Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Parte II

9 Comentários

Por Hélder Ferreira para o PPLWARE.COM
Após o artigo introdutório, em que apresentei uma visão geral sobre o desenvolvimento para o Windows Phone 7, vamos neste artigo “meter as mãos na obra” e criar uma simples aplicação “Olá Mundo” para este sistema.

Ferramentas de desenvolvimento

Vamos considerar que as ferramentas de desenvolvimento já foram instaladas, caso ainda não o tenham feito, neste link tem todos os downloads necessários para a instalação.

Vamos de uma forma sumária percorrer este processo de instalação:

1 – Após o download, basta executar a aplicação para iniciar o processo de instalação;

2 – Aceitamos os termos de utilização e vamos optar pela instalação típica, o setup efectua o download de tudo o que necessita e efectua a instalação de seguida, este processo pode demorar algum tempo;

3 – Após a instalação basta seleccionar para correr de imediato o Visual Studio 2010 Express for Windows Phone.

4 – Após a instalação do Visual Studio 2010, devemos executar o update às ferramentas de desenvolvimento, segundo ponto apresentado no link indicado em cima. Este update disponibiliza várias correcções ao ambiente de desenvolvimento e adiciona algumas funcionalidades, sendo importante destacar o tão falado copy/paste.
Após a instalação do Windows Phone Developer Tools e seu update o nosso sistema já está preparado para iniciar o desenvolvimento de aplicações.

Vamos então iniciar o Visual Studio 2010.

A versão apresentada na imagem corresponde ao Visual Studio 2010 Professional, que uso diariamente, mas as diferenças quepossam encontrar serão poucas.

Criação de um novo projecto para Windows Phone 7

1 – No menu File, seleccionar New Project, é apresentado o seguinte ecrã;

2 – No lado esquerdo, são apresentados todos os templates de projectos que podemos criar, para este exemplo vamos seleccionar Visual C# e Silverlight for Windows Phone.

Do lado direito são logo apresentados os tipos de projectos para Windows Phone 7.

3 – Existem vários projectos disponíveis, alguns já com os controlos mais conhecidos já integrados na aplicação e outros com exemplos de ligação a dados. Nesta fase vamos seleccionar “Windows Phone Application”, podemos a este projecto adicionar qualquer tipo de controlo mais tarde.

Para terminar este passo, vamos seleccionar o nome da nossa aplicação e indicar a directoria onde queremos guardar o nosso projecto e seleccionamos ok.

4 – Neste momento é apresentado o ecrã de arranque da nossa aplicação, todo o projecto já está criado e pronto a ser compilado, mas antes vamos a algumas explicações.

Por defeito o Visual Studio apresenta 3 painéis (dependendo da versão e das configurações), à esquerda a vista de desenho, ao meio a vista de XAML e à direita a vista da solução. Neste caso, está visível a toolbox para que sejam visíveis os controlos que neste momento se podem incluir da página.

  • Vista de desenho, área onde visualmente podemos arrastar controlos a incluir na nossa página, ao seleccionar os controlos é apresentado no lado direito as propriedades do mesmo;
  • Vista de XAML, é uma linguagem baseada em XML usada para posicionar o layout onde os controlos são apresentados na página;
  • Vista da solução, área onde é apresentado todos os ficheiros que compõe o nosso projecto

5 – Vamos agora adicionar um botão para apresentar uma simples mensagem “Olá Mundo”. Para isso na toolbox no lado direito seleccionamos o controlo Button e depois basta desenhar na vista de desenho a área onde queremos que o botão seja apresentado. Podemos verificar que de imediato, na vista de XAML, é adicionado uma nova entrada com a informação desse mesmo botão. Alteramos a tag Name para “btnMensagem”, e colocamos a tag content para “Olá Mundo!” na entrada do botão que foi adicionada no XAML.

6 – Resta criar o método que este botão vai despoletar e adicionar o código para lançar a mensagem. Na vista da solução existe um item “MainPage.xaml” que corresponde à página onde estamos actualmente a trabalhar, nesse item podemos ver que existe um pequeno bullet. Se clicarmos nesse bullet é apesentado um novo ficheiro “MainPage.xaml.cs”.

