Lumia 1020: O que tem de especial este telefone da Nokia?

85 Comentários

Os telefones perderam há muito a sua função única de fazer e receber chamadas. Passaram a ser equipamentos multifunções que nos permitem estar ligados permanentemente e ainda assumiram outras funções.

A presença de câmaras fotográficas nestes equipamentos foi uma das suas primeiras adições e, com o passar do tempo, estas têm evoluído para estarem ao nível de muitas máquinas criadas com esse objectivo.

A Nokia deu um passo de gigante ao criar o Lumia 1020, que para além de todas as suas características únicas, consegue ter presente uma câmara fotográfica de 41 megapíxeis.

1020_00

O Nokia Lumia 1020 segue a tradição da restante família Lumia em termos de imagem e design. É um equipamento que atrai imediatamente e que consegue cativar os seus potenciais utilizadores.

A câmara fotográfica é de longe o elemento que mais se destaca neste equipamento. Posicionada na zona traseira do telefone, local normal, acaba por ser mais saliente que o resto do equipamento. A razão desta forma está associada à necessidade de alojar ali todos os componentes que compõem a câmara de 41 megapíxeis.

O seu ecrã de 4.5 polegadas permite uma área útil de utilização bastante elevada e uma excelente visualização dos elementos que o sistema operativo apresenta. O seu tamanho é também excelente para a gestão da câmara fotográfica e para a captura de imagens.

Os 2GB de RAM e o processador 1.5 GHz dual-core Snapdragon S4 permitem uma performance excelente do Windows Phone 8.1 que equipa já o Lumia 1020. A somar a isso estão presentes 32 GB de memória interna que dão espaço mais que suficiente para o armazenamento das fotos que podem ser tiradas com a câmara do 1020.

Tal como referimos antes, as linhas do Lumia 1020 seguem as mesmas que podem ser encontradas em qualquer equipamento da gama Lumia. Apesar da presença de uma câmara que lhe confere alguma altura adicional, o 1020 consegue ser um equipamento equilibrado e muito atractivo na sua forma.

O carregamento do Lumia 1020 pode ser feito pelos métodos tradicionais ou através de carregamento sem fios através de tampa extra (vendida em separado).

Mas o grande trunfo deste Lumia está na sua câmara. Esta consegue capturar imagens de 36 megapíxeis, no formato 16:9, ou de 38 megapíxeis, no formato 4:3. De notar que para poderem fazer uso destas resoluções é necessário utilizar o software da Nokia, o Nokia Pro Camera.

Estão presentes mais dois softwares, com características menos “profissionais”, mas que permitem também a captura de imagens com excelente qualidade.

Algo interessante é a forma como o Nokia Pro Camera faz a gestão das imagens. Apesar de capturar imagens de 38 megapíxeis, é guardada na galeria de imagens uma com apenas 5 megapíxeis. Será esta a usada para partilhar.

Caso pretendam retomar a imagem inicial, para fazer qualquer alteração ou melhoria, ela pode sempre ser acedida dentro do Nokia Pro Camera.

Especificações Técnicas – Lumia 1020

  • Sistema operativo: Windows Phone 8
  • Redes: GSM 850 MHz, 900 MHz, 1800 MHz, 1900 MHz; WCDMA 2100 MHz, 1900 MHz, 850 MHz, 900 MHz;  Bandas LTE 1, 3, 7, 20, 8
  • Velocidade: HSPA+ DL Cat 24, dual carrier 42.1 Mbps;  UL Cat6 5.76 Mbps • Serviços de localização e mapas HERE; HERE Maps e HERE Drive+ gratuitos globalmente; HERE Transit gratuito disponível na Loja.
  • Memória: 2GB de RAM; 32 GB de memória interna de utilizador; 7 GB disponíveis no SkyDrive.
  • Ecrã: AMOLED WXGA com 4.5″ (1280×768); 2.5D Corning Gorilla Glass 3; PureMotion HD+; Clear Black; modo de alto brilho; legibilidade sob luz solar; ecrã táctil super sensível, podendo ser usado com unhas ou luvas; Nokia Glance Screen.
  • Processador: 1.5 GHz dual-core Snapdragon S4
  • Câmara: Sensor PureView de 41MP, com estabilizador óptico de imagem (OIS); sensor de imagem retro iluminado; ótica ZEIS de 6 lentes; zoom 3x de alta resolução; autofoco; Flash de xénon, LED para vídeo, vídeo 1080p a 30 fps. Inclui as apps Nokia Pro Camera e Nokia Smart Camera.  Câmara frontal: HD 1.2 MP, grande angular.
  • Dimensões: 130.4 x 71.4 x 10.4 mm; Peso: 158 gramas.
  • Conectividade: USB 2.0, BT 3.0, NFC com segurança SIM; WLAN a/b/g/n; A-GPS e Glonass; conector áudio de 3.5 mm.
  • Bateria: 2000 mAh, com carregamento sem fios através de tampa extra (acessório).
  • Áudio: Altifalante IHF; 2 microfones; Nokia Rich Recording; voz com qualidade HD (depende de suporte da rede); conector de áudio de 3.5mm.

