Mais uma grande aplicação vai abandonar o Windows Mobile

41 Comentários

Uma das maiores falhas apontada ao Windows Mobile é a falta de aplicações e a incapacidade da Microsoft em convencer os programadores a produzirem-nas para a sua plataforma.

Depois de várias saídas de peso, chega agora mais uma, com uma particularidade estranha. O Linkedin vai agora abandonar também o Windows Mobile e dedicar-se a outras plataformas.

Windows Mobile

São já muitas as aplicações de peso que abandonaram o Windows Mobile. Estas decisões das empresas ou dos programadores acabam por piorar uma situação nada agradável e quem tem piorado de adoção do cenário do Windows Mobile em todo o mundo.

O Linkedin é a mais recente desistência neste sistema operativo, preparando-se para abandonar o Windows Mobile já no fim do mês de agosto, dando poucos dias aos utilizadores para se adaptarem.

Esta decisão foi comunicada aos utilizadores através de uma simples mensagem de correio eletrónico e dá conta também do cenário futuro do Linkedin, que se vai dedicar agora a criar uma app para Windows 10.

O fim do Linkedin no Windows Mobile?

O email enviado apresenta uma solução que pode ser usada e que manterá o Linkedin a funcionar no Windows Phone ou no Windows 10 Mobile. A partir de agora o que deverá ser usado para aceder nestes sistemas é o browser e através da versão mobile do site do Linkedin.

Esta não é a primeira vez que o Linkedin decide abandonar o Windows Mobile. Já no início do ano o Linkedin tinha anunciado esta situação, tendo, no entanto, decidido posteriormente não a concretizar. Desta vez a decisão parece irreversível e o Linkedin vai mesmo abandoar esta plataforma.

A decisão do Linkedin é estranha, uma vez que esta agora é uma empresa do universo Microsoft e a marca quer renovar e reforçar o seu sistema operativo móvel e para isso conta ter um mercado forte de aplicações.

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gato Maltês
    Gato Maltês

    O Linkedin pertence à Microsoft. Isso diz tudo.
    R.i.P. Windows Mobile.

    1. Avatar de Paulo Tavares
      Paulo Tavares

      Isso. Estava a pensar o mesmo. O que estou a dizer aos clientes se tenho um restaurante e vou almoçar ao restaurante do lado?

      1. Avatar de André Sígolo
        André Sígolo

        Ótima analogia!!!

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      RIP para os que têm a mente e a pesta a aberta. Os pseudo-fas cá estão sempre a defender mesmo que seja uma aplicação da própria Microsoft

      Há sempre desculpas. Nao tarda ja ai a parecem, com mil um argumentos que não interessam a ninguém

      1. Avatar de José
        José

        Está com medo do quê? Eu continuo super satisfeito com o Windows, e não tenho nenhum problema em assumir? Você que o quê, que todos gostem do mesmo? Essa é boa! Você até se antecipa com franco medo de que apareça alguém a defender a Microsoft! Caramba, está mesmo assustado! Ao ponto de tentar inibir logo à partida qualquer veleidade de elogio à marca! Olhe comigo engana-se, estou bastante feliz com as opções, tenho lamento não estar nada preocupado para lhe fazer o jeito!

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Assustado com algo que nem chega aos 10% de quota no mercado? Ora essa amigo! Invente desculpas melhores, ou já se acabaram de tantas aplicações e noticias que saem e ditam a tragédia acerca do Windows Mobile?

          Realmente estou com medo de algo que está a ser abandonado por muitas empresas e aplicações semana a semana, mês a mês um sistema que está quase morto, nem a própria Microsoft se pronuncia acerca do futuro do Windows Mobile nem o que vai acontecer.

          Realmente estou tão assustado de um sistema que cada vez perde quota, e dessa quota nem 10% chega, mete mesmo medo não mete? Mete mais o iOS que o WP.

          https://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=8&qpcustomd=1

          Que medo! E porquê essa raiva toda? Até a própria Microsoft está a abandonar o seu próprio Sistema, quando deveria ser a última a fazer-lo digo eu, se está tudo bem e se o WM não está a morrer… (estranho!)

