O Here Maps está a abandonar o Windows Phone

125 Comentários

Por muito que não se queira, algumas das grandes aplicações não chegaram ao Windows Phone ou estão simplesmente a abandoná-lo. Depois da confusão com o Spotify, que ia sair mas afinal fica, é agora a vez de uma certeza. O Here Maps vai ser descontinuado no Windows Phone e desta vez não há qualquer confusão.

Here Maps

O Here Maps e as restantes aplicações Here são das mais antigas que podiam ser encontradas na loja de aplicações do Windows Phone. A Nokia fez questão de trazer estes seus serviços para esta plataforma muito antes de chegar a outras e manteve-as activas e actualizadas mesmo durante os períodos conturbados da empresa.

A decisão de abandonar o Windows Phone aplica-se ao Here Maps e às restantes aplicações Here, surgindo apenas depois da Nokia ter vendido o Here a um consórcio alemão, o que poderá ter levado a esta mudança. A empresa mostrou que é uma decisão puramente de negócio, uma vez que na verdade o Here vai-se manter dentro do Windows 10 Mobile, mas na aplicação de Mapas da Microsoft.

Mas a sua saída do Windows Phone e do Windows 10 Mobile será feita de acordo com alguns planos bem definidos e em alguns casos não será sequer possível de acontecer. A sua remoção da loja de aplicações será feita no final deste mês e a 30 de Junho deixa de funcionar de forma completa.

Here Maps

O Here Maps no Windows 10

A Here tomou a decisão de não fazer evoluir as suas aplicações e transpô-las para o Windows 10. Segundo a empresa este processo levaria a que a aplicação tivesse de ser totalmente reconstruída.

Apesar de estar a funcionar no Windows 10 Mobile, é apenas com recurso a um truque que se tem mantido operacional. O problema é que esta alteração que agora permite o funcionamento do Here Maps vai desaparecer no dia 30 de Junho, deixando-o inoperacional. Para preparar esse momento a aplicação será removida da loja já a 30 de Março.

O Here vai continuar no Windows 10 Mobile, mas dentro da aplicação oficial de Mapas deste sistema. A sua base é o Here e muitas das funcionalidades vão estar presentes.

Here Maps

O Here Maps no Windows Phone

O caso do Here Maps nos Windows Phone é mais complicado, uma vez que está já enraizada e muito dependente do próprio sistema operativo.

A decisão neste caso é ligeiramente diferente e a aplicação manter-se-à funcional. No entanto não vai receber qualquer actualização ou melhoria. Também os mapas vão deixar de ser actualizados.

A decisão da Here parece ser irrevogável e vai deixar de fora mais uma das principais aplicações que existiam na loja. Presente no Windows Phone desde sempre, é agora hora do Here Maps se aposentar e deixar espaço para a aplicação Mapas fazer o seu serviço pelos utilizadores do Windows 10 Mobile.

Comentários

125

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ratax
    Ratax

    Mais uma atoarda…

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Provavelmente não se vai fazer sentir esta saída já que prevejo que isto foi uma saída estratégica – a aplicação dos mapas da Microsoft usa os mapas da HERE portanto para quê ter duas aplicações que servem o mesmo? Daí que haja um tempo para que a app da Microsoft tenha tempo para se desenvolver (a data de fim da app é 30 de abril) e que a app para Windows Phone se mantenha a funcionar.

      1. Avatar de Ricardo Raimundo
        Ricardo Raimundo

        Exacto! Estão previstas actualizações em breve da app Maps para incluir as funções do Here.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Alternativas:
        – Maps;
        – Sygic;
        – Copilot;
        etc. etc. etc…

        1. Avatar de Marcos
          Marcos

          Waze, o meu preferido.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não gosto.
            Desde que foi comprado pela Google deixou de ter actualizações…

          2. Avatar de nulldev
            nulldev

            Depende do contexto…..

