Minecraft poderá ser o mais recente abandono do Windows Phone

46 Comentários

O ecossistema móvel da Microsoft está gradualmente a desaparecer. Com cada vez menos utilizadores, os programadores preferem procurar outras plataformas mais lucrativas e abandonam a criação de aplicações.

Depois de muitas aplicações terem desaparecido da loja do Windows Phone e Windows 10 Mobile, é agora a vez do Minecraft perder o suporte da própria Microsoft, que vai deixar de o actualizar

Minecraft Windows Phone

Não existe ainda uma confirmação oficial do abandono por parte da Microsoft da versão para Windows Phone e Windows 10 Mobile do Minecraft Pocket Edition, mas várias fontes dentro da empresa confirmaram que este jogo não irá ter mais desenvolvimentos ou novas actualizações.

Segundo as informações que já existem, o jogo deverá manter-se na loja de aplicações, disponível a todos nos mesmos moldes que está hoje, mas a aplicação perderá todas as actualizações futuras, mantendo-se assim com as mesmas funcionalidades que hoje tem e não recebendo qualquer novidade.

O Minecraft Pocket Edition está disponível na loja de aplicações do Windows, estando a versão móvel adaptada a correr no Windows Phone 8.1 e no recente Windows 10 Mobile. A versão dedicada ao Windows 10 deverá continuar a ser desenvolvida pela Microsoft, uma vez que esta comprou o jogo.

Minecraft Windows Phone

As razões do abandono do Minecraft

A verdade é que existem boas razões para as actualizações do Minecraft no Windows 10 Mobile e no Windows Phone serem suspensas. Com cada vez menos utilizadores nestes sistemas operativos, ainda menos vão ser os que vão estar dispostos a pagar 6,89€ para ter o jogo.

Assim, a decisão mais acertada da Microsoft é mesmo abandonar os desenvolvimentos para as suas plataformas móveis, dando espaço para que os seus programadores se dediquem a outras plataformas onde o Minecraft seja mais rentável.

Esta não é a primeira aplicação da Microsoft a perder o suporte nos seus sistemas operativos móveis, dando também continuidade a um processo de abandono onde várias outras empresas e programadores já embarcaram, removendo ou deixando de actualizar as aplicações existentes.

Via WindowsCentral

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arkan
    Arkan

    VAI tarde…..ate que demorou para acontecer. Não sentirei falta!

  2. Avatar de upk
    upk

    pouco a pouco o windows mobile vai morrendo. não venham com conversas do costume.

    1. Avatar de macHACKos
      macHACKos

      essa é que é a conversa do costume 🙂

    2. Avatar de macHACKos
      macHACKos

      O Windows 10 Mobile vai acabar, o futuro está num único Windows 10 que funcione em dispositivos mobile (talvez ARM) e nos outros habituais servidor, desktop, laptop. As aplicações e software serão os mesmos. Também as apps vão deixar de ter tanto impacto.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Nem mais. E mesmo assim são cada vez mais a aplicações comuns a todos os equipamentos.

    3. Avatar de macHACKos
      macHACKos

      O desafio da Microsoft é mesmo ter o seu Windows 10 a funcionar em ARM, mas está bem lançada. Se conseguir o objectivo, terá um novo conceito em mão: mesmo OS, todo o software que existe para o OS, só terá uma UI e UX diferente conforme for mobile, tablet ou desktop.

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        Porque ARM? Porque não X86? Para mim os processadores ARM desaparecerão mo futuro, serão lembrados como tecnologia de transição . Temos muitos anos e milhares de milhões de linha código para X86 (linux, windows,etc). Estes actuais SO de telemóvel serão no futuro o que o Symbian da Nokia é agora…. uma lembrança.

        1. Avatar de macHACKos
          macHACKos

          Também não discuto isso, desde que funcione o software, que é o ponto principal 🙂

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Faz todo o sentido!