 

Nokia Camera Grip

Apesar de não ser uma câmara fotográfica, no Lumia 1020 muito gira em torno desta funcionalidade. Não é de estranhar esta decisão da Nokia pois a câmara que equipa o Lumia 1020 é de longo o elemento mais importante.

Para tornar o Lumia 1020 ainda mais capaz para a tomada de imagens, a Nokia comercializa um acessório importante e quase obrigatório. O Nokia Camera Grip vem dar ao 1020 uma melhoria substancial na captura de imagens.

Este acessório, que pode ser visto como uma capa para o Lumia 1020, é na verdade um “3 em 1”. Em primeiro lugar é uma pega ergonómica, para ajudar na estabilização da câmara e assim ser possível capturar imagens de melhor qualidade. Em segundo lugar é um extra que permite que usemos a máquina fotográfica como outra qualquer, ao ter presente um botão de 2 estágios para captura de imagens. Por fim o Nokia Camera Grip é uma bateria extra que permite dar uma vida útil superior ao Lumia 1020.

Conseguem assim usar a câmara do Lumia 1020 sem que interfiram na duração da bateria do equipamento.

O Nokia Camera Grip será colocado à venda no mesmo dia do Lumia 1020 e terá um preço de 69 euros.

O Lumia 1020 é um excelente equipamento, equipado com uma câmara fotográfica de elevada qualidade. É neste momento o topo de gama da Nokia e vem mostrar que esta empresa ainda tem muito para apresentar em termos de inovações.

A presença do Windows Phone 8, como é normal na gama Lumia, vem dar a este equipamento o sistema operativo que ele necessita para poder explorar ao máximo o hardware que tem presente.

Esta é uma máquina de topo para todos os que pretendem fazer uso intensivo de fotografia, tendo ao mesmo tempo as funcionalidades que a gama Lumia nos habituou.

Na apresentação que a Nokia fez do Lumia 1020, foi anunciado que este equipamento começará a ser comercializado já no próximo dia 25 de Outubro, nas cores amarelo, branco e preto.

O preço de venda deste equipamento, livre de operador, será de 779,90 euros, sendo esperado que o mesmo seja disponibilizado pelos três operadores móveis nacionais.

Homepage: Homepage: Nokia Lumia 1020

Comentários

85

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Serginho M

    Se a câmara do meu 820 já tem grande qualidade, imagino está!

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      Vai ser boa de certeza, tenho ouvido criticas muito satisfatórias em relação à qualidade de fotografia dos Lumias.

      Mas acho que os 41 megapixeis estão aí para encher a vista, do género: “Elah! 41 megas! É o telemóvel com melhor câmara do mundo!”

      Esperar para ver 🙂

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        >>“Elah! 41 megas! É o telemóvel com melhor câmara do mundo!”

        Mas é mesmo o telemóvel com a melhor câmara.

        E a ideia de ter um sensor assim é na verdade usar uma data deles para fazer sobre-amostragem e zoom *depois* de tirar as fotos.

        É que as fotos “normais” têm só uma resolução de 5 megapixels (mas é possível sacar os originais de 34 megapixels via USB).

    2. Avatar de Rod
      Rod

      E ainda por cima vem com a app Nokia Cam Pro, com comandos manuais.
      Mas também não me posso queixar, a máquina fotográfica do 820 já permite grandes resultados, mais apps como a Smart Cam que veio com o Amber, a Lomogram, a Photosynth, SophieLens, etc.

      1. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Mas podes queixar-te e ter o Nokia Cam Pro à vontade no teu 820. Eu tenho e funciona maravilhosamente!