            Última atualização: 25/02/2014
            Versão atual: 3.7.4.5

            ou seja, a google matou o waze no windows phone…por opção…paciência….

    2. Avatar de nulldev
      nulldev

      Leu o artigo….????
      Apenas fica numa situação mais problemática o here no wp8.1 que não vai ter mais desenvolvimento apenas atualizações críticas problema sim se os mapas deixarem de ser atualizados….
      No wm10 existe o maps….oficial….aliás neste momento existe redundância maps+ here maps no futuro apenas maps

    3. Avatar de Artur
      Artur

      Não fales do que não sabes

    4. Avatar de Tomás
      Tomás

      é uma notícia oficial, não é um boato

    5. Avatar de Tony
      Tony

      e para quem não leu bem a noticia ofical da Here: “Only the HERE App is going away, the data, features, and functionality are not as it is built into all Windows 10 devices/PCs”

    6. Avatar de Zaark
      Zaark

      Mais um que não leu a notícia e se ficou pelo título…

    7. Avatar de iFernando
      iFernando

      O Here sempre foi da Nokia…. agora a BMW e Mercedes compraram o Here Maps à Nokia para instalar nos seus carros. Portanto é só uma questão de vender o Lumia e comprar um BMW….

  2. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Mais um prego no caixão…xD
    O fim está próximo…;-)

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O fim está próximo desde 1996…

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      E ainda mais um que não leu a notícia e se ficou pelo título… Lool

    3. Avatar de Renato
      Renato

      A Microsoft vendeu a divisão de Mapas… mas para eles está tudo bem, não há problema nenhum!

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        O Here nunca foi da Microsoft.

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pois,eu até já desinstalei o Here,mas o melhor,segundo a tua opiniãozita, era vender o telemóvel,ou dá-lo,e ir para o Android.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Para quem valoriza melhores aplicacoes e mais variadade, sim. A melhor opcao neste momento e ir para android ou iOS. Daqui a 1 ano, as coisas devem estar mais bem compostas, tais como, continuum em mid end, apps com melhor qualidade ao nivel da oposicao, OS estavel.

  3. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    A Microsoft pode com muita facilidade fazer acordos com outras empresas para trazer Apps para o ecossistema. Basta usar o Google maps e tem sucesso garantido.

    O único entrave é não haver um topo de gama a sério com construção desse nível.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Porque razão iria utilizar um sistema de mapas inferior, que apenas funciona quando temos ligação à Internet quando têm o seu programa de mapas que utiliza exactamente os mesmos dados do Here e já vem instalado no Windows 10?

    2. Avatar de apache
      apache

      O único entrave é que a MS e a Google competem muito uma com a outra, e a Microsoft tem atacado a Google à força toda, por isso a Google não quer saber.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        A Microsoft faz uma app do Youtube, mas por duas vezes a Google dá numa de “não pode ser” e sem justificação séria. E só a MS é que “ataca” a Google? Côtadita da Google, tã santa qui ela éi… Ambas têm culpa no cartório, sejamos justos!

  4. Avatar de censo
    censo

    As apps here foram atualizadas esta madrugada.

    1. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Para adicionar o bloqueio na data…
      É por estas que não deixam ver changelog…
      Estou desiludido

    2. Avatar de Miguel Nóbrega
      Miguel Nóbrega

      Para adicionar o bloqueio na data…
      É por estas que não deixam ver changelog…
      Estou desiludido

    3. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      ..e quando as abres surge um aviso a informar o fim da aplicação.

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Oixradio acabou com o serviço no Android…
      O Spotify não deixou o Windows Phone.

  5. Avatar de rui
    rui

    Tenho um windows cá em casa e acho um SO fácil de utilizar para quem pretende algo simples. Mas para outras coisas, como editar músicas, videos, ou “chafurdar” já não serve. Prefiro android.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Porque não consegues editar videos ou músicas no Windows Phone…
      Já agora porque não dizes que não dá para tirar fotos ou telefonar?

      Se é para inventar, inventa à grande.