          1. Avatar de Luis Santos
            Luis Santos

            Engraçado que um sistema que deve ter uma quota de 2 ou 3 % faça comichão a tanta gente,e cada vez que uma app sai da loja ,vêm logo os profetas da desgraça a dizer que o sistema morreu .Os cangalheiros têm ganho dinheiro com os funerais do WM que é uma coisa parva ,E está muito enganado quanto a MS estar a abandonar o sistema .Deve estar a confundir com o fim do suporte ao WP8.1 que acabou no dia 11 deste mês.
            Fiquem lá com os vossos androids e IOS ,e deixem lá os burros que ainda usam o WM

          2. Avatar de Victor F.
            Victor F.

            Eu sinceramente não percebo porque é que pessoas como tu que dizem não gostar do sistema, e que Android ou iOS é que é e no entanto estão sempre a destilar ódio.

            Sim o Windows Mobile está a morrer aos poucos, arrisco-me até a dizer que foi mal-nascido porque desde o inicio as apps nunca foram o mote da Microsoft. Quem não está satisfeito com o telemóvel só pode culpar-se a si próprio, pois hoje em dia a informação anda por aí e só não tem conhecimento do produto quem não quer.

            Na altura em que comprei o meu Lumia precisava de um telemóvel rápido, que pudesse consultar o e-mail, navegar na web e media (fotografias, vídeo). Nunca me deixou ficar mal, nunca encravou, nunca tive de fazer hard-resets senão por culpa própria.
            Hoje admito que já não me serve, tenho uma presença mais activa nas redes sociais e o Lumia não me permite acompanhar o que o Android ou iOS tem para oferecer.

            Será que este raciocínio é tão complexo? Ainda para mais quando o mercado está saturado de Androids, não deveriam aplaudir a Microsoft, ou qualquer outra empresa que seja. a lançar o seu SO? Será que preferem daqui a uns anos pagar mais de 500€ por um telemóvel decente só porque não há mais oferta?

            Tenham juízo…

            ( Tive um Sony de 100€ que ao fim de uns meses, depois de me tentarem ligar e desligar, este continuava a tocar por mais 5 minutos, para enviar uma mensagem tinha que esperar 5 ou mais minutos.
            Comprei outro Android e desta vez da Samsung, 115€… 1/2 vezes por semana perdia a rede, tinha que desligar e voltar a ligar, passados uns tempos começou a encravar por tudo e por nada e tinha que andar sempre a “descarregar” a ram.
            Comprei o Lumia por 130€ e até hoje nunca me falhou.
            O que é que se conclui, androids bons são um balúrdio, qualquer coisa a menos de 200€ e passados uns meses são uns autênticos pisa-papéis «falando apenas do mercado comum ou seja, não estou a contar com wikos e xiaomis desta vida»)

    3. Avatar de José
      José

      O Windows mobile foi descontinuado pela Microsoft! Já não tem actualizações.

      1. Avatar de jabfg
        jabfg

        Por acaso teve uma à dois dias.
        Mas não deixo de achar mal esta situação, principalmente por ser da Microsoft.

      2. Avatar de Tiago E.
        Tiago E.

        Continuas sem perceber que o windows phone foi descontinuado mas que existe o windows 10 mobile?

        1. Avatar de joni
          joni

          +1
          – PPlware, para quando o botão gosto?
          – Nao percebi, é um erro do pplware e vai abandonar é o windows phone, ou é mesmo verdade?
          – Se for verdade, apesar de o w10m não ter quota, na minha opinião a microsoft passa uma má imagem e se não tiverem cuidado, essa imagem pode-se alastrar a outros produtos, que pessoais ou profissionais

  2. Avatar de Carlos V
    Carlos V

    O que aqui diz é para aceder via browser, que é o que eu já fazia. Esta é uma app que só faz sentido usar ligada à web. Para isso não é preciso app. Chama-se gerir bem com os recursos disponiveis e direciona-los para o valor acrescentado eliminando desperdicio. Lean thinking.

