Desenvolvimento para Windows Phone 7 – Introdução

24 Comentários

Por Helder Ferreira para o PPLWARE.COM
Como Developer por profissão, mais orientado às plataformas de desenvolvimento Microsoft nomeadamente ASP.Net, Silverlight e mais recentemente em Windows Phone 7, tracei o objectivo de dinamizar uma nova secção sobre “desenvolvimento para Windows Phone 7”. Vamos debruçar na configuração do sistema para dar início a esse desenvolvimento e criação de aplicações para o mesmo.

Visão Geral

Muitos consideram o Windows Phone 7 como sendo o sucessor do Windows Mobile 6.5, e mesmo que o seja em termos de ciclo de vida do produto, são fundamentalmente completamente distintos do ponto de vista operativo.

No “velhinho” Windows Mobile tínhamos a vantagem do sistema ser extremamente personalizável mas em muitos casos isso criava instabilidade obrigando-nos muitas vezes ao conhecido “soft reset”.

No extremo oposto temos agora o Windows Phone 7, um sistema WYSIWYG “what you see is what you get”, que por si torna o sistema menos flexível mas ganha em termos de estabilidade e velocidade desde o momento que ligamos o dispositivo e mesmo após várias horas de uso intensivo do mesmo. Esta questão é um ponto de viragem com o passado, o facto de aplicação após aplicação o sistema mantém a velocidade sempre a um nível espantoso.

É claro que muitos podem afirmar que o sistema está limitado a uma resolução, a um interface, a um teclado, e a requisitos de hardware estabelecidos pela empresa de Seattle, mas ao fazer isto a Microsoft acaba por controlar a experiência do utilizador e manter um nível de utilização uniforme e controlado.

As ferramentas de desenvolvimento

Neste ponto a Microsoft investiu bastante na criação de um ambiente integrado para o desenvolvimento de aplicações para o novo sistema, para além de serem ferramentas que a maior parte dos programadores. Net já estarem perfeitamente ambientados.

Existe mesmo um pack, gratuito, que instala todas as ferramentas necessárias para o início do desenvolvimento, “The Windows Phone Developer Tools” inclui o seguinte:

  • Visual Studio 2010 Express for Windows Phone
  • Windows Phone Emulator Resources
  • Silverlight 4 Tools For Visual Studio
  • XNA Game Studio 4.0
  • Microsoft Expression Blend for Windows Phone

Estas ferramentas permitem desde a criação, codificação, testes e até um tratamento do aspecto gráfico da aplicação com o “Expresion Blend”. Estão disponíveis em inglês, francês, Italiano, alemão, e espanhol, infelizmente neste momento ainda não estão disponíveis em português.

Todos os links para o download destas ferramentas encontram-se no final do artigo.

Tecnologia de programação

A plataforma de programação permite a utilização de duas plataformas para o desenvolvimento de aplicações:

  • Silverlight – Ideal para a criação de Rich Internet Applications, ideal para a criação de aplicações mais rapidamente, com controlos disponibilizados pela framework que assegura a integração com o sistema a nível visual.
    Suporta a criação de aplicações em C# ou VB.
  • XNA Framework – mais vocacionada para a criação de jogos para a plataforma gaming da Microsoft.

É de notar que esta nova plataforma não é compatível com a plataforma Windows mobile 6.x, ou seja, quem já tinha desenvolvido aplicações para a versão anterior tem que efectuar a migração.

Este ponto é controverso, pois quem já tinha investido na criação de aplicações para a plataforma móvel Windows, tem agora que disponibilizar mais tempo para as adaptar a estas novas plataformas.

Conclusão

A Microsoft renova assim a sua proposta a nível móvel, introduzindo conceitos completamente novos em comparação com a entrega anterior, mudando até completamente, o rumo seguido até agora.

A utilização de ferramentas de desenvolvimento já muito conhecidas na criação de aplicações para a plataforma Windows faz com que a curva de aprendizagem seja bastante pequena, permitindo o foco na idealização e maturação das aplicações. A utilização nas aplicações dos novos conceitos disponibilizados pelos equipamentos mais recentes, geolocalização por exemplo, é efectuada de uma forma muito mais simplificada relativamente à proposta anterior.

