WhatsApp: Em breve, poderá acabar de vez com todas as chamadas de spam

7 Comentários

O WhatsApp tem procurado trazer aos utilizadores muitas ferramentas para se protegerem. A mais recente que está a ser explorada consegue dar a todos uma proteção essencial. Falamos de uma forma rápida de acabar de vez com todas as chamadas de spam.

WhatsApp chamadas spam números telefone

Por ser sempre baseado no número de telefone do utilizador, o WhatsApp tem algumas lacunas que podem ser abusadas. Não é complicado ter acesso a estes números e depois conseguir abusar destes, com mensagens e chamadas de spam. Naturalmente que são indesejadas e que ninguém as quer receber.

Claro que estas podem ser rejeitadas facilmente e sem qualquer problema, mas não deixam de ser incómodas para qualquer utilizador. Bastará rejeitar estas chamadas e não ser atendidas para que fiquem esquecidas e sem chatear o utilizador, mas rapidamente podem ser repetidas.

Com cada vez mais interação entre utilizadores, como é o caso das Newsletters, fica simples ter acesso a estes números de telefone. Assim, as chamadas de spam podem crescer rapidamente. Para impedir isso, o WhatsApp tem uma novidade a ser desenvolvida e testada, ainda internamente.

Com uma nova opção presente nas Definições os utilizadores vão poder rejeitar automaticamente as chamadas de spam. Estas não vão ser mostradas aos utilizadores e passam a ser rejeitadas pelo WhatsApp. Ainda assim, vão constar da lista de chamadas e nas notificações.

WhatsApp chamadas spam números telefone

Este é um reforço para o que o WhatsApp já tem disponível para tratar do spam, nas suas muitas diversas formas conhecidas. As mensagens e chamadas deste tipo podem ser reportadas e apresentadas para que os utilizadores sejam avaliados e até punidos. Ainda assim, este extra permite evitar muitas situações.

Ainda em desenvolvimento, a novidade foi descoberta pelos normais canais de avaliação. Será disponibilizada brevemente e garantirá muito mais segurança para os utilizadores do WhatsApp, ao evitar que as chamadas de spam aconteçam e que assim incomodem os utilizadores.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Theboice
    Theboice

    Não entendo, era tão simples acabar com o spam, bastava que só funcionassem o números que constam nos contactos…

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Não pode ser assim, telefona-te alguém com outro numero que não é spam ou não faz parte da lista de contatos o telefone bloqueia. as coisas não são assim tão simples como bloquear tudo e deixar só passar quem já está identificado.

      O problema maior é mesmo andarmos sempre a ser bombardeados com chamadas de spam/markting e afins, depois quando é uma chamada importante acabamos por não atender logo a pensar que é mais do mesmo.

      Dai ter-se de recorrer a programas thirth party com base de dados para andar a bloquear essas pragas.

    2. Avatar de Nuno Magalhães
      Nuno Magalhães

      Concordo que fosse simples, na minha opinião de outra forma, todos os números teriam que estar associados a pelo menos um NIF, entidades teriam que ter um NIF e pelo menos o nome da empresa, ou nome comercial associado para que numa pesquisa rápida fosse fácil perceber quem liga e reportar em caso de spam, ameaças, fraudes de MB WAY e afins.

      Para situações provisórias como emigrantes ou turistas, os cartões temporários apareciam nas pesquisas com essa mesma informação, tornado bem mas simples a identificação nos telemóveis e ignorar o que não interessa.

      Acredito que tal não faça sentido para as operadoras face ao sem fim de números descartáveis que existe, e o € que vem do poço sem fundo que são as empresas de telemarkting.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Há uma coisa chamada de protecção de dados, as coisas não são assim tão simples.

        1. Avatar de Nuno Magalhães
          Nuno Magalhães

          Concordo, e exatamente pela proteção de dados não estar a ser feita que as regras devem de ser impostas.
          Mesmo antes de se falar no RGPD isto já era uma praga e ninguém fez nada.

          Não estamos a falar de facilitar o acesso a números ou informações pessoais, mas sim, saber quem está a entrar em contacto connosco.

        2. Avatar de Lopes
          Lopes

          Amigo a protecção de dados só serve para algumas coisas, outras não serve para nada, se não pode ter a certeza que as pragas de spam acabavam num apice…

          Os números de telefone se fossem como foi dito e bem identificados com uma distinção para cada tipo de uso, acabava-se logo com estes problemas, pois sabíamos de antemão quem estava a ligar.

  2. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    As pessoas deviam se preocupar com que andam a fazer para receber esse tido de chamadas. Mas talvez essa novidade seja mais importante nos EUA do que na EU, leis diferentes.