        Ora aqui vai o tutorial em inglês:

        Make sure your phone has WiFi connection. No, 3G won’t do, 4G won’t either.
        QUIT the Windows Phone Store on your phone (not frozen in the background)
        Assign APN proxy for your primary WiFi connection: 117.135.139.179, port 8888. (Tap the connected network to edit its properties, select “enable proxy”)
        Connect via the WiFi proxy, open up Windows Phone Store, search for Lumia-exclusive apps by name, and behold them popping up on your non-Nokia phones.
        Click into the app description page, but DON’T choose to buy, download or try yet.
        Switch back to your WiFi settings, and remove the proxy.
        Switch back to the app description page, download or buy now.

        Tirado daqui: http://www.nok4us.com/2013/06/install-lumia-exclusive-apps-on-non.html

        Se alguém testar, mesmo que noutro equipamento qualquer, diga se funcionou!

      2. Avatar de Mário Cardoso
        Mário Cardoso

        Mas podes queixar-te e ter o Nokia Cam Pro à vontade no teu 820. Eu tenho e funciona maravilhosamente!

        Ora aqui vai o tutorial em inglês:
        – Make sure your phone has WiFi connection. No, 3G won’t do, 4G won’t either.
        – QUIT the Windows Phone Store on your phone (not frozen in the background)
        – Assign APN proxy for your primary WiFi connection: 117.135.139.179, port 8888. (Tap the connected network to edit its properties, select “enable proxy”)
        – Connect via the WiFi proxy, open up Windows Phone Store, search for Lumia-exclusive apps by name, and behold them popping up on your non-Nokia phones.
        – Click into the app description page, but DON’T choose to buy, download or try yet.
        – Switch back to your WiFi settings, and remove the proxy.
        – Switch back to the app description page, download or buy now.

        Tirado daqui: http://www.nok4us.com/2013/06/install-lumia-exclusive-apps-on-non.html

        Se alguém testar, mesmo que noutro equipamento qualquer, diga se funcionou!

        1. Avatar de newJ
          newJ

          Acho que ele disse que tinha o Cam Pro no 820, eu também tenho e apenas tive que instalar uma aplicação chamada Nokiaupdates.

        2. Avatar de Rod
          Rod

          Mário, obrigado pela dica. Tenho o Smart Cam mas não o Cam Pro.
          De qualquer forma, como é o meu móvel principal não vou fazer hacks 😉

          1. Avatar de newJ
            newJ

            Não é hack nenhum, Instala o Nokiaupdates, e é só escolher a aplicação, só dá acesso a ela..

          2. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Mas não é nenhum hack! É apenas explorar uma vulnerabilidade no sistema de aplicações proprietárias! A única coisa que fazes e que é completamente legítimo é colocar um proxy para aceder à net. Depois apagas a configuração do proxy e fica tudo na mesma como estava antes!

            Eu já tenho tirado várias aplicações assim e não tenho tido problema nenhum!

  2. Avatar de zedex
    zedex

    Lumia 3330 vai ser épico!

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Portugal não é com certeza o país ideal para se comprar um smartphone, os preços são absurdos, perco logo a vontade de adquirir um dispositivo novo.

    1. Avatar de Robert Soares
      Robert Soares

      e os iphones não tem preços absurdos???
      Concordo contigo e infelizmente não é máquina para minha carteira…mas acredito que vá haver quem compre

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Robert Soares—»Bob,és tu?Um abraço,amigo. 🙂

      2. Avatar de Mike
        Mike

        Porque raio foste logo buscar o iPhone? Ele não generalizou, ele simplesmente mencionou smartphones, englobando assim todas as marcas que produzem smartphones!! Que mania da perseguição, porque em vez de falarem de más características da concorrência porque não partilham o bom do VOSSO smartphone.
        Típico: o meu não é bom mas o teu não presta …um bem haja.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Desbloqueados, é igual a qualquer país europeu (podes comprar em qualquer país da UE).

      Em contrato, concordo contigo.

      1. Avatar de André
        André

        É igual, sim mas os rendimentos dos outros países não são bem iguais o que faz uma enorme diferença na altura de o adquirir.