    2. Avatar de censo
      censo

      Wow…ainda não te deitaste, certo?

      1. Avatar de apache
        apache

        Lixaram-te a vida, rapaz!

        1. Avatar de censo
          censo

          E esse comentário, é para … ??

  6. Avatar de victor falcon
    victor falcon

    Aco que o pessoal ainda não percebeu… O Wp10 não necessitas de Apps, é um completo mobile Pc. Desde que testei e continuo acompanhar o desenvolvimento do SO, deixei de utilizar a maioria das app “sugadoras” de recursos. O edge é simplesmente só outro mundo.
    O sistema Microsoft maps terá ele tecnologia Here.

  7. Avatar de miguel pontes
    miguel pontes

    Acho muito mas muito estranho este post, pois tenho o lumia Windows 10 prew, desde maio e o here sempre mas sempre funcionou, alias foi das poucas aplicações que nunca deu problemas no meu lumia 532.
    Acho muito estranho descontinuarem ainda pra mais a here esta agora disponível numa certa play store gratuita e com todos mapas disponíveis.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      O Here desapareceu e reapareceu uma série de vezes nos últimos meses. Isto é algo que já se previa e não é boato.

    2. Avatar de RF
      RF

      Já não posso dizer o mesmo.. na minha última deslocação ao estrangeiro (Madrid) o GPS/Here não funcionou.. ou por outra demorava imenso tempo, ao ponto de querer atirar o telemóvel contra a parede! Isto aconteceu tanto num Lumia 640 (Wd10) como num 535 (Wd8.1)… portanto não foi problema isolado. Por outro lado o meu antigo Lumia 620 (há coisa de 2anos) a quando do outro lado do Atlantico não teve nenhum problema.. e adquiriu sinal em menos de 30seg… Isto claro tendo eu tirado previamente sempre os mapas de interesse.
      Portanto.. desculpem lá mas a Microsoft em vez de melhorar só piora.. parece que não têm um plano para o Windows Mobile.. e se o têm deve ser para acabarem com ele, pois utilizadores como eu, estamos fartos de tanta incerteza.. Façam como a Apple e comuniquem!!

  8. Avatar de jokam
    jokam

    Quem é “hater” será sempre hater.
    Cinjam-se a comentários construtivos.

    Se a app Mapas do WP funciona tão bem, porquê ter uma app à parte que faz a mesma coisa? Para além disso, a Here está associada à NOKIA e, apesar de ter sido vendida, o primeiro pensamento que tive com esta notícia foi o de esta poder voltar aos smartphones NOKIA no futuro, no C9 por exemplo.

  9. Avatar de FP
    FP

    É por esta e por outra que após 6 anos de WP e 18 da Nokia, vou mudar para outro sistema.

    O mais irritante é a falta de aplicações, e faltam muitas. Algumas aplicações da própria Microsoft são mais desenvolvidas para Androide e IOS, o que é ridículo. A maioria das outras aplicações que existem são muito mais limitadas que nas versões Androide e IOS.

    Enfim, no tablet (com outro sistema operativo) uso umas 13 ou 14 aplicações, que no smartphone não posso usar (ISP, banco, trabalho, etc…).
    Tinha a esperança de avançar o projeto para possibilitar a utilização de aplicações do Androide e/ou IOS, pelos vistos não é para curto prazo, e cansei de esperar.

    O Here Maps é o sistema que utilizo para o GPS, e gosto.

    Para a semana já vou ver que equipamento vou comprar, para os próximos 4 ou 5 anos…

    1. Avatar de censo
      censo

      Boa sorte…

  10. Avatar de tilt
    tilt

    É aplicação que até uso com frequência, sendo assim vai ser desta que mando o WP às urtigas e vou ponderar mudar de Sistema, diga-se de passagem o WP já começa a ficar aborrecido. A WP10 a cada versão insider vem com bugs, uns são resolvidos, novos aparecem e ainda existe aquele que é crónico que nunca foi resolvido. Não sei se acontece com mais alguém volta e meia e com ele no bolso resolve fazer chamadas para o ultimo a quem telefonei.

