Venda de smartphones nos EUA sofreu uma queda de 24% no segundo trimestre

3 Comentários

O mercado dos smartphones continua a ser um dos mais importantes do mundo, funciona muitas vezes como um barómetro das finanças da sociedade. As mais recentes pesquisas indicam que nos EUA, a venda de smartphones sofreu uma queda de 24% no segundo trimestre deste ano.

Ilustração de venda de smartphones nos EUA

EUA: grande mercado dos smartphones com novo trimestre em baixa

Os últimos resultados da indústria mostram que os Estados Unidos da América sofreram uma queda acentuada no que respeita à venda de smartphones. Segundo os números revelados pela empresa Counterpoint, este setor caiu 24% no segundo trimestre deste ano de 2023. Mas, para os mais atentos, esta descida não é uma surpresa, uma vez que é o terceiro trimestre consecutivo em que o país apresenta uma queda nas vendas de telefones inteligentes.

Tal como vemos na imagem seguinte, as fabricantes Samsung, Motorola e TCL-Alcatel foram as que mais sofreram com esta queda. Em valores concretos, as vendas de smartphones Samsung caíram 37%, as da Motorola caíram 17% e a queda mais acentuada foi sentida pela TCL-Alcatel, de 69%. Também a Apple viu o seu principal mercado comprar menos, registando uma queda de 6%. E, no caso da empresa da maçã, os analistas veem este resultado como um sinal de espera pelo próximo iPhone 15.

Clique na imagem para aumentar.

Como referimos, houve quem tivesse resultados positivos. A Google foi a única a registar um aumento de impressionantes 48% nas suas vendas.

Em termos globais, nos Estados Unidos, a Apple continua a liderar o setor dos smartphones no segundo trimestre de 2023 com 55% de participação, seguida pela Samsung com 23%. A Motorola ocupa o terceiro lugar com 9%, seguindo-se a TCL-Alcatel e a Google, ambas com 3%.

Paralelamente a este cenário, a pesquisa destaca também o papel dos smartphones dobráveis, cujo segmento se tem mostrado promissor.

Também a empresa TrendForce havia já estimado que a venda de dobráveis poderia crescer 55% neste ano de 2023.

Comentários

3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Aposto que em Portugal não houve queda nenhuma, com o consumismo louco que existe.

  2. Avatar de marmelada com queijo
    marmelada com queijo

    A queda deve-se muito ao aumento de preço e falta de inovação: uns pormenores aqui, umas centenas de euros mais acolá e assim tem-se desenvolvido o mercado dos smartphones. Logo a maioria mantém o aparelho por mais anos e só quem perde ou estraga o telemóvel sente necessidade de trocar.

    Eu especificamente, pouca diferença noto ao usar o S9+ que tenho e o meu atual S22 Ultra (com exceção do ecrã 120Hz, modo noturno/retrato e a pen); um amigo meu tem um iphone (penso que é o 12 Pro) e refere que pouca diferença vê para o atual equivalente, logo vamos manter por uns bons anos o atual modelo até uma “necessidade” de trocar.

    Eu até ver um Fold com pen integrada, preço de uns 1200€ e melhores câmaras e bateria, não vou trocar.

    1. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      A queda nos EUA deve-se sobretudo ao aumento enorme nos juros dos créditos, nos seguros na habitação, nos carros e na alimentação. Há milhões de americanos em incumprimento com as suas obrigações… e consequentemente o mercado está a começar a ficar inundado com as chamadas “repossession”. Logo é normal que comprem menos smartphones e afins… já que o dinheiro não estica e claro… estes aparelhos, conforme referistes, não sofreram grandes inovações que justifiquem nova aquisição.