    3. Avatar de Ognito
      Ognito

      Concordo. Atualmente um smartphone custa mais que muitos computadores portateis e desktop. Parece-me francamente exagerado…

  4. Avatar de Alexandre Pinto
    Alexandre Pinto

    Já tive este Lumia nas mãos alguns minutos e fiquei maravilhado com a capacidade da máquina e as funcionalidades a nível de software que a acompanham!
    A nível de fotografia, a Nokia colocou a fasquia muito alta.

  5. Avatar de Tavares
    Tavares

    Acho que é uma “máquina” bastante apetecível mas…o meu Lumia 920 ainda está(quase)novo,não sou um profissional da fotografia e tenho uma máquina fotográfica compacta(Sony Cyber shot) muito satisfatória.Três motivos para deixar “passar”…em minha opinião só vale a pena gastar dinheiro nestas “coisas” quando existe MESMO necessidade.

  6. Avatar de migas
    migas

    Mais um pisa-papeis..

    1. Avatar de Serginho M

      Isso é porque ainda não pegaste no 925! 😉

  7. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    errata:” Ecrã: AMOLED WXGA com 4.5″ (1280×678); 2.5D Corning Gorilla Glass 3; PureMotion HD+; Clear ”

    É 1280×768.

  8. Avatar de LD
    LD

    Pplware gostei do artigo, mas uma correcção: o Lumia 1020 ainda não traz o Windows Phone 8.1 .
    Penso que poderiam aprofundar e explicar melhor a parte “Apesar de capturar imagens de 38 megapíxeis, é guardada na galeria de imagens uma com apenas 5 megapíxeis.” Penso que quem desconheça o funcionamento da Nokia ProCam pode causar confusão nas pessoas. Nomeadamente o facto de a imagem de 38MP(que pode ser acedida através do PC) servir para poder fazer reframing/zoom (in e out) multiplas vezes da foto captada originalmente, sem perder a qualidade. Esta é uma das principais vantagens deste Lumia e acho que as pessoas deviam perceber bem antes de começarem a criticar e disparatar como estou farto de ver em comentários. É a minha opinião.

  9. Avatar de Johnybogas
    Johnybogas

    Bue feio

    1. Avatar de Rui Romano
      Rui Romano

      depende do gosto de cada um !
      embora seja mais bonito ao vivo que em fotos
      é o um equipamento brutal a nível de hardware inferior por a alguns que por ai andam excepto na câmara mas muito rápido e estável tudo aquilo que se pode querer e muito mais
      mas é a minha opinião sobre um telemóvel com que já pude contactar

  10. Avatar de hmx
    hmx

    e é bastante fluído os windos phone. aos poucos vai crescendo, mas a versão GDR3 vai ser uma grande actualização 😀

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Grande grande vai ser o Windows Phone 8.1!! Esse sim será enorme! Estou ansioso para ver a assistente Cortana em funcionamento!

  11. Avatar de José Leite
    José Leite

    Parabéns ao Pedro Simões sobre este artigo.Muito bem composto.Quanto ao que tem de especial este Nokia Lumia 1020?Tudo!!É uma bomba do caraças 🙂 🙂 Tomara eu ter um!!Agora,o preço….Deus me livre!!780 euros não é nenhuma brincadeira.São mais de 150 contos na moeda antiga,fogo!!Fora isso..Quem ficar com um smartphone destes fica muito,mas muito bem servido.Que potência,e ainda vem com o Windows Phone 8,de raíz.

  12. Avatar de João Ramiro
    João Ramiro

    É sem duvida um topo de gama a nivel de hardware e software. Quanto à camara em si tem um pequeno problema devido ao pós processamento de cores, o que as torna irreais (algumas mesmo bizarras). Quanto ao grip acho desnecessario pois a camara tem um sistema de estabilizaçao de imagem MECANICO e tira bastantes boas fotos em situaçoes de pouca luminosidade para alem de incluir um flash xenon.

    Em comparação com o primeiro PureView, o 808 (não podia faltar), passou de um equipamento “specky” para um actual “eyecandy”. (Tal como o primeiro Padfone da ASUS comparado com os mais recentes)

    A nivel de operadoras nacionais, alguma vai oferecer este equipamento sob contrato? Com o 808 nenhuma o fez, apenas a TMN o vendia.

    1. Avatar de João Cardoso

      O camera grip tem tambem uma bateria extra o que faz com que o telefone aguente mais umas horas o que é essencial especialmente se usares muito o flash. Além disso tem encaixe para tripé que dá muito jeito.

