WhatsApp volta a insistir na privacidade e publica diretamente na app dos utilizadores

35 Comentários

A situação complicada em que o WhatsApp e o Facebook estão metidos não deve ser simples de resolver. A mudança das regras de utilização parecem abrir a porta à troca de dados entre as empresas e esta situação não agrada aos utilizadores.

Com a debandada a ocorrer, o serviço de mensagens do Facebook tem-se desdobrado em justificações e em explicações. A mais recente opção passa por publicar diretamente Estados na app dos utilizadores. Curiosamente, esta não parece ser uma medida de privacidade.

WhatsApp Facebook privacidade segurança dados

WhatsApp continua focado na privacidade

O que parecia uma simples mudança das regras de utilização do WhatsApp tem-se tornado num pesadelo. Esta alteração despertou o interesse dos utilizadores, que se recusam a ver os seus dados partilhados com o Facebook. Esta é uma situação que tem levado ao abandono deste serviço.

Claro que o WhatsApp se apressou a partilhar informação para contrariar esta ideia. Para isso encontrou vários canais para disseminar informação onde reforça a privacidade e a segurança. De forma alguma conseguem ler as conversas e nem partilham contactos com o Facebook.

WhatsApp já está com medo? Empresa diz que serviço é seguro…

Insiste na segurança e na proteção de dados

Aparentemente esta partilha está a tomar novas proporções e a escolher novos canais. Do que vários utilizadores relatam, agora foi vista informação presente no estado dos utilizadores, mais uma vez a difundir a informação do serviço do Facebook.

Nestas mensagens, como se pode ver abaixo, o WhatsApp continua com o mesmo discurso. Reforça que não viola a privacidade dos utilizadores e que não consegue ler as mensagens e a localização dos utilizadores. Também reforça que não partilha contactos com o Facebook.

Forma estranha de respeitar a privacidade

O mais caricato desta situação é que este estado surge aos utilizadores sem terem esse contacto associado. Esta é novamente uma forma abusiva de dar dados aos utilizadores sem que estes tenham pedido. Surge do lado do servidor e certamente será a forma de apresentar publicidade no futuro.

O movimento de abandono do WhatsApp parece não ter retorno. Cada vez mais utilizadores abraçam outras propostas e a sair da proposta do Facebook. A mudança de regras foi colocada em pausa, mas dificilmente irá mudar algo no futuro.

WhatsApp recuou e acabou por adiar a entrada em vigor das suas novas regras

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cada tiro
    Cada tiro

    Não é só a quebra de privacidade, é a publicidade que diziam que o whatsapp iria ter e que está comprovado neste artigo, viria através dos servidores da Empresa. É caso para dizer, Uff! Do que eu me livrei.

    1. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Para mim a principal questão desta situação não é a quebra de privacidade e/ou publicidade é a obrigatoriedade da partilha de informação com o Facebook, a importância/necessidade tão grande que quem não aceitasse não podia continuar a utilizar o serviço e agora vêm mostrar vezes sem conta o que o whatsapp consegue ou não ver ou ter acesso…

      Se era imperativo aceitar a partilha com o Facebook, não é no mínimo ridículo apresentar este tipo de desculpa? Se “não têm acesso a quase nada” qual era o objectivo da partilha de “quase nenhuma informação”??

      Isto é que é preocupante, o que eles não abordam nestas “desculpas” e tentativa de “limpar a imagem”, a questão é então, o que é tão importante a ser partinhado com o Facebook?

  2. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Nao esquecer que devido ás leis de privacidade, estas mudancas nao se aplicam aos utilizadores da Uniao Europeia e Reino Unido.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Já li essa informação em muitos locais mas…se essas alterações não se aplicam na União Europeia porque razão os utilizadores Europeus recebem essa notificação e a “ameaça” de ficarem sem o serviço ativo caso não aceitem?! Algo (ou alguém) está errado e/ou mal informado…

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        E os utilizadores Europeus realmente receberam essa notificação? É whatsapp já veio a publico dizer que nao afecta os utilizadores Europeus, e a pagina deles possui uma pulitica de privacidade diferente para os utilizadores europeus.

        https://www.whatsapp.com/legal/updates/privacy-policy/?lang=en

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Eu recebi esse aviso.
          Mas querem ver que não sou Europeu e não estou em Portugal?
          Já fomos expulsos da Europa e fomos para o Club Magreb e ninguém me disse nada?
          Se calhar…
          Já não sei a quantas ando…

        2. Avatar de Vitor
          Vitor

          Eu sou Europeu e moro na Europa…recebi essa notificação não uma…não duas…mas sim tês vezes! A última delas na passada quinta feira…por isso me interrogo quem está a falhar!