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Por acaso tenho um familiar com iOS que me está constantemente a fazer chamadas de bolso.

      Isso provavelmente tem a ver com algum tipo de notificação que te liga o ecrã. Depois basta o contacto com a perna através do tecido do bolso para desbloquear e começar a fazer coisas “sozinho”.
      Isso acontecia-me com a app de contactos.

    2. Avatar de censo
      censo

      Sabes o que significa ser um “insider”, não sabes?

      1. Avatar de tilt
        tilt

        Deixa-te de arranjar desculpas para bugs que vêm desde o inicio, bugs simples que nem foram resolvidos. Volta a ler e se não souberes interpretar o que eu escrevi lamento, volta à primária porque se calhar nem de lá devias ter saído ou então tens muito pouco mais do que isso.

        1. Avatar de censo
          censo

          Logo vi…tens vista curta.

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Leste a notícia, sequer?

  11. Avatar de Ratax
    Ratax

    Estranho, muito estranho…
    No meu Lumia 640 XL, foram atualizadas esta madrugada as quatro app Here instaladas:
    – HERE Drive;
    – HERE Maps;
    – HERE Transit;
    – HERE City Lens.
    Todas com atualização datada de 15/03/2016.
    Isto já não soa bem a atoarda, isto soa mais a uma “spotifyada”…

    1. Avatar de peter
      peter

      Nao me parece que seja “spotifyada”, fui agora à store e nas apps da here, ja tem um aviso a indicar que as applicaçaoes vao deixar de funcionar a 30 de junho

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      não reparaste no link que dá a informação oficial da empresa?

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      e não apareceu uma mensagem quando abriste a app depois do update a avisar que vão sair da loja (W10M)

  12. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    As apps Here vão ser removidas e que todas as funções das apps Here estão concentradas na nova app Maps da Microsoft com alguns extras, suporte a cortana e em breve está previsto um enorme update… Sai o here e entra o Maps. Poderiam colocar isso no artigo para não induzir as pessoas em erro.

    1. Avatar de Vítor M.

      E ler? É que se lessem, não diziam certas coisas 😉 ora leia caríssimo:

      “A decisão de abandonar o Windows Phone aplica-se ao Here Maps e às restantes aplicações Here, surgindo apenas depois da Nokia ter vendido o Here a um consórcio alemão, o que poderá ter levado a esta mudança. A empresa mostrou que é uma decisão puramente de negócio, uma vez que na verdade o Here vai-se manter dentro do Windows 10 Mobile, mas na aplicação de Mapas da Microsoft.”

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Vítor, don’t bother… metade do pessoal aqui leu o título, riu-se e veio logo mandar umas postas de pescada acerca do fim das apps do WP, ou neste caso sugerir que o artigo tenha aquilo que já tem 😛

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Falta dizer que já hoje a app Mapas já é uma alternativa mesmo antes do tal update.
        Que a saída dos HERE nem é, na realidade, uma grande perda.
        Os HERE foram um grande marco na história dos Lumia e que até os users das outras ficaram curiosos com as HERE. No entanto, a MS evoluiu os mapas e por isso nunca quis comprar os HERE, porque já tinha planos para a sua app.
        Portanto, está no artigo que realmente os mapas vão ficar no sistema, mas faltou aquela frase para evitar o pânico e chamar a atenção para o Mapas da MS, para a sincronização e integralção com PC, com a Cortana, Skype, agenda, etc., etc.

        Mais um artigo um bocado alarmista mas que não passa de uma notícia que já se previa e que só deixa saudades mas não lacunas no sistema.

        1. Avatar de Vítor M.

          Agora já se sabia… e é o que lá diz. Mas se repara que se não houver pressão, se tudo passar em claro, as marcas não desenvolvem. Por exemplo, em termos de apps para smartwatches e dos wearables… é uma miséria. Há que dizer mesmo que têm de investir, de criar.

