Waze está a sugerir rotas mais longas que o normal? Queixas não param de aumentar

27 Comentários

O Waze conquistou já todos os condutores, sejam eles utilizadores do Android Auto, CarPlay ou diretamente no smartphone. Esta app que é quase perfeita na criação de rotas tem agora um problema. Está a sugerir rotas mais longas que o normal e a Google parece não conseguir resolver este problema, que tem cada vez mais queixas.

Waze rotas longas trânsito

Novamente rotas mais longas que o normal

Um dos maiores benefícios do Waze, para além de o manter atualizado sobre o que acontece na estrada e de tornar cada viagem mais previsível, é o mecanismo de escolha de rotas. A aplicação é a ideal para rotas mais rápidas, uma vez que a sua comunidade mantém a aplicação informada sobre as condições do trânsito em tempo real.

Como resultado, o Waze pode procurar rotas mais rápidas que evitem lentidão e, se tal não for possível, procura a forma mais rápida de chegar ao seu destino, tendo em conta o impacto de cada lentidão. Isto mudou em dezembro e, apesar do Waze ter lançado uma correção, alguns utilizadores, continuam a deparar-se com este problema.

As rotas mais longas do que o normal apareceram no início de dezembro, e a Waze enviou uma correção em meados de janeiro. Este não era um problema generalizado, mas começa agora a ganhar força. Muitos utilizadores estão a queixarem-se de erros de encaminhamento nos seus dispositivos. No entanto, este problema parece menos generalizado do que em dezembro, embora o comportamento pareça ser o mesmo.

Waze rotas longas trânsito

Queixas do Waze não param de aumentar

Os utilizadores alegam que o Waze não evita mais o trânsito, o que pode adicionar até 20 minutos a chegar ao destino. Há quem alegue que nunca teve o problema, não tendo ficado preso no trânsito intenso, mas foram sugeridos quilómetros adicionais sem qualquer motivo. Também não parecia haver uma solução para o problema.

A única solução alternativa a que os utilizadores recorreram nos últimos meses foi uma mudança temporária para outras aplicações de navegação, como o Google Maps. O Google Maps melhorou significativamente ultimamente, ganhando características que eram até agora exclusivas do Waze, incluindo um maior foco nos relatórios de incidentes.

No entanto, o Waze continua focado nos dados de trânsito, suportando uma maior gama de perigos, incluindo semáforos avariados, inundações, objetos na estrada, buracos e faixas bloqueadas. A aplicação também foi atualizada com mais avisos em 2024, incluindo lombas, mudanças de faixa e limites de velocidade. Estas funcionalidades estão disponíveis em dispositivos móveis e no Android Auto e CarPlay.

Google Maps e Waze não oferecem as rotas mais rápidas? A razão é simples e ambiental

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RTDragon
    RTDragon

    Nada mais que normal quem é a dona da Waze actualmente! E se para breve adicionarem um pack de tarifa mensal para melhorar o teu trajeto não ficaria nada admirador.

    1. Avatar de TogasPacho
      TogasPacho

      se e quando isso acontecer será hora de abandonar a waze e regressar ao sempre fiável heremaps

    2. Avatar de Mico
      Mico

      Uma vez cuscoid, sempre cuscoid.
      Não duvido que comeca a empurrar para o google maps.
      Dois sistemas para quê?
      Absorve o que o wazectem e coloca no maps.
      A partir do momento que foi para a google tem os dias contados

  2. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    Eu não uso o wase, mas já me aconteceu 2 vezes ir de aveiro para o aeroporto Sá Carneiro em 2 carros. O meu irmão usa wase e o wase manda-o sempre pelo freixo. Eu vou sempre pela arrábida, e dessas 2 vezes cheguei primeiro que ele e não paguei portagens.

    É que além de demorar mais, ainda paga portagem ao ir pelo caminho qu eo wase manda.

    Será!!

    1. Avatar de Wazeman
      Wazeman

      Waze pah! quais wase!

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Ainda bem que me corrigiste. assim quem ler já sabe do que estou a falar.

    2. Avatar de faria
      faria

      Se tem a opção de portagens, manda ir por autoestradas. Caso contrário, por vias sem portagens ou mais rapidas.

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        O que estás a dizer não tem lógica, porque manda pela A1 que se paga e é mais rápida. o Problema é dentro do Porto. Por duas vezes mandou pelo freixo que demorou mais e paga-se portagem para chegar no aeroporto. Pela arrábida não se paga portagem e foi mais rápido

  3. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Não sinto que o Waze sugira rotas mais longas, o que verifico é que por vezes, deixa de atualizar a informação de transito e os alertas… tenho de mover o mapa um pouco, para que este atualize com a informação mais recente. Isto acontece em mais do que um telemóvel e com operadores diferentes… portanto não é do equipamento!

    1. Avatar de 36.71Hz
      36.71Hz

      Enquanto andaram na mama dos EUA estava tudo bem, agora já querem dar boicote???

      1. Avatar de 99.70HZ
        99.70HZ

        E quanto é que os EUA nos mamaram?

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Pelo menos meio centimetro

    2. Avatar de John Smith
      John Smith

      Não precisa boicotar os EUA, basta o pequeno país no médio oriente.

      #BDS

  4. Avatar de Carlos Sotero
    Carlos Sotero

    já fui desviado da rota que eu conheço algumas vezes sem explicação aparente.

  5. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Já tinha reparado e não estava a perceber.
    Várias vezes me mandava por um caminho que dizia por exemplo 20 minutos 15 Kms, e achei estranho e foi por uma outra alternativa que normalmente me era sugerida, e quando faço essa alteração o Waze recalcula a rota e diz por exemplo 17 minutos 12kms. Ou seja menos tempo E menos distancia… mas isto imensas vezes! Não estava a perceber o que se passava…

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Deixei de usar o Waze quando fui parar a Setúbal por causa do layout da app…. É tão confuso e cheio de coisas inúteis no mapa que me fez ir parar á ponte Vasco da Gama

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      querias ir para a 25 de abril?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não, queria ir para o parque das nações… Mas não consegui entender a saída no GPS e segui para a ponte Vasco da Gama…. Imagina a frustração de saber que ia fazer mais de 20kms para atravessar a ponte e voltar…Um agradecimento ao Waze nesse dia, um unninstal… Lol mas no meu caso nem me queixo das rotas.. só mesmo do layout confuso.

    2. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Confuso ? Que Waze andas a usar ?

  7. Avatar de Alternativas
    Alternativas

    A Google deve querer acabar com o waze e deixar tudo para o Google Maps, como tal, nada como sabotar o produto e fazê-lo perder as preferência do público, Embora TomTom Amigo, Magic Earth, Heremaps, e muitas outras, também façam o trabalho

  8. Avatar de Soeiro
    Soeiro

    Experimentem o NDrive GPS

  9. Avatar de Inculto
    Inculto

    Já desinstalei isso .. já me lixou bem

  10. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Também com muita frequência não dá o som e só imagem da rota o que naturalmente condiciona muito o uso

  11. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    Tomtom Amigo por aqui. Recomendo! Tem tudo o que o Waze tem.

    1. Avatar de John Smith
      John Smith

      Tem transito? Deixei de usar o Waze por causa do BDS e ando com o google Maps quando preciso de ir a Lisboa.