Edge poderá estar para chegar ao Android e iOS

32 Comentários

Com o lançamento do Windows 10, a Microsoft apresentou um novo browser que prometia oferecer concorrência ao Google Chrome e ao Mozilla Firefox.

Embora tenha apenas sido disponibilizado para os sistemas da Microsoft, estará o Edge próximo de ficar também disponível para o Android e iOS?

Microsoft edge


No mercado dos browser, o domínio dos últimos tempos tem pertencido maioritariamente ao Google Chrome e ao Mozzila Firefox, deixando o problemático Internet Explorer muito distante nos números de utilizadores. Para contrariar esta tendência, a Microsoft apresentou, juntamente com o Windows 10 o Edge, um novo navegador, pensado para ser leve, rápido e seguro de forma a entrar em força neste mercado.

Embora a adopção do Edge não tenha sido tão alta como esperada, têm sido vários os testes que provam que, sendo o melhor ou não, a Microsoft conseguiu finalmente apresentar uma solução à altura da exigência dos consumidores. Se até agora este browser apenas estava disponível para Windows 10 e Windows 10 Mobile, uma informação recente vem levantar a hipótese da Microsoft estar a preparar o lançamento desta solução para os outros sistemas móveis.

Após a insistência prolongada de alguns fãs sobre o lançamento do Edge para Android e iOS, Fahad Al-Riyami, um Account Technology Strategist da Microsoft lançou uma questão no seu Twitter inquirindo os seus seguidores se pretendiam ver o browser nos outros sistemas móveis, deixando a referência de um pedido de 2015 na comunidade Microsoft sobre este assunto. Como seria de esperar, a votação dá uma vitória redonda ao “Sim”.

Na verdade, esta não será uma ideia totalmente descabida. A Microsoft tem-se esforçado para se tornar cada vez mais uma empresa de serviços, estando a apostar no lançamento de aplicações bem construídas e completas para Android e iOS, com o Office a encabeçar a lista dos melhores exemplos. O Edge poderá ser agora a próxima escolha da Microsoft para transportar para os sistemas rivais, tentando assim ganhar mais alguma cota de mercado dentro dos browser no segmento mobile.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de osvander
    osvander

    Uso o OPERA browser e, não troca por navegador nenhum no sistema móvel e tb no PC.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      No sistema móvel também utilizo bastante o Opera…mas no PC nenhum browser supera o Edge!! Na minha opinião claro…mas o navegador é ,certamente, a ferramenta mais personalizável que existe num PC. Uma coisa é certa…Chrome para mim só se os “outros” navegadores pararem no tempo!!

  2. Avatar de David
    David

    Off-topic. Alguém já viu a publicidade do Windows na televisão? Há quantos anos é que a Microsoft não fazia publicidade??!!

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Ainda não vi…para mim na televisão só telejornais e alguns documentários! E não os de canais Portugueses…

        1. Avatar de P
          P

          Isto passa em pt? Parece algo que não vai funcionar, parece um anúncio dirigido ao mercado norte americano.

          1. Avatar de Alucard
            Alucard

            Passa na Sic Notícias, pelo menos.

          2. Avatar de David
            David

            Vi na SIC na TDT

    2. Avatar de enee
      enee

      eu vi, a ultima vez que eu via publicidade da microsoft na televisao foi com o lançamento do windows 8 e do surface, mas acho que era so na tv a cabo.

    3. Avatar de Guiomar
      Guiomar

      Estás a referir a publicidade só na TV portuguesa, certo? É que a Microsoft nunca parou de fazer publicidade, mesmo para TV.

    4. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Nunca deixou de fazer. Não tens andado atento.

    5. Avatar de fla
      fla

      Actualmente não moro em Portugal, mas aqui, no RU, a Microsoft sempre teve publicidade com força.

    6. Avatar de Carlos
  3. Avatar de Alucard
    Alucard

    Para mim, um browser só tem a ganhar em ser multiplataforma, interessante era também a versão de desktop para Mac e Linux (sim que a MS agora diz que ama o Linux, então faz favor…).

    Eu uso o Firefox e aprecio muito o facto de ser multiplaformas.

  4. Avatar de Valter Schulz
    Valter Schulz

    Só acho que o Edge deveria ser mais adaptado para touch quando ativado o modo tablet no Windows 10, até no Windows 8.1 o Internet Explorer tinha uma interface mais adaptada a telas touch.

  5. Avatar de judas iscariotes
    judas iscariotes

    alguém usa o Edge?

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Eu uso…e estou muito satisfeito com ele! Cada vez melhor…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu uso e abuso… Muito melhor que o Cromo.

  6. Avatar de Joaquim Almeida Santos
    Joaquim Almeida Santos

    Os browsers para o utilizador comum fazem tudo o essencial. No entanto se procuram menos gasto de memória, menos gasto de processador e ainda ter rapidez então o Edge é a solução, dado que com o chrome, cada aba é um processo do tamanho de não sei quantos megas. Parece-me exagerado e quase de certeza que irá vier uma correção no futuro para isso

  7. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Se acontecer então largo o firefox…

    1. Avatar de poiou
      poiou

      se aparecer edge no android, ainda o testo , senão fico no firefox

  8. Avatar de Ed
    Ed

    Quem é que quer o edge?
    Uso nativamente no w10m porque não há outro e é uma bosta

    1. Avatar de Gomes
      Gomes

      não há outro ? Oh amigo tens chrome, firefox, opera…o chrome é o melhor mas mais pesado, o opera é um chrome mais leve e focado na duracao da bateria ( o melhor de todos em autonomia), e o firefox e uma bosta mas os geeks do linux gostam de ser main stream

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Chrome no Windows 10 mobile?

        1. Avatar de Gomes
          Gomes

          Sim amigo em qq portatil mobile com windows 10 tens o chrome..quantos windows 10 conheces?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Eu conheço dois…
            O windows 10 e o Windows 10 Mobile.

          2. Avatar de Celso
            Celso

            @Miguel Eu também, mas pronto, talvez estejamos enganados 😉

          3. Avatar de Celso
            Celso

            A Microsoft tem um SO mobile? Pensei que ja tinha acabado

          4. Avatar de Ed
            Ed

            Isso queria eu, o chrome no meu lumia

  9. Avatar de Celso
    Celso

    Se Microsoft lançar o edge para Android, basicamente só lhes vai faltar uma appstore para criarem uma alternativa completa ao Android Google!

    De reste já têm tudo: assistente (Cortana), calendário e e-mail (Outlook), app de notas (OneNote), cloud (OneDrive), Office, Skype para SMS, IM e Videochat, etc

  10. Avatar de Maria Leal
    Maria Leal

    Adoro o Edge! O meu browser preferido a par com o Safari. Estou louquinha pra que chegue ao iOS e ao macOS. É tão triste apenas haver para Windows…