          Se não se diz nada, até parece que é um sistema completo, cheio de alternativas e sabemos que não é, é um sistema que, embora seja bom como plataforma, é deficitário em oferta, é pobre em cardápio. Sim há muitas lacunas no sistema, muitas mesmo.

  13. Avatar de ze
    ze

    Lá terei que ageuntar com os androides… 🙁

    É o fim!

    1. Avatar de censo
      censo

      Tens de ler o artigo todo…

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Se não custar muito, lê a notícia toda… Mas é mesmo as palavrinhas todas, sim? Depois comentas e conversamos 🙂

  14. Avatar de jesus jones
    jesus jones

    Era de esperar uma empresa que mentiu sobre a chegada do Windows 10 Mobile para os seus a Antigos aparelhos não e uma empresa de confiança agora e esperar i final desse sistema de papel

    1. Avatar de tavares
      tavares

      Podes-me dizer quando foi que a Microsoft anunciou a data de “chegada” do WP10 oficialmente??É que eu tenho três Lumias cá em casa ,acompanho o seu desenvolvimento e NUNCA li que a Microsoft o tivesse anunciado…e não estou com pressa nenhuma! Só tenho a expectativa que quando chegar,não tenha necessidade de lançar atualizações diárias para resolver os problemas que os utilizadores vão reportando…como acontece com a Apple! Porque do Android nem vale a pena falar…na maioria das marcas e modelos se quiseres um SO atualizado tens de comprar um novo “aparelho”!! Sem qualquer garantia que venha a ser atualizado…

      1. Avatar de José
        José

        Bela resposta!

    2. Avatar de censo
      censo

      Nunca foi anunciado. Logo quem mente?

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Faz-me confusão está polemica toda com o WP 10 ,já o tenho instalado no meu lumia 640 há 4 meses ,e sem problemas nenhuns.Sei que existe alguns bugs em alguns aparelhos ,mas foram sendo corrigidos .
      Até parece que o ios ou o android não têm bugs nenhuns,ainda mais com versões oficiais .
      90% ou mais dos androids não têm uma actualização na vida útil dos telemovel ,o WP tem actualizações quase todas as semanas ,e nem assim largam o osso ,FDS que é de Coruche.

  15. Avatar de Marcos
    Marcos

    Não consegue guardar um pdf?!? Acho que o problema não é do telefone…
    A compressão é uma funcionalidade para poupar dados que pode ser descativada. Fluidez num Android de 200€? Durante quanto tempo?

  16. Avatar de Antonio F
    Antonio F

    Mais uma estratégia para forçar o W10, desta vez nos smartphones…
    Tanta insistência para quê??
    Qual é o problema de usar os SO anteriores? Não pode ser apenas para abandonar o suporte a SO que já estão estáveis…
    Quem souber que responda!

    1. Avatar de censo
      censo

      Chama-se ” evolução”.

      1. Avatar de Antonio F
        Antonio F

        Aqui a palavra-chave é “forçar”…
        A evolução é natural, ou ainda andaríamos todos no W3.1…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Com a qualidade apresentada pelo W10M(Sim, ja saiu para oficialmente para 4 aparalhos) face ao 8.1, chama-se regressao.

          1. Avatar de censo
            censo

            Não não saiu. As versões do W10M existentes, são as do programa insider. E não são quatro aparelhos, são sete.

  17. Avatar de rudua
    rudua

    Antes de falar devias ao menos te informar.
    Instagram está a ser desenvolvido como universal app.
    Apps de qualidade? Lol
    Tenho Google maps e hangouts.
    Updates e fluidez? Lol
    Onde queres que eu guarde o pdf? No one drive ou no dispositivo?
    Comentários pobres sem nenhum anexo podiam ser evitados.

