Intensificam-se os rumores sobre mais um dispositivo Surface

12 Comentários

Depois de anunciado o fim do Windows 10 Mobile, muita tinta tem corrido sobre um dispositivo Surface que possa vir a ser inserido numa categoria similar à da antiga gama Lumia.

São vários os rumores sobre o hipotético Surface Phone e muitos deles vão ao encontro das últimas declarações proferidas por executivos da Microsoft e pelo próprio CEO da Microsoft, Satya Nadella.

Surface

Satya Nadella tem afirmado que a Microsoft não vai lançar um dispositivo que esteja dentro da categoria “smartphone” completamente dominada pelo Android e iOS. Ao longo dos últimos anos foi isto que a Microsoft tentou com a gama Lumia e os resultados nunca foram expressivamente positivos, levando até à extinção dos modelos.

No entanto, o CEO da Microsoft não abre muito o jogo sobre o assunto e outros executivos da Microsoft não têm feito declarações comprometedoras. Todavia, isto não quer dizer que não haja informações sobre tal dispositivo. Ao longo das últimas semanas temos tido acesso a vários rumores, uns fundamentados com patentes e declarações, sobre este equipamento.

Os únicos parâmetros que estão praticamente garantidos é que, a lançar algum equipamento deste estilo, será um equipamento destinado a um nicho de mercado devido ao seu conceito e com um preço alto. Segundo o que tem sido noticiado, anda a ser desenvolvido na Microsoft um dispositivo com nome de código “Andromeda” que nos remete logo para a plataforma que pretende unir ainda mais o núcleo do Windows 10 e de todas as suas variantes.

Surface

Tal equipamento poderia também estar associado a uma fusão de conceitos, quiçá uma fusão entre smartphone e tablet mas com um poder e capacidade ao nível de um computador, potenciado pelos processadores ARM da Qualcomm e a executar Windows 10 on ARM.

Quanto ao próprio conceito, os indícios apontam para um dispositivo dobrável equipado com dois ecrãs táteis a trabalhar em conjunto, algo idêntico ao conceito Courier desenvolvido há uns anos mas que não viu a luz do dia. Tal protótipo já foi patenteado anteriormente pela Microsoft e mostra uma dobradiça idêntica à do Surface Book que permitiria usar o dispositivo em formato “telemóvel” e formato “tablet”, conforme a necessidade do utilizador.

Para além disso, estão a ser concebidas aplicações e ferramentas destinadas a explorar todo o potencial deste ecrã duplo do dispositivo ilustrado na patente. Um periférico “obrigatório” na gama Surface Pro e que estaria disponível neste caso é a Surface Pen, que elevaria a produtividade deste equipamento devido às suas caraterísticas que conquistaram os utilizadores de outros dispositivos da gama Surface.

Surface

A colaboração de Alex Kipman, elemento importantíssimo no desenvolvimento do Kinect e dos HoloLens, leva a crer que a Microsoft poderia estar a adicionar neste aparelho certos elementos de realidade aumentada e virtual, sendo os rumores mais ambiciosos apontam para um ecrã com projeção holográfica a marcar presença neste equipamento.

Como é expectável, não há muita informação concreta e concisa sobre o hipotético dispositivo Surface mas estes rumores apontam para o que tem sido exposto pela Microsoft: um dispositivo que se afastasse do mercado de smartphones e que fosse algo único no mercado, criando novamente uma tendência e categoria de equipamentos.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Indigente
    Indigente

    Gostava que o windows continuasse presente nos smartphones. O que não correu bem com o windows mobile foi a falta de aplicações de suporte ao sistema, porque este em nada é inferior ao android. Mas não creio que um dispositivo híbrido possa vir a relançar a marca no mercado. Como disse, bastava existirem aplicações no windows para ganhar utilizadores, não é uma questão de dispositivos, que o android tem aos milhares, dos excelentes aos detestáveis.

  2. Avatar de carlitos
    carlitos

    Dois écrans separados não me parece bem. Melhor só um dobrável.

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    O surface morreu pois n se vende , um iPad Pro faz muito melhor por metade e nunca tem blue screens ou problemas de drivers

    1. Avatar de Manuel Monteiro
      Manuel Monteiro

      Sabes o que escreves?

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Estamos em 2017, não em 1995.

    3. Avatar de PedroC
      PedroC

      Já usaste algum? Não tenho qualquer problema com o Surface, nunca tive blue screens desde que o tenho e acrescentando o facto de ter windows 10 noutras máquinas, posso dizer que também nunca tive nenhum desses problemas. Drivers? Idem, tudo funciona à primeira sem problemas. O iPad Pro tem um SO móvel, não está sequer na mesma categoria que os Surface.

    4. Avatar de GM
      GM

      Pois, não se vende. Certo. Por acaso vê televisão, nomeadamente os blocos noticiosos?? É que os pivôs, e é transversal aos 3 operadores em Portugal (RTP, SIC e TVI) utilizam SURFACE. Deve ser para exibição apenas. Afinal, o iPad pro custa metade do valor…..

    5. Avatar de Regedit
      Regedit

      Mais um Techmanja especialista especializado em especialidades! Está a falar da famosa tentativa de meter um iPad Pro a fazer o mesmo que um Surface Pro 4 ou Book faz!

      Mostra lá as métricas que dizem que o Surface não se vende. Lá porque o site X diz tem que ser verdade. Enfim, podia continuar mas fiquei sem pipocas!

    6. Avatar de tony
      tony

      Oh Helder, és sempre o mesmo agitador clickbite…

    7. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      LOLOLOL. Gostei desse teu sarcasmo (espero bem que tenha sido sarcasmo, pois nao da sequer para comparar dois equipamentos de classes distintas. O Surface e muito mais ue um tablet, e um computador com o total das suas capacidades, o iPad e apenas um simples tablet com todas as limitacoes a que a Apple nos tem habituado). E nao venham com a merda das desculpas esfarrapadas, eu tive Apple, iMacs num passado longiquo, iPods, um iPhone pessoal, um iPhone da empresa, dois iPads da empresa, e a conclusao e: desde o meu primeiro Apple ate aos dias de hoje muito pouco mudou no universo Apple em relacao a limitacoes de Software, iPad e definitivamente muito inferior a qualquer Surface, os equipamentos Apple teem vindo a piorar em qualidade de fabrico e ha muita marca barata Chinesa que consegue fabricar equipamentos muito mais robustos e fiaveis a precos muito mais baixos.
      Ha uns anos atras achava piada a Apple, embora nao achasse que valiam o preco pedido, mas agora acho mesmo uma marca ridicula com politicas ridiculas.
      Falando do artigo: Venha de la esse Andromeda ou seja la como se ira chamar, se realmente for o que se diz, irei com certeza adquirir um, ate ja tenho uns trocos de lado para ele e possivelmente um HoloLens, espero que a MS nao se estique muito nos precos, estou diposto a gastar ate 5000/6000 nas duas coisas, mas nao mais que isso.

  4. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Eles vão lançar de certeza algo so para o mercado empresarial

  5. Avatar de caetano
    caetano

    Eu acredito na MS, seja lá com o que for que faça a intermodalidade entre dispositivos. Manter dispositivos lumia no mercado devia ter sido o correcto. Este é o momento em que entendo que o w10m está em coma.
    Por outro lado sinto-me poderoso com o meu L650. Que nunca me deixou mal. Vou ver quanto vale