Vendas de smartphones na Europa caíram a pique no segundo trimestre de 2020

12 Comentários

Desde o final do primeiro trimestre que as vendas de smartphones estão a atravessar um período muito complicado. Com a COVID-19 e o confinamento a que esta obrigou, os consumidores perderam o interesse nestes dispositivos.

Se esta era uma realidade apenas esperada, agora a confirmação parece ter chegado. Os dados apresentados referentes a este período revelam uma queda a pique nas vendas de smartphones no segundo trimestre de 2020.

smartphones Europa trimestre vendas COVID-19

Para além dos resultados financeiros que têm estado a surgir, há mais números que foram revelados. Estes mostram inegavelmente a realidade do mercado de smartphones, de uma forma agregada e comparando os valores de vendas de cada marca e de cada fabricante.

Muitas marcas perderam nas vendas neste trimestre

A Counterpoint revelou agora as suas previsões para os diferentes mercados da Europa, bem como o agregado para esta região. Sabia-se que as vendas deveriam cair, mas os números revelados são preocupantes. A quebra foi grande e atingiu os 24% neste período.

smartphones Europa trimestre vendas COVID-19

Os dados revelam que as perdas não se limitaram a ser geográficas, mas atingiram as marcas de forma igual e ao longo do tempo. Estas viram as suas quotas de mercado diminuir de forma transversal. Surpreendentemente, a Apple, a Xiaomi e a OPPO ganharam terreno.

COVID-19 afunda smartphones na Europa

Ao olharmos para o mapa da Europa conseguimos ver de que forma as perdas foram registadas. No geral todos os países viram as vendas regredir, com várias marcas a perder. Mercados similares ao português tiveram perdas abaixo dos 20%.

smartphones Europa trimestre vendas COVID-19

No extremo oposto temos países como a Rússia ou a Alemanha, onde as perdas estiveram colocadas em valores muito elevados. No primeiro caso este valor atingiu os 27% e no segundo ficou nos 25%, valores muito elevados, mas devidamente justificados pela pandemia e pela COVID-19.

Segundo a informação da Counterpoint, este cenário está já a mudar e acabou por amenizar as perdas anteriores. O último mês foi já de retoma e atinge já valores de 35% na comparação com os meses anteriores. Mesmo sendo muito negativo, este era um cenário que era esperado, devido à COVID-19 e ao confinamento que foi obrigatório e prendeu os consumidores em casa.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F
    Filipe F

    Huawei a descer consideravelmente as vendas na Europa. Que grande rombo. Vai ser cada vez mais uma marca para o mercado Chines e pouco mais.

  2. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Huawei não faz falta, updates cheios de bugs e software duvidoso com cameras boas apenas devido a parceria leica (alema). A Apple com zeiss vai dominar o mercado dos smartphones com as melhores cameras do mercado. Ate o SE de 390 euros ja envergonha os s20 ultra da vida em video e foto.

    1. Avatar de Just Me
      Just Me

      Deves ter problemas graves. Prefiro um Note 10+ a qualquer iPhone…
      Para tirar fotos tenho a máquina fotográfica pro.
      iPhone não me serve para nada, garantias da treta…
      Desde o iPhone 3G que abandonei a marca devido às garantias de mer…

      1. Avatar de Monte Gordo
        Monte Gordo

        Lol eu tenho desde há muitos anos só Samsung e Huawei mas dizes que a Apple tem más garantias? Não deves ter tido nunca nenhum…

        eu já tive vários iPad e iPhone e as garantias eram excelentes. Com os teclados e outros assuntos dos MBP já não sei.

      2. Avatar de O "pilhador de lojas"
        O “pilhador de lojas”

        Não vai? O Android nem tem 2 major updates nem nada…

        Eu prefiro o Android a qualquer Iphone… pagar 1000€ só para meter umas fotos com maior qualidade no Instagram? Não, obrigado

  3. Avatar de iSad
    iSad

    Se a malta trocasse de tlm de 3 em 3 anos no mínimo como eu. As vendas seriam ainda menores e o planeta agradece.

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Por isso compra iphone que tens updates 5 anos. Agora androids passado 1 ano ja estao obsoletos logo não valem a pena

      1. Avatar de iSad
        iSad

        Uso iPhone desde o 3G de 2008 o ciclo de 3 anos para upgrade acho o ideal e nota se diferenças de hardware como deve ser.

      2. Avatar de Just Me
        Just Me

        Isso , sê um bom tipo e paga caro por hardware ultrapassado LOOOOOL

        1. Avatar de iSad
          iSad

          Pois cada iPhone que são todos os anos o soc bate sempre os droids! Sim sim talvez ultrapassado em features que 95% dos utilizadores não usam. lol

  4. Avatar de Manekas
    Manekas

    Comprei um Huawei Mate 20 Pro e estou rendido. Já traz o Android 10 e todos os serviços da Google.

  5. Avatar de jorge
    jorge

    Nao existe no mercado de material informatico, um serviço pos venda, e uma garantia como tem e faz a apple, mas cada pessoa gosta do que gosta, nao podemos todos gostar do mesmo, por isso existem varios tipos e mdelos de material.