Vai a conduzir? O Android lê as SMS que recebe

25 Comentários

Segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), o uso de telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de acidente e eleva em 50% o tempo de reacção do condutor. Como sabemos, em Portugal, a legislação em vigor permite aos condutores a utilização do telefone móvel com recurso a dispositivos do tipo “mãos-livres”, auricular com fio ou auricular Bluetooth, entre outros dispositivos.

Mas e no caso dos SMS recebido? Como poderei saber qual o teor de um SMS durante uma viagem sem ter de aceder ao telemóvel? Para Android, uma das soluções é o ReadItToMe.

ReadItToMe_02

ReadItToMe é uma pequena mas muito útil aplicação com a capacidade de ler para o utilizador as SMS e outras notificações. Esta aplicação é sem duvida um must-have para quem necessita de estar  sempre “sincronizado” com as informações que são recebidas no smartphone, podendo ser utilizado durante a condução, quando corre, quando anda de bicicleta, etc.

O ReadItToMe suporta qualquer idioma, graças ao suporte para motores TTS (Text-to-Spech). Para que tudo funciona na perfeição, o autor da aplicação recomenda a instalação do IVONA TTS – ver aqui.

ReadItToMe_00

Resumo das Principais funcionalidades do ReadItToMe
  • Leitura das SMS
  • Indicação do nome de quem está a ligar
  • Leitura de notificações (ex. Google Talk ou Whatsapp). *apenas na versão PRO
  • Possibilidade de definir a nossa própria tradução com palavras especificas
  • Totalmente personalizável
  • Ícone da aplicação fica disponível na barra de notificação para um melhor controlo
  • Suporte para perfis
Veja aqui como tudo funciona

O ReadItToMe é uma aplicação interessante que poderá ser útil para as mais diversas situações. Está disponível uma versão gratuita e uma versão PRO, no entanto, a versão gratuita inclui quase todas as funcionalidades, excluindo a possibilidade de responder a mensagens e também de interagir com outras aplicações, como é o caso do Google Talk, Whatsapp, etc.

Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Android

Homepage: ReadItToMe

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pixar
    pixar

    O único problema são aquelas vozes monocórdicas a ler a mensagem. De resto é muito útil.
    Um upgrade à aplicação é escrever uma mensagem por voz, o que não deve ser muito complicado de implementar visto já existirem coisas semelhantes.

  2. Avatar de TMC
    TMC

    deviam fazer um artigo em relação aos novos números de vendas de smartphones em portugal (vi no jornal negocios)

  3. Avatar de Tiago Correia

    A mim essa aplicação não esta a funcionar

    1. Avatar de Nuno Vilaça
      Nuno Vilaça

      nem comigo…

  4. Avatar de irlm
    irlm

    Já vem incluído no Windows Phone 8. É muito bom esta aplicação sempre que recebo uma SMS

    1. Avatar de Carlos Pereira

      irlm onde activas essa funcionalidade no Windows 8? Ou qual é a aplicação?

      1. Avatar de irlm
        irlm

        vais settings – voz – marcar ler sms sempre
        facilidade de acesso completo tty/tdd

        1. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          Ou então em vez de “Sempre”, apenas quando ligado por bluetooth a um auricular/autoradio e/ou fones de ouvido!

          Fala em brasileiro, mas percebe-se muito bem e dá uma grande ajuda!

    2. Avatar de Rafael Santi
      Rafael Santi

      Era isso mesmo que eu ia escrever!!! LOL até em Windows Phone 7 isso funciona. é mesmo muito pratico. Tenho o meu configurado para o fazer sempre que esta eparelhado em Bluetooth.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        1-0 pró WP 7/8 hihihi

  5. Avatar de Lebres
    Lebres

    Existe alguma aplicação do mesmo tipo para iphone?

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Deve existir pois se até existe para BB.

    2. Avatar de catarino
      catarino

      SpeakEvents ou Aloud se tiveres o jailbreak

      1. Avatar de Catarino
        Catarino

        https://soundcloud.com/samcatarino/aloud-catarino-em-pt

        deixo o link de uma gravação feita por mim de leitura de SMS usando um tweak chamado Aloud

  6. Avatar de Rui Mesquita
    Rui Mesquita

    Quando suportar a língua de Camões como deve ser, será interessante.

  7. Avatar de elsaldanha
    elsaldanha

    Mau.. o windows Phone traz isto de raiz…e o Android agora é que tem um app? E o iphone não tem ?? Realmente.. A Microsoft faz cada coisa..

    1. Avatar de miguel
      miguel

      o iPhone tem…chama-se SIRI E É BEM MELHOR.

      1. Avatar de Lebres
        Lebres

        Como fazes isto com o siri?

  8. Avatar de Filipe Paixão

    Atenção estive a confirmar e pelo que reparei o IVONA TTS não suporta a língua portuguesa.
    Assim deve ser complicado a não ser que recebam apenas sms em inglês lol

  9. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    So uma pergunta.. porque isso vai depender se instalo ou nao, e preciso ter net, next caso rede de dados ?

    É que eu tenho uma aplicaçºao, um “assistente” que faz isso.. apesar de nao dar por voz porque eu tenho um bug ~em quaqluer sitio, mas tneho de ter net ligada ou wi,.,

  10. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Eu instalei a aplicação o meu problema é que no meu telemóvel não tenho o idioma para Português.
    Isto só me acontece quando é saída de texto por voz, por o resto do telemóvel esta todo em língua portuguesa.
    Alguém sabe de alguma coisa para por a saída de texto por voz em português ?

    1. Avatar de Ivo Barbosa
      Ivo Barbosa

      Aqui tb não fala português… tudo inglês e mto robó…

      1. Avatar de Ricardo Santos
        Ricardo Santos

        Mas se eu colocar a saída de voz em espanhol, já fala em espanhol.
        Eu queria arranjar alguma maneira de adicionar o idioma português mesmo só para testar

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    O IVONA TTS não suporta o idioma português. Podem usar o Svox https://play.google.com/store/apps/details?id=com.svox.classic

  12. Avatar de Abílio
    Abílio

    O SpeakEvents, no Cydia, é um espectáculo. Para iphone e Ipad com Jailbreak, claro.