Microsoft abandonará o filho bastardo do Windows Phone…

40 Comentários

Tudo tem o seu fim e não é possível uma empresa manter tantas versões de um sistema operativo, só porque este tem muitos utilizadores e equipamentos ainda em plena vida útil. E assim chega a vez de “desligar” a versão “bastarda” do Windows Phone.

A Microsoft desenvolveu o Windows Phone 7.5 e, mais tarde, para acalmar os utilizadores que compraram equipamentos Lumia caríssimos e que não tinham suporte ao Windows Phone 8, foi lançada uma versão com alterações estéticas, a Windows Phone 7.8, lembram-se?

Não? Pois, mas a Microsoft também se vai esquecer dela já em breve. O Windows Phone 7.8 já tem prazo de validade anunciado.

imagem_mercado_wp78_00_small


Como referimos ontem, a Microsoft vai deixar de dar suporte básico a alguns produtos, como podem ver aqui no site da Microsoft, e assim o Windows Phone 7.8 deixará de ter suporte base a partir do dia 9 de Setembro de 2014.

Mas então isso quer dizer exactamente o quê?

Não está claro o que isso significa. De acordo com a página “Perguntas frequentes do Ciclo de Vida do Suporte Microsoft” os produtos de consumo geralmente recebem dois anos de actualizações e suporte e após esse período deixam de receber qualquer suporte. Não existe “extensão de suporte” para esses produtos, como existe para as versões desktop, por exemplo.

O Windows Phone 7.8 será descontinuado após apenas 18 meses. A página oficial dos ciclos de Vida de Produtos da Microsoft refere o seguinte:

Microsoft will make updates available for the Operating System on your phone, including security updates, for a period of 18 months after the lifecycle start date. Distribution of the updates may be controlled by the mobile operator or the phone manufacturer from which you purchased your phone. Update availability will also vary by country, region, and hardware capabilities.

Resumidamente… Restam-lhe apenas alguns meses até que o seu Windows Phone 7.8 nunca mais receba qualquer actualização.

imagem_mercado_wp78

17% do mercado Windows Phone tem esta versão, foi a evolução do Windows 7.5 que levou algumas reformas estéticas e dali não passou e agora restam apenas alguns meses até ficar sem qualquer suporte. Basicamente todas as versões até ao Windows 7.8 perderão o comboio da evolução do Windows Phone.

Será que 17% do mercado vale assim tão pouco para que seja deixado para trás?

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kekes
    Kekes

    O Windows Phone 7 saiu em 2010,creio,4 años de actualizações. Poucas marcas dão tanto suporte como deu a Microsoft.

    1. Avatar de César
      César

      A apple dá, olha só o iPhone 4 (2010) com iOS 7, ainda recebe updates, 7.1.2, só em setembro 2014, é que já não vai suportar o iOS 8. Android é que é uma desgraça! Tive um Galasy S3 (i9300), saiu em 2012, e só tem 2 anos de update, só alterando a ROM é que podes ter a ultima versão, lol!

      1. Avatar de João
        João

        Quem suporta os equipamentos Samsung, é a Samsung.
        Neste caso deverias querer dizer que ‘a Samsung é uma desgraça’ não ?

        1. Avatar de Andrey Oliveira
          Andrey Oliveira

          E os Windows Phone da Sansung? A arquitetura e, os requisitos do Android que contribuem pra isso.

          Tenho o mesmo problema com o Motorola Defy e Motorola D3, que foi prometida atualização pra pŕoxima versão do android, mas continua na 4.1 desde que foi lançado a mais de 1 ano.

      2. Avatar de ui
        ui

        A Apple dá suporte durante mais tempo porque o sistema operativo não presta e eles passam a vida a tentar piorá-lo..

      3. Avatar de lel
        lel

        Pergunto-me porque argumentaste contra o Android quando o post é sobre Windows Phone e deste o exemplo da Apple.

        1. Avatar de Bitó
          Bitó

          Concordo lel

      4. Avatar de Kekes
        Kekes

        O problema é que o iPhone 4 com iOS7 é um tijolo, prefiro ter um telemóvel com uma versão “desactualizada”, não esqueçamos que o Google play services é o mais importante do Android, e que funcione, do que ver pessoal que pode actualizar mas não quer pois já sabe o martírio que le espera.
        Sobre o Windows deste-me razão. Poucas marcas fazem o que a Microsoft faz.

  2. Avatar de monk
    monk

    entao.. se já não tem actualizações e não foi um “major release” melhor descontinuar!!!

    a maior parte das pessoas que conheço com windows phone 7.x ou 8.x não se importa com as actualizações… nem as que tem android quanto mais

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Quem usa WP 7.x hoje em dia realmente não se importa com as atualizaçoes, sao pessoas que usam chamadas, browser e outras funcionalidades básicas.