        3. Avatar de Vitor
          Vitor

          Esse link que publicou não diz em qualquer local que a “nova politica” do WhatsApp não se aplica na Europa! Apenas explica que a politica de privacidade na Europa é diferente,por exemplo,da dos USA! E no fim “avisa”…”Podemos alterar ou atualizar nossa Política de Privacidade. Nós iremos fornecer aviso de alterações a esta Política de Privacidade, conforme apropriado, e atualizaremos a data “Última modificação” no topo desta Política de Privacidade.”!

        4. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Eu nao recebi nenhuma notificacao.
          As noticias que li dizem que nao se aplica á Europa.

          https://www.bbc.co.uk/news/technology-55573149

        5. Avatar de António Alberto Sampaio Barandas
          António Alberto Sampaio Barandas

          Eu já e por 3 vezes que vou adiando até não se puder mais adiar e aí… fui.

  3. Avatar de João
    João

    O grande problema aqui é as pessoas preocuparem-se com a privacidade a níveis ridículos. Para quem usa o WhatsApp simplesmente para conversas com outras pessoas, sem usar nada relacionado com a APP direcionada para negócios não vejo o porquê de se preocuparem tanto. E sejamos sinceros, as pessoas que realmente estão preocupadas já deixaram o WhatsApp faz muito tempo, isto se sequer alguma vez pensaram em usar a plataforma. Já lá vão 6 anos que a WhatsApp foi comprada pela Facebook.

    1. Avatar de LOLOL
      LOLOL

      Sim, mas com o evoluir das coisas, há decisões a ser tomadas. Lentamente as coisas vao mudando, e claramente agora estão piores que há 1 ano. Eu deixei o whatsapp a semana passada com um o sentimento de: “Não sei, não percebo mas estou farto das taticas manhosas do facebook”. Esta é a razão para lagar todas as plataformas facebook.

  4. Avatar de informado
    informado

    Não uso whatsapp . Uso o Telegram

  5. Avatar de BMad
    BMad

    Não existem almoços grátis! Se querem utilizar uma ferramenta sem custo, estão sujeitos às suas condições. O certo é que ninguém lê na totalidade o EULA or or Terms and Conditions das aplicações.
    Mais tarde ou mais cedo as outras plataformas vão-se tornar apetecíveis aos gigantes da área e vão pelo mesmo caminho. Não estão à espera de um Facebook investir 16B$ para não ter retorno…
    É simples negócio: se invisto, é porque espero retorno de alguma forma, seja publicidade ou dados.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      O pessoal andou anos (e continua) com TV e rádio praticamente à borla graças aos anúncios. Não sei porque pensam que com a net ia ser diferente.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu tenho um problema maior no meu telemóvel, a MEO e o seu MOCHE.
    Volta e meia mandam publicidade, sem possibilidade de rejeitar e ainda por cima escrevem super errado, com frases do estilo.
    C’mon bora lá ver o PutzGrilla a tocar as suas músicas do sec 21.
    Não percas a oportunidade de comprares o casaco Moche e serás o bad boy da cena.
    Tens fome, não tens? Então pede lá uma Pizza Hut por 12€

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Cartão fora, problema resolvido. Next…

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Eu aguento-me com este porque o preço é o melhor que encontro, cerca de 8€ por mês, um Moche bem antigo (não preciso de muita net)
        No entanto, acho muito mal assumirem que todos os jovens falam assim, incorrecto.
        Não lhes custava escrever em Portugês…
        Mas o fundo da questão é que volta e meia os clientes são bombardeados por publicidade e sem possibilidade de opt out.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Qual o público alvo do serviço que referes?
      Podes ter aí a tua resposta à forma de comunicação deles.