Nos próximos artigos irei aprofundar alguns destes conceitos falados anteriormente, e após uma breve apresentação das ferramentas de desenvolvimento, vamos colocar as “mãos na massa” e começar a desenvolver aplicações para esta nova plataforma.

Não hesitem a enviar sugestões e as vossas opiniões.

Links

Ferramentas de programação: App Hub Tools
Página do portal de desenvolvimento: App Hub

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de digitalanarchy
    digitalanarchy

    apenas tenho uma coisa a dizer, esta rubrica promete 😉

  2. Avatar de Helder Rocha
    Helder Rocha

    Completamente de acordo, isto promete.

    Só peço é uma coisa, que mencionem e bem as melhores formas para a utilização de dados na cloud, nomeadamente utilização de ficheiros XML, utilização e criação de webservices etc etc.

    Penso que é extremamente importante para o nosso mercado.

  3. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Pessoal, Obrigado pela ideia, estou agora a começar na programação para WP7… Tudo começou quando vi uma demonstração numa conferencia à 1 mes atrás… desde daí estou bastante aficionado… O sistema WYSIWYG é muito dinâmico, muito fácil de utilizar e de programar…

    O problema é mesmo no que toca a colocar aplicações no market… pelos vistos apenas as primeiras 5 são gratuitas…

    Mas, fico à espera…

    1. Avatar de Pedro Lamas

      Pior ainda: o desenvolvimento para equipamentos REAIS (que não o emulador) requer a subscrição de conta do Marketplace, e isso custa 99 euros!

      É certo que existe o ChevronWP7 para fazer um bypass a este requisito, mas isso prevê-se que venha a mudar rapidamente com o update do Windows Phone 7 que a Microsoft vai fazer entre este e o próximo mês…

      1. Avatar de Hélder Ferreira

        Viva Pedro,

        Não se esqueçam, 99 euros mais taxas,dá cerca de 110 euros.

    2. Avatar de Necro
      Necro

      As primeiras 5 por ano. Em cada ano podes colocar 5 apps gratuitas. Isto é uma maneira de não entupir o market com 50 mil apps de peidos 😀

  4. Avatar de JAP
    JAP

    Boa-tarde,
    Gostei deste post e certamente irei gostar de post’s futuros relativamente a esta plataforma e ao modo, fácil, como se pode desenvolver aplicações.
    Só tenho mesmo que fazer um reparo.
    Há um ano atrás já estava disponível o SDK do WP7 e a versão express do VS2010 para WP7. Sendo que a versão de Abril trouxe novas novidades =) O único defeito desta plataforma é mesmo o método de publicação no marketplace que se assemelha muito aos métodos da apple.
    Mas quando é que temos tutorias do pplware sobre wp7?

  5. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Só uma questão, dá para distribuir uma aplicação para wp7 sem ser no Marketplace, como no android em que bastava distribuir o .apk, ou funciona como o sistema apple em que para isso é preciso jailbreak?
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Lamas

      Lamentavelmente e pelo menos para já, é o modelo da Apple que vigora no Marketplace do Windows Phone 7!

    2. Avatar de RaCcOn

      Sim dessa forma a Microsoft assegura a qualidade das aplicações bem como também a sua estabilidade e experiência do utilizador.

      Muito boa medida que tomaram.

  6. Avatar de Berto
    Berto

    Fixe era fazeres uma aplicação que desse para as 3 plataformas: WP7, Xbox 360 e Web (Silverlight)

    Eu vi um video há uns meses atrás que era assim, tinhas toda a camada de negócio/dados separada, pelo que só tinhas de fazer os diferentes viewers consoante o device.

    Talvez seja uma sugestão “over the top” para o que aqui estamos a falar, mas fica na mesma para um dia fazeres um tutorial mais complexo 😉

    Keep up the good work!

