Lançada uma nova build para o Windows 10 Mobile

59 Comentários

Disponível para Insiders

A Microsoft, para satisfação dos seus utilizadores, tem anunciado e lançado, desde há um tempo, várias builds do Windows 10 Mobile, assim como também para PC.

Recentemente uma nova build foi lançada e é dela, a build Windows 10 Mobile 10.0.14915.1000, que iremos hoje falar para a conhecermos melhor e sabermos todas as novidades que traz.

Windows 10 Mobile


Esta nova build foi lançada a 31 de Agosto e trata-se da versão Windows 10 Mobile 10.0.14915.1000. Após ser instalada, a experiência que se tem com ela é que, a nível de performance, chega a ser bastante rápida, contudo apresenta também algumas limitações, mesmo que estas não interfiram, significativamente, na utilização do dia-a-dia.

Apesar de tudo, pela experiência que tivemos, esta build ainda não conseguiu atingir a rapidez conseguida no Windows Phone 8.1, o que se espera que aconteça em breve. Por sua vez, as novidades recaiem sobretudo para um suporte mais abrangente e mais aplicações na loja Windows.

Windows 10 Mobile_pplware

Correcções e Melhorias

  • Corrigido um problema relacionado com tranferências de aplicações entre cartão SD e armazenamento interno
  • Na compilação anterior, a Cortana não funcionava. A Cortana agora será capaz de ler mensagens de texto em alta voz, contar piadas, cantar ou dar instruções verbais
  • A função de alterar a funcionalidade (Configurações > Actualização e segurança > Programas do Windows Insider) agora já funciona
  • Corrigido um problema de compatibilidade em diversas aplicações, que antes falhavam
  • Várias melhorias no serviço de tradução
  • Corrigido um problema que, ao analisar as configurações avançadas do Microsoft Edge, resultava em transferências subsequentes
  • Corrigido um problema relacionado com o Continuum, onde antes era impossível iniciar um emparelhamento com o PC
  • O explorador de ficheiros agora irá exibir, automaticamente, a lista de sons disponíveis para toques, alarmes e notificações, quando feito o download directamente da OneDrive

Falhas verificadas

  • Nesta build não se consegue fazer o download de outros idiomas, à excepção do original

Já instalaram esta nova build? Qual o vosso feedback do funcionamento da mesma?

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Batata
    Carlos Batata

    Bom dia. Não sou insider e fiquei com uma dúvida, esclareçam-me por favor. A Cortana já funciona em português de Portugal? Na versão mais atual o W10 mobile a Cortana funciona, lê, escreve mensagens e abre algumas Apps mas isto em português do Brasil. Cumps

    1. Avatar de rudua
      rudua

      Ainda não. Só em PT-BR.

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Acho que deviam deixar ter a Cortana na linguagem que se quisesse;
        Poderia ter o sistema em PT e a cortana em Inglês.

        Nada disso dá pois não?

        1. Avatar de El Lentinho
          El Lentinho

          Isso dá!

          1. Avatar de David
            David

            Dá?? Como??

        2. Avatar de !(iSheep)
          !(iSheep)

          Da sim senhor. Mudas o local para UK e funciona na perfeicao.

        3. Avatar de Mikes
          Mikes

          Não precisas de mudar de região. Basta teres a lingua do tlm em inglês.
          Eu tenho idioma do tlm em ingles US e região PT.

        4. Avatar de David
          David

          As soluções que deram não têm nada a ver com o que o Simão pretende. Ter o sistema em PT e escolher o Cortana em UK ou US

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Então isso não dá. A Cortana funciona de acordo com o idioma do sistema.

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Tenho-a desde o 1º dia no Microsoft 650 e estou muito satisfeito!
    Nota-se uma melhoria geral na rapidez do sistema
    A Cortana já apresenta Sugestões, Meteorologia, Notícias, Lembretes, etc. na página principal
    Já se conseguem escolher os nossos mp3 para toque

    Consigo fazer a instalação de novos idiomas, ainda agora testei. Não sei porque colocam isso como falha. A própria Microsoft não aponta nenhuma falha nesta build, o que é caso inédito!