    Utilizadores mais exigentes já saltaram do navio há muito tempo….

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      Por eu ter a mania de ser exigente é que saltei do navio, caí à água, morri afogado… porque não sabia nadar… Nunca mais…!!! 😉

      1. Avatar de David
        David

        @Mário Silva
        Será que podes dar mais informação pelo factor e seres exigente, teres abandonado o navio, e aparentemente regressaste à marca? podes explicar porque? o que te levou a isso???

        Obrigado

  4. Avatar de Andre Alves
    Andre Alves

    E todos os terminais moveis de empresas e transportadoras e SW que corre em cima do Wm?

    1. Avatar de Nelson Reis
      Nelson Reis

      Andre Alves, WM (Windows Mobile) e WP (Windows Phone) são coisas bem diferentes.
      Imagino que os terminais móveis a que te referes sejam WM, não têm qualquer relação com os telemóveis WP 🙂

  5. Avatar de Luís Mouta
    Luís Mouta

    É esquisita a forma como vocês no pplware se referem ao Windows Phone: “filho bastardo”? Isso é o quê? E porquê?

    É pena, porque se trata de um dos melhores sites e mais bem conseguidos sites de tecnologia em português: o pplware.

    Como leitor de todos os dias, há já alguns anos, não aprecio a descriminação negativa que se faz aqui.

    Mas posso estar enganado.

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Luís, não se trata de discriminação nenhuma, a expressão “filho bastardo” apenas quer expressar o facto da versão em causa, WP7.8, nunca ter tido a visibilidade do WP8 ou do recente 8.1.

      Cada vez mais estamos atentos à evolução e às potencialidade deste sistema operativo.

      E obrigada por nos seguir nos deixar a sua opinião 🙂

      1. Avatar de kyk
        kyk

        Offtopic

        façam um post com a diferença entre WINDOWS MOBILW, WINDOWS 8, E WINDOWS PHONE.. porque as pessoas pensam que é tudo o mesmo

      2. Avatar de CM
        CM

        O Luis tem toda a razão, pelo titulo ninguem percebe que se trata do 7.8..

        Por algum motivo decidiram omitir 7.8, podiam colocar “Microsoft abandonará o filho bastardo do Windows Phon 7.8”.

        Neste caso, parece que o WP é o bastardo da microsoft, em relação a todos os outros serviços..e vai ser abandonado..

        Muita gente não lê as noticias, fica pelos titulos, principalmente quem usa android ou iphone, quer lá saber do WP, e fica com a ideia errada..

        1. Avatar de Rf
          Rf

          Filho bastardo do windows phone (8) visto que o windows phone 7.8 foi feito para “acalmar” os utilizadores do windows phone 7.x aquando foi dito que esses não teriam a actualização para o windows phone 8.

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      Ler o artigo antes de comentar muito provavelmente ter-lhe-ia evitado vergonhas.

      1. Avatar de Luís Mouta
        Luís Mouta

        Não há cá vergonhas nenhumas. A minha opinião resulta do que vou lendo nos artigos aqui publicados sobre o Windows Phone – até porque ninguém se refere (eu pelo menos nunca li!) aos “filhos enjeitados” que as samsungs e outras parceiras da Google abandonaram no passado. Refiro-me a telefones também eles caríssimos que tiveran direito a uma ou duas actualizações e depois ficaram esquecidos sem qualquer tipo de suporte.
        Mas pronto, foi o meu ponto de vista, que expressei livremente.

        1. Avatar de Miguel Campos
          Miguel Campos

          o “Filho Bastardo” era em relação á versão 7.8 que apenas foi estética, ou seja continuou tudo igual, excepto a aparencia, que “aparentemente” estaria actualizada.

  6. Avatar de Alex
    Alex

    Nada que a Sony(Ericsson) não faça regularmente. Ao menos a Microsoft ainda avisa, coisa que a Sony não faz. Muito pelo contrário, promete updates e suporte para venderem mais unidades, e quando chega a altura: PUFFFFF (BUY THE NEW ONES, IDIOTS!!)

    1. Avatar de kyk
      kyk

      tas a falar de que terminais propriamente?

  7. Avatar de NewJ
    NewJ

    O WP8 ja saiu à cerca de 2 anos, o 7.5 já acabou à muito.. Não foi possível atualizar para o 8, paciência, troquei e fiquei com um telefone muito melhor WP8 (8.1). É a evolução.