  13. Avatar de J.P.
    J.P.

    Realmente os preços dos desbloqueados e não só, em Portugal é uma vergonha. Um Lumia 920 lá fora e desbloqueado anda a menos de 300€, aqui na TMN está quase nos 600€ e no resto dos operadores a quase 400€.

    De resto este telemóvel é uma bomba.

    1. Avatar de VP
      VP

      Eu comprei o meu por 189,90€ com contrato.

  14. Avatar de newJ
    newJ

    Fantástico.. Falta uma coisa no Nokia cam grip que é o encaixe para tripé.. Os 41Mpx perrmitem bastante zoom com muita resolução.

    1. Avatar de SM
      SM

      Tem encaixe para tripé.

    2. Avatar de newJ
      newJ

      Secalhar não faz muito sentido, foi só uma coisa que lembrei..

      1. Avatar de João Cardoso

        Já tem encaixe para tripé….

  15. Avatar de Alex
    Alex

    Não gostei dos exemplos que vi até agora destes 38Mp… Os motivos próximos e no centro da imagem sim que ficam bem mas nos cantos a imagem distorce como se de uma grande angular se tratasse. E quando/se a idéia for fazer o “crop” de um motivo colocado a mais de 100 mts da camera, é para esquecer, mesmo que a foto tenha sido tirada com o Nokia fixo. É precisamente nos motivos que se encontram longe onde se nota menor qualidade, a imagem parece algo “fosca” mesmo sem qualquer zoom aplicado. Um céu azul denuncia de imediato essa qualidade. Me leva a pensar até que ponto esses pixeis efectivos não serão interpolados.

    Depois a enterna questão do espaço de armazenamento. Desconheço quanto desses 32GB estarão disponíveis mas clips a 1080p ocupam muuuito espaço… Felizmente (ou não) parece que a autonomia se esgota antes do espaço…

    1. Avatar de João Cardoso

      Errr…. reallity check… aquilo é mesmo uma grande angular.

      Quando a qualidade, ver fotos edste sensor a 100% é inutil. Este sensor foi feito para fazer downsampling ou uppersampling como quiseres. A tecnica é tens uma imagem enorme com muita informaçao e depois reduzes o tamanho para aproveitar essa informação extra para ficares com uma imagem muito melhor. Consegues ter fotos quase sem ruido e com uma definição fora de série.

      Mas nada como leres a review da dpreview para perceberes porque eles fazem testes muito detalhados da performance fotográfica.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Plim:
        http://connect.dpreview.com/post/5234892048/nokia-lumia-1020-camera-review

        As imagens diretas do sensor (digamos assim…) como 38 ou 34 megapixels não são inúteis não senhor.

        Sim, em fotos com pouca luz têm uma quantidade enorme de ruído. Mas há uma coisinha importante: dá para tirar fotos com pouquíssima luz, coisa que com nenhum outro telemóvel se pode fazer.

        E ainda:
        http://www.windowsphone.com/en-US/cmpn/nokia-lumia-1020.
        Clica na terceira foto do teste (para a direita). Consegues dizer qual dos dois remadores tem um boné verde?
        Ou então vai até à foto de Manhattan que tem a ponte. O que diz na publicidade na lateral do prédio do lado esquerdo do pilar da ponte?

  16. Avatar de lmx
    lmx

    adoraria ver este equipamento com MEEGO…

    cmps

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Ficaste mesmo preso a esse SO!! Ultrapassa isso!!

  17. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    A unica coisa que me impede de mudar é o Swiftkey do android…

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Eu também estava com bastante receio dessa mudança, mas embora o teclado do windows não seja nada de especial, habituei-me rapidamente!

  18. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Para quem acha o preço desbloqueado dos Lumia demasiado caro, reclama com a Fnac e outras afins.

    Lumia 925 Black na Fnac – 549,00€
    http://www.fnac.pt/Nokia-Lumia-925-Black-Telemovel-Telemovel/a716537

    Lumia 925 Black na Orange PT – 409,99€
    http://store.orange.com/pt/p_orange_product.aspx?i=249763

    Estamos a falar de 140€ de diferença! E um telemovel Nokia topo por 400€ acho bastante em conta.

    1. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Consegues arranjar ainda mais barato.

      Nokia Lumia 925 Branco – 364,00€
      http://enesse.net/product_info.php?products_id=208

      185€ a menos que na Fnac e 46€ menos que na Orange.