    1. Avatar de Luís Grilo
      Luís Grilo

      Será esta que irá alcançar a rapidez do WP8.1?

  3. Avatar de ricardo
    ricardo

    Insider…..

  4. Avatar de irlm
    irlm

    foi corrigido muita coisa agora falta as novidades
    presisa 1.25gb de instalação

  5. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Isto é um update geral ou só para insiders?

    1. Avatar de rudua
      rudua

      A build 149… é só para insiders. A ultima build publica é 393…

      1. Avatar de alb
        alb

        Não! As build 149… pertencem à atualização de aniversário que ja saiu para não insiders, acontece que esta é uma atualização mais pequena que contém apenas pequenas melhorias.

        1. Avatar de alb
          alb

          Mas respondendo ao primeiro comentário este é só para insider, diz no artigo

        2. Avatar de Rudua
          Rudua

          @ALB
          Sim
          A Build 14915, (14915.100) do Windows 10 mobile corresponde à Redstone 2 e não é publica. só está disponivel via insider, fast ring.
          A atualização de aniversário é a build 14393, (14393.103) que é a ultima versão oficial lançada para não insiders.

  6. Avatar de TelmoC
    TelmoC

    Boas,

    A meu ver deviam sempre por no título do artigo se é update para insiders ou não. Vou sempre a correr a procurar atualizações e não me aperece nada

    1. Avatar de Aguamenti
      Aguamenti

      O título tem limite de caracteres, o subtítulo esclarece que é para Insiders, e ler o artigo propriamente dito antes de “correr a procurar actualizações” talvez não seja uma má ideia para se ter uma ideia do que se pode encontrar na nova Build.

  7. Avatar de rudua
    rudua

    “a nível de performance, chega a ser bastante rápida, contudo apresenta também algumas limitações, mesmo que estas não interfiram, significativamente, na utilização do dia-a-dia”
    Nao estou a perceber que tipo de limitações se estão a referir.
    Tenho instalado essa build desde o primeiro dia e não tenho nada a dizer. Está muito boa, rápida, fluida e sem lags. A bateria está muito boa também, aguentando um dia inteiro com os dados móveis sempre ligados.

  8. Avatar de JMSP
    JMSP

    Lumia 830 ligado por USB a um PC Windows 10: ao tentar ver o conteúdo da pasta “Videos” do cartão SD, usando o “file explorer” do PC, o computador não consegue definir os “thumbnails” dos vídeos e o telemóvel acaba por fazer um “soft reset” sozinho. Este comportamento não se verifica com mais nenhuma pasta.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      O problema é do sdcard também tenho um 830 e desde que removi o sdcard está a trabalhar 5*

      1. Avatar de JMSP
        JMSP

        Obrigado. Devo entender, portanto, que o 830 ficou sem qualquer SD card?

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Notei o sistema mais estável, desde que instalei a actualização o meu lumia 950 ainda não fez nenhum reset, o que anteriormente acontecia uma a duas vezes por semana.

    Destacar também que ultima aplicação criada para o facebook está bastante boa e rápida e no instagram foram rápidos a acrescentar a nova função.
    Por outro lado, o shazam no meu lumia 950 não detecta nada.. e pelo que li nos comentários não sou o único com o mesmo problema

    1. Avatar de Quintas
      Quintas

      Estranho, eu tenho Shazam e deteta a música… experimenta reinstalar?

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Já tinha feito isso.. mas fiz novamente e resultou, já está funcionar correctamente 😀

  10. Avatar de Ezel
    Ezel

    Sim? Is´so é uma decisão brutal!
    Olha, eu estou tentado em adquirir um 950 Dual Sim, agora que a Microsoft tem o equipamento à venda a um preço imperdível.
    Pondero no entanto esperar pelo fim da semana, para ver o efeito 7da quarta-feira no preço dos 6S, 6SPlus e SE. Pode ser que valha a pena aguardar e aproveitar o efeito novidade!
    E também estou atento à situação do OP3, que voltará a estar disponível para a Europa na terça-feira dia 13 de Setembro (só mais uma semana)! Entre todas estas opções alguma delas me vai encher as medidas…

  11. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Luis! Eu adoro histórias de amor!
    Onde é que costumas deitar o lixo?! É que eu não sou assim tão esquisito/exigente e contento-me perfeitamente com um Iphone 6S. E se ele vier da lixeira e a funcionar, serve-me que nem uma luva! Aguardo esclarecimento…

  12. Avatar de Manuel Borges
    Manuel Borges

    Continuo à espera que resolvam os “problemas” no Outlook para Windows Mobile 10 .