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      È obvio que a senhora não sabe do que fala. Provavelmente nunca teve um Lumia na mão. Pena o Pplware ter removido os comentários dela, não estava a ofender ninguém senão a ela própria.

  18. Avatar de Marcos
    Marcos

    Uso o waze, a vantagem do HERE para mim era somente os mapas offline. Se o windows maps tiver essa funcionalidade não estou a ver o problema.

    1. Avatar de Rudua
      Rudua

      Mas a questão é mesmo essa! A app Maps continua a usar os mapas HERE offline.
      A Microsoft já anunciou que vai lançar actualizações para a app Maps melhorando-a.
      http://www.windowscentral.com/maps-windows-10-mobile-soon-get-improved-drive-mode-insider-builds

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Os mapas são os mesmos e funcionam offline.

  19. Avatar de Mark
    Mark

    Estas apps não vão fazer falta nenhuma porque a app maps do W10M é bastante completa.
    Desde que tenho o W10M nunca mais utilizei o here maps ou o here drive.

    Segundo as notícias consegue-se ver um padrão : estão a cortar suporte ao wp 8.1 para forçar as pessoas a actualizar para o w10m mal esteja disponível

  20. Avatar de Andre Gomes
    Andre Gomes

    A app Mapas no Windows Phone 10 está muito completa, muito próxima da Here Maps, claro que se nota a sua origem, mas se continuar o Mapas 10 bom, seja! Deixa saudades o Here Drive e Here Maps que sempre usei

    1. Avatar de rudua
      rudua

      A unica que não sei se vai ser implementada no maps será o city lens. De resto já não uso algum tempo. Recomendo o maps+ que funciona com os mapas da Google. Sygic já está disponível como universal app mas ainda em fase beta.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Ultimamente já usava mais os Mapas que os HERE por causa da sincronização com o PC e com a integração com a COrtana

    1. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Muito bom! Já deu para rir!!! É só profetas! Só eles e os senhores (e senhoras!) da meteorologia!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A profetizar desde 2012? eheh.
        Ja parece Linux..todos os anos sao anos de linux vingar.

  21. Avatar de Abílio
    Abílio

    “Here vai-se manter dentro do Windows 10 Mobile, mas na aplicação de Mapas da Microsoft.”
    O consórcio alemão que adquiriu o Here é a BMW+AUDI+DAIMLER, o vai dar cartas.

  22. Avatar de Tony
    Tony

    A razão é a seguinte: Basicamente para W10M a Microsoft dá continuação ao trabalho da Here. No iOS e Android, ainda faz sentido serem a Here a manter as apps. A minha opinião: se faz sentido no iOS e Android, é porque as apps próprias não conseguem eliminar a concorrência da Here.

  23. Avatar de Tony
    Tony

    e para quem não leu bem a noticia ofical da Here: “Only the HERE App is going away, the data, features, and functionality are not as it is built into all Windows 10 devices/PCs”

  24. Avatar de Luis
    Luis

    So uma pergunta, o here drive vai ser substituido? É que n ha nenhuma app da ms que faca o que faz o here drive e se desaparecer mudo para iphone ou android

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O que é que o HERE faz que as outras não façam?
      Tenho o feeling que os HERE desaparecerão das outras plataformas mais tarde ou mais cedo

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Sim, a nova app de Mapas vai receber uma grande actualizacao em breve, já a estão a afinar segundo gente de Microsoft.

  25. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Mas a app Maps tem as indicações de voz como o Here Drive+? É que sem isso não sei como é que é quase tão boa como o Here Drive+.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      Sim, tem indicação por voz

    2. Avatar de LP
      LP

      Pela experiência da minha utilização as grandes diferenças são mesmo o nome da aplicação que muda e a interface gráfica, na minha opinião pessoal pior mas como digo opinião pessoal. Quanto ao resto dá os mesmos resultados que o here.
      Pode-se dizer que esta situação não é caso único no W10 mobile pois já existe uma integração semelhante do skype que é da própria microsoft na aplicação nativa de mensagens.