    1. Avatar de Vítor M.

      Eu diria que a Microsoft está a desperdiçar um serviço que é um diamante em bruto, uma rede social que se não é a melhor, é certamente das melhores que temos e nas mãos da MS… desconfio que em breve “foi-se”. E é pena. Agora imaginem aquilo com vários recursos Microsoft unidos como uns toques Skype, uns toques Office, uns toques Windows…. é pensar 😉

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        o LinkedIn tem melhorado bastante deste a aquisição da MS, não só a quantidade de users aumentou como o volume de faturação aumentou. o LinkedIn irá ser uma UWP confirmado já pela MS ou seja mais cedo ou mais tarde estar a presente em todas as plataformas.

        1. Avatar de Vítor M.

          Espero mesmo que sim, para mim é a melhor rede social. Que aproveitem o diamante que têm nas mãos.

      2. Avatar de Carlos V
        Carlos V

        Concordo.
        Mas faz sentido estar sempre a usala ligada à internet. Por outro meu desejo é como o seu. Espeo que a MS nao a deixa cair e a deixe ser utilizada em qq platafoma. porque a MS vende software, o negoco dela nao é informaçao d utilizadorws nem venda de equipamebtos.

        1. Avatar de Carlos V
          Carlos V

          So erros a escrever nos transportes publicos. Sorry. Mas as minhas opinioes eatao ai plasmadas

      3. Avatar de P
        P

        O objectivo da compra do Linkedin não era tanto tomar conta da rede social, mas sim usar para outras coisas.

    2. Avatar de PL
      PL

      Grande parte das aplicações que se usa nos telefones são net-dependes, o motivo de instalares as app é para não teres de carregar todas as imagens e frames e layouts e fontes e todo o resto que o browser descarrega dando assim uma melhor experiência ao usuário, com mais rapidez e fluidez.
      Por outro lado, como a aplicação conecta com o webservice só descarga alguns kb de informação colocando menos stress o servidor.
      Enfim o tal pensamento Lean.

      1. Avatar de Carlos V
        Carlos V

        Vais ao encontro do que eu digo. No futuro as apps ja eram. Velocidades maiores de comunicaçoes permitem explorar ao maximo as potencialidades das aplicaçoes similar a uma cloud de aplicaçoes e que podem ser cedidas por qualquer telele, pc etc… Claro que isto retira controlo a quem tem o modelo de negocio de dar minhocas aos utilizadores para percar as suas informacoes e ganhar dinheiro com isso.

        1. Avatar de PL
          PL

          Segues sem perceber porque se usa aplicativos em vez de browser, hoje tens velocidades standard de 300MB o que para descarregar uma página de web de 3 megas levaria menos de um segundo.
          O problema está nos serviços que a página acede, dai usar aplicativos que retirar o stress dos servidores

          1. Avatar de Carlos V
            Carlos V

            Percebo muito bem. Daqui a uns anos temos esta mesma conversa. Combinado?

          2. Avatar de PL
            PL

            Carlos, ando a ouvir essa conversa a muitos anos, o que não entendes é que por muitos recursos que coloques os programadores vão explorar ao max não deixando espaço para esses recursos desnecessários.

            Porque motivo vamos estar a comprar e evoluir em equipamentos móveis se depois basta o chrome e safari??? … sim deixei de fora o explorer (foi só para picar)
            Vais sempre recorrer e tirar partido dos recursos do cliente para que o servidor possa usar esses recursos em outras tecnologias, sem falar que a largura de banda do servidor tem de ser partilhada por milhões de clientes, o bottleneck está na banda do servidor não nos teus 300 ou 500MB

  3. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Não faz mal, no final do ano vão sair os produtos baseados em W10 x86 a correr num SD835 e a Microsoft o que quer é que está versão se propague e a versão W10 ARM = Mobile morra. Em breve será um único W10 x86 a correr em ambiente desktop, laptop e Mobile.