    Temos mail da IPBRICK (Horde Groupware) ao qual acedermos por activesync nos dispositivos móveis e no Windows Mobile não temos os vários calendários (aparecem concatenados isto para quem os usa para distinguir visualmente as cores pro assunto/local de reunião é uma miséria), as pastas públicas são também uma miséria e aparecem fora de sitio e por fim o problema das várias listas contactos que é mais grave pois nem concatenados aparecem, aparece apenas os contactos da lista principal.

    Nos Android com a aplicação Outlook aparece quase tudo bem : os vários calendários OK, as pastas públicas OK, as listas de contactos são concatenadas todas numa.

    No iPhone com as aplicações nativas TUDO é suportado e funciona correctamente (até a porra das notas e tarefas que ninguém usa cá dentro) mas também no iOS a aplicação do Outlook comporta-se igual à do Android.

    Como é possível a Microsoft fazer uma c-a-g-a-d-a destas.
    Tinha muito boa imagem do Windows Phone/Mobile mas depois de usar e verificar isto estou muito desapontado. A utilização do sistema operativo é muito satisfatória e intuitiva, e digo isto tendo testado o Windows Phone 8 e mais recentemente o Windows 10 Mobile num Lumia 640… portanto uma máquina digna de entrada de gama.

    De resto, para mim, as teorias da falta de apps é apenas isso na maioria dos caso, à excepção dos bancos o resto das tretas está lá e funciona bastante bem.
    Claro que se são putos e “precisam” de instalar todas as aplicações que os amigos têm para dizerem que têm instalado então é melhor procurarem noutro local que isto é (deveria ser) um equipamento com o objectivo de funcionar bem e não com mariquices.

    Bem hajam.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Concordo e esqueci-me de dizer isso no meu comentario, o outlook tem piorado e alternativa de calendários minimalistas ( simples e com lambretes) na store é fraca

      1. Avatar de Sergio
      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Para lembrete tens a Cortana. Muito simples de usar.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Como é que ativo o cortana ? antigamente estava nos extras..

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Ja tenho.. faltava o pacote de idioma

  13. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    not me..

    esse é o troll do costume que posta com vários nomes e nunca usa acentuação (o iPhone dele/dela não deve ter corrector).

    Continuo com o meu Lumia 630 com a última build que saio antes do update de aniversário e o meu próximo vai ser o Lumia 650 (o último Lumia!) a menos que surja algo mais interessante na mesma gama de preços. Desde que seja Windows 10, claro! 😉

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      *saiu

  14. Avatar de Sargas
    Sargas

    Gostava de ter o Windows Mobile 10 no meu UMI TOUCH.

    1. Avatar de LuisMSantos
      LuisMSantos

      E que tal comprar um telele com WM10 .Fora de brincadeiras ,mande um email á UMI a perguntar se está no planos lançarem um terminal com WM10 .Você não deve ser o único ,mas se a UMI ,ou outra firma qualquer, não receberem dos clientes esses comentários ,dificilmente lançaram algum terminal com WM10 .

  15. Avatar de dudu
    dudu

    Meu Lumia 930 anda esquentando bastante e normal isso?

  16. Avatar de Vítor M.

    Quando são vistos, são limpos. Sempre que existir determinado nível não autorizado e se formos alertados, é feita logo a limpeza.

    Agradecemos a vossa ajuda.

  17. Avatar de Jeferson
    Jeferson

    Bla bla bla e os apos que funcionem corretamente nada , pelo amor…

  18. Avatar de José
    José

    Tenho um Lumia 640 DS com build 107 e o Bluetooth comunica perfeitamente com o sistema Bluetooth do carro, mas se instalar a de aniversário, o emparelhamento funciona, coneta-se e funciona bem da 1ª vez, depois deixa de detetar o Bluetooth e tenho de o ativar e desativar manualmente no telemóvel. Já utilizei o recovery tool 5 vezes e nada. No carro da minha esposa funciona bem. O meu filho tem um Lumia 550 com a versão de aniversário e também funciona. Será por dois cartões? Será algum problema com o telemóvel? Alguém de pode ajudar. Obrigado.