    3. Avatar de tavares
      tavares

      Claro que tem indicação de voz…e curva a curva!!

    4. Avatar de Mikes
      Mikes

      Os mapas e a voz dos Mapas da MS é a mesma do HERE 🙂
      A única coisa que aida não tem é navegação livre, mas segundo um twitter ontem de alguém da MS, um update grande para os Mapas está a chegar com muitas novidades e inovações.

  26. Avatar de Mota
    Mota

    Epah.. mas qual é o drama do Here?!

    “O Here vai continuar no Windows 10 Mobile, mas dentro da aplicação oficial de Mapas deste sistema. A sua base é o Here e muitas das funcionalidades vão estar presentes.”

    Eu quero acredita que o WP vai evoluir, mas começa a ficar dificil de acreditar neste S.O. , não por isto obviamente, mas pq parece haver uma falta de empenho por parte da MS em manter este S.O. na luta com outros do segmento mobile.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Com o desenrolar da fantochada do regresso da MS ao mobile a evolução que tem-se visto é somente esta: as metas são todas goradas; depois de um “crescimento” na adopção do WP agora vê-se a regressão. Acho que “evoluir” para o WP é uma morte lenta e dolorosa… infelizmente porque concorrência é sempre benvinda, tanto para equilibrar os preços como para fomentar a melhoria e evolução do que existe.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A MS simplesmente perdeu uma grande quota da sua userbase no ultimo semestre. WP8.1 moribundo. W10M bugado. Oferta de telemoveis limitada. Principais devs e apps abandonam a plataforma.
        Muita coisa ter que mudar para inverter o impulso negativo criado pela propria
        MS.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Uma app não faz um sistema, principalmente quando essa app parou no tempo e há alternativas viáveis.
      Falta de empenho?! LOL
      Tu és do que lê artigos destes e vai na onda do mal dizer.

  27. Avatar de Mikes
    Mikes

    Alguns esclarecimentos e até aligeirar a coisa – o drama em volta do WP é sempre grande e há quem esteja sempre em pulgas para ditar a sua morte.

    As apps vão sair mas os mapas da HERE continuarão no sistema uma vez que sempre foram a fonte para os mapas da MS – tal como referido no artigo
    A app Mapas da MS actualmente até está bastante boa e quase ao nível dos HERE. A Mapas até tem a vantagem de ter tudo em uma e não serem precisa 3 apps separadas como acontece nos HERE.
    Além dos HERE, actualmente o Windows Mobile até tem bastantes e boas opções de navegadores.
    Há discussões em foruns, grupos, etc., em que pelos vistos já muita gente usava os Mapas antes deste anuncio da HERE.

    Não é prego nenhum para o caixão e eu até já antevia isto. Os novos donos dos HERE não estão no negócio das apps e até vou mais longe, não me admira que mais tarde ou mais cedo as apps nas outras plataformas acabem também.
    O consórcio comprador interessa-lhe os mapas, a tecnologia e know-how dos HERE, não as apps.

    Tal como referi, há muito boas alternativas na loja.

    Já agora, ainda hoje o Twitter levou um update bastante grande.
    O Windows Mobile está longe de morrer… 🙂

  28. Avatar de Kekes
    Kekes

    Finalmente, era redundante com a aplicação mapas. Os comentários mostra o pouco conhecimento de quem fala, e vê-se que muitos que falam mal do SO nem o usam. O título mais uma vez sensacionalista, e o texto confuso. Desinforma mas que informa, isso junto com os trolls do costume na secção comentarios monta um circo.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      também só mete piada os comentários, não se vem aqui pelas notícias

  29. Avatar de Kendimen
    Kendimen

    Um dos principais motivos para ter entrado no mundo Windows Phone foi mesmo ter as Apps Here, e ontem mesmo criei a conta no serviço! Pontaria 😛

    1. Avatar de Tony
      Tony

      e já agora porquê, de uma vez que existem para Android e iOS?