      1. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Não conhecia Nuno, obrigado pela partilha! 🙂

        Penso que ainda vai baixar mais quando sair o 1020.

      2. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        O própria Lumia 1020 está bem mais barato do que apresentado aqui no Pplware.

        Apenas 610€

        http://enesse.net/product_info.php?products_id=275

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        A diferença deles para a expansys e orange (que no fundo em potugal sao a mesma coisa) está no facto de a enesse nao envia facturas com o equipamento (pelo menos para mim nao enviou).
        E “comer” o iva é uma boa razao para ninguem comprar nada a eles. (Se for a politica para todas as vendas que fazem)
        Um documento a dizer documento numero x e nao é nada!
        E se comprar na expansys e puder deduzir o iva, fica ainda mais barato.
        O que quer dizer que alem do IVA ainda tem margem. Belo negócio.
        Mais uma vez, estou a extrapolar pela minha compra!

        1. Avatar de Serginho M

          A Expansys, Pixmania e VipMovil (onde costumo comprar) são lojas de confiança! Essa que mencionaram nem conhecia. Convém sempre ter algum cuidado e, ter em conta que a fatura apresenta o IMEI do aparelho. Caso contrário, a Nokia não faz reparação do mesmo.

      4. Avatar de Ognito
        Ognito

        Não conhecia essa “loja” mas não sou cliente de lojas cujos contactos são apenas um endereço de email ou um apartado…

  19. Avatar de Pedro Pereira
    Pedro Pereira

    36/38 Megapixeis de camara, 32GB de memória interna, sem slot para SDcard…
    Quem quiser de facto aproveitar as capacidades fotográficas deste bicho, das duas uma, ou o utiliza como uma camara que também faz chamadas, ou se o quiser utilizar como um verdadeiro smartphone, terá de andar com o pc sempre atrás para transferir fotos/vídeos.
    780 euros de equipamento e 32GB de memória interna? Pessoalmente não entendo!

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      É verdade que 32GB são curtos, mas consegue arranjar-se o 1020 por muito menos dinheiro que o anunciado aqui no artigo. basta ver os links deixados pelo leitor Samuel Gomes mais em cima!

  20. Avatar de João Cardoso

    Tenho um 800, 900, 820, 920 e agora o 1020 e confesso que o 1020 é de longe o melhor smartphone que já tive para fotografia. Em termos de sistema operativo pouco ou nada se diferencia do 920/820 mas em hardware a coisa muda de figura. Tem 2gb de memoria para poder tratar das fotos maiores e tem o modulo de camera que é simplesmente fora de série.

    Tira fotos a 1/16000, vai até ISO 3200 e tem estabilizador de imagem. Já não falo do flash xeon.

    O que a Nokia fez de fabuloso foi conseguir meter tudo isto num corpo que é mais leve e fino (a não ser na parte da camera) que o Lumia 920 por exemplo.

    As fotografias que saem do 1020 não é possível perceber a sua qualidade sem ver. Vejam exemplos na net, há muitos, ou podem pode exemplo ver o review da dpreview também onde a camera é o foco.

    Dizem que a camera nao faz o smartphone mas para quem gosta minimamente de fotografia acho que deverá perceber o que eu digo: não há nada que se aproxime sequer.

    A grande vantagem do 1020 é que com tantos megapixeis ao reduzir a foto tudo quanto é imperfeição e ruido começa a desaparecer. Tura fotos a 34 ou 38 mp (conforme se use 16:9 ou 4:3) e o sensor é 41mp para que se adapte a cada um destes formatos. Ou seja em vez de ter um sensor 4:3 que depois faz crop para 19:6, tem um sensor que é mais largo e alto e depois aproveita ao maximo a sua superficie.

    quando tiradas as fotos com isos mais baixo, consegue-se trabalhar com a foto original sem problema e repois reduzir para o tamanho que se quer. Quando tem mais ruido consegue-se facilmente eliminar grande parte desse ruido reduzindo a foto para metade. Este tipo de tratamentos é muito interessante de fazer no PC com a resolução maxima, poque por defeito o camera pro grava a versão mais pequena em 5mp o que para imprimir pode ser curto. Embora 99% das pessoas nunca imprima fotos, este smartphone esta claramente direcionado aos entusiastas de fotografia que tendencialmente imprimem mais fotos.