    A versão do Win10, deverá estar a ser preparada para se tornar uma app universal. Logo não será necessário existirem duas versões, uma para Win10Mobile e outra para Win10.
    A mesma versão do jogo deverá funcionar em mobile e desktop.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Sonhar não custa…

      1. Avatar de Cortano
        Cortano

        Isto já acontece… acorda para a vida

    2. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      Sou da mesma opinião, se as aplicações estão a ser preparadas para serem app universais, então não se justifica a manutenção de ambas.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Nem mais. Isso já acontece e esta é uma delas! Pelo que vejo são centenas as aplicações comuns. Funcionam no telefone, no pc, no tablet, e na x-box one.

  4. Avatar de Karma
    Karma

    Não me aborrece nada. Não faz falta.

  5. Avatar de jet15
    jet15

    É penoso ver o rumo que a Microsoft esta a levar, e o pior é nao dar sinais que pretende reagir. Deixem de enganar os utilizadores, respeitem em quem acreditou em voces

    1. Avatar de Ricardo Gonçalves
      Ricardo Gonçalves

      +1

    2. Avatar de André
      André

      “respeitem quem acreditou em vocês” – É esse o ponto chave que faz com que o WP/WM não tenha mais sucesso.

    3. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Sendo utilizador de WM, concordo…
      Embora não conheça o jogo, o lado negativo está mesmo nas decisões…

  6. Avatar de Rui
    Rui

    Não faz falta. Dá para jogar pelo browser dizem eles, os defensores.

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Minecraft App Universal que até dá nos Hololens… que falta faz a porcaria de uma app para WP8.1? Pensa um bocado e não sejas mais um ignorante armado em analista mas que nem é capaz de perceber que ter apps não universais atualmente não faz sentido.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A única realidade que conheço é que a aplicação foi retirada.

        Resto é pura especulação. Afinal parece que o analista não sou eu.

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Não foi, ainda está lá

  7. Avatar de censo
    censo

    mas alguém joga ainda este jogo pixelizado??

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Olha eles! 😀

    2. Avatar de Diego
      Diego

      É um dos mais jogados do mundo.

      1. Avatar de Diego
        Diego

        Porque motivos tem uma foto de jogo de Pinguins em meu Perfil?

    3. Avatar de JVC
      JVC

      LOL eu e é bem divertido. Alias ele é pixelizado propositadamente.

  8. Avatar de SSilva
    SSilva

    Depois vêm para aqui dizer que android e iOS não vale nada porque os Lumias não dão erros.. Claro que não têm, com poucas aplicações a probabilidade mau era se tivessem. A ironia nisto é que se não estou enganado o minecraft foi comprado pela microsoft, e em vez de fazer um exclusivo para windows mobile fazem exactamente o oposto xD

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Yap, decisões da Microsoft a não falhar… Se algum dia der para apostar aposto sempre na decisão que dê a maior facada aos seus clientes, tem sido uma constante 🙂

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Que alegria a sua! Não conhece o sistema as aplicações são cada vez mais universais! Pode usa-las aonde quiser! Eu faço isso não entendo a sua felicidade, até porque as suas necessidades não serão, certamente as minhas.

    3. Avatar de Sergio
      Sergio

      Leiam bem, está escrito nalgum lado que vai deixar de ser feito para windows Mobile? só vejo lá windows phone que já é uma versão antiga e que tem tendencia a deixar de ter suporte.. Tal como o android ja deixou suporte em muitas coisas lollipops

  9. Avatar de user xpto
    user xpto

    O windows phone não vinga no mercado porque a microsoft apostou pouco ou nada na criação/promoção da criação de apps para o seu SO. As pessoas por norma vão à procura das apps que já utilizavam no iOS ou no Android, não as encontram e ficam desiludidas. Agora, garanto-vos que pelo menos face ao Android, é um SO muito superior a nível de performance e segurança, e tenho muita pena de admitir que mais dia menos dia irá desaparecer em detrimento de um SO estupidamente inseguro como o Android.