    1. Avatar de José
      José

      Nem mais, mas os anti são lestos em criticar! Há duas notícias sobre o fim de aplicações ou programas no Windows! Mas não sabem ou não querem saber das alternativas à porta, muito menos que falam em W.Mobile, ou seja do sistema que deixou de ter assistência por parte da Microsoft! O futuro está no Windows 10 todos o sabem, eu até já sabia desta notícia pelo Central Windows, e lá tiveram o cuidado em dizer o que refer, mas nunca vemos isso por cá, ou é raro!

    2. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Mas o estranho é muito “informático” por aí ainda não ter percebido isso.

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Para o ano é que é…

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Pois, para o ano é que é dizia a Microsoft em 2016… E no entanto cá estamos nós, lúcidos mas sempre prontos a batalhar para evitar com que a verdadeira realidade seja e passe a ser verdade «A morte do WM»

        https://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=8&qpcustomd=1

        Mas é isso, mesmo amigo José. Lute, batalhe! Vai ver que vai impedir.

  4. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    o ultimo a sair que feche a porta

    1. Avatar de José
      José

      Bem pode esperar.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        A porta, já ta fechada… Só os “iluminados” pela fé é que ainda esperam.

  5. Avatar de PM
    PM

    A app que estava em uso, era apenas um link para a internet, logo, vai ficar tudo como estava.

    1. Avatar de PM
      PM

      Penso que o termo correto é wrap.

  6. Avatar de Justiceiro
    Justiceiro

    Desactivei a minha conta no LinkedIn no dia que fizeram a actualização do serviço e mudaram o Português de PT-PT para PT-BR, que é uma coisa que abomino, a língua base deve ser a nossa, isso de a variante deles ter mais utilizadores é nojo puro e uma desculpa dada por crianças amadoras.
    Quanto ao descontinuar a App para esse SO, por mim é na boa, tudo o que é acessível via browser no pc, eu uso (e recuso-me) a não usar via browser no telemóvel. Isso das Apps é só mesmo para situações em que não existe alternativa na internet (via browser).
    Mas se for como o WhatsApp, que já adiou 3x o término do suporte para BlackBerry, ainda dura mais uns anos antes de realmente acabar.

    1. Avatar de Carlos V
      Carlos V

      Mas se for preciso usas o sistema em… Ingles.
      Para que dizer mais alguma coisa?

  7. Avatar de Rodrigo Costa
    Rodrigo Costa

    No browser funciona bem mas perde/inviabiliza uma coisa muito importante: Sincronização e integração entre aplicações. Alertas só por email, live tiles sao para esquecer. Mais uma facada nas costas dos utilizadores wm10 que acreditaram que era desta vez. Eu uso o L950 e gosto muito do sistema mas quando trocar de telefone nao creio que me vou manter na plataforma microsoft, mesmo se vierem a existir novos terminais ou nova solução mobile. Estou farto de ser ‘mal tratado’ como cliente. Podes ate gostar muito da comida de um restaurante mas se não és bem atendido nunca mais pões lá os pés. E o que vai acontecer com a Microsoft Mobile.

  8. Avatar de João silva
    João silva

    Mais uma não notícia!!! A Microsoft já acabou com o windows phone. Não é normal que deixem de existir apps para um sistema descontinuado?
    Sempre que descontinuarem uma app para Windows phone vai ser notícia aqui?

    1. Avatar de Vítor M.

      Se tivesses Windows Phone, não gostavas de saber? É que das várias, algumas não foi só para o Windows Phone, deixaram também para o Windows 10 Mobile, outras até nem as criaram e poderá haver uma alternativa via browser ou via uma App de um concorrente. Por isso, faz sentido informar para quem foi visado.

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Para não haver confusões – telemóveis a correr uma plataforma da Microsoft estão a morrer, é uma coisa de meses, provavelmente não chega a um ano. Se ainda existem alguns apoiantes em pouco tempo vão ter apenas um browser… provavelmente desactualizado.

  10. Avatar de Ryuzaki
    Ryuzaki

    Microsoft acaba de desenvolver a aplicação do LinkedIn para Windows 10 (UWP)