    1. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      nunca experimentas-te o 808?

      1. Avatar de João Cardoso

        Já. O sensor é maior e parece ter uma melhor performance principalmente a gravar as fotos, talvez fruto do CPU dedicado a fotografia. Tendo o sensor maior tem a vantagem de as fotos sairem mais “limpas”.
        Penso que também dá para escolher gravar a segunda foto em 5mp ou 8mp enquanto que no 1020 não se tem essa escolha. Outra diferença para o 1020 é que as fotos saem com menos contraste, o que agrada a quem gosta de controlar melhor essas coisas. Tem 3 grandes menos valias no meu entender. O OS está descontinuado, não tem estabilizador de imagem optico e como telefone é mais grosso e menos moderno que o 1020.

        Seja como for não deixa de ser a par do 1020 do melhor que há em fotografia e embora tenha os defeitos enunciados nao há mais nenhuma marca ou modelo que consiga fazer fotos melhores.

        1. Avatar de João Ramiro
          João Ramiro

          Exacto, tem um ND filter, o 1020 não. 🙂 em video grava melhor o som mas peca na estabilização e em baixa luz (contornavel, no creative mode)

          As imagens sofrem do mesmo problema que o 1020, aos cantos.

          Quanto ao tamanho, inclui a vantagem de se poder segurar bem, não sendo necessario nenhum “Camera Grip” 🙂

          1. Avatar de Thierry
            Thierry

            O 1020 tem como o 808 o “Rich recording”

            Para ter a mesma qualidade de gravação ao nível som, tem que desativar nos parâmetros vídeos a função “filtrar baixos 100 Hz), que vem não sei porque ativada por defeito;)

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Boa explicação! Obrigado!

      Estou convencido que em futuros updates de firmware que irá deixar escolher o tamanho da fotos a guardar por defeito, ao invés de guardar apenas com os 5MP.

  21. Avatar de Chico
    Chico

    Os 2GB de RAM e o processador 1.5 GHz dual-core Snapdragon S4 permitem uma performance excelente do Windows Phone 8.1 que equipa já o Lumia 1020.

    Este tlm veio do futuro 🙂 WP 8.1?

  22. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Os preços são proibitivos, sobretudo no lançamento do equipamento, depois, com o tempo, ainda que já algo desactualizado, sofre significativa redução. Mais proibitivos os preços das chamadas e de uma assinatura que permita tirar partido duma máquina desta natureza. Esperemos que as fusões resultem em preços mais acessíveis para o cliente e que gere uma onda de verdadeira concorrência, que não se faça à conta da nomenclatura dos serviços, mas sim dos preços.

    Bem hajam!

  23. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Para quando uma comparaçao com o Sony Z1? Parece-me que consegue obter fotos “quase” tão boas como o Lumia 1020 mas sem ter esse alto gigante na zona da camera.

    O pplware vai conseguir fazer esse comparativo?

    1. Avatar de jester
      jester

      a review ao Z1 do GSMArena fala nisso. é bom, mas não chega lá…

  24. Avatar de Rui Carriço
    Rui Carriço

    Uma máquina destas fica mais barato que o iPhone “low cost” de plástico…

  25. Avatar de jester
    jester

    num aparte, e como a maçã é sempre o benchmark nestas coisas, leiam a review do Anand Tech ao 5S; ao nível da câmara onde ele a compara precisamente com a deste novo Lumia.

    http://www.anandtech.com/show/7335/the-iphone-5s-review/10

  26. Avatar de jester
    jester

    já está disponível na Expansys a 719,99

  27. Avatar de yaveh
    yaveh

    Parece ser muito bom telemovel mas para mim enquanto não fizerem um telemovel pequeno que caiba bem no bolso e consiga usar só numa mão com um puder de processamento igual ou melhor aos actuais mas com a bateria a durar no minimo uma semana continuo a dizer: “meh”…

    1. Avatar de João Cardoso

      Boa sorte nos anos 90 🙂

      1. Avatar de José Leite
        José Leite

        Esta tirada do João Cardoso é espectacular,eh,eh,eh 🙂 🙂

  28. Avatar de moonlight
    moonlight

    tenho o lumia 800 e foi a maior desilusão da minha vida…
    já uso telemóveis nokia há uns 20 anos e garanto que este vai ser o ultimo…. no meio de tanta coisa ma que podia enumerar ainda assim posso dizer que a única boa e a camera fotográfica…
    QUE DESILUSAO NOKIA…

    1. Avatar de newJ
      newJ

      Chatisse moonlight.. Se tivesses um WP8 e não estivesses muito desiludido, poderia afirmar que eras daquelas exceções que confirmam as regras.. Quando toda a gente que tem WP8 gosta muito.. O WP7.5 ficou a meio caminho, mas isso é a natural evolução..