      1. Avatar de Kendimen
        Kendimen

        As Apps HERE são grátis para Android?
        Mas assim tenho Maps, Here Maps, Here Drive, e o GMaps, até porque como não estou em Portugal, o funcionamento do GMaps não é o mesmo 😛

    2. Avatar de tavares
      tavares

      Tens o Map….precisamente a mesma “coisa”!!

      1. Avatar de Tony
        Tony

        Ainda não é, mas para lá caminha…

      2. Avatar de Tony
        Tony

        No essencial sim, mas não em todas as funcionalidade, mas para lá caminha…

      3. Avatar de Kendimen
        Kendimen

        Não estou em Portugal, o funcionamento do GMaps não é o mesmo 😛

    3. Avatar de Luis
      Luis

      Isto e só uma tempestade num copo de agua. Não é nada de grave, faz parte da evolução do produto.

  30. Avatar de Dunno
    Dunno

    Quando os artigos do W10M começam a chegar aos 100 comentários kek

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Andam a chegar facilmente aos 100.
      Ja se nota uma certa aceitacao por parte de quem tem WM. Ja se tornou tao ridiculo que ja ninguem leva a serio…tudo e possivel. Update anunciado para Dezembro..ainda nem lancado. Entretanto WP8.1 cai no esquecimento em termos de suporte.
      Faz lembrar os bons velhos tempos da transicao WP7->WP 8, MS a marimbar-se para os atuais possuidores e a pensar a longo prazo.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Anunciado por quem?
        WP8.1 não caiu em esquecimento, continuam a surgir updates às apps.

        É bom chegar aos 100! É sinal que há mais gente curiosa, mesmo que seja para dizer mal, já procuram novidades do Windows Mobile!
        P.ex., pessoas como tu que só dizem mal já fazem fila para comentar! Isso é bom 🙂
        A comunidade Windows agradece!

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Eu so comento porque tenho um Lumia de ultima geraçao com W10M. E qualquer pessoa que use diariamente reconhece as limitaçoes.
          Gosto é destes paladinos com palas, devem receber ao post pela MS.

      2. Avatar de censo
        censo

        A repetição de uma mentira tende a transformar-se em verdade, mas vamos lá: o update do 8 para o 10 não foi nunca anunciado pela MS. Ok ?

  31. Avatar de Rui
    Rui

    According to a Microsoft representative responding to a comment on the Lumia Facebook page, Windows 10 Mobile is set to begin its rollout in December. Here’s the relevant snippet:

    “Windows 10 is available on PCs and tablets now, and while Lumia 950 and Lumia 950 XL ship with Windows 10 for phones, broad availability of Windows 10 on other devices, including mobile phones, will begin rolling out in December.”

    Uma pesquisa rápida chegas ao comentário do Lumia @ Facebook.

  32. Avatar de sakura
    sakura

    Se é assim, vão acabar todas pq vão passar para UWP….. acabar?? é mais um update, e o W10 ainda não tem 1 anito…..
    já agora visitem bing maps (US)com o egde.

  33. Avatar de Fabiano Campano
    Fabiano Campano

    Uns dos melhores app que tinha em meu celular, agora só tem o maps que é bem pobre e demora para avisar rsrsrssr, algum app que chegue aos pes do HERE DRIVE?

  34. Avatar de Borges
    Borges

    tenho pena que só se pense em lucro e não na utilização pratica, que estas aplicações nos trazem de bom
    utilizo com frequência a Here + já a alguns anos e são o melhor que já se fez até hoje, não me estou a ver com
    outra aplicação tão boa como esta, isto é uma afronta completa a quem trabalha e a quem não é rico, não posso comprar telefones de cada vez que estes senhores analfabrutos que tem o poder de fazerem o que querem sem serem molestados, a única forma de lutar contas a injustiças é miguem comprar telefones, porque os pobres são lixo só os ricos é que têm o direito á vida,