    1. Avatar de RedM
      RedM

      “microsoft apostou pouco ou nada na criação/promoção da criação de apps para o seu SO”, não tens andado atento. A microsoft não faz outra coisa, tenho que levar com a publicidade deles pra usar o Xamarin todos os dias.

  10. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    ainda existe o windows mobile?

      1. Avatar de Miguel Nóbrega
        Miguel Nóbrega

        Ele perguntou por Windows Mobile… há que esclarecer que esse já lá foi, vamos no Windows Mobile.
        Má decisão da Microsoft com estas nomenclaturas, confunde muita gente :S

  11. Avatar de Cortano
    Cortano

    Admira-me (ou talvez não), que um blog tecnológico não se dá ao trabalho de perceber a real razão, de fazer uma análise objectiva e não se limitar a escrever “A verdade é que existem boas razões para as actualizações do Minecraft no Windows 10 Mobile e no Windows Phone serem suspensas. Com cada vez menos utilizadores nestes sistemas operativos, ainda menos vão ser os que vão estar dispostos a pagar 6,89€ para ter o jogo.”
    Isto é uma BS pegada.

    Vamos lá pensar um bocado:
    Windows 10: OneCore, OneShell, GameHub, Windows on ARM.
    Já chegaram lá ou querem uma ajuda?

    Se o futuro é ter uma app que funcione em todos os screens, que sentido faz ter uma app na loja não universal, para WP8.1 e ter uma outra universal, completa, que “roda” em todos os screens?!
    Que sentido faz ter uma equipa a manter uma app desnecessária?!

    Pensem um pouco e parem de escreverem babuseiras.

    1. Avatar de PL
      PL

      Lol
      Quando sair o Win10 universal com suporte para todas as plataformas (lá para 2022) já o minecraft no tlm era uma lembrança.

      Continuem a sonhar com a tal universalidade e esqueçam que o tlm é muito inferior em memória e processamento de que um PC ou laptop. Verdade que o tlm pode até ser mais potente mas interesses económicos vão atrasar bastante esses avanços

  12. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Se eles lançarem uma aplicação universal este abandono faz todo o sentido…
    A ver vamos.
    “I still believe!”

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    Para os quase 30 comentários.. leiam bem a noticia e não façam comentários ” vazios”. Pode desaparecer para o windows phone, mas não para o windows Mobile.
    É como dizerem que deixou de ser actualizado para o IOS 7 mas que continua nas outras versões .. ou que deixou de ter suporte para o Lollipops mas continua nas versões acima.
    Mas pronto, aproveitam lá para deitar a baixo um sistema que à 5 anos já ia desaparecer 😉

  14. Avatar de Goncalo Pinto
    Goncalo Pinto

    A verdade e que as Apps para W10M vao mesmo desaparecer pois o W10M vai poder correr as apps desenvolvidas para Desktop e tudo se vai unir num mercado apenas , numa plataforma unica. Mas isto ninguem explica, parece que todos estao contra a MS, a empresa que ainda mantem a tecnologia a desenvolver a nosso favor, e puxa pela concorrencia para que tambem eles se desenvolvam. Mas infelizmente a nossa “sociedade tecnologica” esta cheia de leigos que em vez de se informarem e terem uma consciencia formada e informada, teimam em ser tapados e burros. O dia que a MS morrer sera uma enorme facada no desenvolvimento tecnologico e nos nossos bolsos, pois serao empresas como a Apple a tomar as redeas e o ownership das nossas vidas, incluindo os nossos bolsos, o que seria bastante prejudicial para a economia tambem, obviamente.

    1. Avatar de PL
      PL

      Concordo que se a MS desaparecer poderia seria um problema para a tecnologia, assim como a Google, Apple e outras

      Quanto a correr aplicações de PC (sem conversão ou limitações) ainda vais ter de esperar muito.

  15. Avatar de ACS
    ACS

    E aqui está a razão porque desisti do windows phone para iOS. Quando nem a própria plataforma acredita ou faz um esforço porque raio vou eu perder tempo?