    1. Avatar de Mário Silva
      Mário Silva

      nós os ricos, semos assim… 🙂

  8. Avatar de Ifernando
    Ifernando

    Eu uso dois, um iphone e um HTC HD2 windows mobile 6.5. “infelizmente” o HTC nunca avaria, nunca reinicia, tira as melhores fotos, a bateria é de origem e tem um excelente gps Ndrive. Ainda não perdi a esperança do HTC um dia avariar,e finalmente poder comprar um novo.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Esse HTC HD2 é um smartphone lendário! É dos smartphones mais “hackable” de sempre! Podes meter-lhe o OS que quiseres (WM, Android, WP, MeeGo, até Ubuntu!) e continua forte nos dias de hoje apesar da sua idade.

    2. Avatar de Fábio Antunes
      Fábio Antunes

      Sempre pode flashar o seu HTC com o Windows Phone 7.8, isto claro, com uma Costum ROM. Visite o XDA Developers para mais info.

    3. Avatar de kyk
      kyk

      podes meter de tudo no teu HD2!! firefox Os, ubuntu, backtrack linux, android, e muito mais!! terminal muito robusto!!!!

  9. Avatar de EU
    EU

    POIS É WP, BYE BYE RECIPROCO, ASSIM TEREI QUE OPTAR PELA APPLE, JÁ ESTAVA COM ESTA IDEIA POR CAUSA DAS POUCAS OU NENHUMAS APPS DO WP 7.8, E AGORA VAI SER DE VEZ. WELCOME IPHONE E IPAD, E A CONTINUAR ASSIM HELLO MACBOOK ;)!!

    1. Avatar de Tu
      Tu

      Pois de facto tens razão, a apple é um exemplo de suporte aos sistemas antigos LOL:

    2. Avatar de Só um gajo
      Só um gajo

      Fala baixo.

    3. Avatar de TU
      TU

      NINGUÉM PERGUNTOU

  10. Avatar de EU2
    EU2

    o primeiro comentario diz que a microsoft deu suporte durante 4 anos… MENTIRA! desde a actualiçao de GUI do SO, referida na noticia, nao me recordo de ter havido qualquer outra actualizaçao. quero acrescentar ainda que a microsoft neste caso nao quis saber dos utilizadores esquecendo-os por completo, desenvolvendo o WP8, assim criando um corte com quem tinha comprado os smartphones anteriores, e lhes tinha tirado a corda do pescoço, estando esta já muito apertada… ainda assim decidiram criar um SO para processadores dual core que ninguem que tinha comprado WP7 vai conseguir usar 🙂

  11. Avatar de zeras
    zeras

    Já há confirmação para a data do 8.1?

  12. Avatar de Hapéle
    Hapéle

    Ainda há dias publicaram este link, relativo à “morte” do Windows 7:

    https://support.microsoft.com/gp/support-reaching-end-2nd

    Reparem bem no meio daquilo tudo está o suporte alargado por mais 5 anos ao WP 7.8….

  13. Avatar de Maxim
    Maxim

    Tenho um Lumia 710, mas espero este mes comprar ou outro, porque para mim WP não da mais…é rapido, sim, mas sempre o mesmo visual enjoa, e olhem que ja instalei montes de apps para meter isso mais bonito, mas no fundo é sempre o mesmo, agora venha o android 😀 já agora para quem quiser http://www.windowsphone.com/pt-pt/store/app/tilespace/e960036d-0741-445f-8e7e-409cce71b960 pode ver esta app, é a unica que ainda uso para personalizar xD

  14. Avatar de Alexandre Badalo
    Alexandre Badalo

    Bora microssoft, afoga-te mais!

  15. Avatar de David
    David

    O Windows Phone 7.5, 7.8 “morreu” quando saiu o WP8. claro que a Microsoft esteve muito mal, e que os seus clientes ficam receosos por voltar a apostar na marca…

    Contudo muitos preferem WP, outros afogam-se porque mudaram para outras marcas e depois regressam, outros criticam…mas afinal…Android? iOS? ou Windows Phone?

    o WP é monotono e nao é tao configurável esteticamente, tal como o iOS, mas são muito mais fluidos que o Android…mas critiquem e façam as vossas criticas e opiniões…

    Deste lado há a possibilidade de deixar o Android para Windows Phone 8.1, ou se me mantiver no android irei ver o que dá o One Plus One…a ver…mas Samsung S5, LG G3, ambos dão lags e venha quem vier, os lags estão lá presentes, e só vê quem quer ver…nao sei o que se passa com as marcas, com os sistemas, mas aparentemente a Google é a única que tem o Android puro, e com o menor lag possível…pena é a má qualidade do Nexus 5 comparado com o OPO e o Oppo Find por exemplo…

    Updates? reclamam da Sony, minha esposa com um Z1 já tem o 4.4.4 e eu com um S5 ainda nem vê-lo…provavelmente sairá no Note 4 lol depois dai a 6 meses ou mais recebe o Android 5…enfim…políticas… contudo até a data em UPDATES os únicos decentes são a Apple e a Microsoft…