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva,

      É uma optima ideia, de qualquer forma vamos começar pelo mais básico e tentar rápidamente conseguir ter uma aplicação totalmente funcional.
      Para a Xbox 360 é um pouco mais complexo visto ser uma linguagem de mais baixo nível, de qualquer forma podemos adicionar aqui alguns exemplos.
      Venham de lá mais ideias.

    2. Avatar de Diogo Ramalho

      Viva,

      Eu já vi o processo de conversão para outras plataformas e não podia ser mais facil.

      Imagina que crias o teu jogo para WP7 em XNA. Depois do jogo estar concluido só tens de clicar no projecto e existe uma opção para converter o projecto. (não me lembro exactamente do nome)

      E pronto ele cria um novo projecto associado pronto a correr noutra plataforma 😉

      1. Avatar de Ricardo Correia
        Ricardo Correia

        Essa tecnologia já existe (Falo no QT mas não sou nenhum fanboy)mas acho muito bom a microsoft a ter implementado também.
        No Qt podes fazer uma aplicação imaginemos para windows e depois também com um clique compilar para linux,para symbian etc etc.

    3. Avatar de Necro
      Necro

      Jogos em XNA podem ser feitos para WP7 e para Xbox, apesar de cá em Portugal não termos acesso ao Indie Marketplace. Este Indie Marketplace disponível por ex. nos States é onde arranjas óptimos jogos a 1€ (sim, 1€) feitos em XNA por programadores independentes…

      A Microsoft está a tentar integrar tudo: ou seja enquanto que por agora só se podem jogar jogos no WP7, no PC e Xbox à vez, no futuro vai ser possível multiplayer em tempo real e podes estar a jogar o jogo no WP7, chegas a casa e continuas na Xbox ou no PC…

  7. Avatar de RaCcOn

    A plataforma parece ser muito boa, já a algum tempo que fiz o pagamento para poder colocar aplicações no marketplace da Microsoft e ainda não fiz o upload de nenhuma…
    GRR lol

  8. Avatar de Dr. Orly
    Dr. Orly

    Porreiro! Estou ansioso pelos próximos posts! Também desenvolvo para WP7.

  9. Avatar de Berto
    Berto

    Com xna baixo nível? O que eu vi era tudo em c#, uma solution, 4 projectos. Eu vou ver se ainda encontro o video para confirmar 😉

    Mas sim, era uma ideia para depois. Ou melhor ainda, pq já não começar agora o projecto assim? Criar todo o modelo e business logic à parte, neste caso para wp7, e depois era só ir adicionando os outros projects… assim aprendiamos tecnologias novas e para alguns (eu incluido) novos design patterns 😉

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Viva,

      Comentei que era “de mais baixo nível”, isto é, para um utilizador comum a curva de aprendizagem pode ser um pouco mais complexa.
      De qualquer forma acho a tua ideia de “design patterns” muito interessante, algo como introdução ao MVVM (Model View ViewModel) seria algo proveitoso, fica desde já a ideia de um artigo sobre esta questão.

      Optimo feedback, ideias como esta são muito bem recebidas.

  10. Avatar de CAP

    E-book gratuito com mais de mil páginas e alguns códigos criado pelo charles Petzold.

    “Introduction

    This book is a gift from the Windows Phone 7 team at Microsoft to the programming community, and I am proud to have been a part of it. Within the pages that follow, I show you the basics of writing applications for Windows Phone 7 using the C# programming language with the Silverlight and XNA 2D frameworks.

    … ”

    http://hotfile.com/dl/99392979/b8520eb/Programming_Windows_7_Phone_Charles_Petzold_.rar.html

  11. Avatar de Henrique Graça

    Viva,

    Excelente iniciativa Helder.
    Fico a aguardar pelos tutoriais.

    Cumprimentos.

  12. Avatar de Ricardo Correia
    Ricardo Correia

    Boas a todos.

    Muito Bom Bravo 😀 😀 😀

    Estarei aqui para aprender 😀

    Já agora poderiam falar também um pouco acerca do Nokia QT que tambem parece ser uma framework que promete 😀

  13. Avatar de Helder Rocha
    Helder Rocha

    Para quando o próximo capitulo do WP7?

    Cptos