  7. Avatar de Xaikkul
    Xaikkul

    A malta deve ter muitos segredos para terem medo… Afinal TODOS os vossos dados já estão na net há vários anos.

    1. Avatar de xtremis
      xtremis

      Vê um documentário chamado “Nothing to hide” e depois falamos… Está no YouTube, é grátis

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Não estão. Se não os publicar não estão. Vamos para o Signal.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Não conhecia esse documentario, vou ver se o encontro… no entanto, já á muitos anos um especialista em redes sociais dizia: Tudo o que escreves e fazes na net fica registado para sempre…

  8. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Eu bem disse que não queria estar na pele do responsável por esta decisão do Whatsapp.
    Foi pura arrogância e sobranceria.
    Do género, o pessoal está tão agarrado a isto que podemos fazer o que quisermos que eles aceitam sem piar.
    Desta vez enganaram-se redondamente.
    Está muita gente a ir para o Signal e depois de experimentarem já não querem voltar ao Whatsapp.
    Depois já se sabe, uns vão atrás dos outros e torna-se um movimento difícil de conter.
    Bem feito. Já queria mandar o whats pro lixo há que tempos e esta foi a oportunidade perfeita…
    Se um dia o Signal seguir o mesmo caminho, outras alternativas serão encontradas…
    Para mim não há nada melhor que o XMPP…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O signal usa XMPP?

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Não, o XMPP é um protocolo descentralizado.
        Abre conta num dos milhares servidores existentes para o efeito e pode mandar mensagens para qualquer pessoa que use XMPP, mesmo que de servidores diferentes.
        Utiliza poderosos sistemas de encriptação como o OTR, OMEMO e PGP.
        Julian Assange usava o XMPP para as suas investigações.
        Nalguns casos pode-se ligar o servidor à rede TOR e aí fica ainda melhor.
        Não há cá registos com números de telefone nem emails.
        Tudo por username…
        Melhor programa para Android é o Conversations.
        Pesquise no Google por xmpp best servers…
        Espero ter ajudado.

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Pensava eu que as leis europeias obrigavam as empresas a pedir autorização primeiro, que foi o que o Zuca fez. Mas devo ter percebido mal…

  10. Avatar de Aníbal
    Aníbal

    Quem aceitou, tem possibilidade de reverter??

    1. Avatar de Petrus
      Petrus

      No mínimo, deve ter a possibilidade de desinstalar ou não usar.

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    Quando pensam que deteem o monopolio e colocam termos que ou aceitas ou apago-te a conta.
    OK, apaga! Existem alternativas! O contacto e o mesmo!
    Agora, toca a fazer de mansinho para ver se acalma.
    No meu caso, whatsapp so ate ao fim do mes para o pessoal ter tempo de ler a minha mensagem (tipo o que fiz quando apaguei o facebook ha 3 anos, foi uma bela limpeza! Experimentem!)

  12. Avatar de Mª Victória
    Mª Victória

    Bem podem vir com desculpas. TODAS as que quiserem. DESCULPAS ESFARRAPADAS. Já não há volta a dar. Irei abandonar o WhatsApp e o FACEBOOK, Avisando os amigos para onde vou. São rscolhas difíceis, mas em brve tudo se voltará a equilibrar.

  13. Avatar de Jorge
    Jorge

    O WhatsApp é tao seguro como a agua dentro de de uma peneira, estou admirado com tanta segurança que ele nos proporciona, nos da segurança 0.

  14. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Estão todos borrados.
    Quem diria…
    Na Índia, um dos maiores mercados do Whatsapp, perante a fuga dos utilizadores para outras plataformas, até se deram ao luxo de comprar as primeiras páginas de vários jornais diários para tentar estancar a fuga.
    Desconfio que não há volta a dar.
    Pessoal já não tem confiança no programa, eu então nunca tive.

  15. Avatar de João Miguel Santos
    João Miguel Santos

    Se está tudo preocupado com a privacidade o melhor é não usar nenhuma aplicação. Os dados estão sempre do lado de lá que não controlamos.

  16. Avatar de JCR
    JCR

    F… para o WhatsApp e o Facebook!