um htc 8x bloqueado a operadora com DP.
    Gosto bastante do tlmvl mas como a htc não quer saber do device, estava a pensar em vende-lo e depois comprar este lumia 535 livre.

    Para além disso tenho necessidade de micro sd e de um ecrã maior. É pena a câmara traseira nao ser grande coisa.

    Será um grande drowngade?!?!

  38. Avatar de Joao Pedro
    Joao Pedro

    Passados alguns meses desde esta discussão, gostava de dizer o seguinte:
    Comprei em tempos (talçvez 2012) um ZTE Tania com Windows Phone (promoção de Operador). Entretanto achava-o um pouco pesado (e grande) e acabei por dá-lo à minha mulher. Para contextualizar, ela pouco percebe de informática (apenas na optica do utilizador). Ela adorou o telemóvel. E vamos às razões femininas: tem o ecran bonito e as “letras” grandes (aqui também entram os “icons” ou lá como se chamam essas coisas). Agora o telemóvel está com alguns problemas (na verdade acho que são desculpas para comprar outro mais recente). Mas o novo tem de ser Windows Phone, não pode ser android!… Depois de amanhã é o aniversário, e já comprei (hoje) um Lumia 535 Dual Sim desbloquado. Moral da história: para uma mulher, que até, geralmente, não querem saber como funciona, nem quais as caracteríscias. Queremapenas que faça o que pretendem e como pretendem. E neste caso concreto, o Windows Phone é um vencedor. Pela minha parte, que profissionalmente estou ligado ao computadores e afins, tenho de reconhecer, infelizmente, que o Android por vezes me decepciona. E tenho um Sony Z1. Não é que seja mau, mas tenho visto algumas incongruências na evolução do mesmo… Tal como no Linux, que também é o meu S.O. de trabalho.

  39. Avatar de Siulc
    Siulc

    boa tarde, tenho o lumia 535 e tambem tenho um galaxy s4, gosto de ambos,o WP é sem duvida um SO muito leve e o principal, fluido, confirmo que nao ocorrem bags como no android e ios, consigo ter as mesmas app que nos outros SO á excepção do SNAPCHAT. espero que a Microsoft esteja a trabalhar com a “SNAP.”
    Concluindo, na minha opiniao android e WP sao os melhores Sistemas Operativos!

  40. Avatar de Francisco Martins
    Francisco Martins

    Olá, eu gostava que o meu nokia lumia 535, quando chamam para mim segurasse mais tempo a chamar antes de entrar para o voicemail; se alguém souber a solução eu agradecia.