Este ficheiro é chamado code-behind, é uma classe parcial da nossa página e é nele que está todo o código. Para criar o evento do clique basta clicar duas vezes sobre o botão, o evento é automaticamente gerado no code-behind, neste evento vamos simplesmente adicionar o código para que a mensagem seja apresentada ao utilizador.

private void btnMensagem_Click(object sender, RoutedEventArgs e)
{
MessageBox.Show("Olá Mundo!!");
}

7 – Vamos então testar a nossa aplicação, para isso basta clicar em F5 ou escolher no menu Debug ->Start Debugging.

O emulador do Windows Phone 7 é automaticamente apresentado e arranca com a nossa aplicação, caso existam erros de compilação o Visual Studio notifica quais e onde se encontram.

Basta clicar no botão que adicionamos e a mensagem é apresentada ao utilizador. Para terminar a aplicação basta fechar o emulador (são apresentadas as opções no quanto superior direito do mesmo).

Como podem ver, é extremamente simples programar para este novo sistema, esta introdução foi apenas para iniciar o nosso projecto e começar a executar a aplicação.

Nos próximos artigos vamos adicionar funcionalidades a esta aplicação, por exemplo, acesso a serviços, acesso a dados, e muitas outras funcionalidades.

Caso tenham ideias sobre funcionalidades que gostariam que fossem apresentadas, não hesitem em enviar as vossas ideias.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Claudiu
    Claudiu

    Muito bom. Não podem fazer uma coisa parecida para o bada?

    1. Avatar de João G.
      João G.

      Para o bada, a linguagem de programação (C++) utilizada já exige cuidados adicionais… A gestão de memória da aplicação tem de ser feita pelo utilizador, por exemplo…

      Se já tens noções de programação, então aconselhava-te a ler o livro Introduction to Bada: A Developer’s Guide -> http://eu.wiley.com/WileyCDA/Section/id-407220.html

      Se não tens noção de programação, então já vai ser um bocado dificil, pois C ou C++ não são as melhores linguagens para se começar a programar assim em 5 minutos…

    2. Avatar de Necro
      Necro

      Para além do que o João G. disse, as ferramentas que a Microsoft coloca à disposição dos programadores são excepcionalmente boas, completas e mto simples de usar.

      Tto que quase qq pessoa pode começar do nada a fazer programas para WP7. Experimenta!

      E passa pelo App Hub que o que não falta é documentação, vídeos e exemplos grátis open source para começares a “brincar”…

  2. Avatar de Rui Natário

    Muito interessante, quase que fiquei com vontade de experimentar mas depois lembrei-me que os meus dias de programador já passaram; agora dedico-me a outras coisas…

    Espero que a comunidade programe umas coisas giras; eu gostava que alguém fizesse uma Calculadora de Subnets, mas gratuita!

    Porque infelizmente continuamos sem acesso a comprar aplicações no Marketplace e as que lá existem custam só meia dúzia de cêntimos mas a verdade é que não sendo gratuitas não as podemos utilizar!

    1. Avatar de carlos
      carlos

      pssst…

      cria uma conta no hotmail e diz que estás nos EUA.

      não que eu saiba, é o que ahhhh… um amigo meu… me disse 😉

      1. Avatar de Rui Natário

        Esse teu “amigo” deve ser mais esperto que eu… Tenho uma conta hotmail dos States há vários anos, já criei mais duas, uma dos EUA e outra UK, dei moradas de lá, fiz tudo direitinho e o sistema deixou.

        O problema é que nunca consigo registar o meu cartão de crédito e já tentei com os 4 que tenho; 3 Visas e um Mastercard.

        Devo ser muito idiota…

        1. Avatar de Necro
          Necro

          Só alguns cartões PT’s é que dão. Penso ter ouvido falar que cartões do BCP ou do BPI davam, mas ñ tenho a certeza…

          Já experimentaste com um MBNet?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Usa um cartão AMEX, tenho comprado umas coisas fixes no MP

  3. Avatar de Filipe Caetano
    Filipe Caetano

    Muito bom!, para quem quer começar a programar para windows mobile 7.
    Esperam-se mais para esta arquitectura.