    1. Avatar de LuisMSantos
      LuisMSantos

      Será mais problema é com o radio do carro ,e quando diz que no carro da sua senhora funciona bem ,acho que não há muitas duvidas .Mas pelo sim pelo não faça uma coisa ,no menu Bluetooth ,clique na caixa AVANÇADAS e selecione a opção que está lá :Utilizar uma ligação de áudio BT alternativa para voz.Veja se melhora ,caso não melhore ,é do radio e não do telemovel .

      1. Avatar de José
        José

        Mas como é possível o Lumia 550 funcionar com a versão de aniversário e o 640 DS não funcionar.

    2. Avatar de Dark Mode
      Dark Mode

      Atenção que o rádio do carro deverá ter limite de equipamentos emparelhados.
      O da esposa, o do filho, o seu… Não sei se três não será de mais…

      1. Avatar de José
        José

        Só um é que está emparelhado. Testei um a um.

  19. Avatar de Marco
    Marco

    gps é que nada.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      integrado no Mapas, da MS
      já usei e até funciona (640DS)

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Mandaste o GPS para a água ele nadou? Altamente! O meu só funciona a seco, mas o teu é especial, consegue nadar!

    3. Avatar de José
      José

      O meu nadar não nada, mas dá para navegar que é uma maravilha em terra ou no mar ;)!

  20. Avatar de T
    T

    Como insider já a tenho há uns dias. No entanto, ainda existem alguns problemas que não foram resolvidos. Vou partilhar com vocês para ver se esses problemas não são apenas meus.
    – Quando utilizo a função de partilha de ficheiros seja uma foto para o instagram ou até um pdf para o outlook as aplicações “saltam fora”. Ou seja, pego um pdf, partilho para o outlook para assim começar a criar um mail e a aplicação “salta fora”. o mesmo acontece se pegar numa foto da galeria e fizer partilhar para o insta e volta a acontecer.
    -Na barra de notificações rápidas não consigo passar diretamente do modo de alta luminosidade para média ou baixa luminosidade, só pelas definições de ecrã.
    – A aplicação de telefone não guarda o registo da ultima chamada atendida e na maioria das vezes ao receber um telefonema não mostra o nome mas apenas o número ainda que este esteja gravado (observação: só utilizo uma conta para os contactos).
    – No EDGE quando estou a visualizar imagens, resultado de uma pesquisa de qq coisa, ao retroceder o EDGE também “salta fora”

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Olá!
      Não tenho nenhum dos teus problemas – Microsoft 650. Testei agora mesmo todos os teus pontos.
      Sugiro que Faças um Reset (Definições, Sistema, Acerca, Repor Telemóvel). Isso geralmente resolve 90% dos problemas. Eu sei que é chato fazer, mas vais ver que vale a pena!

      1. Avatar de T
        T

        Uma duvida parva. O reset mantem a build atual?

      2. Avatar de T
        T

        Fiz um reset e pelo menos o problema da luminosidade mantêm-se. Quando passo de um modo qualquer( automatico, alto ou médio) para baixo, o ecrã mantém em modo alto.

  21. Avatar de David Lourenço
    David Lourenço

    Ja instalei esta build, so que por exemplo, ao explorar as sugestões da Cortana, ela simplesmente fecha-se automaticamente, e para alem disso continuo a não consegui utilizar os comandos de voz. O meu telefone é o lumia 950… Alguma sugestão para conseguir meter a Cortana a funciona corretamente.
    Alem disso desde q atualizei o facebook, que o meu calendário perdeu todos os aniversarios que antigamente estavam sincronizados via facebook.
    Alguém c estes problemas que tenha conseguido solucionar?

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      David, em relação ao Facebook tens que ir às definições (da app) e tens que ligar as opções dentro de: “connect Facebook with Windows” (ligar facebook ao windows).

      Na nova app vem desligado por defeito.