      1. Avatar de newJ
        newJ

        *e estivesses muito desiludido

    2. Avatar de João Cardoso

      O 800 era um telefone fora de série quando saiu. Infelizmente o hardware, que foi herdado do N9, não suportava o WP8 e por isso não foi actualizado quando saiu o novo OS. No entanto ainda hoje tenho um e considero um telefone muito capaz. Obviamente que já tem mais de 2 anos e no que toca a Nokia as coisas começaram a evoluir muito rapidamente desde que saiu o WP8 e a diferença hoje dos actuais para o 800 é mesmo muito grande. E só se passaram um par de anos.

      1. Avatar de Rod
        Rod

        Tens razão e foi um erro que, ao que parece, a Microsof não vai repetir. Já está garantido que os phones com WP 8 vão correr o WP 9.
        Além disso o ritmo de atualizações parece-me bom, basta dizer que em 9 meses desde que comprei o meu Lumia já tive direito a 2 atualizações da Microsoft e 1 da Nokia. E está prevista mais uma no final do ano.
        De qualquer forma, se tivesse um phone com WP 7.8 acho que usaria na mesma porque continam a aparecer aplicações compatíveis.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          O que a Microsoft devia fazer era dar a quem comprou um telemóvel com o WP7 um vale de desconto como está a dar a quem tem um iPhone.

          Era simples!

  29. Avatar de PNeves
    PNeves

    Quando não se sabe o que fazer para competir com a concorrência, fazem esta completa “aberração” para não lhe chamar outra coisa. Ainda gostava de saber para que é um telemovel com 41 megapíxeis?????? Perderam totalmente a noção de realidade. Experimentem tirar partido da camera fotográfica, a sacar fotos com 41 Mp, e depois vão ver onde vão parar os 32Gb de memoria interna! Já para não falar de uma bateria fraquinha, fraquinha e fraquinha para aguentar aquilo tudo. 2000 mAh? Bla bla bla

  30. Avatar de PNeves
    PNeves

    E duvido que a bateria extra faça maravilhas… antes que algum inteligente se lembre de comentar essa parte.

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Só te digo isto: Uma bateria de 2000mAh num WP8 é tão boa como uma de 2500mAh num Android. Ou seja, o software e suas respectivas optimizações fazem milagres! Por isso, antes de falares, informa-te um pouco melhor!

      Eu com uma bateria de 1600mAh num Lumia 820 consigo o mesmo tempo útil que num Sony com uma bateria bem maior.

      1. Avatar de VP
        VP

        Não vale a pena comentares comentários de quem não sabe do que fala. Ele ainda deve ter um PC com um processador a 300Mhz e um disco de 500Mb para não perder a noção da realidade, afinal para que é que queremos processadores a X Ghz com N cores e discos com Teras?!?!?
        Este tipo de equipamento é para quem gosta de fotografia e não é único a Samsung também o tem. E quanto ao armazenamento 32Gb guardam muitas fotografias e quem gosta de fotos não as deixa muito tempo no equipamento, passa-as para o PC, ou para a cloud, para as puder ver com melhor detalhe e as trabalhar.

        1. Avatar de newJ
          newJ

          Só não entendo como não publicam comentários com respostas mais acertivas do que o comentário desse sr. PNeves.. porque claramente está a falar do que não conhece..
          Fica lá com o teu lagdroid cheio de hzs e ram todo mal optimizado, e não comentes coisas eficazes que não conheces.

  31. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sobre a qualidade das fotos, só tenho isto a dizer

    http://www.windowsphone.com/en-US/cmpn/nokia-lumia-1020

    Divirtam-se a caçar os detalhes das fotos!

  32. Avatar de McGoms
    McGoms

    Tenho o Lumia 950 e faz excelentes resultados, já comparei com um amigo lado a lado com um iphone 8plus e a Zeiss passa bem à frente (e sem precisar de recurso de flash em ambiente escuro)